Novidades

[Foto-Report] A Alemanha desconhecida - Parte I - Tübingen

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Este foto-report pretende dar a conhecer uma parte não tão falada da Alemanha. Pelo menos aqui no Portal das Viagens, quase nenhuma citação vi aos locais por onde passei, e das pesquisas que fiz na internet, só em alguns blogs brasileiros lhes eram feitas referências. Espero que possa ser um contributo (e uma mais-valia) para quem pretender conhecer as cidades mais pequeninas, mas também mais pitorescas da Alemanha.

Desde há umas dezenas de meses, quando vi na internet um artigo sobre uma das mais encantadoras cidades (medievais) da Alemanha, que um nome não me sai da cabeça - ROTHENBURG OB DER TAUBER. :rolleyes:
A partir desse dia perdi a minha paz de espírito, sonhei com o dia em que podia visitar esta encantadora cidade e coloquei o destino Alemanha no meu top 10 de prioridades. E ainda faltam outras cidades, mas terão de ficar para uma próxima oportunidade.

O planeamento não foi fácil, pois precisava de arranjar outros locais próximos para rentabilizar a viagem. A cidade que fica mais perto é Nuremberga, mas os voos a partir do Porto só agora apareceram e não tinham os melhores horários. Depois de acertar alguns pormenores com as companheiras de viagem, a rota estabelecida foi a seguinte:
07 Abril - Porto - Estugarda (easyjet) - Tübingen - Estugarda
08 Abril - Estugarda - Nuremberga
09 Abril - Nuremberga - Schwabach - Rothenburg Ob Der Tauber
10 Abril - Rothenburg Ob Der Tauber - Schwäbisch Hall - Heidelberg
11 Abril - Heidelberg -Schwetzingen -Darmstadt - Frankfurt
12 Abril - Frankfurt - Lisboa - Porto (ryanair)

Algumas notas:
- Alugamos previamente carro, que levantamos no aeroporto de Estugarda e entregamos no aeroporto de Frankfurt Hann. Correu tudo bem, mas atenção: a reserva só deve ser feita com cartão exclusivamente de crédito! Os cartões novos de débito que já trazem o CVV não são aceites depois ao balcão aquando do levantamento do carro.
- Reservamos os hotéis pelo booking - todos modestos, apenas com o essencial (wc privativo) e pequeno-almoço incluído.
- Usamos o google maps - recomendo descarregar os mapas para offline.

Reclamações/elogios que tenho de fazer à Srª Merkel: :rolleyes:
- Usamos sempre que possível as auto-estradas para os percursos entre as cidades. Uma agradável surpresa - não se paga portagens! (Alemanha 1 - Portugal 0)!
- O limite de velocidade é quase sempre de 120 km/h, e convém não abusar, porque as multas chegam a casa.
- Todas as auto-estradas por onde passamos estavam com obras a decorrer em alguns troços, aí o trânsito congestionava bastante e perderam-se algumas boas meias-horas no pára-arranca. Aliás, obras foi o que mais se viu na Alemanha. Nas estradas, principalmente, mas também nas cidades - a construção civil está em grande, gruas por todo o lado; a economia lá está a bombar, mas essa paisagem não é a ideal para as fotos, que era o objectivo nº 1 da viagem. (Alemanha 1 - Portugal 1).
- Na saída de Frankfurt para o aeroporto de Hann não vimos qualquer indicação, é necessário usar um gps, pois a distância é de cerca de 100kms da cidade e um engano pode ser fatal, principalmente se não forem com muito tempo. (Alemanha 1 - Portugal 2).
- De dia vê-se pouca polícia, mas à noite, principalmente nas grandes cidades, ela é bastante visível.
- O estacionamento nas cidades é muito complicado, nos poucos locais onde existe essa possibilidade há muitos parcómetros e há fiscalização. Existem depois muitos parques, mas todos pagos. A polícia aparece rápido e de onde menos se espera, por isso convém não prevaricar, porque nessa parte aparentam ser implacáveis. Apesar de tudo, das polícias municipais e dos fiscais das concessionárias, cá ainda estamos nas nuvens! (Alemanha 1 - Portugal 3)!
- A internet (wi-fi) na Alemanha não tem grande velocidade, posso dizer que chega a ser fraquinha, mesmo nos hotéis. Quando se pergunta em qualquer restaurante se há wi-fi, a resposta é invariavelmente NÃO! (Portugal 4 - Alemanha 1)! :D
- A alimentação "normal", ao contrário do que pensava, não é à base de salsichas (foi preciso pedir expressamente para conseguir provar). Aparentemente não usam arroz, mas têm muito peixe (de rio e viveiros) e carne, ambos cozinhados dentro dos grelhados ou assados. Não se passa fome! Também usam muito pão escuro com sementes, uma delícia! Mas também há comidinhas "fanhosas", de fraco aspecto e sabor. Continuo a pensar que não há nada que chegue à nossa comida (e bebida). (5 - 1 , portanto!) :p
- Ao domingo, o comércio está TODO FECHADO. Só restam abertos cafés, restaurantes e gelatarias! Nem lojas de souvenirs há abertas.....:mad: Para quem quer fazer umas compras ao domingo, comprar um recuerdo pois está de passagem na cidade, ou ver produtos típicos da terra .....é esquecer! (Portugal 6 - Alemanha - 1)! :D
- Um último reparo: apesar de serem na generalidade simpáticos, o alemão é para eles, a língua universal. Em alguns locais, é difícil encontrar quem fale inglês. Mais um ponto negativo, pelo que o resultado final fica em Alemanha 1 - Portugal 7! Como se diz na minha terra, uma abada!:p

