Novidades

Excursões por conta própria

Andei a procura por aqui e encontrei muita informação espalhada.
Como sabem as viagens para Riviera não estão nada baratas e as economias do ano são de esticar ao máximo.
Por isso mesmo da informação que encontrei há a possibilidade de ir até Tulum de van. Aí há a possibilidade de ver as ruínas e ir até a praia. Contabilizando o gasto em van, entrada no parque de tulum e volta em van para o hotel o que se gasta não se pode comparar com o valor de uma excursão, tendo esta mais atracções.
Existe um cenote entre Pl. Carmen e Tulum (acho) e como as van param onde nós queremos também dá para lá ir sem gastar muito.
A minha pergunta é:
Algum de vocês já fez alguma visita aos locais onde habitualmente se vai em excursão por conta própria?
A ida para Coba e Chichen Itza como se vai? Transporte colectivo? Taxi? Ou a opção mesmo é em excursões?
O parque de X-caret tem um autocarro próprio, sabem se passa nos hotéis para recolher os visitantes do mesmo ou tem paragens próprias? E o valor do trajecto está incluído no bilhete?
Em média qual o valor das vans e dos colectivos?
Já que vi várias vezes mencionado que é seguro andar nos transportes acho que esta seria uma boa opção de conviver com os nativos utilizando o meios de transporte que eles usam, comendo nos mesmos restaurantes que eles comem e ir as mercearias que eles vão, fugindo um pouco do típico circuito de turista.
Quem sabe até nos podem revelar algum segredo maia :D
Deixem o vosso testemunho com toda a certeza que irá ajudar e muito.

TeK

Membro Conhecido
Olá Helena, recomendo-te a leitura dos meus dois reports sobre o México e terás a resposta à maior parte das tuas dúvidas. Vou deixar breves respostas, porque o resto como disse está tudo explicado nos reports.

A tulum a maioria das pessoas aqui vai de colectivo ou taxi e não em excursão.
Existem muitos cenotes entre Playa del Carmen e Tulum, muitos mesmos, a maior parte à beira da Carretera Federal.
Coba e Chichen Itza, a melhor opção será taxi ou excursão (ver preços dependendo do nº de pessoas), podes sempre alugar um carro, mas aconselho as duas primeiras opções.

Para Xcaret, colectivo também ou excursão no hotel com transporte incluido e que não fique muito mais caro que o valor do bilhete. O autocarro só faz o percurso entre a carretera federal e o parque, não vai aos hotéis.

O preço do colectivo ronda os 3USD por pessoa/trajecto.

Pesquisa bastante que vais bem preparada :)

Kufrua

Membro Conhecido
No meu report também pode ver aquilo que fiz por conta própria. Fiz excursões sim, mas a alguns lugares voltei de colectivo e de carro que aluguei no hotel. Conseguimos encontrar um casal para dividir o carro e ficou bastante económico. No meu caso não fui a Chichen Itza de carro, mas conheci 3 pessoas no hotel que tinham ido e que foi tranquilo, apenas se queixaram de não andar lá com um guia.

Se as coisas forem bem estudadas é bem possivel fazer muita coisa por conta propria, obvio que algumas são mais aconselhadas fazer em excursão, não só pelo guia, como pelos preços.

xquisito

Membro
Tulum como ja foi dito de colectivo, o sair se andares uns 3km chegas a playa paraiso, no meu caso dai apanhei um taxi ate akumal para nadar perto das tartarugas depois de volta o hotel de colectivo faz isso numa manhã.

Numa outra visita o Mexico optei por alugar um carro fui a Coba, Chichen Itza a vinda parei no cenote Ik kil e fui almoçar a Valladolid, ainda fomos novamente a playa paraiso tomar um banho e visita a Play del Carmen mas isso podes fazer via colectivo.

