Novidades

Duvidas Frequentes Sobre Istambul.

YeahOh

Membro Novo
Ola,
Boa Tarde, irei viajar com a minha namorada 4 dias a Istambul.
Será a 28 de Setembro ate 2 de Outubro, e tenho sempre algum receito, porque ainda nao fiz muitas viagens e planear tudo dá sempre a dor de cabeça.

Vou Fazer algumas perguntas sobre da forma mais directa, se alguem souber responder agradecia:

-Mesmo com a tensão na Turquia, Istambul será um local seguro?
-Alguem viajou para lá sem passaporte, apenas com o CC? Se sim, houve problemas?
- O hotel será este: https://goo.gl/9pO4Oc. A zona é segura? Fiz boa escolha na zona?
- O sistema de transporte resulta bem? Nem que só seja entre o Aeroporto e o Hotel.

Se alguem pudesse responder ficaria um pouco mais aliviado. Visto que por vezes me assusta que algo corra mal, é que não sei falar, e é uma cultura a que nunca interagi muito.

Obrigado.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
O hotel está muito bem localizado e os transportes funcionam bem, embora nós tenhamos ido de taxi do aeroporto para Sultanhamet (em 2010, à noite).
Quanto à segurança, a Turquia em geral e Istambul são sítios seguros onde esporadicamente há problemas que não consegues controlar e que podem apesar de tudo, acontecer um pouco por todo o lado, incluindo na Europa. No seu dia-a-dia normal sentimo-nos sempre seguros, de dia e de noite.
Quanto aos documentos de entrada, nós levamos passaporte mas segundo o portal das comunidades desde 2013 que podes entrar com o CC/BI. Ainda acrescentam - e esta parte parece-me bizarra e duvidosa - que "Para entrar na Turquia podem também ser utilizados, desde que para fins turísticos, passaportes comuns/normais que tenham expirado nos últimos cinco anos". Geralmente todos os países exigem um passaporte com pelo menos 6 meses de validade, entrar com passaportes caducados nunca vi/li em lado nenhum...

Ainda segundo o mesmo portal, agora precisas de pedir um "e-visa" antecipadamente tendo acabo o visa-on-arrival.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá :)
A segurança é sempre relativa. Acho que Istambul já foi uma cidade mais segura do que é hoje, pelo que tenho lido. Mais não seja porque a insegurança cresceu em toda a Turquia, por força da acção do PKK e do estado islamico, principalmente na fronteira com a Síria. Já ouvi dizer que há dirigentes locais em Istambul que pretendem, por exemplo, converter a Hagia Sofia numa mesquita, o que se facto demonstra a sede de conquista dos adeptos do estado islamico.
Mas nao sao conhecidos incidentes recentes na cidade.
Quando lá estive há mais de um ano achei seguro circular em Istambul, mesmo a noite.
Nessa altura levei passaporte e tirei o visto pela Internet.
O sistema de transportes é bom, principalmente o metro. Recomendo.
Em relação ao hotel, eu fiquei na zona de Sulthanamet, perto das principais atracções. Acho que é a melhor zona pois permite andar a pé de dia ou de noite perto dos monumentos e tem várias estações de metro que permitem, em poucos minutos, chegar a outros pontos da cidade.
Fico ao dispor. :)
 

YeahOh

Membro Novo
Pois, a principal preocupação é a segurança, ao ponto de ponderar nem ir. (e o bilhetes ate ficaram caros para mim).
Mas nao sei. vou ver como as coisas andam.
O principal medo e de rapto, ou violação, visto que vai comigo a minha namorada.

Espero que as coisas melhorem ate lá. Muito obrigado.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Se o teu receio é esse podes ir sem problemas. Pensei que estivesses preocupado com a situação política e regional (Estado Islâmico na Síria, etc), de resto o povo turco é na sua globalidade pacífico e afável.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Nao são conhecidas situações dessas em Istambul. O que acho que pode causar receio é a possibilidade de um atentado. Mas também não existem relatos recentes de algo desse género.
Aliás, conheço quem esteve o mês passado a visitar a Turquia, desde Istambul à Capadócia, e não sentiu a menor insegurança.
Se tem bilhetes comprados, vá.
Istambul é a cidade mais fantástica onde já estive. ;)
 

YeahOh

Membro Novo
Mais uma duvida, o meu voo sai de Madrid e irei viajar em duas compnhias diferentes, (Ryanair, Iberia)
Estava a pensar se nao havia problema em chegar a madrid cerca das 8:45 da manha, para apanhar um voo que sai as 10:45.

