Novidades

Easyjet deixa passageiros em terra por overbooking

zb007

Membro Conhecido
Infelizmente está, cada dia mais, a ser um caso recorrente, porque preferem correr os riscos de ter que indemnizar as pessoas do que perderem a venda de alguns bilhetes, mesmo correndo o risco de depois não terem lugares.
Desta vez aconteceu com um familiar. Ontem tinha voo para Lisboa vindo de Lyon e eis que quando estavam a terminar o embarque estando ainda 8 pessoas dizem que só têm 1 lugar e nem cavaco deram às outras e fecham as portas, eram quase 22 horas, balcão de reservas da mesma fechados.
Claro que o pessoal do aeroporto disse logo que nada tinha a ver com isso que era problema da companhia como não podia deixar de ser.
A pessoa em causa não sabe falar francês, nem inglês apenas português e infelizmente ninguém a tentou perceber, lá teve que ligar para uns amigos virem de Grenoble buscar para passar a noite, hoje durante todo o dia tentou resolver a situação e nada.
Eu, de Portugal, pouco ou nada posso fazer, liguei para a Easyjet em Lisboa e por muito atenciosos que fossem disseram que nada podiam fazer. Não acho que seja verdade, pelo menos podiam contactar o balcão de Lyon e ajudar a resolver.
Como são menos de 1500Km a indemnização são 250 euros, mas isso não cobre as despesas todas, até os dias de trabalho perdidos entre outras coisas, diz a lei que nestes casos devem proporcionar hotel, comida e bebida e arranjar voo alternativo, mas como se o balcão está fechado?
Escrevi umas notas em francês que amanhã essa pessoa vai entregar no balcão e ligar para mim para eu falar com aqueles maus funcionários do balcão, que nada fazem para resolver os problemas que a companhia causa, uma vez que não se consegue expressar. E disse para não abandonar o balcão até resolverem a situação. Vamos ver o que vai dar, possivelmente nada porque a lei existe para overbooking 250 euros :) É para rir! Como se isso pagasse os transtornos, deveriam ter que pagar e bem.
É uma vergonha que cada vez mais devemos divulgar, pagamos e somos mal servidos.
 
Última edição por um moderador:

tig21

Membro Ativo
Viva @zb007
nada do que eu diga vai fazer com que mude a ideia que agora tem sobre a easyjet mas eu já relatei por aqui uma situação que tive com eles e tenho que afirmar que foram super compreensivos resolveram o problema numa tarde e resolveram um problema que na verdade segundo as leis não o teriam de fazer.
Eu resolvi tudo através do twitter bastou mandar um Mensagem Privada com os dados das pessoas e voo em questão, passados 2 horas e 3 ou 4 mensagens depois tinha uma nova reserva com data à minha escolha no email.
Tente resolver pelo twitter, senão tiver facilmente cria conta.
Qualquer coisa em que possa ajudar esteja à vontade.
 
Última edição por um moderador:

zb007

Membro Conhecido
@tig21 Obrigado, mas já agora foi aqui em Portugal? O problema maior é a pessoa estar em Lyon
Mas foi no oficial da easyjet certo? Acabei de seguir e vou tentar então
 

tig21

Membro Ativo
@tig21 Obrigado, mas já agora foi aqui em Portugal? O problema maior é a pessoa estar em Lyon
Mas foi no oficial da easyjet certo? Acabei de seguir e vou tentar então
Foi em Portugal mas a conta do twitter é mundial, é este: easyJet (@easyJet) | Twitter
Não foi comigo que aconteceu mas eu tratei de tudo, só me perguntaram o email com que tinha sido feita a reserva inicial e se podia agir em nome dessa pessoa, bastou dizer que sim.
Falei sempre em inglês, se puderes facilita.
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
É uma situação complicada, @zb007 mas tente fazer como lhe disseram, resolver pelo Twitter ou então a pessoa que amanhã esteja logo à hora de abertura do balcão da Easyjet no Aeroporto em causa.
 

Leonorb

Moderador
Staff
Pois... é por ter receio que isto me aconteça qua acabo por não ter coragem por optar por estas companhias aeras. Ficar sem umas férias que custam a conseguir, é muito mau.
Espero que consigam resolver
 

zb007

Membro Conhecido
É uma falta de respeito pelos passageiros, como podem vender bilhetes de lugares que já venderam e meteram o dinheiro ao bolso.
Isto é que diz o site obsevador.pt
A situação não é acidental, antes pelo contrário, e as próprias companhias aéreas fazem estudos para avaliar o número extra de bilhetes que podem ser vendidos para as empresas se prevenirem dos clientes que podem não comparecer para o voo ou que cheguem com um atraso considerável – e, dessa forma, poderem garantir um voo cheio.
Até deixa este video bem elucidativo
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Convêm esclarecer que o overbooking é uma pratica legal e regulada, as companhias têm uma percentagem definida de bilhetes extra que podem vender.

