Novidades

Férias no Açores 2022

tigra

Membro
Caros membros,

Estou a começar a planear as próximas férias em família (Agosto de 2022).
Uma vez que a pandemia do COvid-19 ainda está para durar, terei de adiar as férias no México, pois não tenho confiança nos cuidados de saúde daquele país.
Por esse motivo, estou a planear voltar aos Açores, para conhecer algumas das ilhas ainda por visitar.
O 1º plano é o seguinte:
Voo Lisboa - Terceira
Visitar a Ilha terceira.
Barco Terceira - Graciosa
Visitar a Graciosa.
Barco de regresso à terceira e voo para as Flores.
Visitar as Flores.
Barco para o Corvo
Visitar o Corvo
Barco de regresso às Flores
Voo para São Miguel
Revisitar São Miguel
Voo S. Miguel - Lisboa

Nas pesquisas que realizei tomei conhecimento do Açores Air-pass que, de acordo com a informação na página da Sata " Com esta tarifa poderá: Fazer 3 paragens superiores a 24 horas em qualquer aeroporto dos Açores; Fazer paragens ilimitadas em qualquer aeroporto dos Açores, desde que não exceda 24 horas entre a chegada e a partida do mesmo". No entanto não refere custos. Perguntei no chat da Sata e a resposta foi para enviar email a perguntar, o que já fiz e aguardo resposta.

Alguém já utilizou este Açores Air-pass?
O que acham do programa provisório?
Quantos dias em cada ilha acham recomendável?

Todas as sugestões são bem vindas.


Abraço,


  • Fazer 3 paragens superiores a 24 horas em qualquer aeroporto dos Açores.
  • Fazer paragens ilimitadas em qualquer aeroporto dos Açores, desde que não exceda 24 horas entre a chegada e a partida do mesmo.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Tigra,

Desconhecia esse AirPass... fui pesquisar no site da Sata mas fiquei na mesma pois não fala em valores!

Quanto aos dias nas ilhas:
- Flores: estive 5,5 dias e percorri a ilha com calma. É muito bonita e acho que justifica bem uns 4 dias.
- Corvo: o clima não me permitiu a ida mas penso que 1 dia. Em vez do ferry sugiro passeio de barco pois levam-nos a ver algumas grutas em volta das Flores.
- Graciosa: estive 3,5 dias e também percorri a ilha com calma. Provavelmente com 2 dias, bom tempo e sem muitas caminhadas já se aproveita bem.
- Terceira: estive 2,5 dias e não chegou pelo que quero voltar.

Fiz report das ilhas das Flores e Graciosa que poderão ajudar no roteiro ;)
 

tigra

Membro
Já agora, nas ilhas mais pequenas, onde a oferta hoteleira é pouca, como ficar? Hotel ou Alojamento local?
Alguém tem experiência com AL nessas ilhas? AirBNB ou Booking?

Obrigado
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Não tive dificuldade com alojamento nas Flores e Graciosa mas fui em Outubro e Abril... Para Agosto é melhor reservar com antecedência.

O que reservar depende do gosto e bolso de cada um mas aqui ficam as minhas sugestões:

= Flores: a minha preferência vai para estadia na Fajã Grande. Eu fiquei na Casa Atlântida marcado directamente, não tem luxo mas está bem equipada e localizada. Outros bons na Fajã Grande com preço mais alto: Aldeia da Cuada (TOP e com bom restaurante, vê as fotos no meu report), Moinho da Cascata (a casinha ao pé da cascata nas fotos), Sítio da Assumada. Em Santa Cruz tens um Inatel com muito bom aspecto.

= Graciosa: fiquei em Santa Cruz na Moniz House em T1 bem equipado e localizado, marcado directamente... Não sei se tem casas maiores mas a sra da casa é uma simpatia, deu dicas, deixou café, chá, leite, biscoitos. Se quiserem gastar um pouco mais, sem duvida que iria para um dos Moinhos da Praia (Pedra ou Boina de Vento)... Vê as fotos no meu report. A senhora da Moniz House indicou-me a quem alugar o carro e esse senhor disse-me que se lá voltasse ele tambem aluga casas penso que na Praia (se quiseres mando msg com contacto).

