Novidades

Escócia por 5 dias

Snider

Membro Conhecido
Olá malta!
Vou marcar voos este fim de semana para Edimburgo para Novembro.
Só posso ir num sábado e tenho que voltar numa terça. Chego às 19:45 e tenho voo de volta às 17:40.
Conclusão:
Dia 1 - É para esquecer. Check-in, jantar, e dormir para carregar baterias
Dia 2 - Livre
Dia 3 - Livre
Dia 4 - Manhã livre. Por volta das 15h tenho que ir para o aeroporto.
Já tinha metido na cabeça que esta viagem era só para visitar Edimburgo e pouco mais. Mas não consigo ir para um sítio e saber que ficará tanta coisa por ver. Por aquilo que pesquisei por aqui e por fora, há um grande interesse nas paisagens pelas Highlands.
O que me recomendariam? Alugar carro? Aproveitar apenas 1 dia em Edimburgo? O que faço? Visitar apenas Edimburgo e outra cidade próxima? Ir numa excursão de 1 dia? Mas pelo que li e percebo, aquilo quase que nem dá para esticar as pernas. É sempre a despachar...
Ou então o melhor é nem ir para Edimburgo e ficar para outra altura quando tiver mais disponibilidade. Mas é uma oportunidade de conhecer mais um sítio novo... :confused::confused::confused:
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Snider ;)

Penso que tens pouco tempo para te embrenhares pelas Highlands.
Eu estive apenas 1 dia inteiro em Edimburgo e deu para o principal, mas ficou muito por ver.
Tendo em conta os dias livres e os locais que conheço talvez fizesse assim:
Dia 1 - Chegada e bus para cidade
Dia 2 - Edimburgo
Dia 3 - Levantar carro» Stirling» Loch Lomond e Trossachs National Park (almoçar e caminhar na zona)» à tarde talvez ir até Pitlochry e pernoitar aí
Dia 4 - Pitlochry» St. Andrews» Aeroporto

Ou então fazia um tour de um dia com agência. Espreita estas:
- Tem um free tour de valor estimado 37£ em que se paga o que se quer 1-Day FREE Scottish Highlands Tour - The Hairy Coo
- Tours from Edinburgh
- Budget Backpacker Tours of Scotland HAGGiS Adventures
 

Snider

Membro Conhecido
Obrigado @PaulaCoelho :)

Stirling acho interessante, principalmente pela torre.
Loch Lomond e Parque Natural, parece que estou em Portugal. Pelas fotos que vi por aí não me puxou para lá ir.
St. Andrews, mais ou menos. Se tivesse tempo passava por lá... Ou está a escapar-me alguma coisa?

Daquilo que pesquisei hoje assim por alto, chamou-me a atenção o seguinte:
Dunnottar Castle
Glen Coe
Loch Ness e o castelo em ruínas
Highlands - Perder-me por aqueles vales e montanhas "arredondadas"
Stirling


Entre outros pontos, mas que ficam muito deslocados...

Claro que não consigo ver isso num dia e meio. E alguns desses pontos ficam deslocados.
Quanto ao Tour, não me parece que tenha vontade em passar o dia num autocarro e seguir as ordens deles, tendo em conta que vou estar muito limitado no tempo e já estou a ver que as paragens deve ser só para tirar umas fotos e siga para a próxima paragem.
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá @Snider,
Descartar Loch Lomond porque "parece Portugal" e querer ver o Loch Ness ... Não! :D:p Entre esses dois, Loch Lomond é bem mais bonito e tem muito por onde explorar. Loch Ness tem o castelo mas são apenas ruínas... visitei mas não me conquistou de todo. Vi coisas muito mais bonitas/interessantes no resto da viagem. :) Em retrospectiva preferia ter saltado isso, e passeado em Cairngorms National park.
Estando tão limitado no tempo, eu optava por ficar apenas por Edimburgo. É uma linda cidade e oferece a possibilidade de subir o Arthur's Seat, o que já dá o cheirinho da natureza da Escócia. Senão é alugar o carro um dia, e eu sugiro a visita ao Cairngorms - aí já poderá usufruir da atmosfera das Highlands e fazer caminhadas interessantes.
Stirling também faz um belo passeio.
 

Snider

Membro Conhecido
Obrigado @Maria B.
Tem poucas fotos na net do Loch Lomond... Algum report por aqui que consiga mostrar essa zona?
Que trechos é que devia fazer das highlands de forma a passar por paisagens espetaculares? Direcção ao ponto central de Cairngorms National Park?
2 dias e meio em Edimburgo parece-me excessivo... Acho que 1 dia e meio chegava. Não? Onde devo entrar obrigatoriamente em Edimburgo?
-Castelo?
-Galeria Nacional da Escócia?
-Scotch Whisky Experience?
-Museu Real da Escócia?
-World of Illusions?
-The People´s Story?
-Mary King's Close?

