Novidades

Férias no Litoral alentejano

Aida Silva

Membro Novo
Olá a todos. Este ano decidi ir sozinha para Vila Nova de Milfontes e ainda Porto Covo e Almograve. Já fiz a reserva do local onde vou ficar, mas estou indecisa quanto a actividades e sítios para comer (em conta claro). Portanto, se algum de vocês já foi de férias para essa zona agradecia que partilhassem comigo a vossa experiência e me dessem algumas dicas.

Obrigada :)
 

roller

Membro Conhecido
"A tasca da vila" em Milfontes, o "joao da longueira" na Longueira são as minhas sugestões! ;)
 
Última edição por um moderador:

Aida Silva

Membro Novo
Olá Maria B., eu vou sozinha e era para ficar em Vila Nova de Milfontes. Quando fiz a reserva (Abril) o sítio mais barato era no Azul Alentejano e era 210 € três noites. De resto era tudo caro e os hostels não queria. Então fui ao booking e consegui uma promoção numa vila que fica a dez Km quer de Porto Covo quer de Milfontes chamada Cercal. Comecei a ler relatos e testemunhos na internet e fiz a reserva. Vou ficar três noites por 120 €. E a última noite vou a Almograve e fico na Pousada de Juventude, que como eu tenho cartão jovem fica me a noite a 12 €. Resumindo vou estar cinco dias e pronto por esse preço. Tudo foi pensado em termos de poupança. Claro está que vou pagar comida à parte. Maria B. quando for avise assim até nos podemos encontrar. Eu vou do Norte e espero estar lá dia 31 de Julho. :)
 
Última edição por um moderador:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Obrigada :) também quero gastar o mínimo possível, levo essas dicas comigo!
No meu caso será para Setembro e ainda nem vi preços, mas agora fiquei a saber que tenho que me pôr atenta a isso :eek:
 

janado

Membro Ativo
Cercal do Alentejo...bela terra.
Á saída tens um restaurante chamado "Além Tejo bar"...tens la uns mariscos muitooo bons.
Em Vila Nova de Milfontes tens a "Tasca do Celso", e tens um restaurante junto ao rio onde se come peixe muito bom. Podes ir à Zambujeira do Mar.
Zona muito fixe.
 
Última edição por um moderador:

susy4

Membro Conhecido
Tens na Zambujeira do Mar o "Vicentino". Confesso que não conheço o espaço, mas é de um conhecido meu ( que é o chef) e tem bons comentários quer no Face quer no Tripadvisor.
Bons passeios :)
 

