Novidades

Duvidas coletivo

TREPADOR

Membro Conhecido
Bom dia.

Apesar de ter feito uma pesquisa aqui pelo fórum, ainda tenho algumas duvidas antes de viajar para o México, que se poderem contribuir para o seu esclarecimento, agradeço desde já.

O coletivo de que se fala, são as carrinhas e carros (tipo Taxi) que se encontram junto ao hotel (no caso em concreto Bahia) certo?

Eles encontram-se no exterior do hotel ou já no seu interior?

Estou a ponderar uma visita a Xcaret e a forma mais barata de o fazer, julgo que será comprar os bilhetes via net com pelo menos uma semana de antecedência, mas quanto ao transporte não tenho preços. Seria do Bahia para Xcaret e volta. Fazem ideia dos preços?

No Xcaret há este tipo de transporte disponível para regressar ou teremos de marcar com o motorista para nos ir buscar?

Agradeço desde já o contributo que possam dar.

Cumprimentos e boas viagens.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
O colectivo são carrinhas tipo vans, não estão paradas junto ao hotel, mas sim circulam na estrada "principal", se não estou em erro fazem dois tipos de percurso Tulum-Playa del carmen e Playa del camen-Cancun.
Como o nome indica é um transporte coletivo que cada vez mais turistas utilizam,mas a maioria das pessoas que usam este tipo de transporte são locais, muitos deles empregados dos diferentes hoteis.
No caso do Bahia principe para apanhar este tipo de transporte tem que sair do hotel,passar a Hacienda D.Isabel, e quando chega a estrada fica a espera que passe uma,e faz sinal para ela parar. Já não me recordo do valor a pagar mas é muito barato.Quando fui a Xcaret não utilizei este transporte mas sim uma van para o nosso grupo de um amigo do já famoso Sr. Espinoza.
 

Sun Rise

Membro Conhecido
Bom dia,

se vai ficar nos Bahia, sem dúvida que o meio de transporte mais barato são os colectivo.
Eles costumam andar por toda a "chetumal 307". Por isso terá que sair do complexo para os apanhar.

Cmpts e boa viagem
 
bom dia, mas estes coletivos vao com um destino unico, playa del carmen ou tulum por exemplo, ou existem vários pontos de paragem como o autocarro cá? e como identificamos estas carrinhas (transporte publico)?
 

rum

Membro Conhecido
Filipa Oliveira_9672 disse:
bom dia, mas estes coletivos vao com um destino unico, playa del carmen ou tulum por exemplo, ou existem vários pontos de paragem como o autocarro cá? e como identificamos estas carrinhas (transporte publico)?
Param onde tu pedires... e quase que não precisas de fazer sinal para pararem quando estás à espera de uma.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Confirmado. Estão de faco à porta do hotel e estão sempre, mesmo sempre a passar na estrada.
4 USD por pessoa e por trajeto, crianças também pagam.
No meu caso e uma vez que era um grupo grande combinei com o José Espinoza para fazer o transporte do Bahia Principe para Playa del Carmen e volta, acabou por ficar mais barato.
 

Andreia Barbosa

Membro Novo
Olá!

Podem informar-me sobre como funciona o transporte colectivo para fazermos as excursões por nossa conta? Para ir até Tulum ver as ruínas, por exemplo.
Obrigada!
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Funciona como um táxi partilhado uma vez que tem cerca de 12 lugares.
Pode-se apanhar à porta dos hoteis (qundo digo porta será já no exterior junto à estrada), uma vez que fazem lá praça, ou fazer paragem na estrada que percorre toda a Riviera Maya.
Estão identificados e por norma são carrinhas Toyotas.
Normalmente paga-se 3€ ou 4 USD por pessoa e por trajeto independentemente do trajeto (crianças pagam).
Pode-se apanhar do hotel para Tulum e depois de terminada a visita, apanha-se novamente de Tulum para o hotel. Estão em todo o lado.
 

