Novidades

Encontrar bagagens perdidas

JoãoM

Membro
Onde anda a minha mala ?



Localizar a nossa bagagem perdida


Todos nós sabemos como é aborrecido quando uma bagagem se perde depois de um voo e ficamos sem os nossos pertences.
E o mais chato ainda é ficarmos dependentes de nos atenderem no número que nos foi fornecido quando apresentámos a reclamação de extravio.

Ao longo dos anos em que tenho trabalhado no turismo, fui muitas vezes confrontado com este problema e acabei por encontrar um link para o sistema mundial de localização de bagagens da SITA/IATA.

Para os que sofrerem deste infortúnio, aqui fica o link em que podemos saber por onde anda a mala, se já foi encontrada ou não, etc...

World Tracer


Boa sorte !!
 

Célia Reis

Membro Novo
Olá!
Este link é realmente muito util, eu infelizmente nas ultimas férias que fiz fiquei sem a bagagem tanto na ida como no regresso e de facto só me apetecia telefonar para lá a todo o momento...a ansiedade de reavermos as nossas coisas o mais brevemente possivel é incontrolável!

Já agora, e no caso de as coisas correrem mesmo para o torto e as bagagens desaparecerem definitivamente, como funcionará o calculo da indeminização? É pelo peso da mala?
Espero que nunca me venha a acontecer tal, pois acho que não há dinheiro que pague a perda dos nossos pertences...mas é sempre bom saber, por curiosidade, como funcionam as coisas numa situação destas...
E pode-se receber em simultâneo indeminização por algum seguro adicional que tenhamos, como por exemplo, do cartão visa? E temos que participar de imediato a esses seguros, ou basta depois apresentarmos o papel da reclamação de bagagem do aeroporto?

Acho realmente muito util este tipo de informações, obrigada,
Célia
 

JoãoM

Membro
Olá Célia


A legislação actual estabelece os direitos dos passageiros que sofram atraso na entrega, deterioração ou perda total das bagagens nos seguintes termos:

"A companhia aérea transportadora é responsável pelos danos, extravios ou atrasos que ocorram com a sua sua bagagem, devendo ser a ela dirigidas as eventuais reclamações (salvo se ocorrerem no contexto de uma viagem organizada).

No caso de irregularidades com a bagagem deverá dirigir-se ao balcão da companhia aérea ou ao balcão de 'Bagagem Perdida' para prestar informação sobre os danos sofridos e iniciar desde logo os procedimentos correspondentes à procura e indemnização a que eventualmente tenha direito.

Nos voos nacionais, as reclamações por extravio ou atraso na entrega da bagagem despachada devem ser formalizadas nos dez dias seguintes à data em que esta deveria ser entregue. Os danos devem ser reportados nos seis meses a seguir à data do voo.

Nos voos internacionais o extravio deverá ser reclamado num prazo de sete dias a partir da sua notificação. Em caso de atraso na entrega da bagagem, a reclamação deverá efectuar-se nos 21 dias a seguir à data em que a bagagem foi entregue ao destinatário.

No caso de extravio ou dano da bagagem em voos nacionais, se não tiver declarado previamente o seu valor, tem direito a uma indemnização até 500 DSE (1 DSE = cerca de 1,20€) por unidade.

Em voos internacionais a indemnização está limitada a 17 DSE (20 €) por Kg de bagagem despachada, com um limite máximo de 1.200 DSE

Tendo em conta que a maioria das transportadoras não assume responsabilidade por artigos frágeis ou valiosos, lembramos que poderá, por sua iniciativa, fazer um seguro adicional em relação à sua bagagem."

Em caso de bagagem extraviada em circuito organizado, deve o passageiro contactar a companhia de seguros, informando do atraso da entrega. Normalmente, decorridas 24 horas após a hora em que a bagagem deveria ter chegado, as seguradoras autorizam um crédito de 250 € por passageiro de modo a este poder comprar artigos de primeira necessidade.

