Novidades

Excesso de tópicos sobre o mesmo assunto

Ladyhawke

Membro
DELLY disse:
Perfeito,
foi dado mais um passo em direcção ao perfeccionismo, no nosso fórum
Bom trabalho, moderadores.
boa viagem
Delly,

O trabalho é de todos os membros do Portal das Viagens ;)
"Trabalhamos" todos para o melhorar ;)
 

Nuno

Administrador
Staff
sufia disse:
Olá bom dia

não podia deixar de fazer o meu reparo a este tópico!! Eu parece que fui uma das selecionadas para me mandarem uma MP, porque supostamente coloquei tópicos repetidos!! Infelizmente achei de mau tom esse reparo e passo a explicar o porquê:

Este portal tem administrador e tem moderadores correcto??!! Para que servem eles??!! Na minha opinião para criar uma organização de tal forma a que não aconteçam as "repetiçoes" de tópicos de que tanto se queixam.... como tal se existe repetiçoes a culpa é do administrador e moderadores porque não criam condiçoes.....

Acho que essa responsabilidade é do administrador e seus moderadores....eles é que têm que criar topicos e subtopicos para os seus usuários não repetirem temas....

Uma ideia: Pk não criam subtemas no Mexico e outros destinos como por exemplo: Datas de viagem......excursoes......resorts.....questoes praticas..... clima...etc etc...ficaria a informação mt mais centrada.....

è muito fácil "culpar" os usuários...mas neste caso a culpa não é nossa!!!
Olá Sufia,

Todos nós (Moderação) fazemos o melhor para tentar organizar o Portal de forma a que a experiência de cada um se torne simples e intuitiva.

Com base nas tendências que verificamos, vamos tentando melhorar pontualmente aspectos que consideramos pertinentes e como em tudo na vida, existem correcções e melhorias que são bem sucedidas e outras que são menos.

Como pode verificar existem vozes para todos os gostos e como disse no meu post anterior, este iria ser o "tópico eterno" pois com tantas opiniões nunca se chegaria a um consenso, mas fico satisfeito por ter havido manifestações, pois ao menos sinto que mexeu com os quem tem participado nesta discussão e fez como nós pudéssemos entender qual seria o melhor caminho.

Os alertas que fizemos não foi com objectivo de censurar mas sim de educar e não culpamos ninguém perante as acções que cada um toma ... esperamos que também não nos apontem o dedo perante decisões que visam sempre a melhoria do Portal.

Aqui não há culpados! Somos um conjunto de pessoas que dedica o seu tempo em prol desta comunidade e espero que o entenda como tal.

A nossa intenção para o futuro é deixar fluir a actividade diária do Portal e ajustar (mover/editar/corrigir/remover) os tópicos que estejam menos bem.

Espero que vá de encontro às preferências de todos, ao pelo menos à da maioria.
 

Viajante123

Membro Novo
Bom dia ;)

Aqui vai mais uma "opinião"....

Frequento este forum já faz um tempinho...e antes de colocar algum tópico meu faço sempre uma pesquisa "prévia"... No entanto, em comparação com outros foruns, por vezes é mais útil abrir um novo tópico e resumir todas as minhas dúvidas. Sei que alguns irão ler....e novas sugestões irão aparecer.

Alerto ainda, que muitas vezes, uma opinião de 2008 torna-se muito diferente de uma opinião de 2010. Aconteceu isso comigo para o hotel que escolhi em Varadero, por exemplo! Infelizmente por vezes há o desgaste dos hotéis e algumas alterações nos serviços. E a última opinião é sempre a "melhor". ;)

Concordo com a opinião que já foi dada no sentido que apagarem ou bloquearem os tópicos de saídas mais antigas....como por exemplo: "Punta Cana 25-01". Mesmo para pesquisas futuras, este tipo de tópico não se torna muito interessante.

Eu cá continuarei com as minhas dúvidas e a ajudar sempre que possa....é para isso que o forum existe!! ;)

Cpts e Boas Viagens
;)
 

PAM

Membro Novo
Eu ainda não conheço os cantos à casa e não reparei nesse problema.
quando surgem topicos repetidos, basta colocar o link para o topico com essa informação.
Coloca-se tb a informação, que existe um motor de busca e como se faz.
Esse topico fica bloqueado e algum tempo depois seria apagado.

Tb se pode apagar logo o topico , enviam uma pm a quem abriu com o motivo e como fazer para procurar o que pretende.

Se todos ajudarem este problema será minimizado.

Ex: vejo um novo topico com questões repetidas, tomo a iniciativa de escrever que existe essa informação neste link »» ***********
assim não será prolongado e será apagado.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Dou a minha contribuição, porque não criar mais sub-tópicos para agregar melhor a informação? por exemplo em África, creio que já se justificava um sub-tópico para o Egipto, dada a quantidade de posts.

