Novidades

Excesso de tópicos sobre o mesmo assunto

Flecha

Membro Conhecido
tenho outra sugestão:

ponham os report's como post's fixos SEMPRE.
façam uma seleção dos melhores, de vários hoteis e têm meio caminho andado para a problema das Caraibas.

Assim de repente lembro-me também dos do Egitpo, de Cabo verde, Tunisia e Londres que penso que são os que mais audiencia têm.

De quaquer modo, as duvidas sempre podiam ser postas na continuação dos report's, para um ou mesmo o autor responderem.
 

mokas

Membro Conhecido
Olá a todos! :blush:

Na minha humilde opinião, penso que estão a radicalizar um pouco a questão. Haverá sempre pessoas, que não sendo tão viajadas como alguns de vós, irão colocar questões que vos parecem estúpidas. Penso até que já aconteceu comigo! :D Mas nós vamos aprendendo e pesquisando com os vossos comentários.

Já apresentaram algumas soluções para o problema. Estou de acordo tanto com a opinião do Flecha como do Paulo. Fechar tópicos penso ser uma solução demasiado radical. O melhor é colocá-los numa área específica, e sempre que aparecerem questões que já foram respondidas é colocar a mensagem para pesquisar melhor, tal como têm feito até agora.

Cumprimentos a todos *
 

LuisT_76

Membro Ativo
Na minha opinião de user de diversos fóruns sobre os mais variados temas, o sucesso do Portal das Viagens em grande parte deve-se ao espírito "boa onda" que se vive aqui, algo que o Nuno como Administrador do PV tem feito questão de manter (e muito bem na minha opinião).

Estou certo que o propósito da Tinocas qd abriu este tópico era ajudar a encontrar uma solução para um problema de estruturação do PV, e na minha opinião era nesse propósito que devemos manter o enfoque, e não em discussões sobre situações passadas e a forma como foram resolvidas. Para isso há uma sede própria e não é certamente este tópico.

Quanto ao fecho de tópicos nada vejo de errado se as questões já tiverem sido respondidas e o user for reencaminhado para o tópico correcto. Vejo o encerramento de um tópico, não como um bater de porta, mas sim como um reencaminhar na direcção correcta :blush:
 

Nuno

Administrador
Staff
Viva,

Deixe-me que vos diga que o tema será o "tópico eterno" pois este assunto nunca estará concluído.
Também vos digo que (e já devem ter percebido) o Portal é um espaço democrático onde todas as ideias são aceites, discutidas mas nem todas vencem .. nem as minhas por vezes, pois não fujo à regra e sou um membro como todos vós quando toca a discutir ideias.

Já vi aqui vários temas em análise que merecem ser vistos como isolados:

1. Abertura de Tópicos descriminados.

Este assunto será sempre tema de várias interpretações. Na verdade é algo que temos que conseguir ir mantendo a um nível razoável, mas com o qual temos que aprender a viver, pois este é um espaço público onde se dá a liberdade para que qualquer membro abra tópicos ou responda a existentes.

Sabemos que alguns (poucos na minha opinião) não se dão ao trabalho de pesquisar, sendo mais confortável perguntar e esperar que lhe respondam, mas outros há que por desconhecimento ou inexperiêcia, desconhecem o formato de um fórum e fazem-no inconscientemente.

Nem sempre nos é possível identificar perante que caso estamos presentes, daí eu não ser muito favorável a respostas "chapa 7" nem a acções radicais. Dou sempre o motivo da dúvida e não simpatizo com agressões verbais nem senhores da verdade, ou seja, prefiro entender numa primeira abordagem que o membro em causa não está ambientado ou desconhece o modo como as coisas funcionam.

Para os que recorrentemente o fazem e já com algum tempo como membro, já tenho uma opinião um pouco diferente como se perceberá.