Conclusão: para quem acha que esta potência do centro da Europa é muito à frente e nós somos os pobrezinhos, atrasadinhos, em minha modesta opinião, desenganem-se, nós somos muito bons!!! Só indo lá fora para darmos o devido valor ao que temos. :)

Aproveito para mostrar algumas das coisas que comemos e bebemos (eu não gosto de cerveja, confesso :eek::oops:)
Peixinho grelhado
Saladas sempre presentes
Hamburgers
Cocktaills
Ombro de porco
(aquela bola que parece de puré, mas que na verdade é feita à base de pão com algum outro ingrediente que faz a ligação da massa é simplesmente HORRÍVEL! Dito por um empregado de um restaurante, é algo típico mas que só os alemães gostam. Blhaccc :confused:)
Cervejas
Vinho
Comida italiana
Especialidade alemã (as famosas salsichas - nada de especial)
Até sopinha ofereceram :D
Carninha boa...
E as sobremesas :p


(uma última nota: antes que perguntem, as fotos que vou publicar não estão editadas, são jpeg´s tal qual saíram da máquina, e foram todas tiradas com uma Nikon 5200, e com lentes Sigma 18-250, Tokina 11-16 e Nikon 18-55, bem assim com um Samsung S7).

Regressando à viagem....
Uma vez em Estugarda, e levantado o carro, seguimos logo para a primeira cidade a visitar - Tübingen.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Tübingen
Tübingen fica a cerca de 30kms de Estugarda e desenvolve-se nas margens do rio Neckar.
É famosa por ser uma cidade universitária, jovem e tranquila.
A planta da cidade
Atravessamos os jardins da universidade - Botanischer garden - para chegar ao centro. É um local bastante agradável, repleto de gente que à hora de almoço se senta na relva para almoçar e apanhar o sol quente de primavera que se fazia sentir. O tempo estava excelente!
Pelas ruas pitorescas não faltam curiosidades.
A StiftsKirche, de estilo gótico, fica a escassos metros, numa simpática praça cheia de casinhas típicas.
A igreja pode ser visitada gratuitamente e é muito interessante.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A subida à torre custa 1€ e é feita através de escadas.
A vista lá do cimo é linda! :)
A Rathaus (Câmara Municipal) ao longe
Saindo da igreja em direcção à praça principal da cidade...
Os restos da muralha medieval do séc. XIII, que vai desde o rio Neckar ao centro histórico.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
O edifício da Câmara Municipal, é o principal destaque da Marktplatz. Foi construído a partir de 1435 e na sua fachada tem um belíssimo relógio astronómico.
À sua frente fica a Fonte de Neptuno.
A praça merece uma visita. É ladeada por outros edifícios típicos, onde se encontram muitos cafés com esplanadas. Como o dia estava bastante quente, não faltava gente a aproveitar o sol.
Depois, por entre algumas ruas em obras, descemos até ao rio. É o postal ilustrado da cidade. :)
A parte mais famosa e apreciada por locais e turistas é em "frente" de Tubingen, com as casas multicoloridas.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Nesta zona, é possível fazer um passeio de barco. :)
E ver o espelho das casas coloridas no rio. Estas casas têm uma arquitectura peculiar, com vários pisos e com madeira nas fachadas.
A casa amarela à beira-rio que se vê na foto é a Holderlin´s Tower (Holderlinturm). Pertencia à fotificação medieval. Ao lado da torre existia um edifício que albergava uma tinturaria. No séc. XVIII o seu proprietário teve autorização para unir a casa à torre, construindo um quarto octogonal.
A história desta casa é contada no passeio de barco.
Depois de uma tarde muito bem passada, era hora de comprar o íman para o frigorífico e degustar um belo gelado para despedida!
Estava na hora de regressar a Estugarda, para conhecer um pouco da cidade.
Tübingen é linda e recomenda-se! Confere com as fotos que tinha visto e me fizeram lá ir. Sem dúvida, a melhor opção para começar uma viagem. :cool:

Próximo destino: Estugarda.
 
Última edição:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Part-time da Cristina: descobrir novos lugares que a Maria vai querer visitar, e vir aqui ao Portal fazer inveja! :rolleyes:
Mais um report maravilhoso, e cheio de novidades. :) Casinhas tããão giras! Da Alemanha conheço Hamburgo e Berlim, estou a ver que merece mais consideração que isso.
Agora não ter comido currywurst e não gostar de cerveja é que está mal. :eek::D Espero que a continuação prove que houve evolução nesse aspecto... :p Fico a ver se calha.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Cris,
Muito obrigado por mais uma fantástica partilha :D É sempre bom reconhecer estes pequenos recantos não tão falados e conhecidos :)
Que maravilha de fotos :)

Boas viagens :D
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @Maria B. :D
Obrigada!
Não vi essa especialidade em nenhum menu! :eek:
Se me disseres o nome daquela bola cujo nome não consegui fixar, vou apontá-lo para NUNCA cair no erro de a pedir quando regressar à Alemanha!!!! :D:D:D

@CristinaBF obrigada :)
Eu também comecei por gostar das fotos que via desta cidade e ...... acabei lá!! :p:p

@Ricardo_7 obrigada :)
Mais do que as grandes cidades, eu gosto de descobrir novos locais, menos conhecidos por cá, mas tão ou mais encantadores. ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Adorei as fotos de Tubingen :), nunca tinha ouvido falar mas acho que vou adorar quando lá for!:rolleyes:
Vou esperar ansiosamente pela parte de Rothenburg ob der Tauber pois essa anda na minha wishlist há muito tempo :D
 

FiDani

Membro Ativo
Olá! Não conhecia Tubingen, mas parece muito giro! No ano passado estive quase para ir a Rothenburg ob der Tauber, mas acabei por não ir pois tinha poucos dias e ia ter de cortar a Munique. Mas está na minha lista e agora vou juntar Tubingen! Deve ser lindo na época de natal. :)
Obrigado pela partilha. :)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Mais um report carregado de belas fotos.
E mais uns cantinhos interessantes "descobertos".
Venha de lá o resto do report ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @FiDani :)
Obrigada! Confesso que tinha mais curiosidade em conhecer estas pequenas cidades do que as grandes! :D
E não vim de lá arrependida, são muito interessantes. E sim, os mercados de Natal devem ser encantadores, mas a avaliar pelo que vi em Nuremberga no mercado de Páscoa, as barraquinhas são muito desordenadas e retiram alguma beleza às praças.

Obrigada @PauloNev :)
São mesmo uns cantinhos encantados. Tens de experimentar. :p
 

FiDani

Membro Ativo
@Cristina Sousa Eu gostei muitos dos mercados de natal de Munique e Nuremberga, mas é verdade que ocupam grande parte das praças, mas não deixa de ser giro, é uma visão diferente ;) mas eu sou suspeita para falar porque adoro ver as cidades com as decorações de natal :D
Tenho de voltar fora da época de natal :)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá Cristina,

Sempre a descobrir novos cantinhos para a malta viajar :D

Desconhecia totalmente o destino, alías da Alemanha ainda só conheço Berlim, será certamente um destino a considerar quando regressar aqueles lados.

Continua com o bom trabalho ;)
 
Top