Novidades

Excesso de tópicos sobre o mesmo assunto

jfreitas

Membro Conhecido
Car_lota disse:
Cada fórum é um fórum e nenhum é perfeito. Já encontrei foruns mais "arrumadinhos" mas que movimentam muito menos utilizadores, e geralmente têm a desvantagem de se tornar um núcleo um bocado fechado e meio "selecto" (sem querer generalizar). Tb temos que ver que passa por aqui muita gente e é impossível arrumar a casa a 100%. Eu sinceramente tb acho que há muitos tópicos repetidos mas tb há pessoas sem vontade de ajudar. Às vezes para receber uma resposta do tipo "vai pesquisar" ou uma resposta abrutalhada e atravessada, mais vale não dizerem nada e assim não contribuem para o spam. Se há muita gente que frequenta fóruns com frequência, há muita gente tb que não percebe minimamente como funciona um fórum e que aterrou aqui por intermédio de uma pesquisa e resolve inscrever-se. Se a recepção que tem é uma resposta arrogante que em vez de ajudar só ajuda a criar mau ambiente acredito que a impressão com que a pessoa fica não seja a melhor. E depois... sim, até pode haver um bocado de desorganização mas vale mais informação de mais do que de menos. Eu participo de outros fóruns mais arrumados e nunca deixei de cá vir principalmente porque aqui sinto-me bem, sinto que há um ambiente informal e encontro muita vontade de ajudar (na maior parte dos casos).
Carlota:

Resumes tudo aquilo que penso . Todos os dias os moderadores tentam "organizar a desorganização" e o resultado disso é a "desorganização organizada" que temos, sem censurar ninguém, sem limitar ninguém e deixar que cada um se exprima como sabe e quer, desde que respeite as regras e sobretudo respeite os outros membros.
 

LadyP84

Membro Novo
Vou ser bastante clara e dar a minha modesta opinião sobre este assunto:
a meu ver quem cria e faz 'movimentar' um forum são as próprias pessoas que nele participam.

Cabe aos administradores e moderadores criarem os temas e subtemas e a partir daí as pessoas inserirem os tópicos nos respectivos 'cantinhos'. Neste campo acho que o fórum está muito bem organizado.

Infelizmente concordo quando se diz que há users que para obter uma resposta mais rápida, ou então para nem terem a maçada de pesquisar, perguntam a mesma coisa uma, duas, três vezes ou mais ...

Cabe a cada um de nós usar um bocadinho de discernimento ao criar novos tópicos. Convém também relembrar que o título que colocamos nos tópicos deve ser directo e sucinto de modo a que se perceba de imediato o conteúdo.

Muitas vezes acaba-se por criar vários tópicos sobre o mesmo assunto, mas não quer dizer que os users não tenham feito uma pesquisa antes.

A meu ver isto acontece porque muitos (ou quase todos nós) em busca de uma pesquisa rápida acabamos por nos guiar somente pelos títulos que à partida deviam ser sugestivos, claros e sucintos.
Como não encontram aquilo que pretendem, acabam por inserir um novo tópico com um titulo diferente e onde o assunto abordado é o mesmo que tópico X ou Y.

Se isto não for correctamente feito, aí sim, podem ter a certeza que os users continuarão sempre a repetir tópicos vezes sem fim.

Mais uma vez chegamos à conclusão que tem de haver um pouco mais de perspicácia em cada um, só assim conseguiremos ajudar outros e colaborar para que o forum fique mais 'arrumadinho'.

Cumpts :)
 

jfreitas

Membro Conhecido
pitinha disse:
Vou ser bastante clara e dar a minha modesta opinião sobre este assunto:
a meu ver quem cria e faz 'movimentar' um forum são as próprias pessoas que nele participam.

Cabe aos administradores e moderadores criarem os temas e subtemas e a partir daí as pessoas inserirem os tópicos nos respectivos 'cantinhos'. Neste campo acho que o fórum está muito bem organizado.

Infelizmente concordo quando se diz que há users que para obter uma resposta mais rápida, ou então para nem terem a maçada de pesquisar, perguntam a mesma coisa uma, duas, três vezes ou mais ...

Cabe a cada um de nós usar um bocadinho de discernimento ao criar novos tópicos. Convém também relembrar que o título que colocamos nos tópicos deve ser directo e sucinto de modo a que se perceba de imediato o conteúdo.

Muitas vezes acaba-se por criar vários tópicos sobre o mesmo assunto, mas não quer dizer que os users não tenham feito uma pesquisa antes.

A meu ver isto acontece porque muitos (ou quase todos nós) em busca de uma pesquisa rápida acabamos por nos guiar somente pelos títulos que à partida deviam ser sugestivos, claros e sucintos.
Como não encontram aquilo que pretendem, acabam por inserir um novo tópico com um titulo diferente e onde o assunto abordado é o mesmo que tópico X ou Y.

Se isto não for correctamente feito, aí sim, podem ter a certeza que os users continuarão sempre a repetir tópicos vezes sem fim.

Mais uma vez chegamos à conclusão que tem de haver um pouco mais de perspicácia em cada um, só assim conseguiremos ajudar outros e colaborar para que o forum fique mais 'arrumadinho'.