Estava a pensar no seguinte:
OPÇÃO A: Dia 2 - Fugida de carro passando por Stirling e passear pelas Highlands / Dia 3 - Edimburgo / Dia 4 - Manhã e um pouco da tarde em Edimburgo
OPÇÃO B: Dia 2 - Edimburgo / Dia 3 - Stirling e Edimburgo / Dia 4 - Manhã e um pouco da tarde em Edimburgo

PS: O lago Ness, era apenas por razões mitológicas :p

EDIT: O que acham deste trajeto num dia?
https://www.google.pt/maps/dir/Edimburgo,+Reino+Unido/Stirling/Braemar,+Ballater,+Reino+Unido/Castelo+de+Dunnottar,+Stonehaven,+Reino+Unido/Edimburgo,+Reino+Unido/@56.4796232,-3.9343863,166367m/data=!3m1!1e3!4m32!4m31!1m5!1m1!1s0x4887b800a5982623:0x64f2147b7ce71727!2m2!1d-3.188267!2d55.953252!1m5!1m1!1s0x488857d73c437831:0xfbf01f3702d576ad!2m2!1d-3.9369029!2d56.1165227!1m5!1m1!1s0x4885e458e9e9d3c3:0xd78d16916a837a4d!2m2!1d-3.3979439!2d57.0064696!1m5!1m1!1s0x48841dccba3e4305:0x57f4ae58b40d9895!2m2!1d-2.1971901!2d56.9457767!1m5!1m1!1s0x4887b800a5982623:0x64f2147b7ce71727!2m2!1d-3.188267!2d55.953252!3e0
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Concordo com a Maria... para mim Loch Lomond e Trossachs põem o Loch Ness a um canto :D
Tenho algumas fotos no meu report e a Maria B. também.

Em Cairngorms não consegui fazer nenhuma caminhada pois choveu muito e fiz um trajecto diferente do que colocas no mapa: atravessei o parque via Aviemore e fui sair a Pitlochry, seguindo para St. Andrews. No report da Antonia.M.S. tens vários passeios no parque e ela sugere este site para pesquisar caminhadas: Walkhighlands

Acho que o teu circuito funciona se fizeres o dia 2 em Edimburgo e o trajecto nos dias 3-4: no mapa dá cerca de 466km equivalendo a 6h34m de condução.
Tendo em conta que deves levantar o carro na agência às 9h, vais fazer paragens pelo caminho, visitar os castelos (que fecham às 17-18h), fazer 1 ou 2 caminhadas no parque e que em Novembro os dias são mais pequenos e a probabilidade de chover é maior... somando tudo acho que não há horas de "sol" suficientes para fazer o circuito em 1 dia :rolleyes:
 

Snider

Membro Conhecido
Sim. Tenho que pensar melhor. Fica muito puxado ou quase impossível fazer esse trajecto num dia.
Primeiro pensar se é melhor ou não, alugar um carro ou se fico apenas por Edimburgo e Stirling.
E em segundo lugar, que trajecto levar.
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Só reparei agora que a viagem é para Novembro... Se não estiverem habituados a conduzir com neve + do lado errado da estrada, esses factores podem ser importantes. Aconselho a tê-los em conta antes de te decidires por fazer uma roadtrip extensiva (apesar de eu ter apanhado as quatro estações em finais de Abril). Também para caminhadas porderá tornar-se um bocado hardcore.

Quando a fotografias/report do Loch Lomond, a menina @CristinaBF poderia contribuir aqui para o fórum... não é... :D Só faz reports de Cuba, mas andou bastante por esses lados e sei que tem várias fotos que comprovam a beleza do local! :rolleyes:

@Snider Se te decidires apenas por Edimburgo e Stirling ficas muito bem entregue. Ambas são características, e Stirling tem uma envolvência mística que não sei bem meter por palavras. Vale a pena a visita, e pelo caminho aproveitas e visitas The Kelpies! ;)

Para Edimburgo aconselho no mínimo dois dias, dependendo do tipo de viajante que és. Eu adoro perder-me nas ruas e explorar recantos fora dos roteiros habituais, poderia ter ficado uma semana por lá. Edimburgo tem um je ne sais quois que nos conquista logo.
 

Snider

Membro Conhecido
Pois, é em novembro :p
Mas pelo que pesquisei, parece que lá chove quase o mesmo em todos os meses... Não há estações do ano como em Portugal.
Provavelmente irei ficar por Edimburgo e Stirling. 2 dias em Edimburgo e meio dia em Stirling só para ver o castelo e a torre. Se for para ver apenas Stirling fora de Edimburgo, irei evitar alugar carro, e vou de comboio. Assim não dá para ver as estátuas.
Que locais é que acham que deva entrar em Edimburgo?
Já agora, preferem a Irlanda ou a Escócia em termos de natureza?
 