Partilho da opinião da Mónica ...sem querer usar o termo, estamos perante um facto que no meio em questão, torna-se quase um regra, pois todos os dias entram membros novos e todos o dias são abertos tópicos novos.
Julgo que é disso que vive um fórum ... de informação recente e de conversas regulares.

Bem sei que os temas ficam dispersos, mas também não é possível pegar num tópico e colocar lá tudo o quer se refere a um tema.

Temos que consegui um meio termo ... eu sou favorável à gentileza e à educação.

2. Fecho de Tópicos

Eu não queria entrar detalhes sobre este assunto, mas deixo-vos só a ideia de que não sou favorável, para o fórum em causa cuja temática é viagens, de se fecharem tópicos ... diria mais, nem vejo motivo, pois até agora e graças a todos os que participam, estamos perante uma comunidade respeitosa e inteligente que sabe participar de forma construtiva e amigável.

Poder-se-à dizer, mas se alguém coloca um tópico com alguma questão e depois um moderador alerta para o facto de já existirem tópicos sobre isso, faz sentido mate-lo aberto?

Eu julgo que a resposta com a indicação do tópico correcto é suficiente.

Isto leva-nos à segunda pergunta, faz sentido manter esse tópico ou será preferível remove-lo.
Aqui voltamos ao tema anterior ... seguindo esse lema só tinha-mos um tópicos para a RD outro para o México, etc e cada um deles com 5000 mensagens, passávamos a ter em 20 tópicos com 5000 mensagens em vez de 5000 tópicos com 20 mensagens .. ou seja, ficaríamos na mesma.

A verdade é que, como em tudo na vida a regra é o bom senso e perante cada caso ajustar a decisão à medida. Não podemos ter uma regra balizada e cega.

3. Reports

A aplicação de um prefixo é suficiente, pois nas pesquisa avançada eu posso filtra-los. Colocá-los como fixos implica a existência de uma, duas ou mais páginas só com tópicos fixos, o que pode não ser o ideal.
Na verdade existem na categoria "tópicos comuns", informações tão ou mais preciosas que nos reports, daí não ser "justo" fazer a uns e não a outros :blush:

4.Embarques ... ou "vou para x, alguém vai?"


A ideia dos Embarques era interessante mas banalizou-se o que levou a que tivéssemos retirado o prefixo. Pensei que seria suficiente, mas pelos vistos não o é, pois mesmo sem prefixo continuam a existir em abundância.

Continuo a achar que é um ideia gira e que permite criar grupo que viajem para o mesmo destino, mas as proliferação leva-nos a ponderar alternativas.

Já foram dadas sugestões e a criação de um local próprio para se colocares esses tópicos é algo que podemos considerar.

Bem ... já me alonguei, mas penso que expus as minhas ideias sobre os vários temas que aqui foram analisados, sem que com isso dê por terminado o debate :D
 

DELLY

Membro Novo
Para quê fechar tópicos se podemos move-los. Cabe ao moderador ou gestor das áreas fazer o respectivo trabalho (julgo ser possível), topicos como aqueles que referi, apenas deverão ser movidos para um sub topico que deverá ser criado, separando assim o trigo do joio.

Na minha opinião, o problema está na abertura dos tópicos e não nos conteúdos dos mesmos, como tal deverá haver um ajuste nas secções para que haja espaços próprios para colocar os temas que referi atrás.

Abraços
 

DELLY

Membro Novo
DELLY disse:
Para quê fechar tópicos se podemos move-los. Cabe ao moderador ou gestor das áreas fazer o respectivo trabalho (julgo ser possível), topicos como aqueles que referi, apenas deverão ser movidos para um sub topico que deverá ser criado, separando assim o trigo do joio.

Na minha opinião, o problema está na abertura dos tópicos e não nos conteúdos dos mesmos, como tal deverá haver um ajuste nas secções para que haja espaços próprios para colocar os temas que referi atrás.