No entanto, terá de ser o passageiro a efectuar a despesa, enviando posteriormente os recibos de compra, juntamente com a denúncia de extravio que efectuou no aeroporto de destino e o talão comprovativo do recebimento da mala, de modo a ser ressarcido das despesas.

Em relação ao recebimento cumulativo da indemnização da comp. aérea e da comp. de seguros, não lhe posso ser muito útil, mas não vejo por que não seriam pagas.
Isto, porque os 20 euros por kg não são suficientes para cobrir o valor real dos bens.

Espero ter ajudado,

Boas viagens !!
 

Nuno

Administrador
Staff
Fantástico JoãoM :rolleyes:
Muito útil a informação facultada!
Sinto-me tentado a abrir um novo fórum tipo consultório jurídico :)
 

JoãoM

Membro
Ainda bem que gostaste Nuno.
Sempre que puder ajudar, estou à disposição dos utilizadores.

Um abraço destas terras frias de vikings !!
 

Célia Reis

Membro Novo
Oi JoãoM,

Obrigada por estas úteis informações!
Tive uma situação de atraso na recepção de bagagens quer na ida quer no regresso das ultimas férias que fiz, e foi esse o motivo da minha curiosidade relativamente a este assunto...
Cumprimentos,
Célia
 

Katy Deodato

Membro Novo
OLa
Estou de momento numa situação de perda de mala e neste momento ando a tratar da redação da carta para fazer reclamação, e o que eu gostaria de saber era em que é que as companhias aereas se baseam para pagar a indeminização. Como posso conseguir ir buscar o valor máximo estabelecido?
 

L_Ferreira

Membro Novo
Bagagem

Olá

Também estou neste momento em fase de tentar resolver um problema com uma mala desparecida.

Fomos de férias para Fuerteventura em final de Julho e uma das nossas malas despareceu na viagem de ida. É sempre muito desagradavel quando uma coisa deste género acontece e no meu caso como agravante levava toda a roupa e tudo o que precisava de uma bebé com 3 meses...foi mesmo chato proque além dos gastos que tive lá com os bens necessários para toda a familia depois ao chegar ainda tive de comprar muito mais coisas proque tinha levado toda a roupa da bebe e em Furteventura só conseguimos comprar roupa fresca....e claro as despesas feitas cá ninguém as paga.

Entretanto já passaram os 21 dias e a mala continua sem aparecer. Alias o aeroporto de lIsboa nem sabe dizer se a mesma foi ou não despachada.

A reclamação foi apresentada através da Soltur, o operador, à Companhia aérea e ao seguro (por sorte tinhamos feito um seguro opcional), e agora estamos a agaurdar os reembolsos, mas a sensação que tenho é que há uma total falta de respeito por parte da companhia aérea relativamente aos clientes. A Futura, companhia aerea fala em 3 meses para fazer o pagamento e segundo eles pretendem pagar apeans 400 dolares no total, ou seja o total da indeminzação pelos gastos lá e pelo valor da mala. Como é logico informei logo que ia seguir com a reclamaçãoa té às últimas consequências pois só nas férias tive de gastar muito mais do que esse valor e o conteúdo da mala também é bem superior, tanto em valor físico como em valor sentimental de roupas da bebé e fraldas e babetes bordadas que nunca vão poder pagar.....
Entretanto também já fiz a exposição ao PRovedor do Cliente que julgo que também é uma boa solução pois o Provedor dá resposta no prazo máximo de 30 dias e além disseo a agência é obrigada a cumprir com a decisão do provedor no prazo também de 30 dias.
 

