Novidades

Escócia 7 Dias

rmrd_89

Membro Novo
Boa tarde,
Vou à Escócia 7 dias em final de Maio e queria rentabilizar ao máximo a viagem.
Montei o roteiro de acordo com o que pretendia ver no País, sugestões de guias e o post Escócia por 5 dias aqui no Fórum que me ajudou imenso.
Sendo assim estava a pensar:
Dia 1 - Edimburgo
Dia 2 - Capela de Rosslyn – Stirling – Doune (Castelo de Doune) – Loch Lomond (Dormir área circundante Loch Lomond)
Dia 3 - Inveraray – Glencoe – Fort William - Ben Navis - Dormir em Fort William
Dia 4 - Mallaig – Armdale (apanhar o ferry com carro de mallaig para armdale; reservar previamente) – Talisker (destilaria) – Neist Point (farol) – Kilt Rock (skye) – Skye – Portree (dormir na ilha em skye ou Portree)
Dia 5 - Eilean Dolan Castle – Loch Ness – Inverness (dormir em Inverness)
Dia 6 - Pitlochry – Perth – Dundee – St. Andrews – Glasgow (Domir em Glasgow)
Dia 7 - Glasgow - Edimburgo
Dia 8 - Regresso
Que acham?
Mudavam alguma coisa? Opiniões de quem já foi e está a pensar ir.
Cumps e boas viagens.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá @rmrd_89

Fiz um circuito parecido também em uma semana e adorei... a principal diferença é que ficas 1 dia na ilha e seria precisamente isso que mudaria no meu se voltasse a fazê-lo pois Skye merece uma melhor exploração. Podes ver o report aqui [Report] - Escócia - Roadtrip pelas Terras Altas

Também tens aqui os report da @Tinker Bell e da @Antonia.M.S. para inspirar:
[Report] Roadtrip na Escócia, 2017 - Parte II: Skye
[Report] "Alba" - Escócia

Em relação ao Dia 3 caso penses fazer caminhadas em Glencoe e Ben Nevis penso que tens de começar o dia cedo para aproveitar bem.
Em relação ao Dia 6, fiz o mesmo tirando Dundee e cheguei a Glasgow à noite... caso queiras fazer uma caminhada no Parque Cairngorm fica apertado.

A Escócia para mim é espectacular, adorei a viagem e tudo o que conheci e é um país onde voltarei num piscar de olhos :D
 

rmrd_89

Membro Novo
Olá @PaulaCoelho

Muito obrigado pela tua resposta. Tens me ajudado muito mesmo sem saberes com os teus comentários acerca das outras viagens á Escócia ;)

A ideia é acordar o mais cedo possível (de forma a aproveitar enquanto houver luz) todos os dias.

Em relação a Skye a ideia era dedicar esse dia inteiro à ilha e ainda um pouco da manhã seguinte.

Em relação ao dia 3 não devo conseguir fazer a caminhada "Mountain track" completa, porque nessa altura a minha namorada já poderá ter uma barriginha pequena :)

No dia 6 não estava a pensar fazer nenhuma caminhada no Parque Cairngorm. Seria apenas ver/conhecer de forma superficial.

Deixo abaixo o que tinha feito no google maps:

Dia 2:
upload_2018-2-1_10-45-25.png


Dia 3:
upload_2018-2-1_10-45-35.png


Dia 4:
upload_2018-2-1_10-45-45.png


upload_2018-2-1_10-45-49.png

Dia 5:
upload_2018-2-1_10-46-5.png


Dia 6:
upload_2018-2-1_10-46-17.png


O que sugeres? Esticar o primeiro dia até fort william e assim aproveitar melhor Skye? Assim só tenho medo de não conseguir explorar bem Stirling e nesse dia como vai ser o primeiro a conduzir á direito queria primeiro habituar-me :D

Seria assim:
upload_2018-2-1_10-51-2.png


Long Post eu sei... :)
 

Anexos

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá outra vez :)
Anda bem que os comentários ajudam... as fotos nos reports também podem dar uma ajuda a decidir ir ou não a algum local.

