Gripe A (H1N1) - Tópico Oficial

Tópico em 'Outras Dúvidas e Questões' iniciado por AntonioMoreira a 25 Abr 2009.

1. AntonioMoreira

AntonioMoreira Membro Novo

18
    0
    0
    Olá a todos.

Como certamente já viram, leram e ouviram, o México está a ser assolado por uma nova estirpe do virus da peste suína, que se teme que se torne uma pandemia, à semelhança do que aconteceu com a gripe das aves no continente asiático.
    Com este tópico, não se pretende especulação. Apenas saber as opiniões de quem vai em breve para o México (somos um grupo de 4 pessoas e vamos para a Riviera Maya, Riu Tequila, entre 25 de Maio e 1 de Junho).

Assim sendo, as primeiras perguntas que me surgem são: não têm medo de ir, nesta fase, ao México?
    Estão a, pelo menos, ponderar cancelar/adiar a viagem caso a situação se agrave?
    Estão numa atitude de esperar para ver o que vai acontecer?

Não vou perguntar se pensam que a peste suína chegará à Riviera Maya, pois, nesse caso, entraríamos, por agora, no campo da especulação!

2. AntonioMoreira

AntonioMoreira Membro Novo

18
    0
    0
    Informação sobre peste suína no México

Vou tentar manter este tópico actualizado o melhor possível sobre as notícias relacionadas com este assunto.
    Assim, aqui ficam as primeiras informações (final de 25/04/2009):

Organização Mundial de Saúde (OMS): WHO | Influenza-like illness in the United States and Mexico

Jornais PT

PUBLICO.PT - Organização Mundial de Saúde: Vírus da gripe suína tem potencial de pandemia

PUBLICO.PT - Nova estirpe do vírus da gripe terá matado mais de 50 pessoas no México

OMS: “risco pandémico” de surto de peste suína - Globo - DN

O que é a nova estirpe do vírus: PUBLICO.PT - O que é esta nova estirpe do vírus da gripe suína?

Portal de saúde do Governo mexicano: http://portal.salud.gob.mx/

Serviços de saúde do estado de Yucatan: Servicios de Salud Yucatán*-*Servicios de Salud Yucatán
    Site da autoridade de saúde do estado de Quintana Roo: Secretaría de Salud - Quintana Roo :: Bienvenidos ::

Na região a noroeste da Riviera Maya (Mérida - Yucatan), as autoridades de saúde determinaram a prevenção e vigilância deste surto, com cartazes informativos para a população. Aqui, os casos suspeitos redundaram em zero casos confirmados.

Cumps!

3. tysson

tysson Membro Novo

21
    0
    1
    Olá

Tenho viagem marcada para 25 de Maio, para Riviera Maya, e também estou preocupado com a situação. Vou aguardar mais uns dias, mas se a situação agravar ou continuar haver algum risco para a saúde, é certo que não irei para o México. O problema è resolver a questão com a agência de viagens.

Cumprimentos

4. Paulo Leite

Paulo Leite Coordenador Membro do Staff

5.246
    4.997
    323
    O problema è resolver a questão com a agência de viagens.

Bom dia João,

É sem dúvida, uma questão importante, mas pode-se resolver com facilidade…

Vamos por partes:

1º Lugar sempre o cliente Tu (não estragar as férias a ninguém)
    2º Se não fores a agência não vai ganhar dinheiro
    3º O operador a quem a agencia “comprou” o serviço alem de não ganhar, vai ter prejuízo.
    Isto é a realidade pura….

Nenhum dos 3 vai querer perder, e desculpa a honestidade e aqui quem perde mais é o Operador… (pois tem todo um investimento feito)
    Em caso de se tornar uma situação muito grave, em que imagina não é possível viajar para o México, de certeza, que o Operador não vai querer perder-te nem aos restantes passageiros e vai arranjar uma solução alternativa… (Rep. Dominicana, Cuba, Jamaica).
    João, não sendo um verdade absoluta o que estou a escrever, por norma e pelo menos em alguns Operadores que conheço as “anomalias” resolvem-se assim.

Acho que deves estar atento a todas as noticias e contactar a tua agencia de viagens para em sintonia ver a evolução dos acontecimentos.

Amanha, apesar de ainda achar cedo, posso tentar falar com alguns amigos ligados a Operadores para saber o que pensam

espero ter ajudado

5. Solitas

Solitas Membro Novo

39
    0
    0
    olá....
    Sou novata por aqui, e tb nos andamentos de viagens. Este ano mto entusiasmada marquei férias para a Riviera Maya...e agora surge uma gripe suina...nem posso acreditar:(
    Não sei se deva ou ñ ir...ñ sei até que ponto esta gripe se alastra para os Resorts....e enfim, acho que na duvida vou cancelar a minha viagem de dia 1 de Junho e pedir que me dêem uma alternativa.

Cuba , Jamaica ou Cancun julgo ser uma excelente alternativa á Riviera Maya...ou ñ?? O que vos parece?

6. Titinha

Titinha Membro Novo

520
    1
    0
    Olá Solitas,

CanCun é México e muito perto da Riviera Maya, melhor os aviões que vão para a Riviera Maya o seu destino é Cancun, o aeroporto, por isso e para mim ir para Cancun é o "mesmo" que ir para a Riviera Maya... (penso eu de que :D )
    Eu fiquei a 1h de Cancun quando estive no México...

7. tysson

tysson Membro Novo

21
    0
    1
    Bom dia Paulo

Agradeço a informação dada.
    E no caso de a viagem estar paga na totalidade ? Será que a agência também resolve / preocupa ?