Em relação aos embarques, porque não criar um tópico específico Embarques, assim reuníamos toda a informação e só estaria acessível a quem a quisesse realmente pesquisar.

De resto creio que com uma ajuda da moderação, através de alertas pedagógicos sempre que algo não seja feito da forma correcta podem ajudar
 

Nuno

Administrador
Staff
Bom dia Paulo,

Vou avaliar esse e outros que já tenha tópicos suficientes para criar subcategorias.
Obrigado pela dica.
 

Nuno

Administrador
Staff
PAM disse:
Ex: vejo um novo topico com questões repetidas, tomo a iniciativa de escrever que existe essa informação neste link »» ***********
assim não será prolongado e será apagado.
Bom dia Pam,

Sempre que encontrem algo irregular podem tomar a iniciativa de reportar esse tópico clicando no icon de "Reportar Mensagem" que se encontra no lado contrário da imagem de cada utilizador.
 

PAM

Membro Novo
Nuno disse:
Bom dia Pam,

Sempre que encontrem algo irregular podem tomar a iniciativa de reportar esse tópico clicando no icon de "Reportar Mensagem" que se encontra no lado contrário da imagem de cada utilizador.
boas

não era a reports que me referia.

nós todos, em vez de dizer ou criticar ( mais um post do mesmo, ou faz um sarch ), escrevermos o link que dará a esse assunto.
depois voçês ( moderação) podem apagar ou bloquear.
 

Jokinha63

Membro Novo
Boas

Devemos todos contribuir para um " arrumar " correcto do Portal.
Acabei de reparar que por exemplo para Maiorca e Menorca existem dezenas de tópicos abertos e quase todos eles com a mesma pergunta " ajuda ".
Porque é que os moderadores não as apagam quando são criadas??? Assim obrigavam os colegas a postar nas já existentes.

Abraço
 

Nuno

Administrador
Staff
Jokinha63 disse:
Boas

Devemos todos contribuir para um " arrumar " correcto do Portal.
Acabei de reparar que por exemplo para Maiorca e Menorca existem dezenas de tópicos abertos e quase todos eles com a mesma pergunta " ajuda ".
Porque é que os moderadores não as apagam quando são criadas??? Assim obrigavam os colegas a postar nas já existentes.

Abraço
Bom dia,

Não podemos esquecer que estamos a falar de um fórum e não podemos apagar as mensagens que "achamos" que não interessam.
Grande parte tem respostas e são importantes para os autores.
 

Jokinha63

Membro Novo
Nuno disse:
Bom dia,

Não podemos esquecer que estamos a falar de um fórum e não podemos apagar as mensagens que "achamos" que não interessam.
Grande parte tem respostas e são importantes para os autores.
Olá

Peço desculpa , não queria dizer " apagar " mas sim copiar para tópicos sobre o mesmo assunto e já existentes.
È que acredite são mesmo muitas e quando procuramos acabamos por verificar que contêm a mesma coisa .
Às vezes aborrece.

Desculpe se estou a ser incómodo , mas é mesmo só a minha opinião.

Abraço
 

Nuno

Administrador
Staff
Jokinha63 disse:
Olá

Peço desculpa , não queria dizer " apagar " mas sim copiar para tópicos sobre o mesmo assunto e já existentes.
È que acredite são mesmo muitas e quando procuramos acabamos por verificar que contêm a mesma coisa .
Às vezes aborrece.

Desculpe se estou a ser incómodo , mas é mesmo só a minha opinião.

Abraço
Viva José,

Não está a incomodar nada ;) ... eu é que vos agradeço todas as dicas e sugestões que nos têm dado.

Quanto à questão, grande parte do problema está no título do tópico, pois quando olhamos à primeira vista, eles são todos iguais ... títulos do género "O que sugerem?", "Ajuda", etc são muitos, mas quando vamos ver o seu conteúdo verificamos que são diferentes.

Essa é um frente que trabalhamos sempre e tentamos editar o título para um mais expressivo e condizente com o conteúdo.

Na realidade, mesmo que movêssemos as mensagens para outro tópico elas continuavam a existir e não iríamos resolver muito.

Eu deixo aqui o meu alerta para serem mais expressivos e claros nos títulos das mensagens ... em testes que fiz com tópicos recentes, a simples alteração do título da mensagem com uma descrição mais clara é meio caminho andado para se conseguirem mais e melhores repostas.
 

lufialho

Membro Ativo
A sugestão que deixo é que ao lado do nome de quem abriu o tópico aparece tb a data em que o fez, assim analisaria mais facilmente o possivel interesse de ler 5,6,..etc n páginas de um tópico...
Fica aqui.
 

Asae

Membro Conhecido
Bem eu tenho tentado fazer o seguinte e porque tenho disponibilidade...