Na sua essência nada tem de falta de respeito para os passageiros, até porque na maior parte dos casos os passageiros são reencaminhados em voos alternativos e compensados pelo facto de verem o seu voo alterado. A situação relatada, de falta de apoio na Easyjet, é de facto lamentável.

Pois... é por ter receio que isto me aconteça qua acabo por não ter coragem por optar por estas companhias aeras. Ficar sem umas férias que custam a conseguir, é muito mau.
Espero que consigam resolver
Pelo contrário até tenho ideia que o overbooking acontece mais nas companhias de bandeira do que nas lowcost.

Até à data fiz 130 voos, 24 deles em lowcost (Ryanair e Easyjet) e o único oberbooking que tive foi na... TAP :rolleyes:
 

roller

Membro Conhecido
Infelizmente é pratica comum nos dias de hoje. E em todas as companhias!!!

Só não percebo uma coisa... se na porta de embarque isso aconteceu é porque forem emitidos 8 boardings pass com lugares repetidos?!!?

Eu conheço situação de overbooking quando chegam ao balcão de drop off das malas e vão fazer check in e ja existe overbooking, agora eu sempre pensei que estaria descansado no momento que tivesse o meu cartão de embarque com lugar atribuído...
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Sim, essa situação é de facto no mínimo estranha... por norma a situação de overbooking é comunicada logo no Check-in, antes da emissão do Boarding pass.
 

Flecha

Membro Conhecido
Gente... o check in é online. Mas sim, podia haver essa informação mesmo online, ou haver a preocupação de alguém ver isso no sistema e acautelar.
No meu voo da United EWR » LIS, na porta de embarque (e porque o ckeck-in também é feito em máquina no aeroporto, tal com o dropp off das malas é muito básico), informaram que o voo estava em overbooking e pediram voluntários para ficar em NY mais um dia, com direito a hotel + alimentação e um voucher de 1000 USD para viagem futura.
Claro que houve gente a aceitar... e sim, o voo veio a 100%
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
@Flecha, acho que toda a gente sabe que o Check-in da Easyjet é online! a questão é que em situações de overbooking, por norma a aplicação não permite concluir o check-in, dá a indicação para se dirigir ao balcão da companhia no aeroporto...
 

zb007

Membro Conhecido
Já vi e, pelo que parece, infelizmente é uma prática que se está a tornar normal e autorizada, mas para mim é crime. Como pode por exemplo alguém vender o mesmo automóvel a 2 pessoas? Ou melhor, entramos naquela do tipo que tem um excelente cavalo de corrida, e que o mesmo morre, e o que ele pensa? Fazer rifas. Vende todas, ganha montes de dinheiro, depois vai ao individuo que saiu o cavalo e fala com e até lhe dá o valor rifa a dobrar pedindo desculpa, etc. Isto é crime, porque o fazem sabendo que pode acontecer. Não há desculpa! É brincar com as pessoas que pagaram e compraram e programaram tudo. Por exemplo, eu costumo comprar os bilhetes com bastante antecedência, posso dizer para o ano vou de férias em junho e já comprei e paguei os bilhetes e agora, vou programar a viagem em função disso. Que direito têm de vender os mesmos bilhetes que comprei?
Agora falemos de outro modo, eu e todos vocês que por aqui andam percebem mais ou menos como as coisas funcionam. Vejam uma pessoa de idade que, lhe compram um bilhete ida e volta, não tem, nem percebe nada de internet. Vai na boa fazer o check in no balcão e ainda por cima aí não lhe dizem nada. Fazem o check in e mandam-na fazer os procedimentos todos até à porta de embarque. Chega, espera e, como foi das últimas, faltam 8, dizem: "não há lugares". São 22 horas e os balcões estão fechados. Que faz essa pessoa? Dorme nos bancos do aeroporto? É isto justo? Em bom português, ladrões, é isso, isto é um roubo, apenas isso. Não há desculpa para vender o que já foi vendido, é crime em qualquer produto, ainda mais quando o fazem e sabem que estão a fazer. Não deveria haver indemnização mas sim, queixa crime e pagarem, mas bem, por isso. Até 1500 km, 250 euros. É isso que paga os transtornos? Os incómodos, as percas de dias de trabalho? Não há desculpa tão simples como isso. Faça algum de nós isso a ver o que lhe acontece... vender algo que não tem.