Abraços

----------------
NOTA:

só após o envio deste meu post, segundos antes, o nosso administrador disse de sua justiça e eu não tinha reparado, algumas das questões para mim ficaram esclarecidas.
de facto quero salientar o excelente trabalho que tem feito por aqui, mesmo com "excessos de tópicos"

Cumprimentos
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Então cá vai a 2ª parte e talvez ajude a responder a alguns dos membros. Não quero com isto dizer que não concorde com eles, mas só para terem noção de que todos somos diferentes e o que é importante para mim, pode nao ser para a pessoa "B"

Algum dos membros, já trabalhou em alguma agencia de viagens ou operador????

se calhar, não

pois posso dizer que quando comecei a participar neste forum, ria-me e dava-me gozo participar, pois vía muitas duvidas aqui (em que eu achava) simplesmente ridiculas... mas elas existem e se calhar (ou mesmo de certeza) são uma gota no oceano do que os agentes de viagens recebem diariamente nos seus postos de trabalho.

já tive pessoas que ao marcarem o hotel quiseram saber de que cor eram os azulejos da casa de banho e a cor das toalhas:eek::eek::eek:

Todos somos diferentes e isso acho que temos que respeitar. Mesmo que eu não goste ou não, ache piada ou logica.


Quanto aos tópicos e não querendo falar do passado como o Luis aqui disse (e bem) talvez o PV tenha crescido por ter muitos tópicos e alguns repetidos.

O que é que faço???? simples.... enquanto membro respondo ao que sei, o que não sei passo em frente. Mesmo que já o tenha respondido "n" vezes.

Espero ter ajudado em alguma coisa, e muito sinceramente gostava de lêr muitas e mais opiniões de outros membros....

paulo
 

ladym

Membro Conhecido
Paulo...concordo com o que dizes em parte...às xx o que me arrelia são as pessoas que têm a postura de :"Pesquisem aí para mim que eu não me apetece pesquisar..."

Normalmente quando coloco duvidas, já procurei qualquer coisa...não chego aqui e pergunto se o hotel tal tem piscina...Vou ao site do hotel e vejo se tem ou não piscina...Outra coisa é perguntar se a água da piscina é salgada...ou se da experiência dos membros do forum a piscina costuma ficar suja ao fim da tarde...

Tenho tb o exemplo do forum do "cruise critic" que tb se depara com este tipo de situações:tds os dias há pelo menos 20 pessoas a perguntar quantas noites de gala há nos cruzeiros de 5 noites, 8 noites, etc...Isso ja está respondido em mais de 2000 tópicos...esta respondido no programa de cada cruzeiro...e respondido no site de cada cruzeiro...Mas como as pessoas gostam q os outros lhes façam o trabalho, nem procuram...

É que após uma pessoa responder a uma questão 15 vezes...e dado que essa resposta é facilmente pesquisável...perguntamo-nos:"Para que raio respondi se ninguém liga?" Acho que demonstra desprezo pelos que cá estão a tentar ajudar...

É a minha opinião...:blush:
 

jfreitas

Membro Conhecido
Sem dúvida que estamos perante uma "discussão sem fim"...

Para quem tem experiencia a viajar todas as perguntas "simples" parecem "estupidas".
Para quem tem experiencia a "mover-se na net" todas as questões colocadas fora do sítio parecem preguiça ou abuso.


Mas acho que ninguém pode ignorar o facto de que não é fácil chegar a um portal e movimentar-se cá dentro como nós... De uma forma ou de outra todos nós já andámos "ás aranhas" cá dentro sem saber onde estavamos!

Acho perfeitamente natural que quem chega de novo abra um tópico com o que quer ver esclarecido ( é para isso que cá vem). Acho mais natural isso do que acertar no sitio certo.

Por alguma razão existem os moderadores...

A minha opinião é que os posts deviam ser movidos para o local mais adequado informando o membro da mudança e sobretudo do porquê da mudança ( não como repreensão mas fazendo-o entender que a mudança tem como objetivo proporcionar uma maior possibilidade de ver respondidas as questões que coloca).

