Novidades

FUI de FÉRIAS com um FURACÃO

Gabriel Augusto

Membro Novo
Olá. Estou planejando ir à Punta Cana, mais precisamente à Bayhibe a partir do dia 10 de setembro. Li os comentários deste fórum e fiquei preocupado pois está parecendo que as previsões para este ano são desastrosas, de muita chuva, etc. Alguém que tenha o hábito de ir à Punta Cana em setembro pode por favor contar a experiência de sol vs chuva? E quanto à essas previsões? Será que Punta Cana está comprometida com muitas chuvas para setembro deste ano (2020)?Muito obrigado.
 

Beto

Membro
Olá. Estou planejando ir à Punta Cana, mais precisamente à Bayhibe a partir do dia 10 de setembro. Li os comentários deste fórum e fiquei preocupado pois está parecendo que as previsões para este ano são desastrosas, de muita chuva, etc. Alguém que tenha o hábito de ir à Punta Cana em setembro pode por favor contar a experiência de sol vs chuva? E quanto à essas previsões? Será que Punta Cana está comprometida com muitas chuvas para setembro deste ano (2020)?Muito obrigado.
Fui em Setembro, em 2018, e tive sempre bom tempo.
Previsões para Setembro? Não há :) Mesmo que haja chuva, geralmente passa rápido
 

Gabriel Augusto

Membro Novo
Fui em Setembro, em 2018, e tive sempre bom tempo.
Previsões para Setembro? Não há :) Mesmo que haja chuva, geralmente passa rápido
Obrigado pelo retorno Beto. Vou levar em consideração. Se for possível outros colegas compartilharem suas experiencias de agosto, setembro e e outubro, eu agradeço. Abraços.
 

rum

Membro Conhecido
Olha, eu estive em Punta Cana, há uns anos em Setembro ou Outubro. Não consigo precisar o mês mas parece-me que não faz muita diferença. Para começar estamos a falar de tempo topical, onde a instabilidade predomina. E a esta distancia não é possível fazer previsões além de olhar para os modelos históricos que valem o que valem porque cada vez mais o clima tem caprichos próprios.

Pelo aquilo de que se sabe dos dados históricos, é quase certo que vais apanhar chuva. Normalmente são chuvadas rápidas, e tanto pode acontecer várias vezes no mesmo dia como não acontecer. Também é praticamente certo que vais apanhar calor que ajuda equilibrar com o suposto desconforto da chuva. Resumindo é muito provável que chova, mas essa chuva não irá atrapalhar as férias nem mesmo os dias de praia.

Com o que te deves realmente preocupar é com os furações, que além de chuva, me função da trajectória e da intensidade trazem perigo de vida por onde passam. Setembro fica dentro da época dos furacões e será eventualmente o pico da época. O que se sabe é que vão existir furacões, só não se sabe onde nem quando. E mesmo que haja, é muito difícil com menos de dois 2 de diferença aferir a direcção e intensidade do mesmo. Por isso é uma preocupação que terá de ser colocada no momento. Temos o caso do Isaías que há 2/3 dias atrás esperava-se que fosse impactar directamente na Florida, depois de já ter passados pelas Ilhas Virgens, Porto Rico, Rep Dominicana e Bahamas, mas ajustou o percurso e está a passar ao largo da Florida em direcção à Carolinas... Ou seja as previsões são sempre falíveis.

Resumidamente, é provável que apanhes umas chuvadas que não deverão estragar as férias, vais na época dos furacões que não se sabe se vão existir e mesmo que existam a situação só pode ser avaliada com poucos dias de antecedência.
 

Gabriel Augusto

Membro Novo
Obrigado José. Estou tendencioso à viajar para Punta Cana agora em Setembro. Os relatos de vocês são muito importantes para mim, por isso, fico grato se demais membros que tiveram experiência em Punta Cana/Bayahibe nos meses de agosto, setembro e outubro e puderem contar da experiência com o clima. Abraços.
 

Titos

Membro Conhecido
Eu já estive varias vezes no inicio de Setembro e o tempo é sempre incerto. Uns anos apanhei bom tempo, outros anos mais ou menos e em 2017 apanhei o Irma.
 

DaisyP

Membro Conhecido
Olá Gabriel, ainda que a sua questão não seja essa, tome atenção aos voos para Punta Cana este ano. A Evelop já cancelou os voos todos até Dezembro com saída de Madrid o mesmo pode vir a acontecer por Lisboa. Antes de comprar a viagem tenha atenção a este cenário para não ser apanhado “desprevenido”.
 

