Novidades

[Foto Report] Um dia no (colorido) distrito de Aveiro

Cristina Sousa

Membro Conhecido
:)
Desta vez o destino escolhido foi o distrito de Aveiro, com as suas belas paisagens.
A diversidade cultural é grande, por isso reúne opções para todos os gostos.
A cor é a sua principal característica. Sejam os verdes e castanhos da natureza, ou as cores berrantes da cidade, o distrito de Aveiro tem tudo para um dia bem passado!
Acordar às 5 e tal da manhã :mad:, encontro com os amigos :) e aí vamos nós! :D


O destino principal e o primeiro a ser visitado, ainda o amanhecer era uma miragem, foi a Cascata da Cabreia
Queda de água de origem fluvial, localiza-se na Serra da Cabreia, mais propriamente na freguesia de Silva Escura, concelho de Sever do Vouga.
É uma das principais atracções turísticas da zona, com uma natureza exuberante.
Para lá chegar, sair da A1 na zona de Aveiro, apanhar a A25 em direcção a Viseu, sair em Sever do Vouga, passar o centro da vila e subir em direcção a Silva Escura. Alguns quilómetros depois, virar à esquerda e seguir as placas que dizem Cabreia.
É um local que vale mesmo a pena visitar. Tem espaço próprio para pic nic, pelo que no verão deve ser muito agradável.
Aqui ficam as fotos do local:

(No regresso, não deixem de dar um saltinho, no centro da vila, à Padaria Flor do Vouga. Vão sair de lá deliciados, e nem vão acreditar na conta!!!!)
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
O destino seguinte foi o Museu dos Caminhos de Ferro – Macinhata do Vouga
.

Está instalado na estação de caminhos de Ferro de Macinhata do Vouga, na linha do Vouga.
Saídos de Sever do Vouga, apanhar a A25 em direcção a Aveiro e sair em Macinhata do Vouga, seguindo sempre pela estrada paralela à linha do comboio. São cerca de 6/7 quilómetros até atingir a estação.
A entrada custa 2 euros.

O museu, não está em muito bom estado de conservação, mas ainda assim podem ser apreciadas locomotivas a vapor que testemunham mais de um século de história dos caminhos de ferro nos vales do Vouga e do Dão. Tem também automotoras de fabrico portugês.
Na entrada estão expostos vários utensílios antigos.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Aveiro foi a próxima paragem.
A cidade conhecida como a Veneza de Portugal devido aos seus canais e às casas coloridas não desilude nunca!
Seja no centro da cidade, com as cores das casas espelhadas nos canais, sob o olhar atento dos moliceiros.


Seja na Costa Nova, a península situada entre a ria e o mar.
É conhecida pelas suas casas coloridas, dos originais palheiros onde se guardavam as alfaias da pesca, daí derivando, mais tarde, para casas de madeira dos pescadores.
Não deixem de provar os famosos ovos moles!!!! :D
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Para finalizar o dia, a intenção era ir fotografar o por do sol à Pateira de Fermentelos.
Porém, o tempo acinzentado não deu para grandes brincadeiras.
A Pateira é uma lagoa natural, a maior da península ibérica e localiza-se no triângulo Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro.
Não deixa de ser triste ver que, onde outrora existiam os dois coretos, hoje sobra apenas um….:(

Foi um dia muito bem passado, apesar de ser inverno, estar um dia cinzento, com alguma chuva à mistura.
Não deixem de visitar esta região, vão ficar surpreendidos com a sua beleza! ;)
Boas viagens!
 
Última edição:

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá Cris :)
Um foto report muito bem detalhado e com excelentes fotografias, conseguiste captar a beleza desses locais.
Destes reports o Portal precisa, somos um país super belo e muito rico.
Muito obrigada e continuação de bons passeios.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Cris,

Muito obrigado pela partilha! Estás a ficar uma "pro" com as fotos, fantásticas!
Este ano a ver se dou um "pulo" a Aveiro, sempre quis conhecer :)
Beijinhos
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!

Já estive 3 vezes em Aveiro e não conheço o Parque da Cabreia, nem o museu, nem aquelas casas giras coloridas :eek::eek: definitivamente tenho que voltar até lá, belas fotos, adorei aquele efeito da água o_O não sei fazer isso, mas ficou brutal.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Mais um report carregado de excelentes fotos.
Tirando a parte de acordar as 5 da manha, o resto um dia vou utilizar para conhecer um pouca dessa zona.
Muito obrigado pela partilha.
Boas viagens ;)
 

Marco Silva

Membro
@Cristina Sousa Parabéns pelo Report! Como Aveirense que sou gostei da maneira que retrataste a Cidade onde moro e do roteiro que fizeste!

