Olá,
Eu estive o ano passado em Lanzarote e adorei.
É uma ilha muito diferente do normal. É preciso entendê-la primeiro. A ilha foi destruída em grande parte por erupções vulcânicas no século XIX e, como tal, não se pode ir para lá à espera de encontrar muitas zonas verdes. É uma paisagem singular, árida mas, ao mesmo tempo, espectacular e impressionante.
A ilha é reserva da biosfera e orgulha-se disso. Não se vê um papel no chão, as casas não têm mais de 3 andares (excepto em Arrecife), são na sua esmagadora maioria brancas (fazendo um contraste fantástico com a paisagem). Não há placards publicitários nem semáforos ou outros elementos que possam estragar a paisagem. É de facto impressionante o cuidado que existe naquela ilha em preservar a natureza. Fizeram daquilo que a destruiu o seu ponto forte.
Das Canárias, além de Lanzarote, conheço Tenerife e posso afirmar que Lanzarote é muito superior. Não há turismo de massas e a qualidade parece-me maior.
Em Lanzarote há a possibilidade de fazer uma excursão à ilha vizinha Fuerteventura.
A zona que aconselho em Lanzarote é a Playa Blanca. Tem uma praia de areia branca muito boa (playa dorada) e, apesar de ser uma zona sossegada, há restaurantes, bares, lojas, etc. na zona e tem um passeio ao longo da costa que permite fazer boas caminhadas à beira-mar.
O único senão é o vento. Tanto Lanzarote como Fuerteventura são algo ventosas. Eu ia com receio mas acabei por ter uma surpresa agradável pois, com o calor que fazia, aquela brisa era muito bem-vinda.
Não sei se isto responde inteiramente às suas dúvidas, mas mais alguma coisa que queira perguntar, e eu souber, esteja à vontade