Quando vejo que é tópico recente leio o que diz, faço uma pesquisa e se vir que já existe informaçao disponivel escrevo: Na rpimeira barra azul tens uma ferramenta PESQUISAR, se a utilizares vais puder encontrar informação sobre as tuas questões e podes aí escrever as tuas dúvidas, essas pessoas são as que melhor te podem ajudar porque já viveram essa experiência. Ás vezes ponho o link do PESQUISAR, outras ponho 2 ou 3 links de exemplo.

Quando não encontro a informação informo que eu não vi essa informação mas que a pessoa pode tentar no PESQUISAR e dou como conselho outro link que vejo no google.

Á muitas perguntas completamente desnecessárias porque já existe informação e alguma bastante recente. Algumas pessoas reagem bem e já vi as questões serem postas nos devidos locais e até já consegui canalizar alguma informação dispersa para um tópico onde toda a gente me pareceu satisfeita e ali trocaram informações bastante úteis (fiquei muito contente) :eek:

MAs parece que á pessoas que reagem mal apesar da minha intenção não ser chamar-lhe "burras", só não quero que elas fiquem sem a informação ou que repitam tudo de novo outra vez porque depois para quem utiliza o PESQUISAR é uma chatice.

MAs prontos, vou desistir...

Não há solução perfeita e na verdade nem todos lemos as coisas da mesma maneira e não quero ser mal interpretada e como não sei o que hei-de fazer vou para um canto...:)
 

Nuno

Administrador
Staff
Sandra,

Não tens que ficar triste :)! Apesar de nos sentirmos à vontade porque já conhecemos os cantos à casa, há quem tenha alguma dificuldade e se sinta perdido(a) com tanta informação.

Por esse motivo opta por abrir um tópico novo na esperança de obter uma resposta e se o que recebe é um "tenta pesquisar que encontras" acaba por fica ainda mais confuso(a).
Há dias alguém me veio sugerir que devia adicionar uma pesquisa no Portal, por aqui podes ver que nem todos se sentem confortáveis com estas coisas :eek:

Se consigamos ajudar e prestar informação que vá de encontro às expectativas da pessoa, muito bem, caso contrário, não há problema ... nem sempre temos respostas para tudo :eek:

O objectivo é termos o espírito da partilha e da entre-ajuda!
 

Asae

Membro Conhecido
Pois Nuno mas é isso que eu faço. eu dou-me ao trabalho de ir ver se há informação, portanto eu faço a PESQUISA, se vejo que há muita informação informo que á muita informação e direcciono a pessoa para o PESQUISAR porque tenho a consciência de que muita gente não PESQUISA porque não sabe e muitas vezes ainda ponho alguns links de exemplo.

Mas parece que se se ajuda tem de se o fazer com alguma linguagem especial, o que eu não encontro, se não se ajuda é a confusão que é com tópicos por todos os lados sobre o mesmo assunto e ás vezes tópicos com o mesmo titulo, chega a haver pessoas a falar do mesmo asunto em vários tópicos mas ainda abre um novo e como não obtem resposta passado algum tempo volta a abrir um novo tópico com o mesmo assunto.

O que eu pretendia era evitar isso porque infelizmente sabes o que acontece??? Acho tudo tão confuso que vou procurar primeiro a informação noutros locais e depois venho aqui dar uma vista de olhos porque aqui perco imenso tempo (infelizmente é assim apesar de ser uma frequentadora diária do portal) a ler coisas repetidas, desnecessárias, tópicos atrás de tópicos da mesma coisa... mas prontos continuo cá porque vou encontrando informação, fazendo comparações e tenho amigos (lol).

MAs não me vou manifestar mais, nem dar indicações a ninguem. Experimentei uma coisa porque tinha tempo e disponibilidade para ajudar e não gostava de ver as pessoas sairem sem alguma informação como não resultou... cada um por si e que se desenrasque:(, agora não vou é pedir desculpa ás pessoas por estar a tentar ajudar e nem vou arranjar uma linguagem especial... e eu a pensar que estava a fazer uma bela coisa :eek::):eek:

Mas também posso dizer:

Exmo.(a) Sr. (a)
Peço imensa desculpa pelo incómodo mas após ler a sua mensagem pude detectar que no Portal existe informação sobre o assunto pretendido por si. Peço-lhe encarecidamente que siga os meus passos para puder ter resposta ás suas questões: Se olhar para o seu ecrã poderá visualizar uma pequena barra azul (situada acima da barra preta), nessa barra irá encontrar a palavra PESQUISA. Queira encarecidamente dirigir-se para esse local e escrever a palavra e ou palavras da informação pretendida.

