Novidades

[Fotos e Report] Bolívia 2010-2011

Smurf

Membro Novo
Do Chile, podia entrar directo no Perú,mas isso faria com que falhasse um dos meus Países preferidos, A Bolívia, assim sendo optei por repetir o Salar de Uyuni por onde tinha passado o ano passado, a diferença seria que desta feita visitaria o Salar inundado e sairia de San Pedro de Atacama em direcção a Uyuni...Os desertos que povoam o Sul da Bolívia, são os desertos mais fascinantes que já tive oportunidade de visitar, desertos onde a areia se mistura com a neve, o sal com a pedra...
...o Sul da Bolivia atraves dos desertos que ladeiam Uyuni faz fronteira com a Argentina e Chile...

a3.bp.blogspot.com__kl7fqS_4rZk_TO5uV9LsBhI_AAAAAAAACUk_zPS6sPuUK3I_s1600_IMG_6154__1280x768_.jpg



Salar de Uyuni é sinónimo de adversidade, as temperaturas negativas, as rajadas de vento, tudo torna a progressão neste terreno numa tarefa muito difícil...o Sal cria imenso atrito, e o nosso jipe, apesar de contar com um 6 cyl a gasolina vê-se varias vezes em dificuldades, a escassez de oxigénio que sentimos e nos obriga a andar constantemente a mascar folhas de coca, faz-se sentir também no Toyota que com alguma dificuldade lá nos transporta deserto dentro, até alcançarmos os 5000mts de altitude...



a4.bp.blogspot.com__kl7fqS_4rZk_TO5vNrrB_vI_AAAAAAAACUs_0_2dgvc57b70227b6e0f29d075674489ca5f20.jpg



as fotos falam por si...


afarm6.static.flickr.com_5309_5595351624_c2d62343c0_z.jpg






afarm6.static.flickr.com_5104_5595666132_b5ed7349ef_z.jpg






O Salar de Uyuni é uma zona Vulcânica activa...



afarm6.static.flickr.com_5301_5595362386_58ed16f6a7_z.jpg




afarm6.static.flickr.com_5229_5594911485_73ed05c5dd_z.jpg




As Lagoas.

Lagoas de variadas tonalidades, ditadas pelas algas inquilinas: a Laguna Hedionda, de um verde pálido e mal afamada pelos seus odores sulfurosos, a Laguna Canapa e a Laguna Honda, mais escura, todas poiso de flamingos. Cruzamos a planura árida doDeserto do Siloli e contornamos bizarras figuras moldadas pela erosão eólica, como a famosa e muito retratada “Árbol de Piedra”. À distância, acompanham-nos alguns vulcões andinos: o Ollague, com os seus 5.870 metros, o Uturuncu, o mais alto, com pouco mais de 6.000 metros. Muitas vezes, estes relevos são “faróis” que ajudam a encontrar a direcção certa quando não há estradas (como no salar), ou quando as pistas se apagam com a chuva.


afarm6.static.flickr.com_5224_5595472806_55915f01c2_z.jpg


afarm6.static.flickr.com_5226_5595101179_c1f3394078_z.jpg




Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa estende-se para sul, ocupando uma área de 700 mil hectares. Das oitenta espécies de aves existente no parque (que alguns comparam com o Parque Nacional Yellowstone, por causa da actividade vulcânica), os flamingos são as que se avistam com mais frequência. Há grandes colónias junto às lagoas, mesmo durante o Inverno, quando uma boa parte das aves emigra. Muito mais difícil é avistar um puma, um condor ou uma raposa andina. Mas há uma ou outra passagem onde as vizcachas (uma espécie de coelho andino) quase vêm comer às mãos dos viajantes. Quanto à flora, apesar das condições climáticas e da salinidade, há quase duzentas espécies de plantas que sobrevivem na região.

afarm6.static.flickr.com_5267_5594955013_69ecaace06_z.jpg


afarm6.static.flickr.com_5307_5595163535_09264e65c0_z.jpg





Árvore de Pedra...


afarm6.static.flickr.com_5143_5595589024_8fbdb82c63_z.jpg



seguir caminho deserto adentro...

afarm6.static.flickr.com_5061_5595033533_9e748b0874_z.jpg



até alcançar o refúgio onde iriamos pernoitar essa noite...a 5000mts deparamos-nos com este magnifico entardecer...

afarm6.static.flickr.com_5177_5595571670_37d4a104e9_z.jpg



...e pela manhã a simpática filhota da senhora que trabalhava no refúgio e o seu gato cujo nome não consigo pronunciar oferecem-nos este magnífico momento de cumplicidade...