= Terceira: da primeira vez fiquei na Brivaldo Guesthouse em Angra e o ano passado no Royal Beach na Praia da Vitória. Para conhecer a ilha penso que Angra é mais central e aí também tens o Terceira Mar... A minha irmã ficou lá e gostou.
😉
 

tigra

Membro
Boa tarde,

Após vários emails, sem resposta, para a SATA pedindo informações sobre o AirPass, resolvi ontem telefonar.
Pensava eu que era tipo uma tarifa fixa, que permitiria realizar as viagens descritas, mas não. Afinal o valor depende das ilhas e trajetos que se pretende visitar.
Pedi então uma simulação e para o trajeto inter -ilhas que pretendo realizar: Terceira-Graciosa-Flores-São Miguel o valor que me foi dado foi de 202€.
Simulei os mesmos voos no Momondo e obtive um valor significativamente menor: 184€.
Afinal, qual é a vantagem dos AirPass? Não entendo?
Alguém me explica?
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Boa tarde,

Após vários emails, sem resposta, para a SATA pedindo informações sobre o AirPass, resolvi ontem telefonar.
Pensava eu que era tipo uma tarifa fixa, que permitiria realizar as viagens descritas, mas não. Afinal o valor depende das ilhas e trajetos que se pretende visitar.
Pedi então uma simulação e para o trajeto inter -ilhas que pretendo realizar: Terceira-Graciosa-Flores-São Miguel o valor que me foi dado foi de 202€.
Simulei os mesmos voos no Momondo e obtive um valor significativamente menor: 184€.
Afinal, qual é a vantagem dos AirPass? Não entendo?
Alguém me explica?
Pensava mesmo que voando pela SATA , teriamos voos grátis sujeito a disponibilidade entre ilhas.
 

SEDA

Membro Conhecido
Pensava mesmo que voando pela SATA , teriamos voos grátis sujeito a disponibilidade entre ilhas.
@NunoCorreia os voos grátis entre ilhas são possíveis se ficar menos de 24h na ilha onde chegar o seu voo principal. Por exemplo, quer ir às Flores, mas como não tem voo direto para lá, faz ligação por São Miguel ou Terceira, e aqui apanha o voo gratuito para as Flores (tem de fazer marcação direta com a Sata, porque aí sim está sujeito a disponibilidade). Mas em São Miguel ou na Terceira não pode fazer escala superior a 24h (o mesmo acontece no regresso).
Penso que não é isso que o Tigra se está a referir, uma vez que deve pretender ficar mais de 24h na Terceira para conhecer a ilha.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
@NunoCorreia os voos grátis entre ilhas são possíveis se ficar menos de 24h na ilha onde chegar o seu voo principal. Por exemplo, quer ir às Flores, mas como não tem voo direto para lá, faz ligação por São Miguel ou Terceira, e aqui apanha o voo gratuito para as Flores (tem de fazer marcação direta com a Sata, porque aí sim está sujeito a disponibilidade). Mas em São Miguel ou na Terceira não pode fazer escala superior a 24h (o mesmo acontece no regresso).
Penso que não é isso que o Tigra se está a referir, uma vez que deve pretender ficar mais de 24h na Terceira para conhecer a ilha.
Ahhhhhhhhh, agora percebi.
Obrigado.
 

SEDA

Membro Conhecido
De nada. Também não percebo para que serve realmente o AirPass, a menos que sejam tarifas especiais (o que não me parece dado que o Tigra conseguia valores mais baixos comprando por ele fora do site da SATA).
 

tigra

Membro
A respota da SATA ao meu email perguntando qual o beneficio do Air-pass, tendo em atenção o fato de conseguir preços mais baratos para os mesmos voos foi:
"A SATA agradece o seu contacto.
A tarifa Azores Air Pass é, de facto, uma tarifa destinada a turistas, que possibilita visitarem várias ilhas açorianas a um valor inferior ao da tarifa standard (tarifa flexível). Quando falamos nos valores das tarifas Azores Air Pass e da flexível é com base nos valores por nós praticados, nos nossos canais de venda.
Os valores praticados por outras agências online não são da nossa alçada, ficando assim ao critério do passageiro optar pelo canal de compra que melhor lhe convier.".