Não acredito que seja possível limitar o crescimento de mensagens fora do local apropriado... acredito é que é possível corrigir o "problema"

Como disse o paulo, sobre o turismo e eu estendo a todas as actividades que interagem com público... surgem todos os dias questões que "não passam pela cabeça de ninguém" mas que são pertinentes para quem as coloca e correspondem a uma preocupação dessa pessoa.

Trabalho com informática, já tive clientes a fugir de computadores com virús... ou a pedir tinta para monitores que estão a perder a côr ou... 1001 estórias como estas...
Todas são pertinentes, por muito que nos façam rir, porque todas elas revelam unicamente menor conhecimento que o nosso nas nossas actividades.

Aqui acontece exactamente o mesmo... e pesquisar encontrando o que se quer... nem sempre é fácil e falo por mim, que passo horas a fazer pesquisas e muitas vezes não encontro o que quero.

E posso dar um exemplo muito concreto e recente... Gostava de saber se o hotel na maldivas, para onde vou na próxima semana, tem barbatanas para vender ou alugar e quanto custam...

Claro que é uma pergunta "estúpida" e sem interesse mas que para mim e para quem vai comigo representa espaço nas malas e 2kg/pessoa a menos. Será então que é assim tão "estúpida"???
 

ladym

Membro Conhecido
jfreitas disse:
E posso dar um exemplo muito concreto e recente... Gostava de saber se o hotel na maldivas, para onde vou na próxima semana, tem barbatanas para vender ou alugar e quanto custam...

Claro que é uma pergunta "estúpida" e sem interesse mas que para mim e para quem vai comigo representa espaço nas malas e 2kg/pessoa a menos. Será então que é assim tão "estúpida"???
Eu essa não acho uma pergunta estúpida Freitas, porque é uma informação dificil d eobter...estupidas acho as perguntas tipo:quantas horas são para Punta Cana...Acho que se uma pessoa chegou ao PV, consegue minimamente mexer no google...:blush:
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Se me é permitida a minha opinião :blush:…. Acho que todos têm razão.:D

Mas sinceramente, penso que se o PV tivesse apenas como propósito ser um posto de informação, bastava reunir em poucos tópicos, um por cada destino, toda a informação respeitante ao mesmo. Mas se também se propõe a ser um fórum, então, entendo que está aberta a porta à discussão e tem de haver alguma tolerância e paciência para algumas perguntas ou tópicos que pareçam despropositados, repetidos ou exagerados.
Compreendo que é complicado, para quem desfruta frequentemente do portal estar constantemente a ser confrontado com o mesmo tipo de perguntas e dúvidas, mas não nos podemos esquecer, tal como até consta num tópico do PV, que a maioria dos membros chega aqui através de alguma “pesquisa” e se lança um tópico é sinal que ainda não encontrou toda a informação que desejava ou que ainda sente alguma insegurança nas pesquisas que obteve. O que penso também é que pode ser ingrato para quem chega não sentir receptividade, que foi aquilo que eu gostei quando cheguei, e se para algumas pessoas há questões que podem parecer ridículas ou desnecessárias, para outras fazem todo o sentido. É que, já por uma ou outra vez percebi que em alguns casos depois de ter sido lançado o tópico e haver respostas remissivas ou de alguma forma limitativas, as pessoas ficaram retraídas e, em alguns casos deixaram mesmo de ter participação, o que na minha opinião não é positivo.
Agora, concordo e é lógico que também tem de imperar o bom senso e os membros têm de fazer o esforço de também conhecerem o funcionamento do portal, de promoverem a pesquisa e se ajustarem ao que já se encontra no mesmo.
Na minha opinião será muito difícil controlar totalmente esta situação e é por isso que acho louvável o trabalho do administrador e dos moderadores. Forma de não nos aborrecermos… se interessa vou ler e eventualmente respondo, se já respondi noutro sítio provavelmente depois até vai acabar por ter acesso a essa informação… senão passo à frente; certamente que outros vão responder e ajudar.
Mas a verdade é que todos nós impulsionamos a repetição de tópicos… se pensarmos bem, todos temos as nossas dúvidas, gostamos de nos informar, viajamos e depois gostamos de vir contar como decorreu a viagem, independentemente de já existirem inúmeros reports sobre os mesmos destinos…
Mas, para mim, é mesmo assim que eu entendo o portal … um ponto de encontro lúdico, de partilha e inter-ajuda.;);)
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

