Novidades

Dúvidas - Minas de Sal e Auschwitz

Snider

Membro Conhecido
De regresso às viagens!

Vai ser a nossa primeira viagem pós-covid :D

E surgiram-me algumas dúvidas que não consegui esclarecer por completo durante a minha pesquisa.
Por isso, lembrei-me de recorrer à vossa ajuda. Aqui vai:

1-Vou com uma pessoa que tem alguma fobia em andar de elevadores. Nas minas de sal li que para subir à superfície vai-se num pequeno elevador cheio (covid?). Será que alguém que lá esteve reparou ou sabe se é possível subir de escadas como alternativa? Supostamente deve haver algumas escadas de emergência.

2-Reparei que a ligação por comboio entre Cracóvia e as minas está em obras. Terá que se mudar para autocarro a certa altura. Foram de comboio? O que recomendam?

3-Para visitar Auschwitz, o melhor seria alugar carro? Ou faz-se bem de autocarro? De comboio parece que ainda se tem que andar um bocado a pé quando se chega a estação de lá.

4-Como estou a ver que os transportes públicos vão-me gerar algumas perdas de tempo, até estou a começar a ponderar alugar carro. Acham que é a melhor opção? Ou ir em excursões seria a forma mais tranquila?

Muito obrigado pela vossa ajuda! :)
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Bom dia!

Tanto para as minas como para Auschwitz fiz por excursão comprada localmente (algumas empresas até têm um pequeno desconto na compra das 2 e é possível fazer uma de manhã e outra de tarde).

O elevador é pequeno e apertado é um elevador que era utilizado para transportar mineiros (tem 2 andares).

Lembro-me que há uma saída de emergência, pois se a memória não me falha é possível fazer missas ou casamentos e não vão colocar todas as pessoas a descer escadas.

A melhor maneira e para não ir ao engano será melhor enviar para lá 1 email com a questão do elevador.

Espero ter ajudado
 

CSB

Membro Novo
Bom dia,
Visitei diversas vezes os dois locais e apenas uma vez fiz a excursão a Auschwitz com guia. Depende sempre do número de dias, mas aconselho a fazer por conta própria, fica bastante mais em conta e o ritmo é o nosso.. O elevador das minas de sal é rápido, não me deu tempo para recear o Covid, e acredita que sou muito stressadinha com isso. Incomodou-me bastante mais as pessoas que durante a visita não respeitavam o uso da máscara...
Deve existir alternativa ao elevador por questões de segurança, é uma questão de os contactares a perguntar. Sei que há pelo menos duas saídas (uma que fica logo na saída da visita "normal" das minas e outra saída que fica um pouco mais longe, fazes um trajeto mais longo nas minas e vês outra parte da exposição que é facultativa, mas está incluida. Esta segunda saída pode ser menos concorrida e eventualmente ser mais fácil para ti.
Quanto ao meio de transporte, para Auschwitz recomendo o autocarro direto que vai de Krakow Glowny mesmo à porta do Campo I (demora uma hora, creio, e é muito confortável), e para Wieliczka recomendava o comboio, que fica mesmo muito perto da entrada das minas - a linha é a mesma que liga o aeroporto à cidade.
Tens a certeza sobre as obras na linha? O horário publicado não refere isso https://malopolskiekoleje.pl/images/rozklady-jazdy/2021-08-29/SKA1-ZRJ29VIII-14X2021.pdf.
 

Snider

Membro Conhecido
Obrigado @CSB !
Quando falas na visita normal, referes-te à rota turística? E a que fica mais longe é a rota mineira? Na outra parte da exposição facultativa tambem andas com o guia?

Qual é a companhia de autocarros que faz o transporte para Auschwitz? Apanha-se mesmo na estação Krakow Glowny?

Eu li algures que a estação Krakow Zablocie estava em obras. Mas depois de ler o teu post fui investigar melhor e pelas fotos mais actuais, parece-me que foram apenas obras nas infraestruturas da estação em si e não na ferrovia. Existem maquinas de venda de bilhetes automáticas? Li que o pessoal da bilheteira não sabe falar inglês e entendem tudo mal, ao ponto de venderem bilhetes errados.
 

