Novidades

Euros para Libras, o que fica melhor?

Boas,

Vou-me mudar para Inglaterra, emprego novo. Preciso de levar algum dinheiro comigo, mas queria evitar taxas malucas e afins.

Pensei em várias hipoteses:
  • Levantar algumas libras no meu banco cá (CGD), ainda não me informei a 100% sobre isto e que taxas é que eles cobrem.
  • Levantar uma boa quantia em Euros cá e trocar lá no aeroporto - isto é considerado normal ou vou levar umas taxas de cambio do outro mundo?
  • Usar o meu cartão para levantamentos/compras, vale a pena? Já li que algumas vezes as taxas são altas, outros dizem que depende, alguma informação clara e objectiva seria óptimo.
Eventualmente, depois de tratar da residência, planeava abrir uma conta num banco lá, e usar um serviço como o TransferWise para transferir dinheiro entre paises.

Eu devo ser o gajo menos viajado deste fórum, qualquer informação e ficam com o meu agradecimento!
 
Última edição por um moderador:

Niseaz

Membro
Não sou nenhuma expert no assunto, suponho que deve depender também do banco, mas quando utilizei o meu cartão para levantamentos e compras acabei por pagar taxas razoavelmente altas. Como tal, acho que a melhor opção é levar já as libras de cá ou fazer o câmbio no aeroporto.
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Pagar com o teu cartão Português no Reino unido é a pior opção possível. Fui aconselhado a usar o cartão por ser mais cómodo, mas posso-te dizer que ao longo de uma semana paguei cerca de 50€ em taxas pelo que desaconselho vivamente esta opção.

Na minha opinião a melhor opção é trocar algum dinheiro cá para os primeiros dias e levar uma boa quantia em Euros para trocar lá, depois de dares umas voltas pela cidade logo vês onde te oferecem as melhores taxas de câmbio (raramente é no aeroporto).

Assim que possível abrir uma conta pois é a melhor opção e a menos dispendiosa.
 

Luixito

Membro Conhecido
Boas,

As melhores opções que tens é levar dinheiro contigo. Se fosse eu trocava já cá, numa casa de câmbios fora do aeroporto. Se levares em Euros tens de ver bem qual a taxa de várias casas, sempre fora dos aeroportos! Nos aeroportos serás sempre penalizado.

Estuda também uma outra opção. A CGD tinha até há bem pouco tempo um cartão especial para emigrantes que não cobrava taxas por levantamentos em outra moeda. Não sei se ainda existe mas acredito que sim. Essa era a solução ideal.

Aqui fica o link para esse cartão.

https://www.cgd.pt/Site/Residentes-Estrangeiro/Gerir-dia-a-dia/Cartoes/Cartoes-Debito/Pages/Cartao-Debito-Maestro-RE.aspx
 

catia_reis

Membro Novo
Eu estive em Londres há cerca de 1 mês e optei por trocar euros por libras ainda cá, no Porto, numa casa de câmbios (Western Union), já que no meu banco cobravam cerca de 3€ pelo processo e ainda tinha de esperar alguns dias pelas libras.

Mas mesmo em Londres optei por fazer vários pagamentos com o cartão, já que a taxa cobrada pelo banco é muito pequena. Para teres noção, numa compra de 17 libras, cobravam uma taxa de cerca de 20 centimos, ou coisa do género... Eu preferi assim, pois sempre é mais seguro do que andar com muito dinheiro comigo! Deixei o dinheiro "trocado" para pagar em locais que não possuíam multibanco. Contudo, não aconselho fazer levantamentos numa caixa de multibanco em Londres com um cartão português, porque aí a taxa cobrada é muito maior!
 
catia_reis disse:
Eu estive em Londres há cerca de 1 mês e optei por trocar euros por libras ainda cá, no Porto, numa casa de câmbios (Western Union), já que no meu banco cobravam cerca de 3€ pelo processo e ainda tinha de esperar alguns dias pelas libras.