Obrigado

8. Titinha

Titinha Membro Novo

520
    1
    0
  9. Catarinas

Catarinas Membro Novo

4
    0
    0
    Bom dia,

Também tenho viagem marcada e paga para a Rivyera Maya e no meu caso é para 4 de Maio

10. Titinha

Titinha Membro Novo

520
    1
    0

11. Titinha

Titinha Membro Novo

520
    1
    0
    Cuidados a ter segundo o Correio da Manhã...

12. Paulo Leite

Paulo Leite Coordenador Membro do Staff

5.246
    4.997
    323
    Boa tarde Joao,

A Titinha tem toda a razão, o primeiro passo será falar com a agência de viagens e não começar a entrar em panico com a situação. Mesmo a viagem estando paga na totalidade e se a gripe se começar a propagar, não será do interesse de ninguem que a viagem se realize e certamente os clientes vão estar todos preocupados. As agencias de viagens tentam sempre, acima de tudo fazer prevalecer os interesses dos seus clientes e ajudar em tudo que esteja ao seu alcance.Poderá sempre haver outro destino alternativo para propor, tentando que seja com o mesmo operador afim minimizar o prejuizo do mesmo. Havera tambem a hipotese de reembolsar o cliente na integra, mas isso já irá depender da politica de cada operador.

13. rusgas

rusgas Membro Novo

5
    0
    1
    boa tarde,
    estou na mesma situação tinha viagem marcada para riviera maya pro proximo sabado tenho já tudo pago e não sei o que vai acontecer :D ,espero bem que tenham alternativas para outros destinos pois não vou arriscar a ir pra lá numa situação destas.
    amanha vou contactar a agencia de viagens pra saber como se resolve a siituação.

abraço

14. Solitas

Solitas Membro Novo

39
    0
    0
    Há pouco disse Cancun.....tonta...claro que é tdo o mesmo, Riviera Maya...Cancun..enfim dsc o lapso aqui da novata!!!

Acho que vou pedir à Halcon que me dê uma solução, pq ñ quero arriscar, embora todas as pessoas que tiveram e das quais surgem as noticias...nenhum noticiário ( que eu tenha visto ) dá informação em que parte do México estiveram?!?!?!

Nada é concreto!!!:s....

Outros dizem que as alternativas são dificeis, pq devido ás promoções que houve no inicio do ano, qq voo para CUBA, por exemplo estão cheios. Poças era a minha 1ª viagem....:D

Mas, tipo, ñ me apetece ir de férias, e estar com cuidados com tosse, espirros, se estou ou ñ num sitio mto fechado....está fora de hipotese, tenho os cuidados higienicos, mas estar sempre preocupada...hmmm prefiro ñ ir!

Fiquem bem!!

15. Titinha

Titinha Membro Novo

520
    1
    0
    novo ponto de situação...

Site SIC - Governo desaconselha viagem à Cidade do México

Ora muito bem parece que o estão a desaconselhar é as idas à Cidade do México...

Porém aconselho a falarem com a agência e quem sabe até com o médico de familia... E depois resolverem o que fazer... ;)

Olá rusgas,

Não quero estar aqui a "mandar postas de pescada" mas acho que só pedindo e falando com a agência é que mudam o destino, por isso volto a tocar no mesmo assunto, falem com a agência e vejam o que se está a passar, falem com algum médico e quem sabe até para a Linha Saúde 24... ;)

16. bnuno

bnuno Membro

595
    8
    18
    Pois...eu tambem sou um dos sortudos que tenho viagem em Julho para o Mexico. Vou esperar mais uns dias para ver como isto evolui, mas jamais irei de ferias com algum tipo de risco.
    Vamos esperar e ver como as coisas correm.

17. Titinha

Titinha Membro Novo

520
    1
    0
    Cada vez há mais informação...

Agora na TVI24 está a seguinte "informação"...

Para lerem a notícia completa aqui está o link...

Últimas sobre a Gripe

Ai está o que tenho dito e reafirmado, contactem com as autoriaddes para uma melhor informação... :D

Na SIC dizem para ter prodência e contactarem a Linha Saúde 24 para óbter mais informações...

18. Titinha

Titinha Membro Novo

520
    1
    0
    Mais uma informação...

in Site SIC

19. joker

joker Membro Conhecido

1.855
    156
    103
    Durante todo o dia de hoje, tenho seguido atentamente toda a informação que existe sobre este assunto a nivel nacional e internacional e todos estamos em expectativa na evolução desta doença.

Penso que devem agir conscientemente e não entrar em pânico com a situação actual que se vive, neste momento mais centralizado no México, mas já afectando outros pontos do globo.

As organizações competentes deverão efectuar comunicados nos próximos dias a informar do ponto da situação.

Em muitos foruns nacionais e internacionais o nº de pessoas com viagens marcadas para o México que informam que amanhã(2ª feira) irão contactar a agência de viagens onde efectuaram a reserva é enorme.
    Alguns comunicam que irão informar-se do ponto da situação, outros alterar imediatamente a reserva para outro destino e outros efectuar o cancelamento.
    Por outro lado existem aqueles que ficarão a aguardar noticias dos orgãos competentes de modo a tomar uma decisão definitiva.

Neste tópico têm sido introduzidas informações quase just in time do membro Titinha, as quais devem ser seguidas para vos manter informados e actualizados.

Nuno

20. Solitas

Solitas Membro Novo

39
    0
    0
    De facto ñ sei se me passa pela cabeça ir para o Mexico....a solução é ir para outro destino, pelo menos para já!!!
    enfim a ver vamos