Novidades

Gripe A (H1N1) - Tópico Oficial

Titinha

Membro Novo
Perguntas e respostas...

A gripe suína, que causou 20 casos de mortes confirmadas no México e dez casos de infecção confirmadas nos Estados Unidos, está a ser motivo de muitas interrogações entre a população ante o alerta das autoridades sanitárias.

P. O que é a gripe suína?
R. Trata-se de uma doença respiratória que começa em criadores de porcos, um vírus gripal do tipo A que pode se propagar rapidamente.


P. É transmissível ao ser humano?
R. Sim, começando, em geral, por pessoas que estejam em contacto com esses animais.


P. Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?
R. Não, como recordou neste sábado em Paris o Ministério da Agricultura. "A gripe de origem suína no México não se transmite pela carne, mas por via aérea, de pessoa para pessoa".
A temperatura de cozimento (71º Celsius) destrói os vírus e as bactérias, precisam os Centros de Controle de Enfermidades dos Estados Unidos (CDC).


P. Trata-se de um novo tipo de gripe suína?
R. Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suínos, humanos e aviários.
Os porcos tornam-se, então, "crisóis" que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas.
Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.
Esse tipo de vírus que o sistema imunológico humano desconhece poderia ter as características necessárias para desencadear uma pandemia de gripe.


P. Existe vacina contra esta doença?
R. Só para os porcos. Não para o ser humano. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas "a produção de vacina pode tornar-se possível na medida em que o vírus tenha sido identificado".
O Tamiflu, o medicamento que contéme oseltamivir, utilizado contra a gripe aviária, é eficaz diz a OMS.
A vacina contra a gripe estacionária humana não protege contra a gripe suína.


P. Por que a OMS está em estado de alerta?
R. "Porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afetados", explicou a OMS em comunicado.

SAPO/AFP
 

estrela

Membro
Pandemia de gripe

Em relação à tão falada gripe, hoje falei com a agência de viagens que não tem indicações nenhumas para cancelamentos.
Por outro lado, contactei também a Direcção Geral de Saúde e com o departamento de saúde publica e não estão a desaconselhar ninguém para a realização das viagens para Riviera Maya. O surto de gripe dá-se na Cidade do México que fica a 1500Km...
Disseram-me sim para evitar contactar com grandes aglomerados de pessoas, e com pessoas doentes. Se houver essa necessidade devemos usar máscara, mas não existem casos registados na Riviera Maya.
Devemos também ter cuidados maiores na higiene pessoal, principalmente na lavagem das mãos, pois é um dos principais veículos do vírus.
A nossa viagem está marcada para dia 3. Se não houver alterações não vamos cancelar.
É certo também que comunicação social está a explorar o assunto de um forma muito exagerada podendo causar panico nas pessoas que tem as viagens marcadas.
Não é para fazer de conta que não é nada, mas também nao vamos exagerar...
Se fosse muito perigoso, os proprios operadores cancelavam as viagens.

Cumprimentos
Raquel
 

Titinha

Membro Novo
Estela olá,

Não acho que seja exagerada, já que não desaconselham a ida para a Riviera pelo que já escrevi aqui mas sim para a Cidade do México. Informação nunca é demais e cada vez mais a OMS pondera aumentar alerta mundial, por isso todo o cuidado é pouco!!!
Acho que todos os Portugueses que tem viagem para o México devem fazer o mesmo, telefonar e falar com alguém de direito. E depois resolver o que fazer!!!
 

bnuno

Membro
estrela disse:
Se fosse muito perigoso, os proprios operadores cancelavam as viagens.

Cumprimentos
Raquel
Hum....nao se se cancelavam..... e para ser sincero acho que ha muito para nos preocuparmos. Eu tenho viagem para o mexico em Julho mas se fosse agora tenho a certeza que não ia. Nao ponho a saude em risco por ferias nenhumas e nao consigo conceber umas ferias em que tenha que pensar em usar mascara por motivos de saude.....isso nao sao ferias.
Vamos esperar para ver como as coisas evoluem....

Nuno
 

anaisa

Membro Novo
Sou mais uma das pessoas com viagem marcada para Riviera Maya - estava tudo programado para dia 18.

Falei hoje com a minha Agência de Viagens - A Abreu - e deram-me um NIM!!! Como era Domingo não tinham nenhuma posição oficial. Quanto à possibilidade de mudar o destino... mais um NIM. Dizem que depende de caso para caso!

Disseram-me para esperar mais uns dias... e ver o que dá!!!
 

martandreia

Membro Novo
Olá,
Eu tenho viagem marcada para dia 11 de Maio para a Riviera Maya (somos 4) e também não estou na disposição de estar de férias e precupada com a minha saude...
Vou contactar a minha agência logo que que abra para esclarecer quais as possibilidades de troca de destino/cancelamento ou adiamento da viagem...
Da maneira que a situação está a escalar, é minha opinião que não será sensato "ir direita á toca do lobo". Se a gripe se transmite com a faclidade que está documentada... apesar do foco central ser a 1500km da Riviera, não me sentirei segura de certeza. (mas esta é apenas a minha opinião)

Obrigada a todos pelos posts. São uma grande ajuda para quem duvidas e/ou dificuldades a esta altura do campeonato.
Cumprimentos
 

Asae

Membro Conhecido
Olá

Se me permitem vou dar a minha opinião porque não tenho férias marcadas para o México e não é uma opinião alarmista mas sim preventiva.
A minha primeira opção era a Riviera Maya mas somos 4 e faltou dinheiro para um bilhete, portanto alterei o destino e hoje dou graças a Deus por não estar no dilema de quem tem férias marcadas para já, principalmente com a questão de se a agência altera ou não o destino porque comigo havia de haver uma grande confusão e garanto que alterariam independentemente do que a Organização Mundial de Saúde disse-se... mal disposta sou um :D á solta......