Se não pretendem fazer grandes caminhadas acho que o vosso plano está bom e bem mais equilibrado que o meu... a minha maior falha foi não contar com o tempo entre Fort Williams e Mallaig pois o caminho pela Estradinha das Ilhas é muito bonito e implicou várias paragens para fotografar e pequenas caminhadas e depois faltou tempo na ilha. Vocês não terão problemas com isso pois ainda têm a manhã do dia 5 para explorar a ilha, mas caso comprem antecipadamente o bilhete de ferry dêem algum tempo para o trajecto até Mallaig pois é muito bonito e vão querer parar: pela hora das minhas fotos acho que saí de Fort Williams pelas 8h30 e cheguei a Mallaig pelas 11h30.

No dia 2 tens tempo suficiente pois Stirling é pequeno, acho que fiquei lá umas 2 horas e deu para ir ao Castelo e passear um pouco nas ruelas com calma, não fui ao monumento (apenas avistei do castelo). Eu não mudaria nada nesse dia pois adorei a zona do Loch Lommond e pernoitar por lá deve ser muito agradável.
No dia 4 se forem no ferry das 11h ou 12h têm o resto do dia em Skye e ainda a manhã de dia 5, o que dá bastante tempo para a ilha.
Em relação ao dia 5, mesmo que saiam a seguir ao almoço têm tempo para visitar o belo Castelo Eilean Donan e quanto ao Lago Ness, se não pretendem fazer nenhum passeio de barco/visitar o centro não vale a pena estarem muito preocupados com a hora a que lá chegam pois é um lago escuro e não vão ver nenhum monstro! À beira têm as ruínas do Castelo Urquhart (estava fechado mas dá para apreciar a vista).

Resumindo, na minha opinião se não pretendem subir montanhas acho que o plano está muito bom, só aconselho a não comprarem o ferry das 9h40, mas sim às 11h ou 12h.
Descarreguem na aplicação do Maps.me o mapa da Escócia para não pagarem mais pelo GPS. Eu fui de google maps impressos e virei para o sítio errado 2/3 vezes :rolleyes:

Pois, ao princípio conduzir à direita faz confusão e eu estava sempre a chegar-me à borda da estrada mas este ano na Irlanda já parecia profissional hehe.
Eles colocam um autocolante na parte direita do tablier com uma seta que reflecte no vidro e te ajuda a saber de que lado te deves manter.
Espero que esta minha lenga-lenga não baralhe!!

Amei a Escócia e quero mesmo voltar pois ficou muito por ver!
E já agora, parabéns pela barriguinha ;)
 

rmrd_89

Membro Novo
Não confundiste nada e até ajudas-te muito.
Sendo assim vou manter o meu roteiro. Agora é só começar a ultimar os pormenores. Já descarreguei o mapa mas também levo tudo impresso. Não sei porquê mas tenho essa mania quando viajo de gostar muito de olhar para o papel.
Obrigado e boas viagens! ;)
 

CatarinaCM

Membro Novo
Olá mrmd_89!
Peço desculpa por me estar a colar ao tópico mas como planeio uma viagem com o meu marido para Abril deste ano também durante 7 dias acho que se calhar posso trocar impressões consigo e com quem por lá já andou, nomeadamente a @PaulaCoelho . Tenho uma condicionante que é ter um evento (concerto) em Glasgow no meu terceiro dia na Escócia.
Assim, agradeço opiniões, críticas construtivas e sugestões para o meu roteiro que é altamente flexível desde o dia 4 em diante- pontos a incluir: Loch Ness e Inverness e queria muito ir à Ilha de Skye mas acho que não tenho tempo. Não tencionamos fazer caminhadas porque o meu marido tem uma lesão recente no joelho que o impede de fazer grandes esforços.
Dia 1- chegada sábado à noite a Edimburgo. Pernoitar em Edimburgo;
Dia 2- Edimburgo; visitar a cidade sendo certo que ao ser um domingo pode ser problemático. Pernoitar em Edimburgo.
Dia 3- Edimburgo e durante o dia deslocação de comboio para Glasgow. Pernoitar em Glasgow
Dia 4- Alugar carro em Glasgow e começar a "road trip". Loch lomond e pernoitar em Glencoe ou Fort William;
Dia 5- Glencoe/Fort William até Inverness; pernoitar em Inverness
Dia 6- Invernes até Edimburgo com passagem por Aviemore e visista a destilarias; pernoita em Edimburgo
Dia 7- Voo ao fim do dia por isso resta este dia para uma visita final a Edimburgo.

