Novidades

FUI de FÉRIAS com um FURACÃO

rum

Membro Conhecido
Bom, não há muito a acrescentar sobre a Fiona. Deverá passar ao largo da Bermuda, ainda como Major, mas perder alguma força. De qualquer forma, muito vento muita chuva e provavelmente o maior problema na Bermuda, vão ser as ondas. Seguido depois para norte até ao Canadá.

Quanto ao Gaston, já é certo que vai chegar aos Açores não se sabe se poderá impactar diretamente alguma ilha. Já há alertas do IPMA e espera-se muita chuva. O furacão vai encaracolar alterando a trajetória para Oeste e é provável que volte a afetar novamente e mais tarde os Açores.

O evento que se está a formar ali nas Antilhas é quase certo que chega a furacão, para já não se sabe nem trajetória nem intensidade, a única certeza é chuva na zona.

Para as Canárias, e segundo o NHC, vai chover um bom bocado com o sistema que se está a formar ali na Mauritania/Senegal. Quem estiver a caminho das Canárias que leve umas galochas e uma gabardine.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Para a malta que está de partida para CUBA

Depressão Tropical NINE, que tem tudo (ou não) para passar a Furação nos próximos dias.

Vamos acompanhar a evolução nas próximas horas. :mad:

090354.png


Sem Título.png
 
Última edição:

rum

Membro Conhecido
A depressão tropical Nine está a caminho de ser furacão. Vai provocar muita instabilidade das Caraíbas. É certo que vai haver chuva e vento em Cuba, na Jamaica e na Riviera Maya. Não sendo ainda furação nada mais há do que pressupostos sobre a sua trajetória. Assim que passar ali a zona que fica entre o México e Cuba pode ganhar força e fazer estragos nos estados a sul dos EUA.

O Gaston já anda a fazer das suas nos Açores, já chove e bem e há algumas rajadas de vento. Nada a que os açorianos não estejam habituados. Há alertas emitidos, mas desde que as pessoas não se exponham não deve de passar de um evento com muita chuva.

O Hemine não deve atingir as Canárias, mas vai certamente fazer chegar lá muita chuva.

Quanto à Fiona, poupou diretamente a Bermuda, mas as ondas são grandes e é o maior perigo. Vai continuar para norte e vai bater com estrondo na Terra Nova. Não sei eles estarão preparados para o que lá vai mas avisados estão. Não vai estar bom para a pesca do bacalhau.

Suspeito que nos próximos dias ainda possa haver um comboio de eventos a sair do norte de África e que possam chegar a tempestade tropical.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Aí vem a segunda desgraça para as Caraíbas, desta vez com embate frontal em Cuba.
Quando estiver quase a chegar à costa Oeste da Florida, será major hurricane. Há tempo para se prepararem e a estação turística até nem foi má... até agora.

IAN é tempestade tropical. Quando começar a beber aquelas águas a 30ºC vai rapidamente intensificar-se. A passagem por Cuba não vai desgastá-lo porque é na parte mais estreita da ilha e atravessará na perpendicular às costas. Depois cai novamente em águas a 30ºC. A não ser que haja uma situação desfavorável em altitude ou shear intenso, poderá estar ali um novo "monstro".

A previsão é que atinja Cuba entre os dias 26 e 27 de Setembro. Não passará muito longe de Havana.

Sem Título.png
 

ALTF4

Membro Conhecido
@Hello Tomorrow e @rum
Desde já agradeço toda a informação que disponibilizam, nota-se pela forma que escrevem o gosto e o elevado conhecimento que têm por este tipo de fenomenos naturais...
Foi com estes posts acerca da evolução das tempestades / furacões que também me tem alimentado muita curiosidade acerca do tema... espero um dia ser um expert como vocês...

Obrigados.
 

rum

Membro Conhecido
@ALTF4 eu apenas sou um curioso na matéria e leio algumas coisas, não se pode dizer que tenho elevado conhecimento. Apesar de isto não ser nenhum canal oficial, e devido às incertezas destes fenómenos, tenho receio de que o que digo aqui não seja totalmente certo. Mas é tudo baseado no que leio e muito pouco de interpretação de modelos.

Quanto à Fiona já lá vai e ao que sei provocou alguns estragos no Canadá. Ontem curioso como sou, fui ao google maps "espiolhar" a zona onde se apontava que ele iria embater, para perceber se era uma zona de focas e ursos polares ou de havia registos de presença humana. E havia uns lugarejos, perdidos ao longo da costa onde as casas não parecendo precárias pareciam frágeis. E por isso disse que não sabia se estariam preparados. Mas ao que parece só houve uns telhados a voar e umas árvores derrubadas.