Para seu próprio bem e é se quiser sair daqui com alguma informação porque se não sair o problema é seu ponha as questões nos tópicos já criados, se não o fizer o problema é seu porque pode não ter qualquer resposta. Azar!!!:eek::devil:;)


Desculpem lá não resisti :p:D:D. Eu vou-me calar sobre este assunto :p
 

Flecha

Membro Conhecido
curiosamente ainda ontem pensei neste assunto...e sabem que conlusei cheguei?
apagar tudo excepto os reposrts e tópicos mais concorridos e começar de novo.
Arrumar a casa de vez.
às vezes mais vale começar do inicio, tal é já o tamanho do problema.
 

Nuno

Administrador
Staff
Boas,

@Sandra, não coloquei em causa o que fazes e fico grato pela prontidão e ajuda que prestas. A referência que fiz foi às mensagens em que se coloca o link para a pesquisa ou texto do tipo "pesquisa que encontras".
Julgo ter sido claro quanto a isso! Em lado algum disse que não fazia sentido indicar outros tópicos que contenham informação que responda a questão colocada pelo membros em causa.

Não sei onde foste buscar essa ideia!

Há que ter em conta que estamos a falar de um fórum e não de um blog onde a informação é estruturada.
Além disso tenho reparado que parte do problema reside nos títulos dos tópicos que não são esclarecedores e que se repetem múltiplas vezes.

@Tiago, não deixa de ser uma sugestão curiosa :)
 

jfreitas

Membro Conhecido
Sandra:

Fui eu que levantei esta questão ao falar contigo e penso que fui muito claro no que disse. Pensava aliás que tinhamos ficado, os dois perfeitamente esclarecidos...

Não dei a mínima importancia ao assunto, até porque falei publicamente no chat. Se fosse uma questão importante ou que eu considerasse que te deveria chamar a atenção para alguma coisa teria-o feito em privado como é óbvio. Se fosse mesmo grave nem seria eu mas sim o nuno a fazê-lo.

Não entendo que te estejas a sentir "atacada" com esta questão. Nem tão pouco entendo como pode estar a ter qualquer tipo de desenvolvimento.

Percebeste o que queria dizer... brincamos até sobre isso... Porquê agora esta posição?

Quanto aos tópicos repetidos.. digam-me por favor qual é o fórum que não os tem...

Gostava de saber até porque como tu sabes, faço algumas viagens todos os anos.

Sem apoio de agência ou operadores... compro viagens de avião, reservo hoteis marco excursões, defino destinos e itenerários... tudo por minha conta. Como sabes isso envolve pesquisa, muita pesquisa e uma necessidade grande de informação actualizada...

Por isso mesmo gostava de saber onde estão esses fóruns tão "arrumadinhos"

Um fórum é dinamico e como tal, uma pergunta hoje pode ser respondida daqui por um ano ou por uma hora... os tópicos nascem e morrem de acordo com a vontade dos membros do fórum... é um processo natural" vai sempre haver tópicos duplicados, necessários e pertinentes para uns e desnecessários e irritantes para outros... É um fórum, um espaço de discussão e partilha de ideias.

Não é um repositório de informação organizada.

O Nuno já referiu isto várias vezes mas parece que não é fácil de entender.

Dentro da "desorganização organizada" existe controlo, esse é o meu papel e o das outras pessoas que tão bem conheces... Mas esse controlo não é exercido de bastão na mão.

Se assim fosse era fácil... as mensagens não eram colocadas on-line em tempo real e depois de aprovadas iam para os sitios certos... "Esta interessa fica esta nem por isso...vai á vida". Mesmo aí o critério seria subjectivo.. Chamo a isto liberdade de expressão e tolerancia!
 

Car_lota

Membro
Cada fórum é um fórum e nenhum é perfeito. Já encontrei foruns mais "arrumadinhos" mas que movimentam muito menos utilizadores, e geralmente têm a desvantagem de se tornar um núcleo um bocado fechado e meio "selecto" (sem querer generalizar). Tb temos que ver que passa por aqui muita gente e é impossível arrumar a casa a 100%. Eu sinceramente tb acho que há muitos tópicos repetidos mas tb há pessoas sem vontade de ajudar. Às vezes para receber uma resposta do tipo "vai pesquisar" ou uma resposta abrutalhada e atravessada, mais vale não dizerem nada e assim não contribuem para o spam. Se há muita gente que frequenta fóruns com frequência, há muita gente tb que não percebe minimamente como funciona um fórum e que aterrou aqui por intermédio de uma pesquisa e resolve inscrever-se. Se a recepção que tem é uma resposta arrogante que em vez de ajudar só ajuda a criar mau ambiente acredito que a impressão com que a pessoa fica não seja a melhor. E depois... sim, até pode haver um bocado de desorganização mas vale mais informação de mais do que de menos. Eu participo de outros fóruns mais arrumados e nunca deixei de cá vir principalmente porque aqui sinto-me bem, sinto que há um ambiente informal e encontro muita vontade de ajudar (na maior parte dos casos).
 
Top