Última edição por um moderador:

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá :)
Já que a @Maria B. me chamou :D eu não fiz report da Escócia mesmo por falta de tempo, entre umas férias e outras, mas o teu report, o da @PaulaCoelho e da @Antonia.M.S. completam bem a Escócia, e muito obrigada às três pelas as dicas.;)

Concordo com a Maria e a Paula, o Loch Lomond mete o Loch Ness a um canto, para mim até fiquei um pouco desiludida com o Loch Ness, pois esperava mais, enquanto o Loch Lomond supreendeu-me muito, perdi-me no caminho nessa zona, e estava sem rede móvel, mas valeu bem a pena, pois andámos bastante nessa zona, locais lindíssimos, muito calmos, não se via quase ninguém, ouvia-se os passarinhos acho que precorri tudo à volta :rolleyes: uma das zonas que mais gostei, sem dúvida que aconselho essa zona.

Da Irlanda só fiquei na cidade de Dublin, não conheço a natureza da Irlanda para dar a minha opinião de qual a melhor.
 
Última edição por um moderador:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @Snider
Tenho pouco a acrescentar ao que já foi tido pelo outros membros ( a quem agradeço as referências ;)), e também não consigo escolher entre a Escócia e a Irlanda:rolleyes:, do pouco que vi de ambos os países. Diferentes mas igualmente encantadores:D. Muito embora queira muito voltar sobretudo à Escócia...ficou tanto para ver...
Quanto a Edimburgo, sem dúvida ficar pelo menos dois dias.
 

Snider

Membro Conhecido
Obrigado a todos pela vossa disponibilidade e ajuda :)
Entretanto já marquei a viagem e o hotel para essa altura. E irei ficar por Edimburgo e Stirling.
Mais dicas, precisam-se... :rolleyes:
 

ladym

Membro Conhecido
Colada a este post! Experts da Escócia, considerando que só temos 4 dias (inteiros e mais uma noite), e que somos bastante cosmopolitas e que só podemos ir em dezembro (apanhamos a época natalícia, vá lá), e que precisamos de relaxar, mais do que de roteiros...que dizem a Edimburgo/Glasgow e escapada via comboio a Stirling?
Obrigada ;)
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Edimburgo é pitoresca e tem bastante para ver. Também gostei muito de Pitlochry e St. Andrews.
Já Glasgow não achei nada de mais... serviu-me mais de apoio para ir ao Castelo Culzean.
;)
 

ladym

Membro Conhecido
Obrigada! Para nós Glasgow é pela parte citadina mesmo, pela área de West End e aproveitar para ver um lado mais "boémio" e artístico ;) Como não queremos mesmo alugar carro nem fazer circuito (que vai ficar para outra altura, especialmente do ano), queremos ver bem as duas cidades ;) Considerámos Stirling por ser perto e acessível via comboio... mas se houver outras dicas igualmente perto estamos abertos a sugestões :)
 
Última edição por um moderador:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Parece-me muito bem, mas nesse caso até cortava Stirling porque pelo perfil que descrevem não vai adiantar muito, apenas consumir-vos tempo. Stirling acaba quase por ser uma "Edimburgo em miniatura".
 

ladym

Membro Conhecido
Parece-me muito bem, mas nesse caso até cortava Stirling porque pelo perfil que descrevem não vai adiantar muito, apenas consumir-vos tempo. Stirling acaba quase por ser uma "Edimburgo em miniatura".
Na verdade andamos a dar um lamire sobre o que fazer em ambas as cidades e após muitos "temos que visitar/ver/experimentar isto" mais as festividades de natal, achamos que vamos ter o tempo bastante preenchido
 

SaraT

Membro Novo
Olá José!
O ano passado em Maio estive em viagem pela Escócia, mas estive 8 dias, o que permitiu ver muito mas não tudo. A Escócia é uma autêntica caixinha de surpresas, muita coisa para ver e poucos dias!
O meu plano foi este:
Tenho um blog de viagens, e tenho um post apenas sobre a viagem à Escócia se quiseres espreitar 8Dias na Escócia!.
Cumprimentos,
Sara
 
Última edição por um moderador:

ladym

Membro Conhecido
Olá José!
O ano passado em Maio estive em viagem pela Escócia, mas estive 8 dias, o que permitiu ver muito mas não tudo. A Escócia é uma autentica caixinha de surpresas, muita coisa para ver e poucos dias!
O meu plano foi este:
Tenho um blog de viagens, e tenho um post apenas sobre a viagem à Escócia se quiseres espreitar 8Dias na Escócia!.
Cumprimentos,
Sara
Obrigada pelas dicas (mesmo não sendo para mim tudo ajuda) :) também costumo fazer tabelas excell a repartir os dias :D Nós desta vez vai ser só Edinburgh e Glasgow e se conseguir dar um lamire a algum lugar que seja próximo e não implique alugar viatura (tenho uma lesão no joelho ainda não sarada na altura, por isso nao posso andar muito depressa nem muito nem me meter em aventuras, ainda mais em dezembro). Fico com estas dicas para memória futura e ...vou cuscar o blog!
 
Top