afarm6.static.flickr.com_5029_5595392376_d13386857a_z.jpg



afarm6.static.flickr.com_5099_5595417198_9b8b2ac779_z.jpg


afarm6.static.flickr.com_5030_5595432410_2867bc2313_z.jpg



...seguindo caminho alcançamos o Cemitério de Comboios...dezenas e dezenas de comboios e vagões aqui abandonados por companhias mineiras...

afarm6.static.flickr.com_5309_5595794256_f181876917_z.jpg



afarm6.static.flickr.com_5068_5595218457_f79b15b644_z.jpg


após a visita ao Cemitério de Comboios, altura de recuperar energias e efectuar alguma manutenção no Toyota...na madrugada seguinte entrariamos no Salar de Uyuni, o maior salar do Mundo com uma extensão superior a 12.000km2...em plena época de chuvas...


afarm6.static.flickr.com_5027_5595228677_ec2240ac16_z.jpg
ç


o nascer do Sol no Salar de Uyuni...

afarm6.static.flickr.com_5269_5595238415_734a264bb1_z.jpg


sal,sal e mais sal...

afarm6.static.flickr.com_5024_5595397703_84723194be_z.jpg



afarm6.static.flickr.com_5103_5595406697_32d29ce18c_z.jpg





VÍDEO

...depois de uns dias de expedição pelos desertos e salar de Uyuni, era altura de rumar em direcção a La Paz, maior Cidade da Bolívia...

wow....

a1.bp.blogspot.com__kl7fqS_4rZk_TPN3qF7HdzI_AAAAAAAACYQ_Hzr0PwX_qgI_s1600_IMG_5909__1280x768_.jpg




as culturas Indígenas estão bem vivas e activas na sociedade Boliviana, o próprio Presidente Evo Morales é Ayamara, uma civilização Indígena de grande expressão na Bolivia...

a1.bp.blogspot.com__kl7fqS_4rZk_TPN6yKUMMyI_AAAAAAAACYc_UIUifpJoYWY_s1600_IMG_5896__1280x768_.jpg



a3.bp.blogspot.com__kl7fqS_4rZk_TPN7AGggp3I_AAAAAAAACYg_AOpPN5yQZ7U_s1600_IMG_5901__1280x768_.jpg




um sítio especial

...um dos locais imperdiveis de La Paz, o mercado das bruxas é o fornecedor em La Paz de tudo o que é necessário para os rituais Aymara, fetos de Lama, Sapos secos, passando por todo o tipo de mezinhas, ervas secas e sementes para plantação...devido a grande curiosidade que o Mercado das Bruxas atrai, ao redor é possivel encontrar todo o tipo de lojas para turista, incluindo a ultima moda em roupa elaborada com pelo de Lama e Alpaca assim como os ultimos modelos de flauta andina e guitarra Boliviana.



afarm6.static.flickr.com_5183_5607522464_1de899a862_z.jpg



...os fetos de Lama, são enterrados nas fundações dos edifícios como oferta a Pachamama para que ela os proteja, no entanto são apenas utilizados por gente humilde, espera-se que o crente Aymara que esteja bem na vida utilize Lama's vivos no ritual...

perto de La Paz, encontra-se aquela que é considerada a estrada mais perigosa do Mundo, opto com um grupo de viajantes de todo o Mundo por alugar umas bicicletas e desafiar a sorte...

...e antes de colocar as fotos deixem-me que diga que descer as Yungas de bicicleta é algo que TODOS deviam fazer uma vez na Vida...de cortar a respiração...



Construída em 1930 por prisioneiros Paraguaios, é uma das poucas vias de ligação da floresta Amazónica do Norte da Bolívia á sua capital, Yungas é uma palavra Aymara que se traduz por "Terras Quentes", a Estrada das Yungas do Norte é uma via com 69kms que junta La Paz a Coroico, a estrada é legenderária pelo perigo que acarreta...Estima-se que 200 a 300 viajantes percam a vida no decorrer da travessia ...



A Aventura começa a 4650mts de altitude no alto de La Cumbre, começamos em alcatrão ate entrar no percurso "off-road" e de aí, sempre a descer até aos 1200mts.









a1.bp.blogspot.com__kl7fqS_4rZk_TPeEp0FThcI_AAAAAAAACZ8_4_ODO5f1179af278c6820ca38cc74d1846d743.jpg




a3.bp.blogspot.com__kl7fqS_4rZk_TPONz2IT1YI_AAAAAAAACZQ_faWXaQ494e290f666e4ebebd1097da0235fca5.jpg





descer as Yungas de Bicicleta e tirar fotos ao mesmo tempo não é muito recomendável...assim sendo o registo Fotográfico é curto

fica a altimetria...







completada a descida com sucesso...o regresso a La Paz faz-se numa Minivan...horas e horas a subir...era altura de rumar até ao Perú e descobrir a magia de Machu Picchu, Lago Titicaca, Nazca e arredores
 

jfreitas

Membro Conhecido
De cortar a respiração não é descer as yungas... é ler o teu report. De fantástico a fabuloso.. todos os adjectivos que se encuadrarem são justos...