Godnelson

Membro
Obrigado José. Estou tendencioso à viajar para Punta Cana agora em Setembro. Os relatos de vocês são muito importantes para mim, por isso, fico grato se demais membros que tiveram experiência em Punta Cana/Bayahibe nos meses de agosto, setembro e outubro e puderem contar da experiência com o clima. Abraços.
Viva, estive em Bayahibe o ano passado entre 25 de Agosto e 2 de Setembro...... ou seja em pleno Dorian... antes de ir comecei a ficar preocupado pela possibilidade de se formar um furacão na zona. Com o avançar do mesmo era previsto ele impactar a RD no dia 29/30 de Agosto e aí com o aumento e passagem a furacão confesso que fiquei algo pensativo embora os sinais dos Dominicanos fossem sempre que no máximo dia 30 iriamos apenas apanhar uma "tormenta". No dia 27 ficamos mais aliviados pois o MAJOR DORIAN ao passar por Puerto Rico mudou a trajetória e não ia para a RD. Resumindo, tivemos 7 dias de sol, apenas no dia 30 de Agosto o mar esteve um pouco mais agitado mas nada de mais, afinal o Dorian estava a menos de 250 kms de distãncia, e apenas no dia 2 apanhei chuva durante 30 minutos de manha. De resto foram dias muito quentes mas tempo memos húmido do que apanhei no México em Outubro (uma viagem uns anos antes). Tal como foi dito nesta época de Furacões nas Caraíbas o tempo é sempre instável e imprevisível... o que se deve fazer é ir e aproveitar os dias que lá estamos.
 

Gabriel Augusto

Membro Novo
Viva, estive em Bayahibe o ano passado entre 25 de Agosto e 2 de Setembro...... ou seja em pleno Dorian... antes de ir comecei a ficar preocupado pela possibilidade de se formar um furacão na zona. Com o avançar do mesmo era previsto ele impactar a RD no dia 29/30 de Agosto e aí com o aumento e passagem a furacão confesso que fiquei algo pensativo embora os sinais dos Dominicanos fossem sempre que no máximo dia 30 iriamos apenas apanhar uma "tormenta". No dia 27 ficamos mais aliviados pois o MAJOR DORIAN ao passar por Puerto Rico mudou a trajetória e não ia para a RD. Resumindo, tivemos 7 dias de sol, apenas no dia 30 de Agosto o mar esteve um pouco mais agitado mas nada de mais, afinal o Dorian estava a menos de 250 kms de distãncia, e apenas no dia 2 apanhei chuva durante 30 minutos de manha. De resto foram dias muito quentes mas tempo memos húmido do que apanhei no México em Outubro (uma viagem uns anos antes). Tal como foi dito nesta época de Furacões nas Caraíbas o tempo é sempre instável e imprevisível... o que se deve fazer é ir e aproveitar os dias que lá estamos.
Olá Godnelson.

Interessante seu relato. Agradeço a atenção e ajuda. Até mais.
 

rum

Membro Conhecido
A Laura atravessou as Caraíbas de uma forma mais ou menos discreta, mas ganhou muita força já no Golfo do México e é neste momento um Major Hurricane e perigoso. Vai fazer estragos no Texas e no Louisiana.
 

rum

Membro Conhecido
Tempestade tropical Nana está formada e pronta a fazer disparates na Riviera Maya. Não deve de haver muita gente ou mesmo ninguém que consulte o portal e esteja na Riviera, mas a partir de amanhã vai chover um bom bocado por lá.
 

rum

Membro Conhecido
Bem vindos a Setembro e bem vindos ao pico da época anual de furacões. Como é normal por esta altura está a sair um comboio deles, entenda-se de furações ou no caso tempestades tropicais, em direcção ao Atlântico. Temos actualmente, duas tempestades nomeada, a Paulette e a Rene. A novidade desta vez é que a Rene está a flectir a norte mais cedo do que é expectável e a manter a trajectória vai bater nos Açores. Não deverá chegar lá como furacão, porque a temperatura da água não será propicia a isso mas deverá trazer muita chuva durante a próxima semana para as ilhas. Isto claro é uma previsão e até lá muito pode mudar. Já a Paulette que também navega no Atlântico mais para Oeste não deverá chegar às Caraíbas.
 

rum

Membro Conhecido
A Rene anda indecisa, deixou de ser tempestade e passou a depressão para voltar novamente a tempestade, mas esta oscilação de intensidade estava prevista. Mas a trajectória tem vindo a ser corrigida e no caso a afastar-se dos Açores e deverá dissipar-se algures no Atlântico. O Anticiclone estará a fazer o papel dele. Entretanto já há mais um passageiro a sair de África e a querer entrar no comboio dos furacões, vamos ver se entra na carruagem.
 

rum

Membro Conhecido
Sim, o comboio continua a apanhar passageiros. A Rene anda indecisa com a trajectória, virou para baixo e vai-se dissipar. A Paulette é capaz de impactar na Bermuda e causar estragos. O que vem atrás ainda não tem definição suficiente para se prever alguma coisa.
 

rum

Membro Conhecido
1600122902485.png

Os passageiros continuam a entrar no comboio. A Sally vai fazer estragos no Louisiana e no Mississipi. A Paulette andou a espalhar miséria nas Bermudas, ainda poderá chegar aos Açores, e tudo aponta para que a Teddy também passe pelas Bermudas. Rene que em determinada altura tinha uma trajectória a poder atingir os Acçores, de momento só tem uns resquícios no meio do Atlântico. à parte disto de destacar que desde 1971 que não pairavam no Atlântico 5 ciclones tropicais, o que é um record e acontece pela segunda vez.
 
Top