RicardoGil

Membro Conhecido
Olá @Aida Silva :)
Se não estou em erro, este será o 7.º ano seguido em que vou para a Costa Vicentina no verão (falando de férias "internas") no eixo Zambujeira - Porto Covo. Costumo ficar alugar casa (particular) durante cerca de 3 semanas em Vila Nova de Milffontes, mas vou muito para a praia de Almograve.
Como deves imaginar, ao longo destes anos todos, e contando com escapadinhas em Junho/Outubro, já conheço praticamente tudo. Ou seja, sei quais os melhores restaurantes, onde comprar batata doce, onde comprar o pão, entre outros "truques".
Mas, falando de restaurantes, tudo vai cair na relação qualidade-preço porque há gostos para todas as bolsas. Vou tentar fazer um resumo, ok?
Porto Covo
- Pastelaria Marquês - Bons croissants, gelados e as famosas queijadas Marquês. Bom local para uma refeição rápida (e barata).
- Marisqueira Marquês - Excelente oferta de marisco, com uma esplanada simpática (embora um pouco caro).
Vila Nova de Milfontes
- Tasca do Celso e Porto das Barcas - São considerados os melhores restaurantes de Milfontes. Ambos são carotes, mas vale a pena conhecer (um dos espaços). A Tasca do Celso faz sempre parte de uma jantarada e nunca desilude. Para além disso, o ambiente é típico e têm uma garrafeira que faz inveja a muitos espaços da capital.
- Pátio Alentejano - Sempre a abarrotar. Excelente relação qualidade-preço: entradas óptimas, comidinha bem confeccionada, doses generosas. É como se já fizesse parte da casa.
- O Pescador - Muito elogiado pelos locais, tem bom peixe fresco e também marisco. Não é dos meus preferidos, mas não está mal.
- O Ritual - Outro que está no top 5, fica junto ao forte de Milfontes. Tem um ambiente muito giro, moderno, mas com preços algo elevados.
- Oásis - Fica do outro lado do rio Mira, junto à praia das Furnas. Aconselho jantar (arrozes, cataplanas) em noites calorosas, para usufuir da esplanada com vista para Milfontes. Os locais gostam muito deste espaço.
- Pastelaria Mabi - Um clássico para toda a hora (croissants, gelados)
- Gelataria Prieto - Os donos passaram por Itália e os gelados são do melhor (para mim, melhores que a Mabi)
Longueira
- João da Longueira - Os locais gostam muito, para jantares de aniversário ou outros eventos especiais. Tem, naturalmente, peixe de qualidade e algum marisco, com uma carta orientada para arrozes e cataplanas. Obviamente, não defrauda embora prefira outros espaços.
- Josué - Um dos melhores sítios para comer peixe fresco. O dono domina a arte da grelha e a fama é reconhecida. Já lá comi um sargo impecável, com uma saladinha em que o tomate madurinho parece mel de tão doce.
Almograve
- Isa - Estão a ver o franguinho da Guia? Acho que este ainda é melhor. Vem cortado pequenino, com batatas fritas, arroz de cenoura (ou de "miúdos") e salada. É tão guloso que, às vezes, é dos primeiros restaurantes que visito após meses de ausência.
Zambujeira
- A Barca-Tranquitanas - O ano passado, descobri esta pérola para uma bela feijoada de búzios. O espaço é acolhedor, a confecção é cuidada e a paisagem envolvente é qualquer coisa. Vejam fotos e investiguem.
Naturalmente, há muito, muito mais. Por exemplo: em Almograve, há uma tasquinha modesta onde podem comer peixe fresco (sardinhas, carapaus, dourada, sargo) depois de uma manhã de praia e a preços muito convidativos. Em Milfontes há mais uma meia dúzia de opções interessantes, embora tenha destacado o melhor. No caminho para a Zambujeira, numa terra chamada Cavaleiro, há um local "escondido" com marisco baratíssimo e onde se come bem e barato. No Brejão, ao pé da praia da Amália, no café Central, há iguarias como linguadinhos fritos, açorda de ovas, polvo à lagareiro com batata doce e, ainda, arroz de marisco. Batata doce é numa quinta a caminho do Cavaleiro. Pão e bolinhos caseiros é nas Brunheiras, antes de chegar a Milfontes. Perguntem onde fica
Enfim, podia estar aqui o dia inteiro e nunca mais terminava :D
 

Aida Silva

Membro Novo
Olá Ricardo. Agradeço a sua mensagem e ainda para mais a forma tão detalhada com que descreve quer as parias quer os restaurantes. Os dois primeiros dias vou a Porto Covo, os outros dois a Milfontes e depois o último vou a Almograve. Como vou sozinha espero não gastar muito em comida, mas quero ver se como carne alentejana e ainda peixe e marisco. :) Já tinha lido na net que a Tasca do Celso era cara, mas também um dia não são dias não é ? Obrigada pela sua sms.
 
Última edição por um moderador:

RicardoGil

Membro Conhecido
Olá Ricardo. Agradeço a sua mensagem e ainda para mais a forma tão detalhada com que descreve quer as parias quer os restaurantes. Os dois primeiros dias vou a Porto Covo, os outros dois a Milfontes e depois o último vou a Almograve. Como vou sozinha espero não gastar muito em comida, mas quero ver se como carne alentejana e ainda peixe e marisco. :) Já tinha lido na net que a Tasca do Celso era cara, mas também um dia não são dias não é ? Obrigada pela sua sms.
Sou amigo de um casal, que vive em Almograve, e a minha amiga (Maria) trabalha na Pousada: conheço bem o local, é simpático e tem os serviços mais que suficientes para uma estadia de qualidade a preços em conta. Para além disso, da Pousada vai a pé para todo o lado (inclusive para a praia, se gostar de caminhar).
E, sim: a Tasca do Celso merece mesmo uma visita :)
Boas férias!
 