Cumpts :)
Obrigado Pitinha

Tens toda a razão. São os utilizadores que fazem o fórum. São eles que colocam informação e que a pesquizam e devem fazê-lo de uma forma livre e não condicionada. Se reparares quando se abre um tópico está uma chamada de atenção para a importância dos titulos serem esclarecedores. Muitas vezes somos nós a alterar os titulos para que fiquem mais "adequados" (como dizes: sugestivos, claros e sucintos).

Nem sempre é fácil e a quantidade de tópicos que são criados todos os dias torna impossível que se vejam todos. Para alterar adequadamente o título tem de se ler a mensagem e compreender qual a intenção do membro que a colocou por forma a não adulterar a sua intenção. Imagina fazer isto a centenas de mensagens por dia...

Como disse a carlota, muitas vezes ao intervir no tópico (seja para dizer que se deve pesquizar, seja para dizer que existe informação noutros tópicos.. apenas se aumenta o spam)
 

Asae

Membro Conhecido
Fui eu que levantei esta questão ao falar contigo e penso que fui muito claro no que disse. Pensava aliás que tinhamos ficado, os dois perfeitamente esclarecidos...

Não dei a mínima importancia ao assunto, até porque falei publicamente no chat. Se fosse uma questão importante ou que eu considerasse que te deveria chamar a atenção para alguma coisa teria-o feito em privado como é óbvio. Se fosse mesmo grave nem seria eu mas sim o nuno a fazê-lo.

Não entendo que te estejas a sentir "atacada" com esta questão. Nem tão pouco entendo como pode estar a ter qualquer tipo de desenvolvimento.

Percebeste o que queria dizer... brincamos até sobre isso... Porquê agora esta posição?
Amigo não me sinto de todo atacada e se dei a impresão disso peço-te desculpa (aqui está um exemplo de que o que escrevemos pode ser mal dito ou mal interpretado, ou levantar outras questões). A questão que levantas-te tem toda a razão de ser e só te agradeço por isso porque se calhar á pessoas a pensar o memso que não têm a tua abordagem, o que é mau para todos e para o Portal e foi SÓ por achar que poderiam haver posições semelhantes que levantei a questão. Não tem objectivamente a ver contigo.;)

Como já tinha dito, eu até acho que tens razão e foi por isso que aqui vim ao final de algum tempo, para tentar encontrar uma solução visto eu ser uma das pessoas que estou disponivel para ajudar.

a importância que dei foi só a de tentar encontrar uma solução baseada no que disses-te porque exactamente o objectivo do Portal é ajudar e não criar conflitos ou desistências.

a nossa conversa ficou ali, imediatamente resolvida e sem stress... o nuno até acabou por aparecer depois e no chat acabámos por conversar todos sobre algumas coisas e tomar decisões.

O únic desenvolvimento que pretendi ao escrever isto foi tentar encontrar uma solução, um caminho para todos e volto a citar que a importância que dei ao que disses-te foi exactamente o facto de achar que tinhas razão e que de facto podia ferir algumas susceptibilidades apesar de não ser esse o objectivo final.

De qualquer forma acho que o que se passou no outro dia em que o Nuno apareceu no chat tem tudo a ver com o que se conversa aqui. Lê-se o que as pessoas escrevem e depois tomam-se atitudes. O que me estava a custar era que havia sempre conversa mas nunca havia uma decisão objectiva porque havia sempre algum motivo e o que é conversado aqui acabou finalmente por levar a decisões objectivas e concretas que agradam a uns e desagradam a outras mas que de qualquer forma vai talvez tornar mais fácil e arrumar um pouco a casa.

Para finalizar: se eu me senti-se de alguma forma atacada por ti eras o primeiro a saber. As mp e emails existem por algum motivo :p. Da minha parte peço-te desculpa :D
 

jfreitas

Membro Conhecido
sls disse:
Para finalizar: se eu me senti-se de alguma forma atacada por ti eras o primeiro a saber. As mp e emails existem por algum motivo :p. Da minha parte peço-te desculpa :D
Não tens absolutamente nada para pedir desculpa. Nos rebanhos de ovelhas é que se "pensa" ao sabor das dentadas dos cães e do cajado do pastor...

Aqui... cada um é livre de exprimir as suas opiniões da forma que considera mais adequada desde que respeite quem pensa diferente. Foi isso que aconteceu, portanto;);).

Se o Portal não fosse um espaço livre, acredita Sandra... eu não estava agora a escrever aqui...! disso podes ter a certeza absoluta.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
jfreitas disse:
Não tens absolutamente nada para pedir desculpa. Nos rebanhos de ovelhas é que se "pensa" ao sabor das dentadas dos cães e do cajado do pastor...
Boas ;)

Não queria fugir do tema, mas nao posso ficar calado :p

Onde andou este Homem escondido?????

Ele é 1 verdadeiro poeta :D:D:devil:

Num espaço de 2 dias já é a 3ª frase que me deixa quase a chorar........

Para mim isto é talento puro:cool:
 

valter_2014

Membro Conhecido
Carlota:

Resumes tudo aquilo que penso . Todos os dias os moderadores tentam "organizar a desorganização" e o resultado disso é a "desorganização organizada" que temos, sem censurar ninguém, sem limitar ninguém e deixar que cada um se exprima como sabe e quer, desde que respeite as regras e sobretudo respeite os outros membros.
E era assim que devia funcionar o fórum ;)
 
Top