Katy Deodato

Membro Novo
Eu perdi a minha mala em fev de 07 numa viagem de regresso de Praga! viagei com ALITALIA companhia aerea italiana! é preocupante a falta de bom senso e de profissionalismo por parte da companhia que se estam a "borrifar" para as pesoas que estajam na nossa situação! Para além de não se ralarem tambem não nos ajudam para conseguir reaver a mala nem como podemos ir buscar uma indeminização. O que sempre me disseram foi "lamentamos mas a sua mala continua desaparecida, a fim de 48 dias úteis´´e dada como desaparecida! Eu estava tão desesperada que ligava duas a tres vezes por dia (não imaginam o dinheiro que gastei em telefonemas) pk como toda a gente qdo viaga leva sempre a melhor roupa e as mais bonitas e ainda traz as recordações do pais em que visita.

Agora e ao fim de horas infinitas na net a ler sobre casos identicos, vou enviar uma lista das coisas que estavam na mala com o respectivo valor e a documentação necessária. Mas atenção as despesas de envio ficam por minha conta e não é a nivel nacional tenho que envoiar p italia.

O que acho é que não a dinheiro nenhum que pague o sentimento que nos une as nossas coisas!!! pk a vida custa a ganhar e nem todos podem comprar um novo guarda roupa de um dia p o outro!!! Não a respeito por nada eu ja começo achar que a muito boa gente que rouba as nossas malas, pk é impossivel perderem-se milhares de malas.
 

L_Ferreira

Membro Novo
Katy Deodato disse:
Não a respeito por nada eu ja começo achar que a muito boa gente que rouba as nossas malas, pk é impossivel perderem-se milhares de malas.
Mas é que infelizmente é mesmo verdade. Nós temos um amigo que trabalha numa das empresas de handling mas no aeroporto do Porto e que diz que infelizmente todos os dias são roubadas malas por funcionários do aeroporto. As que se perdem mais tarde ou mais cedo aparecem, segundo ele o problema é mesmo as que são roubadas. Esse nosso amigo viaja muito e diz que ele próprio s´leva bagagem de mão porque sabe como é que as coisas funcionam!

Se os funcionários da área fossem responsabilizados as coisas eram diferentes!!!
 

Nuno

Administrador
Staff
A propósito deste tema, no Diário Económico de 20 de Agosto 2007 vinham dois artigos (aqui e aqui) muito interessantes sobre os seguros de viagem e respectivas coberturas em caso de perdas.

Por vezes os pacotes de viagens já incluem um seguro com algumas coberturas interessantes e os cartões de crédito que temos dentro das carteiras também oferecem de base alguns seguros de viagem.
Opcionalmente por valores bastante atractivos (desde 26 Euros) podemos fazer à nossa conta um seguro de viagem com melhores condições e garantir pelo menos a recuperação de uma valor que compense materialmente os bens perdidos.

É uma questão sobre a qual nunca me tinha debruçado, mas que para a próxima vou ponderar antes de viajar.

O ditado diz "o seguro morreu de velho" :)
 

L_Ferreira

Membro Novo
Eu por acaso...por mero acaso tinha feito um seguro que ainda me vai ser de grande ajuda. É que como fomos de viagem com um bebé de 3 meses e como fizemos a reserva ainda antes do bebé nascer o funcionário da agência como é nosso conhecido tomou a liberdade de inserir na reserva um seguro para o caso de termos de cancelar a viagem por qualquer eventualidade que pudesse impedir o bebé de viajar ... foi a nossa sorte. Também nunca tinha pensado no assunto. Mas acho que vale bem a pena fazer um seguro.
 

_Cats_

Membro Novo
Olás....

Sim, efectivamente a perda de uma mala, é uma das situações desagradaveis que pode acontecer a quem viaja. Independentemente se se perde tanto na ida como no regresso....a mala é nossa e queremo-la conosco!!!

Recomendo vivamente a quem viaja que opte por levar em bagagem de mão algumas roupas ou acessorios, (será mais aconselhado fazer, na viagem de ida). Peso máximo de bagagem de mão em classe economia até 6kg por pessoa em classe executiva até 12 kg por pessoa.

É preferivel, optar pela hipotese mais segura!!!

