Novidades

Faça você mesmo...marcar em Agência ou pela Net??Vôo mais hotel?

Marcar férias pela Net ou Agência?

  • Internet ( Hotel + Vôo)

    Votos: 6 35,3%
  • Agência de Viagens

    Votos: 10 58,8%
  • Agência de Viagens Online

    Votos: 1 5,9%

  • Total de eleitores
    17

Ricardo Carvalho

Membro Novo
Quero neste tópico contar-vos a minha experiência pessoal na marcação de férias, as questões com que me deparo e a minha procura pelas melhores ofertas de viagens de várias formas. Gostava de obter igualmente a vossa opinião e aprender mais formas de chegar até férias baratas em qualidade.

Ainda não sou muito "rodado" em viagens internacionais mas tenho vindo a marcar várias férias nos últimos tempos e sempre pela Internet em detrimento das agências de viagens. Sou um fervoroso adepto das "escapadinhas" e acabei de marcar as minhas primeiras férias de praia no estrangeiro, Palma de Maiorca no caso!

Foi uma verdadeira luta com as agências de viagens, com as pesquisas na Internet em agências de viagens online, mas por fim consegui marcar vôos e hotel.

A minha viagem será na 1ª semana de Setembro para o Hotel Sol Guadalupe em Magalluff. Alguém conhece? Aparece em 1º lugar no Trip Advisor nos hóteis em Magalluff e pelos comentários e fotos parece-me um óptimo hotel e recentemente renovado.

PESQUISA EM AGÊNCIA DE VIAGEM

Procurei e pedi orçamentos a várias agências e em múltiplas opções em Agências de Viagens, desde a DViagem, Halcon, Tui Viagens, Geostar, etc.
Achei que todas me apresentavam preços muito idênticos e normalmente "promoções" para hotéis normalmente bastante mal cotados no Trip Advisor ( o meu leal parceiro na escolha de hotel ). Para uma viagem na companhia da minha namorada e para relaxar de um ano de trabalho, não queria correr o risco de escolher um hotel em péssimos condições e que condicionasse as nossas férias.

Passei horas a ler sobre hóteis em Maiorca e as melhores zonas, a ler comentários de vários viajantes no Trip Advisor e no forum Portal das Viagens e penso que devemos fazê-lo antes de qualquer opção de catálogo em Agência de Viagem...pois raramente nos mostram a verdadeira realidade que vamos encontrar.

Pode-se dizer que o Trip Advisor é um companheiro que deve estar sempre ao nosso lado antes da escolha de hotel para passar as nossas férias.

PESQUISA EM AGÊNCIA DE VIAGEM ONLINE

Encontram-se vários sites de pesquisa de viagens de férias, com marcação online e normalmente associados a agências de viagens.
Utilizei bastante o da Dviagem, o Rumbo e Dominicana Tours. Em desespero de causa cheguei a procurar em alguns espanhóis, pois também nos apresentam partidas desde Portugal ( Faro, Porto e Lisboa ).

Compensa marcar saidas de Madrid, Vigo, Santiago ou Barcelona? Creio que em algumas situações sim...mas o desconforto de ter que ir para Vigo ou Santiago e os custos de viagem e estacionamento podem tirar-nos essa ideia da mente. Já será diferente se pensarmos nas saidas de Madrid ou Barcelona, pois encontram-se facilmente ligações baratas em companhias low cost. E normalmente com diferenciais de tempo de ligação que nos permitem relaxar se houver algum imprevisto.

O site de viagens que considero mais completo creio que talvez seja o Rumbo, tem realmente várias opções e descontos face às restantes que compensam imenso. Não cheguei a avançar com nenhuma marcação, mas em preços propostos estavam sempre bastante abaixo das propostas da concorrência.

O mais barato parece-me ser o Dominicana Tours, mas devo dizer-vos que a primeira experiência não foi nada satisfatória. Fiz uma marcação, aguardei um contacto telefónico a confirmar e apenas recebi um email no dia seguinte a indicar que teria vagas àquele preço mas tinha que marcar urgentemente. Quando liguei não obtive ligação e após resposta ao email a confirmar a minha viagem ligaram no dia seguinte a dizer que ficava mais caro cerca de 100€. Achei bastante desonesto, pois eu tinha respondido ao email e os números que ligava não tinham ligação possível...tudo complicado até porque o atendimento era em espanhol. Talvez por ter marcado no final de semana tenha tido mais dificuldades, mas não gostei do tratamento nas reservas.

Marcação VôO + Hotel
Tinha receio de optar por esta opção, porque marcar por agência de viagens desocupa-nos e pode livrar-nos de vários problemas.
Mas avancei porque consegui uma relação de custos bastante abaixo do preço oferecido pelas agências de viagens para o Hotel Sol Guadalupe e Sol Trinidad que eram os que andava a procurar.

Marquei viagem de ida e volta pela Ryan Air para Barcelona e daí para Palma de Maiorca a preços fantásticos. Cerca de 200€ mais barato que pela Air Berlin directamente do Porto e já com mala de porão. Como os vôos estão sem taxas para Madrid e Barcelona nessa semana é realmente apetecível.

O Hotel marquei pelo Hotelopia, pois tenho descontos pela minha empresa e oferece-me alguma segurança. Já fiz 2 marcações anteriores e não tive qualquer problema, aliás tive sempre a vantagem de ter um desconto de 13% sobre preço de tabela.

