Novidades

Escócia por 5 dias

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá outra vez,
Poderia abrir um novo tópico, mas vou 5 dias para a Escócia e por isso o título deste está perfeito. :p
Já tenho o roteiro mais ou menos definido, falta acrescentar pontos de interesse no mapa. E conto com a vossa ajuda para isso! Dado que este tipo de viagem exige muito planeamento, quanto mais feedback obtiver melhor.

Para já, a ideia é esta:
Dia 1 - chegada a Edimburgo já tarde, dar uma volta e pernoitar por lá
Dia 2 - Edimburgo -> Stirling -> Loch Lomond -> Glencoe OU Dornie OU Portree para pernoitar (qual o melhor?)
Dia 3 - Ilha de Skye (preciso de ajuda para definir o que ver e onde ir + roteiro na ilha) -> pernoitar na ilha ou em Inverness (depende do dia anterior)
Dia 4 - Loch Ness - Inverness -> Pitlochry -> St Andrews -> Edimburgo (pernoitar ou aqui ou na anterior)
Dia 5 - Edimburgo e voar para casa à noite!

Sei que não terei muito tempo em Edimburgo e que vai doer, porque vou amar a cidade de certeza. No entanto o foco desta viagem será o cenário da Escócia. Depois garantidamente voltarei lá, talvez um dia até me mude para lá! :rolleyes::D

Indiquem-me por favor o que não perder pelo caminho, em termos de castelos por exemplo. Não quero visitar nada por dentro, em principio, mas se devia avisem! :)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá!
A minha sugestão é para ires a Edimburgo apenas uma vez, no início ou fim da viagem pois poupas tempo e dinheiro.
Se não pretendes visitar nenhum castelo por dentro, sugiro que não percas muito tempo em Stirling e sigas viagem até Loch Lommond.
Se fores fazer alguma caminhada de montanha em Glencoe, talvez seja melhor pernoitar aí, caso contrário tens tempo para fazer mais uns quilómetros.
Se pretendes apanhar o ferry para Skye (é um passeio barato e muito agradável), dá para pernoitar em Mallaig pois a estradinha das ilhas entre Fort Williams e Mallaig é muito agradável. Caso vás e venhas pela ponte, dá para ficar na zona de Dornie ou na ilha... o que for mais barato!
Em Dornie não te esqueças de espreitar o Castelo Eilean Donan, nem que seja só por fora ;)

Para a Escócia também era capaz de me mudar :D:D
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Stirling quero fazer só de passagem por causa do cenário, aquela torre parece qualquer coisa!

Surgiu-me agora a ideia de chegar no primeiro dia e seguir logo para Stirling, dormir lá. O vôo para Edimburgo é apenas 01.30h e estou a ver que o carro vai ter que ser levantado no aeroporto... Pelo menos na rentalcars.com não me surgem muito mais opções... Ou seja, para dormir "em Edimburgo" será junto ao aeroporto, e os preços já não estão tão simpáticos quanto gostaria (deixar os hoteis para a última dá nisto!). :oops:... Bah

Em Dornie já arranjei um AirBnb para a noite antes de seguir para Skye, perto do castelo. :) Era mesmo isso que tinha em mente! Tenho que admitir que planear esta viagem está a ser brutal :D acho que entretanto decoro o mapa da Escócia heheh
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Indo logo para Stirling poupas tempo e evitas ir duas vezes a Edimburgo ;)
Pela rentalcars dá para entregar o carro no centro de Edimburgo, o problema é que actualmente cobram 36€ de taxa de trajecto único.
No site da Alamo (companhia que usei através da ealuguerdecarros) também dá para entregar no centro e pode sair mais barato.
Não tenho referências desta companhia mas tem valores mais baratos e a morada de contacto é da Noruega Aluguer de carros

Quando me ponho a planear alguma viagem também acabo sempre com a sensação de saber o mapa de cor! :rolleyes:
 

SofiaF

Membro Novo
Olá!
Estive em Maio do ano passado na Escócia e adorei, tanto que começo agora a planejar a próxima viagem mas desta vez para as ilhas de Orkney.
Em Edimburgo não aconselho carro é muito mais fácil utilizar os transportes públicos, como o Tram. Como o nosso vôo chegou às 16h, fomos buscar o carro (alugado alguns meses antes por internet) e partimos logo para stirling e deixámos Edimburgo para os últimos 2 dias. De regresso a edimburgo entregámos o carro, a companhia deixou-nos na estação do tram e fomos explorar a cidade e regressamos ao hotel que tínhamos escolhido precisamente por ter acesso fácil aos transportes públicos. Fica a dica. ;)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
É isso mesmo que vou fazer, seguir logo para Stirling. Acabei por reservar carro com a Enterprise, pela rentalcars, vamos ver como corre! Espero que bem! :oops:
@SofiaF Muito obrigada pelas dicas :) e bem-vinda ao Portal, já agora!
 

CristinaBF

Membro Conhecido
@Maria B. pois aí está, as roupas o tempo ainda ando a estudar, mas levo um bom casaco mesmo, uma capa para a chuva :rolleyes: e umas camisolas de meia estação, e 1 bem quente e uns bons ténis :rolleyes: mas já pensei se chove molho os ténis todos :( e já pensei se levo outro calçado ou não. E tu?
 

