Novidades

FUI de FÉRIAS com um FURACÃO

Pena

Membro Ativo
Olá
Parece que as coisas estão finamente a mexer no atlântico após uma época extraordinariamente tranquila.

Para quem tem ferias por esta altura na zona da RD penso que o invest L91 merece alguma vigilância nos próximos 3 dias...
 

Veruska

Membro Ativo
Sorte a minha que estou a 3 dias de ir para lá 😅! Não me apetecia nada apanhar furacão… tivemos lá com o furacão IRMA e já bastou!! Estou aqui a fazer figas que não seja nada…
 

Pena

Membro Ativo
Olá, atencao para todos os membros que estejam na RD, previsão conformada para fortalecimento da Fiona e para landfall na zona de Punta Cana ou canal da mona este fim de semana, mais precisamente no domingo a noite. Está a fortalecer e prevê-se que chegue com ventos de cerca de 120km. Samana também deve ser severamente afetada. Boa sorte a todos os que se encontram por la estejam atentos E protejam-se.
 

rum

Membro Conhecido
Bateu com estrondo a sul de Porto Rico. Uma das consequências foi uma falha generalizada corrente elétrica do país. Esteve ou está totalmente apagado. Segue-se a República Dominicana, apesar de supostamente passar ao largo sem a atingir diretamente, vai trazer muita chuva e muito mau tempo.
 

Pena

Membro Ativo
Vai ser um dia complicado para a RD…land fall previsto para a zona do aeroporto de Punta Cana e Saona. Samana também deve sofrer impacto direto🥺
 

rum

Membro Conhecido
Subiu a furacão e vai subir a Major e bater em cheio na Bermuda, se a trajetória não for alterada. Ontem por esta hora, mais ou menos, e depois de ter feito lanfall em Porto Rico tudo indicava que passava ao lardo da República sem impactar diretamente, mas do nada decidiu mudar trajetória e fazer também landfall na República. Por aqui se a grande imprevisibilidade das trajetórias e da previsão que possa ser feita. Isto porque um furacão a passar ao largo sem fazer landfall traz muito mau tempo, muita chuva e muito vento, mas o landfall traz a destruição.
 

roller

Membro Conhecido
O voo da World2Fly de Punta Cana que deveria ter chegado as 8h foi cancelado, logo não saiu de lá.

Amigos que foram de lua de mel e deveriam regressar nesse avião, têm o telemóvel desligado....
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Os voos ontem da Iberojet e w2fly foram cancelados. Estão previstos para hoje.
Segundo as várias imagens que já vi. Nos resorts causou alguma destruição mas não nos blocos de quartos. Onde os turistas foram obrigados a permanecer durante a noite de domingo para segunda.
 

roller

Membro Conhecido
Sim estamos a época dos furacões por isso é o "normal". (mas chato para quem está de férias)
 

rum

Membro Conhecido
O Fiona era suposto chegar a Major amanhã, mas antecipou-se e já o é. Se Até aqui amassava tudo por onde passava agora ainda é pior e anda pelas Turks and Caicos. Ainda vai ganhar força, e em relação a ontem a trajetória já foi redesenhada e para já passa ao largo da Bermuda e vai seguir até ao Canadá.
A parte disso, temos outro sistema que em 24 horas cresceu muito e vai a caminho da tempestade tropical e aparentemente a caminho do golfo do México onde pode ganhar força e chegar a furacão.
Temos também o Gaston, e este a caminho dos Açores. Muita chuva para os Açores, ou pelo menos para o grupo ocidental.
 

rum

Membro Conhecido
Bom de ontem para a hoje passou a Categoria 4. Ventos superiores a 200 Km/h. Há modelos que apontam uma possível categoria 5, ventos superiores a 250 km/h. A temperatura da água na zona das Bahamas anda nos 30 graus. Muito apetecível para dar uns mergulhos, mas excelente para potenciar o crescimento do bicho. E dependo do capricho da sua trajetória pode não dar em grandes sobressaltos ou arranjar muitos sarilhos na Bermuda. Atrás da Fiona já vem outra depressão que tem todas as condições para chegar a furação e vai-se instalar ali no mar das Caraíbas, e seguindo muito provavelmente para o golfo do México. afetando um pouco a região toda, e não se sabendo se pode afetar algum dos destinos mais populares dos portugueses nas Caraíbas, é de ficar vigilante e nada mais. Chegando ao golfo do México ainda pode ganhar força, se for consistente. Para os Açores o Gaston vai trazer muita chuva. Ao que parece a zona de vento para já não é muito grande, mas é forte. De qualquer forma não tem as condições de crescimento a que a Fiona tem.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
O Gaston está nos Açores.

Tal como o run disse: vem outra depressão que tem todas as condições para chegar a furação e vai-se instalar ali no mar das Caraíbas, e seguindo muito provavelmente para o golfo do México, afetando um pouco a região toda, e não se sabendo se pode afetar algum dos destinos mais populares dos portugueses nas Caraíbas.

Em apenas 24 horas, foi de 0% - 20%, para 70% - 90%.

O GFS está a dar isto para o próximo dia 29 de Setembro. Sei que ainda é muito longe, mas todos os modelos estão a dar o mesmo. Normalmente o GFS e o modelo Europeu costumam ter resultados bem diferentes a longa distancia, mas neste caso, é basicamente o mesmo, vai entrar no Golfo do México.

two_atl_5d0.png


Sem Título.png
 
Última edição:
Top