Que vos parece? Antecipadamente grata!:)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Catarina :)

Já passaste pelos reports cujos links coloquei mais acima? Têm fotos e dicas pelo que pode ser uma ajuda... ;)
Uma sugestão (que foi o que fiz): visitar Edimburgo apenas no início da viagem e entregar o carro directamente no aeroporto.
Uma vez que o marido está lesionado e provavelmente andarão a um passo mais lento podem aproveitar o 2º dia e a manhã do 3º e seguir para Glasgow por hora do almoço... penso que será mais fácil rentabilizar os restantes dias e terão tempo para Edimburgo (fiz o principal num dia nas calmas mas a andar bastante), Glasgow (se não forem aos museus, a zona da Catedral, Necrópole, Praça George e passeio pelas ruas e beira-rio faz-se em poucas horas) e se quiserem dá para ir à Ilha de Skye.

Quando fiz o meu roteiro também encaixei logo o Lago Ness pois faz parte do nosso imaginário pelas histórias que sempre ouvimos, mas é um lago e nada mais e a cidade de Inverness tem pouco que ver (pernoitamos por lá pois colocamos a hipótese maluca de ir e vir até John O´Groats).
Se gostam da paisagem escocesa, para mim a zona envolvente ao Lago Lommond e a Ilha de Skye bate Ness aos pontos.
Quanto às destilarias, caso optem por ir a Skye podem visitar a Talisker ou no caminho entre Aviemore e Edimburgo têm a Blair Athol e a Edradour perto da fofíssima vila de Pitlochry.... as restantes mais conhecidas ficam todas a nordeste de Aviemore, a uma hora ou mais (Glenlivet, Cardhu, Glen Moray, Macallan, Glenfiddich).
No vosso roteiro o 4ª dia está muito "leve" se vão sair de Glasgow de manhã e não vão fazer caminhadas... facilmente conseguem ir até Mallaig e apanhar o ferry das 18h para Skye ou ir até Dornie, terra do famoso Castelo Eilean Donan e outra porta de entrada para Skye.

É sempre difícil opinar pois cada um tem o seu gosto, por isso, nada melhor que espreitar os reports para se ter uma ideia melhor de cada local :D
 

CatarinaCM

Membro Novo
Olá @PaulaCoelho!
Obrigada pelas sugestões. Eu queria muito encaixar a Ilha de Skye. O meu receio é que não existam ferrys até tão tarde mas se me diz que ainda há uns 18 horas mantenho a esperança- vou entretanto ver se apanho o site dos ferrys para ter uma ideia das horas. Já "papei" o seu report há umas semanas e serviu-me imenso de inspiração para planeamento desta viagem. Está fabuloso! Vou talvez apostar numa estadia em Piltchory em vez de Inverness e não voltar a Edimburgo cidade no penúltimo dia: parece-me uma troca justa entre a Escócia Rural/Natural vs Escócia Urbana. Eu não sou apreciadora de whisky embora tenha curiosidade pelo processo por isso não faço questão de ir à destilaria X ou Y.:)
@broka muito obrigada pelo link! Vou explorar e inspirar-me ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada Catarina, ainda bem que o report ajudou ;)

O site do ferry é este: Mallaig to Armadale | Skye | Summer Timetable | CalMac Ferries
Eu cheguei a Mallaig por volta das 11h30 e comprei para as 12h sem problemas, mas se decidirem ir no último do dia talvez seja aconselhável comprar com antecedência... gostei mesmo muito da paisagem da Estradinha das Ilhas entre Fort Williams e Mallaig mas também têm a opção de fazer por terra de Glencoe/Fort Williams até Dornie ou Kyle of Lochalsh (a @Tinker Bell fez este trajecto e a paisagem também é bonita e com vários lagos pelo caminho).

Ir a uma destilaria na Escócia é "quase obrigatório" mesmo para quem não aprecia a bebida tal como eu :p
No caminho até Pitlochry podem sempre ir até Aviemore e atravessar o Parque Cairngorms... eu quando fui não sabia da existência deste funicular que parece bem fixe:
Mountain Railway - CairnGorm Mountain :D
 
Minha gente,
Dado que o tópico é o mais movimentado, decidi deixar por cá as minhas dúvidas.
Tenho 5 dias completos na Escócia agora em Agosto (vôo de ida para Glasgow, regresso de Edimburgo). Chego a Glasgow às 5 da tarde e depois começo o périplo de 5 dias inteiros por terras escocesas. No último dia tenho a manhã livre em Edimburgo.