Eu NUNCA iria para um sítio que representa-se risco.

A comunicação social diz que não, mas ainda ninguém percebeu bem de onde veio a gripe (eu sou partidária de uma teoria da conspiração porque acho estranho ter aparecido de repente e tão bem situada no meio da guerra de narcotráfico) entretanto, não há perigo mas há rastreio nos aeroportos, etc e tal. O que é certo é que se anda a espalhar e já morreram cento e tal pessoas e os casos na Europa estão a aumentar á medida que o tempo passa. Vacina???? Talvez só lá para Outubro!!!!!

Bjs
Sandra
 

Solitas

Membro Novo
sls...és uma sortuda em teres mudado de destino. Pq já percebi que o dilema afecta nesta altura do ano, umas largas centenas de pessoas!!!!!
Eu ainda estou a pensar em arriscar...mas tudo depende da evolução da coisa, pq por norma e caso ñ exista nada decretado pelo Estado Português....dinheiro que já pagas-te, viste-o!!!

Portanto, comigo só tem 2 soluções, ou me dão alternativa ou me dão o meu dinheiro....ouçam, dou a quem doer....

Boa Semana
 

Catarinas

Membro Novo
Bom dia,

Pois, isto é tudo um grande dilema, se eu não tivesse tudo pago também diria que nunca! Mas o problema é que estando a uma semana de ir com tudo pago tenho algumas duvidas sobre as alternativas que a agência possa dar!

Enfim resta manter a calma e esperar para ver o que dá!

Catarina
 

bnuno

Membro
Pois....eu admito que para quem esta de fora seja mais facil dizer que sim ou que nao. Como ja disse eu sou daqueles que diz que se fosse hoje nao ia, mas compreendo que a minha situação é diferente pois so tenho viagem daqui a dois meses e meio. Eu vou esperar mais uma ou duas semanas para ver no que dá.
 

Ruth

Membro Ativo
Acho que vou aguardar mais uns dias para ver a evolução mas não sei se vou arriscar levar o meu filho de 3 anos para o méxico...
 

martandreia

Membro Novo
Olá,
Parece que afinal nem tudo está perdido... como só vou daqui a 15 dias (prazo limite para cancelamentos) posso cancelar a reserva ou alterar o destino sem encargos adicionais.
E é isso que vou fazer... vou tentar ir para Punta Cana... :) Também é muito bom....

Boa sorte a todos que se encontram num dilema e ainda não têm respostas das operadoras e/ou agências.
Cumprimentos
 

Asae

Membro Conhecido
Bom dia,

Pois, isto é tudo um grande dilema, se eu não tivesse tudo pago também diria que nunca! Mas o problema é que estando a uma semana de ir com tudo pago tenho algumas duvidas sobre as alternativas que a agência possa dar!

Enfim resta manter a calma e esperar para ver o que dá!

Catarina
Oh :D eu sei que é mais fácil para mim porque não paguei.
O que eu quis dizer e se calhar expliquei-me mal é que se já tivesse pago mudava o destino e ninguém me calava enquanto não o fizesse. É medo, puro medo da incerteza do que iria lá encontrar. Medo por mim, pelo meu marido, pelo meu irmão e enteada. Mesmo que ficasse sem o dinheiro (o que eu duvido com o meu feitio e sendo cliente assídua de 2 agências) eu não ia.
Acho o foco de localização maioritária, a forma como apareceu e o tipo de propagação muito estranha e forte e teria realmente muito medo, seria incapaz de arriscar.
É que agora ainda não existem respostas objectivas, anda tudo ainda há toa... :s
 

Asae

Membro Conhecido
Já Está

Está agora a dar nas notícias da RFM:

O Governo português desaconselha a ida para o México
 

Titinha

Membro Novo
sls disse:
Já Está

Está agora a dar nas notícias da RFM:

O Governo português desaconselha a ida para o México
A todo o México ou à Cidade do México???
Pois até agora só tenho lido a dizer "O Governo Português desaconselha a ida para a Cidade do México"...

Sempre que souber algo novo, venho postar... :D
 

joker

Membro Conhecido
Em caso de duvida, contactar a Agência de Viagens para saber se é possivel efectuar o cancelamento sem gastos adcionais(excepto despesas cancelamento) ou alterar a reserva para outro destino.

A partir desse momento, gostaria que reportassem as soluções que vos foram dadas e as vossas decisões.

Nuno
 

Ruth

Membro Ativo
Diário Digital - Portugueses no aeroporto a desistir das viagens


Eu já liguei para a agência, como estamos a 2 meses da partida dsseram que podia alterar o destino sem custos
 
Top