Duma próxima vez quando fores à Costa Nova aproveita para provares uma Tripa de Ovos Moles ou ires ao Café Atlântida comeres uma das melhores natas do mundo! :)

Aconselhava também a fazer uma visita às salinas onde se tiram umas fotos brutais!

Em relação à cascata da cabreia o local é qualquer coisa de fantástico :rolleyes: As tuas fotos estão muito muito boas, tiveste que andar com o tripé às costas não? :D

Boas Viagens! :)
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Mas que belo Foto Report ;)
Desses sítios todos só conheço a nossa Veneza (Aveiro e a Costa Nova - aqui umas belas mariscadas :D).
Cabreira com tempo quente, ui ui :D
Obrigado por mais uma fantástica partilha ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Zé Pinho, obrigada! :)
Regressar a Aveiro é sempre um prazer, mas pelos doces (lampreia e afins não é comigo).

@Maria Artur, obrigada! :)

@Ricardo_7, obrigada! :)
Vem conhecer Aveiro, não te vais arrepender!

@d3ci0, obrigada! :)
Não faltam motivos para voltar a esta zona! :D
(o arrasto da água é muito fácil, então indo quase de noite, basta dar um tempo maior de exposição e voilá :D)

@paulonev, obrigada! Cá te esperamos! ;)

@Marco Silva, obrigada! :)
A Costa Nova foi quase de passagem, só deu tempo para tomar um cafezinho e comer uns ovos moles trazidos por uma amiga aí da zona! :p
Já conheço as salinas, mas é sempre um local giro para voltar.
Quanto à cascata, foi de galochas, kispo, tripé e pano para limpar a lente de 5 em 5 minutos (com o volume de água que a cascata tinha, e com a chuva miudinha que estava, a lente estava sempre molhada :( ).

@CristinaBF, obrigada! :)

@Oscar Reis, obrigada! :)
Tenho a certeza que fazias ali belos pic nics. :p
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Hello @Cristina Sousa ...

Ja tive a oportunidade de fazer 1 picnic no parque da Cabreira e é mesmo TOP.
Não conheço o Museu (obrigado pela dica :D) ... Quanto ao resto.... sou muito suspeito pois Aveiro é a "minha" cidade escolhida se tivesse que viver fora do Porto.

Obrigado pela partilha... (algumas fotos estão tortas... :cool:) mas adiante... :p

PS - Já há net.. para os lados de Coimbrões..... :rolleyes:
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Olá Cristina.

Obrigado pela partilha! Boas fotos, tirando as da cascata, que na minha opinião (gosto pessoal...) tem edição a mais, tirando a natureza e realidade das coisas! :(

Continuação de bons reports! ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Paulo Leite, obrigada! :)
Da próxima vez vou usar régua e esquadro! :D
Eu também gosto muito de Aveiro, é uma cidade muito simpática.

@Flecha, é linda! :)
Obrigada!

@Tiquiss, obrigada! :)
Aquilo a que chamas edição, é apenas o resultado de fechar a abertura da máquina e aumentar o tempo de exposição, mantendo na mesma um iso baixo! Não é photoshop... :p
No escuro, ou com pouca claridade, para não ficar aquele efeito de arrasto, terias de usar uma abertura grande e aumentar o iso, o que iria fazer com que as fotos ficassem com muito "grão" e com pouca nitidez e profundidade. Além de que seriam fotos banais..... (eu prefiro a diferença ;) )
 

Dfer

Membro Ativo
Report muito bom, muito interessante para uma viagem "cá dentro".
Sendo de Aveiro/Albergaria, conheço bem os locais por onde andou. Mas a forma como os retratou são sem dúvida um belo postal!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Dfer, obrigada! :)
Vive numa zona de muita beleza!

@Raquel Campos :)
Desta vez não fui ao coreto. Já estava escuro e tinha muita água por todo o lado.... :rolleyes:
Eu conheci a Pateira ainda o 2º coreto estava de pé, antes do dilúvio de há uns meses atrás.
Não sei se estará em boas condições, mas nada como experimentar! :oops::D Com cuidado, claro! :p
 
Top