Não entendi o que querem dizer com tarifa standart (flexivel)?

Já agora, qual no vosso entender, o período mínimo de estadia em cada ilha, para que a possa conhecer minimamente?

Obrigado
 

SEDA

Membro Conhecido
Olá @tigra :)

Das ilhas que pretende conhecer eu só conheço a Terceira e a Graciosa e estive 4 dias em cada uma delas (em viagens diferentes). Aluguei carro e deu perfeitamente para dar a volta às ilhas nas calmas e ver tudo o que pretendíamos (na Graciosa ainda aproveitamos para passar umas horas nas Termas do Carapacho).

Relativamente à tarifa Standart (flexível) da SATA provavelmente é uma tarifa que permite alterações (no site deles nenhuma das tarifas tem esse nome), mas sem certezas porque também não conheço.
 

tigra

Membro
Bom dia,

Recebi um orçamento de uma agencia de viagens com os seguinte plano:
Dia 1- LX-Terceira
Dia 2,3 Terceira
Dias 4- Terceria-Graciosa
Dia 5- Graciosa
Dia 6-Graciosa-Flores
Dias 7, 8, 9 - Flores
Dia 10 Flores-São Miguel
Dias 11,12 São Miguel
Dia 13- São Miguel-LX

O que dizem aos dias em cada ilha? Em particular na Graciosa, onde está planeado apenas 1 dia completo.

Obrigado
 
Última edição por um moderador:

SEDA

Membro Conhecido
Olá @tigra :)

Relativamente ao tempo na Terceira foi o que eu fiz. Saí de Lisboa numa sexta de manhã, já almoçamos na Terceira, passeamos dois dias inteiros, e regressamos a Lisboa ao final do dia do quarto dia. Por isso, acho que esse tempo pode ser suficiente para conhecer a ilha (acho que vai depender muito do horário dos voos: se o voo de ida para a Terceira for ao final do dia e o de ida para a Graciosa de manhã, o tempo já fica mais curto).
Na Graciosa coloca-se a mesma questão: os horários dos voos, embora a Graciosa seja uma ilha muito pequena e com pouca coisa para ver. No entanto, conhecendo São Miguel em retiraria um dia aqui e juntava a uma das ilhas acima (sempre dependendo dos horários dos voos).

Flores não conheço (ainda) mas creio que 3 dias inteiros devem chegar.

Qualquer outra questão, disponha.
Boas viagens :)
 

tigra

Membro
No caso das Flores estou a incluir um dia para ir e regressar da Ilha do Corvo.
No caso de São Miguel, seria um regresso, mas gostaríamos de ir ao ilheu de Vila Franca do Campo, pelo que não me parece excessivo.
 

SEDA

Membro Conhecido
Creio que nas Flores o tempo que tem previsto, contando com os dias das viagens, chega bem para incluir a ida e volta ao Corvo (ter em atenção que dependendo da altura pode não ser possível a travessia entre ilhas devido ao estado do mar - isto foi-nos indicado quando estivemos na Graciosa, por Açorianos).

Relativamente a São Miguel só coloquei a hipótese de reduzir o tempo na ilha por já a conhecer, mas claro que tudo depende do que pretende fazer :)
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Bom dia,

Recebi um orçamento de uma agencia de viagens com os seguinte plano:
Dia 1- LX-Terceira
Dia 2,3 Terceira
Dias 4- Terceria-Graciosa
Dia 5- Graciosa
Dia 6-Graciosa-Flores
Dias 7, 8, 9 - Flores
Dia 10 Flores-São Miguel
Dias 11,12 São Miguel
Dia 13- São Miguel-LX

O que dizem aos dias en+m cada ilha? Em particular na Graciosa, onde está planeado apenas 1 dia completo.

Obrigado
Parece-me curto 2 dias em São miguel
 
Última edição por um moderador:

tigra

Membro
Caros membros,
Por motivos de saúde, as férias este ano serão por casa......
Agradeço as vossas sugestões, que serão utilizadas numa próxima oportunidade.

Abraço,
 
Top