Novidades

Greve Geral dia 27 de Junho

PP72

Membro
A CGTP já marcou para dia 27 de Junho uma greve geral, à qual em principio também a UGT vai aderir.

Alguém tem informações de quais os impactos que esta greve vai ter na aviação?

Tenho viagem marcada para o dia 27 pela Ryanair e estou mesmo com muito medo de ficar com as minhas férias estragadas...
Já agora que direitos é que o passageiro tem nestes casos de greve geral? Como se costuma comportar a Ryanair?

Obrigado
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Sendo assim, a coisa já "pia" mais fino.... Relativamente ao aeroporto, vai depender da postura da ANA perante a greve. Quanto à Ryanair, eles não têm culpa de que exista greve no país.

Se tiver seguro sobre os bilhetes que permita cancelar e devolver o dinheiro, seria uma forma de acautelar essa situação, caso contrário, prevê-se complicações e até mesmo algum prejuízo.
 

Joao Leal

Membro
Eu estou para partir no dia 24, desta vez tive sorte mas já fui apanhado num dia em que viajava numa maré de greves em 2009. Na altura fiquei um dia em terra e acabei por embarcar no dia seguinte.

Como vais pela ryanair, só mesmo se o pessoal da portway / controladores aéreos fizerem greve é que te vai afectar.
 

PP72

Membro
Pelo que pesquisei, o comportamento da Ryanair em greves passadas até foi dentro do que é expectável (duvido que seja diferente para uma companhia de "bandeira").
Vi o comunicado deles na altura da greve de 24/11/2011, e permitiam trocar a passagem por uma noutra data disponível sem quaisquer custos ou então a devolução total do dinheiro das passagens.

Entretanto alguém já tem alguma informação sobre a possível adesão de sindicatos ligados á operação nos aeroportos?
 

Joao Leal

Membro
Basta pertencerem ao cgtp/ugt, que mesmo que o sindicato não adira à greve, os associados podem aderir.
Mesmo sindicatos independentes que não pertençam a nenhuma destas estruturas podem aderir na mesma.

O pessoal da ryanair tenho duvidas que adiram ou que sejam sindicalizados até, creio que eles não metem pessoal nos quadros permanentes, apenas contratos.
Também não precisam, basta controladores aéreos ou groudforce / portway aderirem que já está o caldo entornado.
 

PP72

Membro
Já estamos a 38 horas da Greve Geral e ninguém sabe os impactos que esta pode ter nos aeroportos?

Sei que a TAP já aceita alterações sem custos. Mas para a Ryanair não sei de nada...

Como é o procedimento normal nestas greves gerais? Só no dia é que se sabe se há voos ou não?
 

NJBC

Membro Ativo
A Greve é sempre algo que eles só no dia é que podem responder. Os trabalhadores que adiram a greve não são obrigados a comunicar.

Sendo assim é sempre incerto.
 
Top