Novidades

[ Foto Report] Um dia por Vouzela e S. Pedro do Sul

CristinAires

Membro Conhecido
Vouzela e S. Pedro do Sul, pertencem ao distrito de Viseu e situam-se na região de Lafões.
Chegados a Vouzela não há nada melhor do que comer um pastel típico, de nome “Pastel de Vouzela (é semelhante ao “Pastel de Tentúgal”) e em seguida deambular pelas estradas, até chegar à Igreja Matriz, também conhecida por Igreja de St.ª Maria.
Esta Igreja é originária do séc. XIII e é construída em granito.






Mesmo ao lado existe a ponte ferroviária que passa por cima do rio Zela, sendo ainda possível ver uma locomotiva a vapor. A linha está desativada, mas foi aproveitada para percursos pedestres e de BTT, pelo que qualquer interessado poderá consultar o site www.cm-vouzela.pt, onde existem vários percursos.



Em seguida rumamos até à Sr.ª do Castelo, zona conhecida como sendo o pulmão de Vouzela e com uma vista fantástica.



Já que a hora do almoço estava a chegar, rumamos ao Restaurante S. Tiago, situado em Carvalhais – S. Pedo do Sul (www.restaurantestiago.com – vale a pena uma vista de olhos e uma visita a este restaurante. Encerra à terça-feira). Ao domingo tem o sistema de Buffet que consiste em entradas, sopa, prato de peixe e prato de carne, sobremesa e café, pelo preço de 12euros (com bebida pagamos cerca de 13€).
Com a barriga composta deslocamo-nos até à Serra da Arada, onde fomos visitar a aldeia típica de Fujaco, com as suas casas de xisto.



Em S. Pedo do Sul visitamos o Balneário Rainha Dona Amélia, com o seu pequeno museu, bem como a nascente de água quente, que se situa a cerca de 50 metros do citado balneário.







Outros locais de interesse que podem ser visitados na zona:
S. Pedro do Sul - Monte de S. Macário (Serra da Arada); St.ª Cruz da Trapa – Convento de S. Cristóvão de Lafões (agora hotel); Manhouce (apesar de pertencer a S. Pedo do Sul, fica perto de Arouca); Bioparque (Pisão, perto de Carvalhais - www.bioparque.org.)
 
Última edição por um moderador:

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá Cristina,

Assino por baixo de tudo o que escreveste, tirando a parte que dizes:
“Pastel de Vouzela (é semelhante ao “Pastel de Tentúgal”)
Pastel de Vouzela é sensivelmente 3207 vezes melhor que o de Tentugal

Adoro essa zona
 

PatriciaS

Membro Ativo
Gostei muito do report, uma zona bonita para um passeio.

Quanto ao pastel de vouzela tem muito bom aspecto, ainda não conheço, mas vou conhecer :D

Parabens pelo report
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Cristina

Gostei bastante do teu Report, até porque conheço bastante bem esta zona porque o meu pai é das Termas.
Embora eu tenha nascido em Aveiro, fui baptizado na Igreja Matriz de Vouzela.
Só uma correcção, os pasteis de Vouzela são muito melhores que os de Tentugal :), para mim claro, é uma questão de gostos :).
Embora eu seja suspeito, acho é uma zona que vale a pena fazer uma visita.

Cumprimentos
 
Estive nesta zona no fim de semana prolongado de 5 de Outubro. Ficámos na Quinta do Pendão, perto de S. Pedro do Sul, visitámos a Serra de S. Macário, a Aldeia da Pena, o Poço azul, fomos a Viseu (cidade muito bonita) e na volta a casa parámos em Vouzela. É bonito para uma visita curta, pois não tem muito mais para ver do que a zona histórica. O pastel de Vouzela é ótimo!!
Em S. Pedro do Sul, recomendo o Restaurante Salva Almas, perto da Aldeia da Pena.

Olá Cristina

Gostei bastante do teu Report, até porque conheço bastante bem esta zona porque o meu pai é das Termas.
Embora eu tenha nascido em Aveiro, fui baptizado na Igreja Matriz de Vouzela.
Só uma correcção, os pasteis de Vouzela são muito melhores que os de Tentugal :), para mim claro, é uma questão de gostos :).
Embora eu seja suspeito, acho é uma zona que vale a pena fazer uma visita.

Cumprimentos
 
Top