CSB

Membro Novo
Sim, a visita normal é a turística. Na rota mineira, na parte final e facultativa da visita não tens guia.
Há várias empresas que fazem o trajeto. A que te deixa mesmo na entrada é a lajkonik. Podes ver horários em www.busy-krk.pl . Apanhas o autocarro na parte de trás da estação de comboios. Isso está tudo bem sinalizado lá, mesmo dentro do centro comercial por onde a maior parte das pessoas passa para ir para as estações de comboios e autocarros. Os bilhetes de comboio compras facilmente nas máquinas automáticas. Para o autocarro é fácil comprar ao condutor. Acho que eles estão um bocadinho melhores no inglês mas nunca fiando. Nestes percursos mais usados por turistas e em que o teu destino é mais expectável é mais simples. Eu antes escrevia, porque tentar pronunciar os nomes das cidades deles em polaco é difícil e depressa percebi que dizia aquilo tudo mal.
Tem atenção que agora tudo o que é visitável com bilhete tem limitação de lugares e horas marcadas. Podes ver tudo online e inclusive fazer reservas de horários antecipadas. Mas é algo a prever para não chegares aos sítios e depois teres de esperar por um horário viável.. em Auschwitz por exemplo só podes visitar sem guia a partir das 17h, e mesmo essas visitas têm horários de entrada que vão esgotando. Mas Minas de sal também é rapido esgotar.
Não sei o que planeiam ver em Cracóvia, mas eu já não consegui horário para a maioria das coisas que queria visitar.
Se te interessar o estilo, aconselho a explorar as zonas de food trucks no bairro judeu. Há lá espaços muito engraçados para se ir no fim de um dia cansativo, com comida bem boa e um ambiente bom.
 

Snider

Membro Conhecido
Eu vou fazer apenas a rota turística.

Em relação a Auschwitz, acho que vou optar por ir de autocarro com a Lajkonik. Compro os bilhetes online para o autocarro. É que ir de comboio, quando lá chegar, ou vou a pé ou tenho que apanhar outro autocarro para chegar ao Campo I.
Pois, já reparei nisso. Se eu quiser ir sem guia para não pagar, só posso ao fim da tarde, o que me deixa sem tempo. Não faz sentido.
Mas também estar num sitio daqueles e não levar guia. Não sei até que ponto aproveito bem a visita.
Vou tentar comprar tudo online. É o que fazia antes...
Em Cracóvia, vai ser andar e andar... Queria entrar na fábrica do Schlinder, mas acho que não tenho tempo...

Muito obrigado @CSB :)
 

CSB

Membro Novo
Aconselho muito a fábrica, marcada antes porque aí há muita fila. Vale a pena. A cidade vê-se rápido e bem a pé, é tudo relativamente perto.
Qualquer coisa apita. Boas férias!
 

Snider

Membro Conhecido
Depois de vir de lá, deixo aqui este texto, para futura ajuda para quem tiver as mesmas dúvidas do que eu (e outras dicas):

AUSCHWITZ
-Não faz sentido ir sem guia em Auschwitz. Para mim o guia é obrigatório.
-O complexo de Auschwitz tem 2 campos que se podem visitar. A distância entre os campos ainda é considerável para se ir a pé. Existem autocarros gratuitos regularmente que transportam as pessoas entre os campos. Depois de terminarem a visita ao campo I, a guia diz o local onde apanham esse autocarro e depois voltam-se a encontrar com a mesma guia no campo II.
-Fui de autocarro para Auschwitz desde Cracóvia. Muito prático e económico. Comprei online os bilhetes pela Lajkonik . Correu tudo bem.

MINAS DE SAL
-As minas de sal, são espetaculares! Existe um local (num edifício lateral) para deixarem as vossas coisas. Recomendo a entrarem nas minas com roupa para temperaturas a rondarem os 20º.
-No início desce-se por umas escadas em espiral. Ainda é um bom pedaço. Na vinda só nos foi apresentado a hipótese de subirmos por elevador. É um elevador com 3 andares. É pequeno, mas com as paredes em chapa perfurada. Cada andar leva cerca de 8 pessoas. Depois de entrarem as 8 pessoas, o elevador sobe um pouco e para, de forma a entrarem mais 8 pessoas por baixo de vocês. Este processo repete-se mais uma vez. Para quem sofre de claustrofobia pode ser um pouco incómodo. Eu ia com uma pessoa que tem medo de andar em elevadores, mas conseguiu "suportar" esta situação.
-Fui para as minas de autocarro. É o número 304 e apanha-se na rua perpendicular à estacão de comboios central, Rua Ogrodowa. Sai-se na paragem Wieliczka Kopalnia Soli. ATENÇÃO comprar bilhetes para a ZONA II.

FÁBRICA DE SCHINDLER
-Recomendo a comprarem o bilhete online. Fui o que eu fiz, e ainda bem. Pois quando lá cheguei estava uma fila enorme, e muitas das pessoas não tinham bilhete.

OUTRAS
-Usei a aplicação deles chamada jakdojade (disponível nas play store), para comprar todos os bilhetes de autocarro e eléctrico da cidade. É muito fácil e prático. Recomendo.
-Fui abordado por fiscais à paisana! Tenham cuidado. Não andem sem bilhete. Só tive que mostrar a aplicação com os bilhetes validados (aparece uma contagem decrescente depois de validarem os bilhetes).
 
Top