Se juntarmos a isto a compra com Cartão de Crédito com Seguro de Viagem associado, só ficam a faltar os transfers, que segundo me apercebi não são nada de extraordinários. Bus ou táxi e rent a car para quem esteja a pensar alugar carro directamente no aeroporto.

Assim a minha viagem ficou em 958,00 euros para o Hotel Sol Guadalupe na 1ª semana de Setembro, para 2 pessoas.

As melhores propostas que tinha eram do Rumbo de cerca de 1200€.

Quero as vossas opiniões....quem já marcou desta forma e que problemas encontrou!

Depois conto-vos como correu...
 

TeK

Membro Conhecido
Agência sem dúvida, o ideal é como já reparaste se pedires orçamentos a vários todos andam perto uns dos outros. No entanto, a margem de lucro ainda ronda até aos 15 ou 20%, logo isto é sempre onde podem descontar algo. Com isto, é uma questão te tu também te fidelizares com a que te receba melhor e te ofereça as melhores propostas finais depois de regateados.

Posso dizer-te que a primeira viagem que fiz, foi pela Abreu e depois de aprender algo sobre o negócio, "estudei o mercado" e optei pela D-Viagem, desde então nunca mais viajei por outra, embora faça sempre o mesmo, pedir orçamentos a 10 ou 20 agências diferentes, eles cobrem-me sempre qualquer proposta dos outros.

A diferença é que por ser um cliente frequente, já ganhei muito com isso, desde cancelamentos com custos em que não paguei nada, alterações com custos que não paguei nada, faço várias reservas para depois perto das datas ficar com a melhor (coisa que não se pode fazer supostamente) e já conheço bastante do trabalho feito por eles, pois a relação que tenho com a gerente da agência é de jogo limpo, ou seja, eu digo tudo o que faço e ela diz-me até onde pode ir e como, já não perco tempo a falar com outros novatos no atendimento, onde algumas vezes já tive que os corrigir ou ensinar a pesquisar algo.

A vantagem de ser agência com espaço próprio, é que sabes que tens ali alguém todos os dias, onde se algo correr mal podes ir bater à porta e apresentar o problema a alguém, online... é um risco e a dominicanatours embora sendo a mais barata, já vi casos que correram mal e não gosto da politica com que tratam os clientes, tudo por email e deixam passar muito tempo entre respostas sem dar esclarecimentos ao cliente.

Exemplos do que já ganhei com isto:

- Andorra em vez de 348€, paguei 290€
- México, 15 dias em vez de 1900€ paguei 1420€ (uma semana custava 1533€ preço normal)
- Itália marquei hoteis pelo booking e só comprei as passagens aéreas e comboio, porque o mesmo hotel ficava mais caro, mesmo sem comissão para eles e o outro hotel, o operador não vendia.
- Serra Nevada, tinha um pacote sem direito a qualquer reembolso, de forfait ou alojamento em caso de não usufruir. Apanhei 2 dias sem poder usar o forfait devido ao mau tempo, cheguei cá, apenas comentei tal facto, conseguiram que me devolvessem o valor desses 2 dias de forfait (para 3 pessoas)

Isto são apenas alguns exemplos que me lembrei agora de repente...

Cumpts
 

mokas

Membro Conhecido
Olá :)

Posso falar um pouco da minha experiência.

Dentro da Europa sempre me saiu mais em conta marcar tudo por conta própria em vez da agência. Pedi orçamento em agências e depois fiz eu própria a pesquisa e o resultado foi sempre o mesmo, fica bem mais em conta a marcação sem intermediário.

Em relação a destinos fora da Europa, nomeadamente praia, nunca me arrisquei até porque com as vendas antecipadas apanhei sempre bons preços na agência de viagens.

Fora da minha experiência pessoal, fui vendo o feedback de várias pessoas que marcaram férias por si próprias mesmo fora da Europa, e que ficou sempre mais em conta do que recorrendo a uma agência.
Claro que isto acarreta sempre alguns riscos, pois não se pode recorrer a uma entidade caso algo corra mal. Mas pelo que leio, o saldo é sempre positivo e quem não arrisca não petisca! ;)
 

sarap

Membro Ativo
Olá,

Quando são city-breaks faço sempre tudo sozinha. O facto de ter feito a licenciatura em Gestão Turística e Hoteleira, fez com que tenha amigos a trabalharem em agências de viagens e que volta e meia posso sempre recorrer a pedir dicas, referências de hotéis, aeroportos mais perto, etc.
Nas viagens a Londres, a Bruxelas-Brugges-Ghent, Madrid, Roma e Eindhoven-Haia-Amesterdão, comprei sempre as viagens, fiz a pesquisa através da edreams, estudei as melhores opções e depois comprei directamente no site da companhia aérea, onde não tenho que pagar as taxas da edreams. Quanto aos hotéis, sigo-me pelos comentários no tripadvisor e também recorro aos amigos que trabalham nas agências para me darem algumas dicas. Como uma das minhas amigas trabalha no Marriott, então consigo preços de amigo para os Marriott, Ac hotel's, etc. O mesmo acontece na nH, onde eu estagiei e também consigo preços de amigo na nH. Já poupei uns belos trocos com estes "preços de amigo"!! :D

Recorro à agência de viagens, quando faço viagens para fora da Europa. Aí sim, vou sempre à agência para me ajudarem, para conseguir algumas promoções e etc. Como vou sempre à mesma agência, a minha agente acaba por já saber aquilo que quero e gosto, e já ganhei bastante com esta "amizade", lol. Já nem preciso de regatear, a minha agente faz sempre uns descontos bastante agradáveis!
 
Top