Mas mesmo em Londres optei por fazer vários pagamentos com o cartão, já que a taxa cobrada pelo banco é muito pequena. Para teres noção, numa compra de 17 libras, cobravam uma taxa de cerca de 20 centimos, ou coisa do género... Eu preferi assim, pois sempre é mais seguro do que andar com muito dinheiro comigo! Deixei o dinheiro "trocado" para pagar em locais que não possuíam multibanco. Contudo, não aconselho fazer levantamentos numa caixa de multibanco em Londres com um cartão português, porque aí a taxa cobrada é muito maior!
Isto é que me lixa as contas, há quem diga que compras com cartão a taxa nem é má, outros que é ridiculo, qual é o teu banco? (se quiseres dar essa info, claro).
 

ploferreira

Administrador
Staff
Convêm veres o preçario no teu banco, mas por norma não andam muito longe uns dos outros...

No meu caso é 4,5% do montante pago, parece pouco, mas se somares todas as pequenas despesas que pagas com o cartão ao final de uma semana dá uma "pequena fortuna"
 

catia_reis

Membro Novo
O meu banco é o Montepio :) eu tinha uma folha com os preçários que me deram no balcão, mas não a encontro... Senão digitalizava para te mostrar :wacko: é que assim de cabeça não tenho a certeza da percentagem, mas sei que era baixinha. No caso dos levantamentos, tinha um valor fixo (tipo, 3€) + percentagem do valor do pagamento
 

ploferreira

Administrador
Staff
É de facto um abuso, mas todos os bancos cobram essa taxa por levantamento 3€ mais uma percentagem (3% a 5%) do montante levantado.
 

Luixito

Membro Conhecido
Por isso mesmo é que eu levo sempre dinheiro comigo e quase quase sempre já trocado.
 
Para mim, a melhor opção é trocar lá no aeroporto. Isto porque quando fui, troquei no meu banco, paguei 3€ e tal e uma taxa de cambio engraçada - 310euros = 260libras.
Ao voltar de Londres, voltei a trocar para euros no aeroporto de Stansted, 35 libras = 35 euros, com diferença de poucos cêntimos.
 

Luixito

Membro Conhecido
Esse câmbio na volta foi um roubo descarado....

35 Libras tinham que ter sido trocadas por cerca de 40 €.

Trocar 1£ por 1€ é um roubo descarado ao turista.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Patriciasousa disse:
Para mim, a melhor opção é trocar lá no aeroporto. Isto porque quando fui, troquei no meu banco, paguei 3€ e tal e uma taxa de cambio engraçada - 310euros = 260libras.
Ao voltar de Londres, voltei a trocar para euros no aeroporto de Stansted, 35 libras = 35 euros, com diferença de poucos cêntimos.
No exemplo que descreves tiveste melhor câmbio em Portugla do que em Londres, apesar dos 3€ de comissão, o cambio de londres foi um roubo descarado como já referiram,

Aeroportos nunca são bons sitios para trocar dinheiro.
 
Confesso que não percebo muito do assunto, e se assim o dizem, acredito nisso. Sendo assim, pode-se afirmar que o melhor são os bancos? Ou as casas de cambio?
 

Luixito

Membro Conhecido
Regra geral o melhor são casas de câmbio, e fora dos aeroportos.

Os bancos não são maus, mas depende muito do montante a transaccionar. Pois a comissão normalmente não difere muito.
 
Em relação ao tópico propriamente dito...trocar no país de origem da moeda é sempre o melhor, mas tudo depende dos montantes que se fala!!
Um exemplo,se falas em comprar 100£ cá por 120 €(preço final) ou chegas lá e trocas as mesmas 100 £ e pagas 118,..€ então prefiro trocar cá!!!
 

@nita

Membro Novo
Após pesquisar neste portal vários tópicos sobre o câmbio de libras, continuo sem uma informação mais exata sobre o assunto. Portanto, não querendo ser muito repetitiva...para a minha viagem para Londres compensa mais levar já as libras de Portugal, ou fazer o câmbio lá em Londres?
Qual a melhor forma de obter uma boa taxa? ;)
Muito obrigado :)
 
Última edição por um moderador:
Na próxima semana vou a Londres e optei por pedir ao banco algumas libras, comprei 200 libras e ficou por 245,48 euros (na caixa geral de depósitos).
Quando for para pagar quantias elevadas (como por exemplo, comprar os travelcard) vou optar por fazer o pagamento com o cartão de crédito, pois parece que assim fico sujeita a menos taxas do que levantando o dinheiro numa caixa multibanco. Depois se quiser quando voltar posso dizer-lhe mais o menos o que gastei em taxas ao levantar o dinheiro ou ao fazer pagamentos com multibanco!!
 
Última edição por um moderador:
Top