Aida Silva

Membro Novo
Sim a noite que vou ficar em Almograve é na Pousada de Juventude, porque foi o que encontrei mais em conta e uma noite vai ficar-me em doze euros com pequeno almoço incluído. Ainda bem então que dá para ir a pé, porque depois quero ver se janto e almoço por lá e vou à praia :) Já falei com uma Sra da Pousada e sim, pareceu-me uma simpatia. Até foi ela que me avisou que se eu fizesse a reserva pelo booking ia pagar mais 6 euros. E então reservei pelo telefone e assim poupei dinheiro. Agora só não sei como vai ser para circular, porque o dia em que vou é em pleno MEO sudoeste. :)
 
Última edição por um moderador:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Pena não me ter apercebido deste tópico há uma semana atrás. Talvez reformulasse algumas coisas. O fim de semana passado estivemos na Zambujeira do Mar e andámos um pouco à nora com os restaurantes.
Tinha visto no tripadvisor a A Barca Traquitanas com boas revues e era onde pretendíamos ir. Mas estivemos até tarde na praia do Carvalhal, perto do Parque de Campismo Monte Carvalhal da Rocha onde ficámos, e só depois de estacionar na Zambujeira é que nos apercebemos que o restaurante ainda era longe. Como ainda iamos para o festival, tivemos de ficar mesmo por ali.
Acabámos por ir à Marisqueira Costa Alentejana. Achámos caro para a qualidade apresentada. Doses caras e pequenas, atendimento mauzinho.

Já agora, fica a opinião para os apreciadores de campismo sobre o Monte Carvalhal da Rocha, campismo e apartamentos.
Monte Carvalhal da Rocha - Turismo - Parque de Campismo
Boas instalações no que respeita a balneários, ótima piscina (paga à parte) bar, restaurante e esplanada com ótimo aspecto (não chegámos a utilizar). Sobre os apartamentos não posso opinar porque não utilizei. Espaços exteriores com muitas sombras e vista para o mar em alguns pontos. À noite, e não sei se devido a estar muito vento, o som do mar é impressionante.
Em frente ao parque há uma quinta/ herdade com muitos animais exóticos. Muito giro. Atenção à vedação que está electrificada. Ainda que seja de baixa voltagem assusta. Tem avisos mas passam despercebidos ( eu apercebi-me demasiado tarde ....a tirar uma foto toquei na rede e levei um susto enorme).

A praia do Carvalhal é muito bonita mas estava com ondulação muito forte. Também estivemos na praia do Malhão em Vila Nova de Mil Fontes e estava igualmente com forte ondulação. Mas dentro do que é habitual na maioria das praias do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina.
 

Hugo Furtado

Membro Ativo
Olá @Aida Silva :)
Se não estou em erro, este será o 7.º ano seguido em que vou para a Costa Vicentina no verão (falando de férias "internas") no eixo Zambujeira - Porto Covo. Costumo ficar alugar casa (particular) durante cerca de 3 semanas em Vila Nova de Milffontes, mas vou muito para a praia de Almograve.
Como deves imaginar, ao longo destes anos todos, e contando com escapadinhas em Junho/Outubro, já conheço praticamente tudo. Ou seja, sei quais os melhores restaurantes, onde comprar batata doce, onde comprar o pão, entre outros "truques".
Mas, falando de restaurantes, tudo vai cair na relação qualidade-preço porque há gostos para todas as bolsas. Vou tentar fazer um resumo, ok?
Porto Covo
- Pastelaria Marquês - Bons croissants, gelados e as famosas queijadas Marquês. Bom local para uma refeição rápida (e barata).
- Marisqueira Marquês - Excelente oferta de marisco, com uma esplanada simpática (embora um pouco caro).
Vila Nova de Milfontes
- Tasca do Celso e Porto das Barcas - São considerados os melhores restaurantes de Milfontes. Ambos são carotes, mas vale a pena conhecer (um dos espaços). A Tasca do Celso faz sempre parte de uma jantarada e nunca desilude. Para além disso, o ambiente é típico e têm uma garrafeira que faz inveja a muitos espaços da capital.
- Pátio Alentejano - Sempre a abarrotar. Excelente relação qualidade-preço: entradas óptimas, comidinha bem confeccionada, doses generosas. É como se já fizesse parte da casa.
- O Pescador - Muito elogiado pelos locais, tem bom peixe fresco e também marisco. Não é dos meus preferidos, mas não está mal.
- O Ritual - Outro que está no top 5, fica junto ao forte de Milfontes. Tem um ambiente muito giro, moderno, mas com preços algo elevados.
- Oásis - Fica do outro lado do rio Mira, junto à praia das Furnas. Aconselho jantar (arrozes, cataplanas) em noites calorosas, para usufruir da esplanada com vista para Milfontes. Os locais gostam muito deste espaço.
- Pastelaria Mabi - Um clássico para toda a hora (croissants, gelados)
- Gelataria Prieto - Os donos passaram por Itália e os gelados são do melhor (para mim, melhores que a Mabi)
Longueira
- João da Longueira - Os locais gostam muito, para jantares de aniversário ou outros eventos especiais. Tem, naturalmente, peixe de qualidade e algum marisco, com uma carta orientada para arrozes e cataplanas. Obviamente, não defrauda embora prefira outros espaços.
- Josué - Um dos melhores sítios para comer peixe fresco. O dono domina a arte da grelha e a fama é reconhecida. Já lá comi um sargo impecável, com uma saladinha em que o tomate madurinho parece mel de tão doce.
Almograve
- Isa - Estão a ver o franguinho da Guia? Acho que este ainda é melhor. Vem cortado pequenino, com batatas fritas, arroz de cenoura (ou de "miúdos") e salada. É tão guloso que, às vezes, é dos primeiros restaurantes que visito após meses de ausência.
Zambujeira
- A Barca-Tranquitanas - O ano passado, descobri esta pérola para uma bela feijoada de búzios. O espaço é acolhedor, a confecção é cuidada e a paisagem envolvente é qualquer coisa. Vejam fotos e investiguem.
Naturalmente, há muito, muito mais. Por exemplo: em Almograve, há uma tasquinha modesta onde podem comer peixe fresco (sardinhas, carapaus, dourada, sargo) depois de uma manhã de praia e a preços muito convidativos. Em Milfontes há mais uma meia dúzia de opções interessantes, embora tenha destacado o melhor. No caminho para a Zambujeira, numa terra chamada Cavaleiro, há um local "escondido" com marisco baratíssimo e onde se come bem e barato. No Brejão, ao pé da praia da Amália, no café Central, há iguarias como linguadinhos fritos, açorda de ovas, polvo à lagareiro com batata doce e, ainda, arroz de marisco. Batata doce é numa quinta a caminho do Cavaleiro. Pão e bolinhos caseiros é nas Brunheiras, antes de chegar a Milfontes. Perguntem onde fica
Enfim, podia estar aqui o dia inteiro e nunca mais terminava :D
Bom dia @RicardoGil