A sério que pessoalmente estou a gostar de ler a opinião válida de todos, mas para que isto não fique muito sério queria contar só uma pequena coisa que aconteceu quando ontem estava a ler as mensagens:

mensagem do jfreitas:

quando a li, estava a ler na diagonal, pois estava a tentar ajudar um amigo a aspirar o chão de casa e então li, que o jfreitas queria comprar ou alugar BARATAS:blink::D;) e pensei cada "tolo" com a sua mania..... a pessoa que estava ao meu lado só se ria..... quando li melhor e depois de ter ajudado o amigo entendi que afinal eram barbatanas e ela estava a rir dos tinteiros :blush::blush:;)

@ Maria Pereira...

acho que para ficar completo só faltou acabar com ...... e mais não digo ;)

desculpem este off tópic, mas tinha que o dizer e agora ff de continuar a opinar

paulo
 

LIGIA

Membro
mokas disse:
Olá a todos! ;)

Na minha humilde opinião, penso que estão a radicalizar um pouco a questão. Haverá sempre pessoas, que não sendo tão viajadas como alguns de vós, irão colocar questões que vos parecem estúpidas. Penso até que já aconteceu comigo! ;) Mas nós vamos aprendendo e pesquisando com os vossos comentários.

Já apresentaram algumas soluções para o problema. Estou de acordo tanto com a opinião do Flecha como do Paulo. Fechar tópicos penso ser uma solução demasiado radical. O melhor é colocá-los numa área específica, e sempre que aparecerem questões que já foram respondidas é colocar a mensagem para pesquisar melhor, tal como têm feito até agora.

Cumprimentos a todos *
Concordo plenamente... participo em vários fóruns e este é o único em que quase nos comem vivos se colocámos um tópico com um tema que já foi abordado. Vou para o México, já li e reli vezes sem conta a maior parte dos tópicos que lá estão e mesmo assim continuo com dúvidas. Se calhar as minhas dúvidas podem não ser válidas para a maior parte dos foristas e principalmente para quem já conhece o destino, mas nenhum dos tópicos me ajudou muito e quando viajo gosto de levar as minhas férias bem planeadas.
Tenho colocado as minhas dúvidas nos tópicos já abertos mas algumas dessas dúvidas ainda não foram esclarecidas uma vez que esse tópico sendo bombardeado constantemente com tantas questões a minha escapou... já pensei em abrir um tópico só com as minhas dúvidas mas já estou à espera de levar logo com uma resposta "antes de colocar um tópico pesquise".!!! ;)
 

tinocas

Membro Ativo
Olá Lígia, penso que estás a fazer o mais correcto, acho que deves tirar as tuas dúvidas, mas aproveitar os tópicos já existentes, de dúvidas sobre o México.
Até para ajudar futuras pessoas que venham a precisar, penso que se as dúvidas estiverem todas «arrumadinhas» é muito mais fácil pesquisar.
Se ninguém respondeu ás tuas dúvidas, tavez não soubesse, penso que não é por abrires um novo tópico que te vão responder mais depressa.
Eu cheguei aqui ao fórum há muito pouco tempo, andei a pesquisar sobre o México, tal como tu, e é incrível a quantidade de tópicos que existem de pedidos de informação, muitas veses repetida vezes sem conta, ao fim de lêr uns quantos, fiquei cansada e desisti.
é só a minha opinião, mas penso que é de interesse de todos!
Um beijinho
Cristina
 

ladym

Membro Conhecido
Tinocas e Ligia
Acho q devem colocar as questões que consideram que não foram respondidas...Acho que não existem verdadeiramente dúvidas estúpidas...embora o tenha dito lá em cima..
 