Se não for pedir demais.. a viagem foi organizada a partir de Portugal? com voos, reservas, etc já feitas ou foi sendo construida lá?

Foi em grupo?

Se puderes descrever um bocadinho a parte da organização, acho que vamos ficar ainda mais babados...

Parabéns....
 

Sunset

Inativo
Não sei o que mais me impressionou se a ternura da criança com o seu gatinho... :) se os fetos de lama ...:blink: ou o down hill ... ou yungas !!!
sinceramente não sei!!! ainda estou impressionada ...
Mas tenho que te tirar o chapeu... que experiencia de vida fabulosa...
Parabens e obrigado... continua
 

Asae

Membro Conhecido
estou encantada e não tenho palavras, as fotos, o percurso de bicicleta, a menina com o gato, as paisagens....

obrigada por partilhares
 

Corisca

Membro
i´M SPEACHLESS :p

Só sei que fiquei triste ao ver que o report já tinha chegado ao fim e que já estava nos comentários :blush:

Quando é que nos presenteias com mais ???!!!:D
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Muitos Parabéns!
Grande Aventureiro...
Excelentes fotos... fantástico report.

Obrigada pela partilha de mais um destino admirável... já vi que temos candidato para o report mais surpreendente!! (quem sabe não é uma ideia a implementar aqui no portal!:rolleyes: )
Boas viagens!
 

Smurf

Membro Novo
De cortar a respiração não é descer as yungas... é ler o teu report. De fantástico a fabuloso.. todos os adjectivos que se encuadrarem são justos...

Se não for pedir demais.. a viagem foi organizada a partir de Portugal? com voos, reservas, etc já feitas ou foi sendo construida lá?

Foi em grupo?

Se puderes descrever um bocadinho a parte da organização, acho que vamos ficar ainda mais babados...

Parabéns....


eu viajo sozinho, é a forma de viajar que mais aprecio ... é normal que durante a viagem conheça pessoas que têm um plano de viagem semelhante para os próximos dias e aí convivemos, e juntos enfrentamos essa parte das nossas viagens, terminada essa etapa cada um segue para o seu próximo destino...

a viagem é planeada dia a dia...começei esta viagem em Janeiro apenas com o bilhete Madrid-Buenos Aires, o bilhete de regresso comprei-o hoje mesmo tinha alguns pontos chave que queria visitar, e consegui visitar quase todos eles...de resto, melhor que qualquer guia ( e sim, tenho o Lonely Planet sempre na minha mochila ) são as conversas que vais tendo com outros viajantes que encontras ao longo do caminho, informação em primeira mão, muitas vezes de sítios que nem nos guias vêem !



Não sei o que mais me impressionou se a ternura da criança com o seu gatinho... :) se os fetos de lama ...:blink: ou o down hill ... ou yungas !!!
sinceramente não sei!!! ainda estou impressionada ...
Mas tenho que te tirar o chapeu... que experiencia de vida fabulosa...
Parabens e obrigado... continua



estou encantada e não tenho palavras, as fotos, o percurso de bicicleta, a menina com o gato, as paisagens....

obrigada por partilhares



i´M SPEACHLESS :p

Só sei que fiquei triste ao ver que o report já tinha chegado ao fim e que já estava nos comentários :blush:

Quando é que nos presenteias com mais ???!!!:D

hoje ou amanhã

Muitos Parabéns!
Grande Aventureiro...
Excelentes fotos... fantástico report.

Obrigada pela partilha de mais um destino admirável... já vi que temos candidato para o report mais surpreendente!! (quem sabe não é uma ideia a implementar aqui no portal!:rolleyes: )
Boas viagens!
'brigado


e nunca esquecer, Ir é o melhor remédio !
 

Bee

Membro Conhecido
De cortar a respiração não é descer as yungas... é ler o teu report. De fantástico a fabuloso.. todos os adjectivos que se encuadrarem são justos...

Parabéns....
Como fiquei sem palavras aproveito o que o Freitas escreveu...
Uma viagem marcante!!!
As fotos da menina são qualquer coisa do mais ternurento que já vi até hoje....

Parabéns e podes continuar a brindar-nos com reports destes ;)
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Boa tarde Smurf

Mais uma etapa desta tua viagem que deixa uma pessoa de boca aberta!
Cá estou eu, aqui sentadinho ao computador todo "invejoso" outra vez :).
Enfim...muito bom mesmo, nem sei o que dizer destas paisagens!

Cumprimentos
 
Top