Novidades

EUA: A partir de agora é necessário providenciar dados de redes sociais

Ricardo_7

Membro Conhecido
Há novas medidas de controlo de visitantes estrangeiros nas fronteiras dos EUA. No final de dezembro, o Departamento de Segurança Nacional norte-americano aprovou uma política inovadora para identificar potenciais ameaças terroristas.

O processo passa por pedir aos visitantes que, durante o preenchimento do ESTA (sistema eletrónico de autorização de viagem), providenciem os seus dados de redes sociais. Este questionário aplica-se aos visitantes de mais de 38 países (incluindo Portugal) do programa Visa Waiver, a ferramenta que permite ficar até 90 dias nos EUA sem visto, desde que todos os parâmetros de identificação sejam aprovados.


Entre as novas informações requeridas está o nome de utilizador de redes como Facebook, Google+, Instagram, LinkedIn ou YouTube. A Internet Association, que representa algumas destas companhias, já veio a público criticar a medida por ameaçar a liberdade de expressão e a privacidade dos utilizadores.

Em DN
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Se ligarem tanto a essas informações como ligam ao Esta...
Penso que ambos são uma formalidade que só deverá ser utilizada pelas autoridades se alguma informação fizer soar algum alarme.
 
Top