Bé O.

Membro Ativo
Conheci o portal das viagens há cerca de um ano, quando fazia uma pesquisa no google sobre rent a cars na Madeira. A minha dúvida na altura era sobre se fazia o aluguer localmente ou previamente. Vim parar a um tópico sobre o assunto, que me dissipou algumas dúvidas. Achei tão interessante haver este tipo de ajuda desinteressada, que resolvi registar-me para poder mais facilmente aceder a informação sobre viagens, um tema de que gosto particularmente. Não sou das pessoas que mais participam, talvez porque ainda não viajei quase nada. O que me motivou, foi o espirito de entreajuda existente. Quando comecei a participar, tive mesmo receio de "fazer asneira", afinal era a minha estreia num portal. Obviamente, perdi algum tempo a ler tópicos, e a pesquisar para tentar fazer as coisas da melhor forma, mas tal como acredito que existem pessoas que fazem perguntas apenas por preguiça de pesquisar, tb acho que existem aquelas que o fazem por desconhecimento. Dou sempre o beneficio da dúvida. E já me ri com algumas perguntas a meu ver absurdas, mas que para a pessoa que a colocou pode ser vital.
Quanto ao apagar alguns tópicos, acredito ser complicado para os administradores, pois no meio de um tópico desinteressante, pode estar informação importante.
Dou como exemplo "méxico em abril de 2009...quem vai" é um tópico ultrapassado temporalmente, mas lá pelo meio tem informações que ainda podem ser muito uteis a quem escolher este destino...

Com isto tudo, quero apenas dar o meu ponto de vista, embora não acrescente nada ao que já foi dito.
 

sufia

Membro
O meu ponto de vista...

Olá bom dia

não podia deixar de fazer o meu reparo a este tópico!! Eu parece que fui uma das selecionadas para me mandarem uma MP, porque supostamente coloquei tópicos repetidos!! Infelizmente achei de mau tom esse reparo e passo a explicar o porquê:

Este portal tem administrador e tem moderadores correcto??!! Para que servem eles??!! Na minha opinião para criar uma organização de tal forma a que não aconteçam as "repetiçoes" de tópicos de que tanto se queixam.... como tal se existe repetiçoes a culpa é do administrador e moderadores porque não criam condiçoes.....

Acho que essa responsabilidade é do administrador e seus moderadores....eles é que têm que criar topicos e subtopicos para os seus usuários não repetirem temas....

Uma ideia: Pk não criam subtemas no Mexico e outros destinos como por exemplo: Datas de viagem......excursoes......resorts.....questoes praticas..... clima...etc etc...ficaria a informação mt mais centrada.....

è muito fácil "culpar" os usuários...mas neste caso a culpa não é nossa!!!
 

jfreitas

Membro Conhecido
DELLY disse:
Julgo que este tipo de tópicos, por exemplo

"Abril-Riviera maya mais alguem??"
"Riviera Maya - 1 de Maio??"

podiam estar num sub tópico diferente criado exclusivamente para esta situação, separando desta forma a informação importante da informação que apenas diz respeito a pessoas que irão nesse dia, e alertar como regra - não divagar!!!! -

espero ter sido esclarecedor
Olá

Se verificares já foi criada uma categoria para essas mensagens. Esperamos que constitua um espaço de encontro para quem vai estar no mesmo destino, ao mesmo tempo.

Obrigado pela tua opinião
 

DELLY

Membro Novo
Perfeito,
foi dado mais um passo em direcção ao perfeccionismo, no nosso fórum
Bom trabalho, moderadores.
boa viagem
 
Top