Li o tópico todo mas estou um bocado perdido. Precisava de sugestões de percurso!

Obrigado a todos desde já.
 

CatarinaCM

Membro Novo
Olá Pedro,

Ainda não tive tempo para fazer report com cabeça, tronco e membros mas posso partilhar o percurso que fiz:
Dia 0 - Chegada ao hotel em Edimburgo por volta da meia-noite; dormida em Edimburgo
Dia 1- Edimburgo ( royal mile, arthur seat, parlamento, palácio de Holyrood); dormida em Glasgow
Dia 2- Castelo de Edimburgo de manhã e viagem de comboio para Glasgow; dormida em Glasgow
Dia 3- Visita durante a manhã a Glasgow , recolha do carro na rent car e após almoço visita a Luss ( margens do Loch Lomond), viagem pela A82 e pela A85 com paragem no Castelo Kilchurn até Oban; dormida em Oban;
Dia 4- Ferry desde Oban até Craignure ( Ilha de Mull); visita ao Duart Castle; percurso de carro até Fionnphort e Ferry até Ilha de Iona ( visita da Abadia, Cemitério e ruínas de antigo convento); Ferry Iona/ Fionnphort e percurso de carro até Tobermory novamente na ilha de Mull; dormida em Tobermory
Dia 5- Ferry Tobermory Kilchoan; Percurso de carro Kilchoan Glenffinan ( visita ao viaduto); percurso Glenffinan até Castelo Urquhart pela A82 (passando Fort William e Fort Augustus), seguindo para Inverness; percurso através das Cairngorms até Balmoral Castle (já fechado à hora que chegamos) e pernoita em Dalmunzie Castle ( Spittal of Glenshee);
Dia 6- Percurso entre Spittal of Glenshee até Pitlochry (almoço); Crieff e visita à The Famous Grouse Experience - Destilaria Glenturret; percurso de carro ( via Stirling e The Kelpies) até arrabaldes de Edimburgo; pernoita em Dalhousie Castle ( perto da Roslin Chappel);
Dia 7- Visita à Roslin Chappel, entrega do carro em Edimburgo centro; voltinhas em Edimburgo (jardim, royal mile, catedral) e compras; regresso ao aeroporto e a casa.

Queria muito fazer um report sobre esta viagem e conto fazê-lo em breve. Foi uma das melhores viagens de sempre e os planos que trazíamos de Portugal ficaram sem efeito no que toca ao percurso das Highlands. A verdade é que de Glasgow em diante não tínhamos nada marcado e íamos reservando no dia anterior os sítios de pernoita via booking. Teoricamente a ideia seria ir de Oban a Skye mas encontramos um português a trabalhar num restaurante em Oban que nos convenceu a ir a Mull e Iona e de facto não nos arrependemos. Skye por si só tem que merecer mais dias e mais tempo. Mull é uma ilha fantástica e pouco conhecida e Iona para quem gostar e apreciar sítios espirituais é um "must go"embora não seja fácil lá chegar.
O dia 5 foi uma loucura de quilómetros feitos embora com dezenas de paragens para fotografias lindíssimas quer no Great Glen, quer no Vale do Spey e nas Cairngorms.
Não sendo apreciadores de whisky apostámos em visitar uma única destilaria mas se gostar tem que ponderar o roteiro em função das escolhas. Conduzir na Escócia só custa até à primeira rotunda, depois é tranquilo por isso não tema alugar carro. Ajuda bastante se for com mudanças automáticas. Nós alugámos pela sixt e correu muito bem. A Escócia precisa de tempo (as estradas nas highlands e nas ilhas são estreitas e pequenas distâncias no papel demoram tempo a percorrer) pelo que queremos voltar para o ano para ir a Skye, fazer a North Coast e ver mais castelos.
A alimentação não é barata mas pode sempre optar por tomar pequeno almoço substancial nos hotéis ou B&B que são bons, fazer um almoço leve com sandwiches (compradas em supermercados) e jantar com mais calma em sítios mais simpáticos. Em geral a carne, peixe e mariscos são de qualidade excelente. Se não quiser que o orçamento pese muito fuja dos vinhos e fique só pela cerveja.
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá @Pedro Santiago,