Estou a planear passar 4 dias na zambujeira do Mar no final de agosto, quais as praias e restaurantes que devo frequentar?
As praias que tenho selecionadas são São Torpes e Porto Covo, Praia dos Alteirinhos, Praia da Amália e Zambujeira do Mar, aconselhas outras?
Em relação a restaurantes pretendo ir a 3, quais os que aconselhas em termos preço/qualidade?
Obrigado.
 
Última edição por um moderador:

Nuno

Administrador
Staff
Boas

Podes experimentar o "Trinca Espinhas" ou o "Bom Petisco" em São Torpes e o "João da Longueira" na Longueira.
Neste último o meu prato preferido são as cataplanas... Gosto mais da de tamboril ;)
 

RicardoGil

Membro Conhecido
Olá @Hugo Furtado :)

Desculpa só agora responder mas, por sinal, estou na Costa Vicentina de férias e nem sempre há oportunidade para vir logo comentar. Em relação a restaurantes, já dei algumas sugestões neste tópico embora se possa sempre acrescentar mais algumas dicas ;)

Ora bem, falando de praias... como vais ficar na Zambujeira, São Torpes (mais perto de Sines) e Porto Covo, ficam mais fora de mão. Na minha opinião, talvez em ar de passeio, vai espreitar a praia do Malhão (a caminho de Porto Covo, vindo do Sul). Igualmente perto de VN Milfontes, a praia das Furnas também pode ser aposta. Continuando...

... Mais perto da Zambujeira (a poucos quilómetros), tens a praia do Almograve. Terra simpática que merece uma visita. Aliás, o restaurante João da Longueira - dica valiosa do nosso administrador - fica na freguesia conjunta de Longueira/Almograve. Por norma, é a praia que mais frequento.

Agora, na Zambujeira, há igualmente várias hipóteses. Desde logo, a praia principal (vista cá de cima, só apetece mergulhar). Depois, a praia dos Alteirinhos tem várias praias dentro (passagem entre as rochas, na maré vazia) e vale a pena dar uma olhadela. Deixo mais duas sugestões:

1. Praia de Nossa Senhora e Barca Tranquitanas. A escolha passa por ir à praia de manhã e almoçar neste espaço com esplanada simpática ou, em alternativa, ir à praia de tarde e terminar o dia com uma petiscada ou uma feijoada de búzios. Deixo aqui um link, para abrir o apetite (da praia e do restaurante):

http://pt.rotavicentina.com/restaurante-a-barca-tranquitanas-102.HTML

2. Praia do Carvalhal e Café Central do Brejão. Bem, nem devia dizer isto (segredo :D) pois estou a arriscar mais filas no verão... mas, aqui vai: a praia da Amália é uma boa dica embora atenção - o acesso (descida pela falésia) pode não ser fácil, especialmente para crianças. Espreita e avalia. Portanto, a minha sugestão passa pela praia do Carvalhal de manhã com almoço posterior no Café Central (peixe fresco, comida típica alentejana). Mais um link para ficar a pensar?