Agora vou contar como se desenrolou a história, espero que não aconteça mas, se acontecer, pode haver aqui algumas dicas que podem ajudar.
Primeiro agradeço ao @tig21 pela dica. Graças a ele consegui o que a seguir descrevo.
Contactada a easyjet em Lisboa disseram nada poder fazer, conversa para Lyon disseram que a pessoa tinha que se dirigir ao balcão (a pessoa estava a 200km do aeroporto, em casa de amigo que a veio buscar, e tentava resolver por telefone).
Graças à dica do @tig21 contactei o twiter @easyJet e como já estava fechado (é das 8 as 20 de Londres como tal o nosso horário), logo mesmo antes das 8, já tinha uma resposta a perguntar dados. Como a pessoa em causa não falava inglês dei o meu telefone e fui eu resolvendo. Arranjaram bilhete para o dia seguinte às 7.50, porque os outros antes estavam cheios, (porque não fizeram ooverbooking num desses e retiraram uma pessoa e meteram esta, injusto sem dúvida). Depois mais conversa: e as despesas e o hotel? Após mais umas conversas arranjaram dormida num hotel no aeroporto. E agora lá está essa pessoa esperando por amanhã. Perdeu 3 dias de trabalho, andaram pessoas amigas 400km para não falar de outros transtornos.
1º Fazer o check in online o mais cedo possível (eu faço por vezes até uns minutos antes quando se consegue)
2º Nunca ficar para trás na entrada, são por norma os últimos que ficam em terra.
3º Se isto acontecer (algo que ninguém me disse, nem as 2 pessoas com que falei da easyjet ontem em Portugal) deve entrar no site logo que possa e o balcão estiver fechado e escolher o próximo voo que tenha lugar que lhe vai aparecer a custo zero.
4º Ir para um hotel, se precisar, comer e beber e outras despesas, guardar todos os comprovativos e depois pedir para lhe pagarem. (E os dias de trabalho perdidos?)
Em resumo ISTO NUNCA DEVIA ACONTECER, pois se compramos e pagamos uma coisa ela é nosso por direito.
 
Última edição por um moderador:

roller

Membro Conhecido
Se a lei permite infelizmente temos que acabar por "comer e calar" o que me continua a levantar espanto é emitirem para os mesmos lugares cartões de embarque.

Pois, o que sei, que é que, ao tentar online e estando já cheios dá erro e manda dirigir ao balcão de check in e entrar em "fila de espera" ou, a quem já esteja no embarque, perguntar se quer ficar em terra em troca de uma recompensa. Isso também faz sentido no meio desta anormalidade que é o overbooking.

Agora se tens cartão de embarque com lugar definido e estás na fila a tempo e horas não percebo como te bloqueiam o embarque. Isso sim é estranho e de todo acho que haja uma lei que defenda.
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Já vi e pelo que parece infelizmente é uma prática que se esta a tornar normal e autorizada, mas para mim é crime.
Não parece, é mesmo normal e autorizadas e tem a ver com o modelo de negócio da aviação que não é exatamente igual ao modelo de negócio de uma mercearia ou de um stand de automóveis.

Caso não concorde com as politica de venda só tem uma solução - Não comprar uma passagem de avião.

Por norma só são relatados estes (maus) exemplos de resolução de overbooking, mas diariamente há milhares de casos de overbooking em todo o mundo e geralmente a coisa resolve-se de forma pacifica e até bastante lucrativa para os passageiros.
 

tig21

Membro Ativo
@zb007 ainda bem que ficou resolvido, isso sim é o que interessa ;)

Eu nunca estive numa situação de overbooking mas pensei que essa situação "à boca do avião" nem fosse possível, até porque passando a segurança teoricamente estás em espaço internacional, como poderá vir para fora sem ter feito o percurso normal de chegada?
Também concordo @ploferreira que em alguns casos seja bem vantajoso para o cliente, claro que um emigrante quer é vir de férias sem chatice, mas eu por exemplo já estive em voos de férias que se estivesse em overbooking não teria sido nada mau, enfim cada situação é uma situação diferente.
 

roller

Membro Conhecido
@zb007 ainda bem que ficou resolvido, isso sim é o que interessa ;)

Eu nunca estive numa situação de overbooking mas pensei que essa situação "à boca do avião" nem fosse possível, até porque passando a segurança teoricamente estás em espaço internacional, como poderá vir para fora sem ter feito o percurso normal de chegada?
Também concordo @ploferreira que em alguns casos seja bem vantajoso para o cliente, claro que um emigrante quer é vir de férias sem chatice, mas eu por exemplo já estive em voos de férias que se estivesse em overbooking não teria sido nada mau, enfim cada situação é uma situação diferente.
O teres passado a segurança não te impede em nada de voltar a sair. Eu já o fiz para ir ao carro e voltei a passar na segurança.
 
Última edição por um moderador:

tig21

Membro Ativo
O teres passado a segurança não te impede em nada de voltar a sair. Eu já o fiz para ir ao carro e voltei a passar na segurança.
Desconhecia, mas já fico a saber ;)
E se for voo para fora da UE?
 
Última edição por um moderador:

roller

Membro Conhecido
Não interessa. a segurança em nada tem a haver com a companhia ou com o voo... tens é que ter tempo pois ele não ficam com a porta aberta a espera que vás para la! :p:p

Se for voo fora da EU tens que voltar a passar a segurança e o SEF...
 
Última edição por um moderador:
Top