Do que visitei na Escócia adorei a zona do Lock Lommond/Parque Trossachs, a Ilha de Skye, St. Andrews, os Castelos Eilean Donan e Culzean e andar simplesmente a fazer estrada pois a paisagem é muito bonita e tem estradinhas fantásticas. Gostaria de voltar e explorar melhor Skye, o Parque Cairngorms (apanhei uma chuvada) e ir a John O´Groats!
Edimburgo é uma cidade muito bonita e agradável e apenas uma manhã por lá parece-me pouco tempo... se conseguires aproveitar a tarde do dia anterior sempre dá um dia inteiro por lá e permite apreciar a Royal Mile à noite e ir a um simpático pub ;)
O meu conselho é veres os reports (coloquei links no segundo post) pois pode ajudar a decidir o roteiro com base nas fotos e dicas.
A Escócia é espectacular e penso que seja qual for o percurso escolhido vais adorar e querer voltar :D

@CatarinaCM, a Escócia é linda! Ainda bem que gostaram :) Também ponderei ir a Mull mas optamos apenas por Skye pois uma semana não dá para tudo.
Fico "ansiosamente" à espera do report pois quero voltar à Escócia e vocês foram a locais diferentes dos descritos nos restantes reports :D
 
@CatarinaCM e @PaulaCoelho obrigado a ambas!
O meu vôo de ida é por Glasgow, ainda não marquei alojamentos (o que me vai encarecer bastante a viagem, já que isto foi um late call completamente inesperado) mas o meu esboço é o seguinte:

1º dia - Glasgow (chego tarde, será só dar mesmo uma volta, talvez à noite até).
2º dia - Stirling - Loch Lomond - Oban - Fort William (dormir aqui ou Oban, ainda tenho que ver)
3º dia - Oban/Fort William - Morar - Mallaig - ilha de Skye (dormir na ilha)
4º dia - Eilean Donan Castle - Loch Ness - Inverness (dormir em Inverness)
5º dia - Perth - Rosslyn - Edimburgo (dormir em Edimburgo)
6º dia - Edimburgo
7º dia - Edimburgo e regresso

Os 3º, 4º e 5º dias terão alguma flexibilidade dependendo do tempo das deslocações. Algumas coisas poderão ser terminadas na manhã seguinte, por exemplo, retirando o tempo "extra" ao que tenho previsto para Edimburgo no 5º dia.

Gostava muito de ir ao Culzean castle mas tenho de fazer escolhas e não me parece possível encaixar aqui, até pelo desvio da rota que representa.

Se o tempo apertar considero eventualmente prescindir de Perth.

Aceito sugestões!:)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Pedro Santiago,

Penso que no 2º dia consegues ir ficar a Fort Williams ou perto, a menos que penses fazer algumas caminhadas maiores pelo parque Trossachs ou em Glencoe.
Assim poupas tempo para o 3º dia pois a Estradinha das Ilhas entre Fort Williams e Mallaig vai "obrigar" a algumas paragens para apreciar as vistas e provavelmente já chegas a Skye pela hora do almoço.
Dá para aproveitar a ilha também na manhã do 4º dia e deixar Eilean Donan para depois do almoço. O Loch Ness não achei nada demais (demasiado escuro e nada de monstros :p) mas tem lá ao lado as ruínas do Castelo Urquhart que só vi por fora.
A Perth só fui almoçar mas não me pareceu nada demais, mas no caminho desde Inverness gostei muito de Pitlochry e de St Andrews (e gostava de ter ido ao Castelo Dunnottar mas o desvio seria maior).
;)
 
@PaulaCoelho ontem estive a programar as coisas e reservei alojamento entre Glencoe e Fort William, o que me permitirá fazer o que dizes. Consegui dormida na ilha a um preço simpático, vou ter que fazer essa gestão de tempo, mas a ideia é essa, chegar a Eilean Donan pela hora de almoço. Acho que não vou resistir a uma foto para o instagram em Neist Point, por isso provavelmente precisarei de mais do que uma tarde em Skye :D
 
Top