SofiaF

Membro Novo
@Maria B. obrigado :)

O nosso roteiro foi:
1- Edimburgo/ Stirling noite em Callander
2- Fort William/ Mallaig (passando por glenfinnan, arisaig e Morar - lindo!!!) / armadale e noite em Kyle of lochash
3- Ilha de skye (Dunvegan, Duntulm, Kilt rock, Portree) o B&B onde ficámos sugeriu-nos jantar em Plockton e ouvir música ao vivo num bar, muito bom, adorámos a pequena vila!
4- Eillean Donan, Invergarry, pitlochry, Edimburgo
5- Edimburgo
6- Edimburgo/ regresso

Nós fomos no fim de Maio e tirando o primeiro e o último dia tivemos chuva miúdinha e nevoeiro mas que deu um ambiente mágico à coisa! :)
Com o tempo assim andámos sempre com as nossas botas de montanha e casaco impermeável, as temperaturas andaram sempre entre os 8 e os 12 (que com o famoso vento parecem uns 2 ou 3°) excepto no último dia que estiveram 16°.
Se contarem visitar castelos compensa comprarem o Explorar pass e não perdem tempo a comprar os bilhetes, sobretudo em Edimburgo.
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Botas de caminhada, camisolas polar/lã e camadas por baixo/térmicas. Casaco não tenho nenhum adequado, e ando na dúvida... Tenho apenas um corta vento impermeável, que espero que sirva, ou outros que serão quentes demais para caminhadas. :rolleyes:
@SofiaF Não quer fazer o report dessa viagem aqui para o Portal? :D De preferência antes de eu e a Cristina irmos... Obrigada pelo roteiro! Infelizmente terei poucos dias por lá. :(
 

SofiaF

Membro Novo
Vão adorar a viagem e ficar com vontade de voltar, tem paisagens magníficas e as pessoas são muito acolhedoras.
Gostei muito de Edimburgo mas o meu coração ficou nas highlands! :)
Deixo-vos aqui algumas fotos para vos abrir o apetite. ;)






Só em Edimburgo ficámos num hotel, o Ibis Budget próximo do aeroporto, as tarifas são atrativas e tem muito próximo uma paragem do Tram para o aeroporto e centro de Edimburgo e um centro comercial. Nos outros locais optámos pelos B&B e não nos arrependemos. Experimentem o pequeno almoço escocês, mas com moderação isto de comer feijão, cogumelos, salsichas logo de manhã é para fortes! Não provei o famoso haggis, o marido é que foi o corajoso, eu provei a versão vegetariana. Também não vos posso deixar de vos aconselhar o famoso Fish & chips de preferência num pub típico, com boa música e uma caneca de cerveja, em Edimburgo há por onde escolher. As refeições nos restaurantes são um bocadinho carotas mas há outras alternativas, há sempre um Macdonalds ou outra cadeia do género, também podem sempre passar num supermercado e comprar alguma coisa para comer pelo caminho e sempre se aproveita mais o dia.
A primeira noite fiquei em callander, depois de stirling, num B&B simples mas muito simpático. No 2°dia seguimos em direcção a Mallaig para apanhar o ferry para a ilha de Skye, passando por Fort William, glenfinnan, arisaig e morar, as paisagens são magníficas. Se quiserem fazer a travessia pelo ferry podem sempre reservar a passagem online, nós não reservámos mas quando chegámos já não tivemos lugar e tivemos que esperar pelo próximo e último ferry, tenham atenção a isso. A 2a e a 3a noite num B&B perto de Kyle of lochash foi uma boa base para visitar a ilha de skye e depois ir para Dornie e Invergarry. Os donos do B&B foram muito simpáticos, ele fabrica gaita de foles e tivemos a sorte de tocar um bocadinho para nós, além de nos dar boas sugestões de passeio.
Na ilha de skye se não quiserem entrar no castelo de Dunvegan, seguem pela estrada depois do parque de estacionamento do castelo, e vão contorná-lo e conseguir vê-lo muito bem, e como bónus ainda conseguem ver as focas. O museu da ilha de skye em kilmuir não é caro e ficam a conhecer como viviam antigamente na ilha.
Há tanta coisa para ver que temos a tendência para fazer itinerários muito longos e depois há o perigo de passar muitas horas na estrada, e em muitos sítios, como na ilha de skye, há muitas estradas só de uma via e demoramos mais a percorrê-las, tenham em atenção a isso.
 
Última edição por um moderador:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Mais uma vez obrigada :) dicas valiosas! Cada vez mais entusiasmada com esta viagem... Espero conseguir aproveitar os meus 3 dias inteiros ao máximo! Sonhando! :D
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Muito obrigada @SofiaF
Tal como a @Maria B. Cada vez mais estou entusiasmada e a contar os dias para esta viagem.
Espero aproveitar ao máximo e as condições meterologicas ajudarem ;)
Todas as dicas são bem vindas. :)
 
Top