Boas Vacances :)
 

Célia Reis

Membro Novo
Pois eu fico impressionada com os vossos relatos! Eu que sempre tive receio que uma coisa destas me acontecesse, e que apanhei um susto na ultima viagem(graças a Deus recuperei tudo), agora também vou pensar duas vezes no que vou enfiar dentro da mala nas próximas férias, e vou abusar da bagagem de mão...Pois na verdade não há dinheiro que pague o facto de perdermos as nossas coisas.
A quem se depara com este problema desejo boa sorte!
Cumprimentos,
Célia
 

L_Ferreira

Membro Novo
Célia Reis disse:
Eu que sempre tive receio que uma coisa destas me acontecesse, e que apanhei um susto na ultima viagem(Célia
Eu pelo contrário acho que nunca tinha sequer pensado no assunto. Fiquei mesmo KO quando dei pela falta da mala...e depois com a agravante de não ter nem leite nem fraldas para a bebé (só a pouca quantidade que tinha na saca de mão e que já não chegava para essa noite e manhã seguinte) e ter de sair do aeroporto directa a procurar uma farmácia de serviço...

O que a mim mais me faz confusão é a falta de respeito pelas pessoas. O Aeroporto de Lisboa só diz..."ainda não sabemos da mala tem de esperar"; a companhia aérea...."Não sabemos da mala e tem de esperar pela indemnização..ainda passou pouco tempo"....
É mesmo uma falta de respeito porque além do incomodo e do problema de perder as nossas coisas uma pessoa pode não ter dinheiro suficiente para durante as férias comprar tudo novo de repente. E o que é que se faz? Na minha opinião devia ser disponibilizada uma verba imediata para compra de bens necessários mas enfim....

No mesmo voo houve outro casal que também perdeu uma mala, um casal jovem que julgo que estaria em lua-de-mel.
 

L_Ferreira

Membro Novo
LIgaram-me hoje à hora do janta para dizer que um mês depois a minha mala apareceu!!!

Foi enviada por engano para Roma, pelos vistos esteve lá 15 dias e depois de lá foi então enviada para Fuerteventura mas claro já nós estavamos em POrtugal há algum tempo...depois ficou por lá uns dias esquecida sabe-se lá porquê e chegou hoje ao aeroporto de LIsboa. Ficaram de a mandar para o Porto num vôo amanhã de manhã e de vir cá entregar depois.

Estou muito feliz proque tinha lá coisas da minha filhota que queria guardar de recordação.
 

Nuno

Administrador
Staff
L_Ferreira disse:
O que a mim mais me faz confusão é a falta de respeito pelas pessoas. O Aeroporto de Lisboa só diz..."ainda não sabemos da mala tem de esperar"; a companhia aérea...."Não sabemos da mala e tem de esperar pela indemnização..ainda passou pouco tempo"....
Nada me deixa mais fulo do que a falta de envolvimento e de responsabilidade para ajudar a resolver estes problemas. É o típico "deixa andar" ...

L_Ferreira disse:
LIgaram-me hoje à hora do janta para dizer que um mês depois a minha mala apareceu!!!
Há dias de sorte :)
 

Célia Reis

Membro Novo
Olá L. Ferreira!
Fico contente por saber que apareceu a sua mala, e que vai poder guardar as suas recordações...
Cumprimentos,
Célia
 

L_Ferreira

Membro Novo
Célia Reis disse:
Olá L. Ferreira!
Fico contente por saber que apareceu a sua mala, e que vai poder guardar as suas recordações...
Cumprimentos,
Célia
OLá

Obrigada:)
Já estive a arrumar. É incrível como não tinha noção de tudo o que tinha na mala, havia coisas que nem me lembrava.
O mais importante é que recuperei as coisas da minha princesa, embora num mês haja roupa que já nem lhe serve, mas o importante é que as roupas que queria guardar de recordação vou poder.

Entretanto como já passaram 21 dias a mala foi na mesma dada como perdida por isso vou receber na mesma a indemnização pelo peso da mala, não paga o incomodo nem as ferias meio estragadas mas já é uma ajuda....
 
Top