Café Central. No Brejão, onde Amália passava férias e comia douradas

Recapitulando, em jeito de resumo:

Porto Covo
- Praia da Samoqueira
- Cervejaria/Marisqueira Marquês

VN Milfontes
- Praia do Malhão (perto do parque de campismo Sitava, a caminho de Porto Covo) / Praia das Furnas
- Tasca do Celso / Pátio Alentejano / Ritual (consultar TripAdvisor)

Longueira/Almograve
- Praia do Almograve
- João da Longueira / O Josué

Zambujeira
- Praia da Zambujeira / Praia do Carvalhal / Praia dos Alteirinhos / Praia de Nossa Senhora
- Barca Tranquitanas (n.º 1 TripAdvisor) / Café Central Brejão ;)

Qualquer coisa, apita. Vou andar por aqui até final de Agosto :cool:
 

Hugo Furtado

Membro Ativo
Olá @Hugo Furtado :)

Desculpa só agora responder mas, por sinal, estou na Costa Vicentina de férias e nem sempre há oportunidade para vir logo comentar. Em relação a restaurantes, já dei algumas sugestões neste tópico embora se possa sempre acrescentar mais algumas dicas ;)

Ora bem, falando de praias... como vais ficar na Zambujeira, São Torpes (mais perto de Sines) e Porto Covo, ficam mais fora de mão. Na minha opinião, talvez em ar de passeio, vai espreitar a praia do Malhão (a caminho de Porto Covo, vindo do Sul). Igualmente perto de VN Milfontes, a praia das Furnas também pode ser aposta. Continuando...

... Mais perto da Zambujeira (a poucos quilómetros), tens a praia do Almograve. Terra simpática que merece uma visita. Aliás, o restaurante João da Longueira - dica valiosa do nosso administrador - fica na freguesia conjunta de Longueira/Almograve. Por norma, é a praia que mais frequento.

Agora, na Zambujeira, há igualmente várias hipóteses. Desde logo, a praia principal (vista cá de cima, só apetece mergulhar). Depois, a praia dos Alteirinhos tem várias praias dentro (passagem entre as rochas, na maré vazia) e vale a pena dar uma olhadela. Deixo mais duas sugestões:

1. Praia de Nossa Senhora e Barca Tranquitanas. A escolha passa por ir à praia de manhã e almoçar neste espaço com esplanada simpática ou, em alternativa, ir à praia de tarde e terminar o dia com uma petiscada ou uma feijoada de búzios. Deixo aqui um link, para abrir o apetite (da praia e do restaurante):

http://pt.rotavicentina.com/restaurante-a-barca-tranquitanas-102.HTML

2. Praia do Carvalhal e Café Central do Brejão. Bem, nem devia dizer isto (segredo :D) pois estou a arriscar mais filas no verão... mas, aqui vai: a praia da Amália é uma boa dica embora atenção - o acesso (descida pela falésia) pode não ser fácil, especialmente para crianças. Espreita e avalia. Portanto, a minha sugestão passa pela praia do Carvalhal de manhã com almoço posterior no Café Central (peixe fresco, comida típica alentejana). Mais um link para ficar a pensar?

Café Central. No Brejão, onde Amália passava férias e comia douradas

Recapitulando, em jeito de resumo:

Porto Covo
- Praia da Samoqueira
- Cervejaria/Marisqueira Marquês

VN Milfontes
- Praia do Malhão (perto do parque de campismo Sitava, a caminho de Porto Covo) / Praia das Furnas
- Tasca do Celso / Pátio Alentejano / Ritual (consultar TripAdvisor)

Longueira/Almograve
- Praia do Almograve
- João da Longueira / O Josué

Zambujeira
- Praia da Zambujeira / Praia do Carvalhal / Praia dos Alteirinhos / Praia de Nossa Senhora
- Barca Tranquitanas (n.º 1 TripAdvisor) / Café Central Brejão ;)

Qualquer coisa, apita. Vou andar por aqui até final de Agosto :cool:
Muito obrigado @RicardoGil
Dicas preciosas, vou ficar 4 dias na Zambujeira e portanto já posso fazer o plano.
 
Última edição por um moderador:
Top