A depressão Nine já passou a furacão, vai ganhar força, nas águas quentes, até bater em Cuba voltando novamente a fortalecer-se no golfo do México e pode atingir dimensões grandes e catastróficas. Vamos esperar os comunicados do NHC.
 

rum

Membro Conhecido
O Fiona acabou por provocar mais estragos do que aqueles que eu tinha conhecimento ontem. Não foram só uns telhados e umas árvores arrancados. Houve casas levadas pelo mar e muitas árvores de grande porte arrancadas pela raiz. Foi forte, como se previa.

O Ian continua a criar muita incerteza quanto à trajetória, o que se sabe é que vai fortalecer. A trajetória tem vindo a ser corrigida da direita para a esquerda, o que aparentemente quer dizer que a rapaziada de Varadero deve de apanhar pouco mais que umas chuvadas, e mar agitado. Tal como na Riviera Maya é capaz de apanhar por tabela com alguma chuva, mas no lado Oeste de Cuba vai ter muito impacto até Havana. Na Florida, acredito que vá ter ainda mais impacto. Por tanto é preciso cuidado em Havana e lado Oeste da ilha, estar vigilante em Varadero e a observar em Riviera. Quando passar para o golfo logo se vê o que é pode surgir dali.
 

rum

Membro Conhecido
O Ian já está a afetar, e bem, Cuba. O landfall deverá ser daqui a umas horas. A zona que vai ser atravessada não tem dimensão suficiente para enfraquecer muito o furacão, e o dito vai sair no lado norte da ilha cheio de força e com condições para ganhar músculo. Está a progredir devagar dando tempo para crescer. Ainda não se sabe bem onde é que vai impactar nos EUA, é certo que será algures na Florida e pode ser perigoso.
 

rum

Membro Conhecido
Bom eu tinha dito anteontem que poderia ser perigoso e está a ser perigoso. Ao olhar para a informação que estava disponível pela lentidão aparente do dito e pela temperatura da água do golfo era evidente que ia ganhar muita força e ganhou. Já fez landfall na zona de Fort Myers, o olho do furacão é muito grande e está a amassar tudo por onde passa numa zona muito extensa. Além dos fortes ventos, a mar subiu muito invadindo muitas zonas costeiras. O furacão vai agora atravessar a Florida e sair do outro lado na zona de Cape Canaveral, ganhar novamente força e entrar outra vez em terra na Carolina da Sul ou da Georgia mas não deve de conseguir ganhar o músculo que tem agora e vai perder pela passagem em terra.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Bom eu tinha dito anteontem que poderia ser perigoso e está a ser perigoso. Ao olhar para a informação que estava disponível pela lentidão aparente do dito e pela temperatura da água do golfo era evidente que ia ganhar muita força e ganhou. Já fez landfall na zona de Fort Myers, o olho do furacão é muito grande e está a amassar tudo por onde passa numa zona muito extensa. Além dos fortes ventos, a mar subiu muito invadindo muitas zonas costeiras. O furacão vai agora atravessar a Florida e sair do outro lado na zona de Cape Canaveral, ganhar novamente força e entrar outra vez em terra na Carolina da Sul ou da Georgia mas não deve de conseguir ganhar o músculo que tem agora e vai perder pela passagem em terra.
Tenho acompanhado pela NBC2 no youtube, aquilo tem sido devastador. Claro está, que ainda não se sabe quantos mortos, mas a destruição é muita.
 

rum

Membro Conhecido
No que diz respeito à ventania, já atravessou a Florida e já entrou no Atlântico. Vai ganhar novamente força, e atingir novamente a categoria de furacão se é que já não o é outra vez, até atingir novamente terra.
 

rum

Membro Conhecido
Nada mais a acrescentar sobre o Ian. Fez o seu terceiro landfall como categoria de furacão, mas desta vez de nível 1. Muita chuva, algumas inundações e uma ventania nas Carolinas.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
@Hello Tomorrow e @rum
Desde já agradeço toda a informação que disponibilizam, nota-se pela forma que escrevem o gosto e o elevado conhecimento que têm por este tipo de fenomenos naturais...
Foi com estes posts acerca da evolução das tempestades / furacões que também me tem alimentado muita curiosidade acerca do tema... espero um dia ser um expert como vocês...

Obrigados.
Olá :)

Apenas sou um entusiasta por este tipo de fenómenos. E por acaso, sempre que estou para ir para as Caraíbas acontece sempre alguma tempestade/furacão nos dias anteriores à minha viagem, logo vou acompanhando mais de perto a situação.

Boas viagens. ;)
 

Pena

Membro Ativo
Olá parece que a época este ano acordou mais tarde mas promete. Quem estiver entre Puerto Plata e Samaná durante a esta semana deverá experimentar a passagem de uma onda tropical que trará um par de dias de chuva e água agitada.
 
Última edição por um moderador:
Top