Serão duas horas o suficiente para me mudar de um voo para o outro.

E se caso a Ryanair se atrasar, quem assume a responsabilidade? Ninguem?

Cumprimentos.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Na prática mesmo que os horários sejam respeitados, nunca são 2 horas, mas menos. Tens de descontar o tempo de desembarque do voo da Ryanair. Ir para outro terminal se for o caso, e o embarque, que em geral fecha cerca de meia hora antes da hora de partida. Isto partindo do principio que no voo da Iberia fazes checkin online e que não levas bagagem de porão.
Será um bocadinho apertado no caso de haver algum atraso no primeiro voo, e aí ninguém se vai responsabilizar.
De qualquer modo, a Ryanair costuma ser pontual. ;)
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Acho arriscado tendo em conta que a Ryanair voa para o terminal 1 e a Iberia do terminal 4. Se levares mala de porão então aí é que a coisa complica.
Se a Ryanair se atrasa - o que não é muito frequente mas acontece - ou se demoras mais do que esperado a trocar de terminal ninguém se responsabiliza por serem bilhetes distintos.
 

YeahOh

Membro Novo
Entao devo ir um dia mais cedo. Um dia em madrid é sempre bom.

E quanto a noite, pernoitar no aeroporto sempre pode ajudar.
 
Istambul é uma cidade lindíssima! Estive lá em Março e adorei. Senti-me segura em toda a parte. Palmilhei muito a pé, mas por gosto. Os transportes funcionam muito bem.
O que pode acontecer é um atentado, como em qualquer parte do mundo, especialmente do mundo islâmico nos tempos que correm ... mas se pensarmos muito nisso deixamos de viver e ninguém merece!
Planeei bem a estadia, a cidade é enorme e tem muito para ver, com filas descomunais para os monumentos e museus, dias em que estão encerrados, etc.
Eu levei meses a planear 4 dias e valeu a pena. Vi tudo o que pretendia, fintei as filas, fui aos restaurantes que reservei antecipadamente pela net, correu tudo às mil maravilhas!
 
Última edição por um moderador:

lfdm

Membro Conhecido
Estivemos em Istambul na sexta passada, não sentimos qualquer receio de andar na rua, mas a realidade ao início é muito diferente daquilo que estamos habituados. O primeiro choque é o aeroporto, quando chegamos as caraibas sentimos o bafo quente e a humidade, aqui olhamos para o lado e vemos mulheres de burka, cobertas da cabeça até aos pés. Já tinha visto na televisão mas ao vivo é outra coisa , mesmo estranha, e começamos a pensar que estamos mesmo naqueles paises árabes.... mas depois ao caminhar nas ruas sentimos segurança e descontração.
Andamos por algumas ruelas, a imagens de Havana não me saíam da cabeça, tal a quantidade de ruinas e cheiros estranhos.... a pior parte é mesmo a condução.... apenas num dia de visita a istambul tenho tantas histórias sobre a condução destes senhores... um pequeno conselho , não pensem alugar carro e se possível evitem andar nos mesmos. Já ficamos presos numa passgem subterrânea o condutor achou que passava e depois ŕrrrrrrch ficou preso...., andamos a passar carros pela direita, pela esquerda , pelo meio, só ficou a faltar passar por cima dos outros carros....lol. , pessoas a vender coisas no meio da estrada e tantas outras coisas. por isso, a única insegurança até ao momento foi na estrada.
De resto Istambul é um espetáculo, tantas coisas para ver e fazer, tanta cultura e conhecimento para assimilar....
 
Última edição por um moderador:

Paula Sá

Membro
Estive na Turquia em maio e não tive qualquer receio em termos de segurança.
Quanto ao cc basta para entrares,não é necessario passaporte.
Eu andei sempre com guia não tive problemas
 