Em Chichen Itza optamos por um guia a meias com um casal de espanhois foi o guia que nos propos essa opçao, se guia esquece e um local obrigatorio mas com explicação no meu caso o guia era espanhol de nome Jesus fala devagar num espanhol perfeitamente perceptível do que vi dos outros guias la dentro fiquei mais do que satisfeito com o meu, a minha filha de 11 anos percebeu tudo e adorou.

O carro aluguei pelo site Tipoa e levantei no guichet da europcar do hotel com seguro 2 dias foi por volta de 55€

Eu voltei do México na terça, e fiz tudo por conta própria. Compensa imenso principalmente para tulum, akumal e para os parques, pois é relativamente perto dos hoteis, pode-se alugar um carro no próprio hotel e sai mais ou menos a 50 euros por dia (se conseguirem arranjar um casal para dividir as despesas melhor ainda) e a gasolina é por volta dos 70 cent por litro, por isso é baratíssimo. Nós fomos inclusive ao chichen Itza, mas não vale a pena a menos que gastes mais dinheiro e alugues um carro onde consegues andar a 120, porque o nosso era sempre a 80 (mais que isso a gasolina ia-se num instante), pelo que demoramos 3h e meia até ao chichen itza e gastámos um dia inteiro só para ir ver o chichen Itza. Para sair á noite e dar umas voltinhas compensa muito alugar um carro, não tive qualquer problema e é fácil de estacionar

Tiquiss

Membro Conhecido
Mafalda Duarte disse:
Eu voltei do México na terça, e fiz tudo por conta própria. Compensa imenso principalmente para tulum, akumal e para os parques, pois é relativamente perto dos hoteis, pode-se alugar um carro no próprio hotel e sai mais ou menos a 50 euros por dia (se conseguirem arranjar um casal para dividir as despesas melhor ainda) e a gasolina é por volta dos 70 cent por litro, por isso é baratíssimo. Nós fomos inclusive ao chichen Itza, mas não vale a pena a menos que gastes mais dinheiro e alugues um carro onde consegues andar a 120, porque o nosso era sempre a 80 (mais que isso a gasolina ia-se num instante), pelo que demoramos 3h e meia até ao chichen itza e gastámos um dia inteiro só para ir ver o chichen Itza. Para sair á noite e dar umas voltinhas compensa muito alugar um carro, não tive qualquer problema e é fácil de estacionar
Mafalda, ficamos à espera de um report sobre a viagem ;)

xquisito

Membro
Mafalda Duarte disse:
Que carro alugaram?eu tive um chevy, o mais fraco que tinha na TIPOA como ja disse paguei por 2 dias a volta de 55€ja com seguro e gastei a volta de 30 a 35 euros de gasolina sem ter de me limitar a 80km/h para teres uma ideia fiz a volta de 650km nesses 2 dias, nao posso dizer que abusei na velocidade mas 120a 140 e volta a afirmar que compensa e de que maneira ir a Chichen Itza.
Para os que nao sabem um chevy e simplesmente ca na europa um opel corsa mas com mala bastante economico

Tiquiss disse:
Mafalda, ficamos à espera de um report sobre a viagem ;)
Assim que tiver um tempinho, o farei :)

xquisito disse:
Que carro alugaram?eu tive um chevy, o mais fraco que tinha na TIPOA como ja disse paguei por 2 dias a volta de 55€ja com seguro e gastei a volta de 30 a 35 euros de gasolina sem ter de me limitar a 80km/h para teres uma ideia fiz a volta de 650km nesses 2 dias, nao posso dizer que abusei na velocidade mas 120a 140 e volta a afirmar que compensa e de que maneira ir a Chichen Itza.
Para os que nao sabem um chevy e simplesmente ca na europa um opel corsa mas com mala bastante economico
Um Atos, era super inseguro e gastava imenso ir a mais de 80! Bem nós pagamos 40 e tal por dia, mas alugamos no dia e diretamente no hotel (que ficava a 20 min de playa del carmen). Mas sim é capaz de compensar na mesma!

xquisito

Membro
Ok ja percebi um atos com 4 adultos la dentro aguenta se em cidade agora a fazer estrada e mais complicado...