Última edição por um moderador:
Infelizmente, não me parece que a Turquia seja um bom destino atualmente, dada a instabilidade do país. Os ataques têm vindo a aumentar e no fim de semana foi mesmo em Istambul. Não me parece nada aconselhável ir à Turquia nos próximos tempos. Só se gostarem de adrenalina ao máximo..... :)
Estive em Julho em Belek - Antalya, e adorei. Ficou a promessa de regressar para conhecer Istambul, mas agora, infelizmente, está fora de questão.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Infelizmente, não me parece que a Turquia seja um bom destino atualmente, dada a instabilidade do país. Os ataques têm vindo a aumentar e no fim de semana foi mesmo em Istambul. Não me parece nada aconselhável ir à Turquia nos próximos tempos. Só se gostarem de adrenalina ao máximo..... :)
Estive em Julho em Belek - Antalya, e adorei. Ficou a promessa de regressar para conhecer Istambul, mas agora, infelizmente, está fora de questão.
Isto da segurança em turismo é sempre um pouco relativo. A diferença entre Julho e agora não será assim tanta, o risco de atentado existe tal como já existia em Julho e nos últimos anos. Além disso, em Istambul foram ataques ao consulado americano - algo que dificilmente afectará um turista português - e a um polícia. Já na Suécia, a 100km de Estocolmo, 2 pessoas que foram às compras ao IKEA morreram sem que se perceba muito bem porquê.
Com isto não quero dizer que seja 100% seguro viajar para Istambul, como hoje em dia não o é para muitos destinos, incluindo a Europa Ocidental. Provavelmente alguém que vá agora à Turquia e que se abstraia destas notícias vai-se sentir tão seguro como tu te sentiste em Julho. Se por outro lado não o conseguir fazer e viajar para lá para viver num estado de alerta e ansiedade constante por causa disto, então de facto mais vale não ir (para a Turquia e se calhar mesmo para muitos outros destinos incluindo Europa Ocidental).
 
Desculpa mas não concordo. Tens visto as notícias nos últimos dias?? A violência tem aumentado em larga escala:
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4725260&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook
Uma coisa é um ataque isolado na Suécia, que pode acontecer em qualquer parte do mundo, outra coisa é um país que está em guerra com o EI e com constantes ataques de ambas as partes.
Mas isto é a minha opinião, a Turquia, com muita pena minha, neste momento não é destino para férias.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Desculpa mas não concordo. Tens visto as notícias nos últimos dias?? A violência tem aumentado em larga escala:
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4725260&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook
Uma coisa é um ataque isolado na Suécia, que pode acontecer em qualquer parte do mundo, outra coisa é um país que está em guerra com o EI e com constantes ataques de ambas as partes.
Mas isto é a minha opinião, a Turquia, com muita pena minha, neste momento não é destino para férias.
É uma perspectiva. Outra é que na Turquia os atentados têm ocorrido quase todos na região leste do país e os que aconteceram em Istambul foram dirigidos às autoridades e aos EUA, ao passo que na Suécia foram dirigidos a meros clientes de uma loja de móveis. Quanto ao Estado Islâmico, encontram-se em guerra com o Ocidente em geral, tendo feito vários atentados em França bem recentemente. Antes deles tínhamos a Al Qaeda que fez atentados em Nova Iorque, Londres, Madrid e... Istambul. Da mesma forma já foram pessoas raptadas por extremistas islâmicos em Marrocos, outro país seguro para o turista. Tudo depende do grau de exposição ao risco e de muitos outros factores que não conseguimos controlar de forma alguma, só acho que não é pelos acontecimentos dos últimos dias que deixa de ser seguro. Continuam a morrer mais turistas nas estradas turcas do que em atentados por isso...
 
Concordo. É uma questão de podermos estar no sítio errado à hora errada. Neste momento teria tanto receio de voltar a Istambul, como de ir a Londres ou Paris ... O objetivo do terrorismo é esse mesmo: paralisar as pessoas de medo.
Em relação a conduzir na Turquia, não ... os turcos são do pior na estrada!!! E em Istambul basta andar a pé, de tram, de metro, de funicular, de ferry .... para quê arriscar?
 

lfdm

Membro Conhecido
Não quero influenciar ninguém, nem discutir o que é mais seguro ou com maior risco, mas posso informar que de todos os países por onde passei, em termos de medidas de segurança (visíveis) a Turquia parece-me o mais preparado para acorrer a situações de terrorismo.
Só a titulo de exemplo, os aeroportos tem dois check points com detectores de metais e rx. Os monumentos tem também na entrada rx e detectores de metais, bem como, em alguns, policias armados com metralhadoras. As esquadras de policia tem perímetros de segurança com policias também armados com metralhadores.
Se gosto de ver isso quando vou de férias, provavelmente não, mas sinto-me muito mais seguro por ver que as autoridades tem medidas implementadas de segurança.
Infelizmente hoje em dia, nem em nossa "casa" podemos sentir-nos seguros, é uma realidade actual, por isso temos de seguir em frente e esperar que tudo corra pelo melhor.
 
Top