Ruth

Membro Ativo
Para quem fique num hotel mais perto da playa del carmen, lá existem colectivos utilizados pelos mexicanos bem baratinhos. Ao chegarem à playa del carmen perguntem onde se podem apanhar. Não têm luxos, apanhei um que nem a porta fechava :)), mas cheguei ao destino inteira :). Fiz a visita a Tulum e a Coba através de colectivo. Para Coba apanhei o colectivo até Tulum, perguntei onde podia apanhar o táxi para lá, como achamos o preço mt alto esperamos que aparecesse um casal para dividir despesas, na volta a Tulum fizemos o mesmo, dividimos o táxi com umas raparigas alemãs e ficou muito mais barato.
 

Nelson SS

Membro Ativo
Trepador, pela data do tópico, possivelmente já foste!

Quando estive (também no GBP), poderei a hipótese de ir a XCaret de colectivo e ainda bem que não o fiz.

Andei lá de colectivo (e acho que pagava 50 pesos por viagem - não tenho toda a certeza), e gostei bastante, é um meio de transporte acessível, eficiente e seguro.

Mas penso que ir para XCaret de colectivo é uma má opção:

a) do local onde te deixam até à entrada de XCaret tens uma distância grande para fazer
b) no regresso de XCaret o cansaço será grande após tantas vivências! tens de sair a pé do parque até à estrada e esperar por um colectivo... e lá as ruas não têm iluminação pública como em Portugal ;-)

Eu paguei cerca de mais 10USD ou 15USD para ter transporte particular, e valeu todos os cêntimos:

a) comodidade (na ida tive de esperar fora do hotel, mas no regresso levaram-me até ao lobby, mal saí do parque, entrei na carrinha e arranquei logo, sem esperas)

b) direito a um guia turístico durante 20min na entrada do parque que nos explicou o parque e, com o mapa, o melhor roteiro para tirar o máximo partido do tempo lá, de modo a ver o mais em menor tempo possível.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Nelson SS disse:
Trepador, pela data do tópico, possivelmente já foste!

Quando estive (também no GBP), poderei a hipótese de ir a XCaret de colectivo e ainda bem que não o fiz.

Andei lá de colectivo (e acho que pagava 50 pesos por viagem - não tenho toda a certeza), e gostei bastante, é um meio de transporte acessível, eficiente e seguro.

Mas penso que ir para XCaret de colectivo é uma má opção:

a) do local onde te deixam até à entrada de XCaret tens uma distância grande para fazer
b) no regresso de XCaret o cansaço será grande após tantas vivências! tens de sair a pé do parque até à estrada e esperar por um colectivo... e lá as ruas não têm iluminação pública como em Portugal ;-)

Eu paguei cerca de mais 10USD ou 15USD para ter transporte particular, e valeu todos os cêntimos:

a) comodidade (na ida tive de esperar fora do hotel, mas no regresso levaram-me até ao lobby, mal saí do parque, entrei na carrinha e arranquei logo, sem esperas)

b) direito a um guia turístico durante 20min na entrada do parque que nos explicou o parque e, com o mapa, o melhor roteiro para tirar o máximo partido do tempo lá, de modo a ver o mais em menor tempo possível.
Sim é verdade... Fui em Maio e tinha planeado uma viagem do GBP até Playa del Carmen de coletivo, mas como no dia anterior fiz um passeio com o José, e o nosso grupo era bastante grande, ele fez o transporte mais barato que o coletivo e acbamos por ir e vir em transporte particular também. Fomo na carrinha maior que ele tem, a Ford branca.
Se forem várias pessoas, o taxi poderá compensar, mas se forem apenas 2 o coletivo fica mais em conta, claro que poderá sempre haver esses constrangimentos que referes.
 

RJC

Membro Novo
Olá a todos!
Vou em Abril para a Riviera Maya e apesar de já ter feito algumas pesquisas, continuo com dúvidas em relação ao "coletivo".
Vou para o Catalonia Playa Maroma que pelo que já sei fica a cerca de 3km da Carretera Federal, pelo que até lá ou se faz uma bela caminhada :) ou se vai de taxi até lá - cerca de 7€, pelo que li.
A questão é: O taxi deixa-nos na carretera e aí é mesmo fácil apanhar o coletivo para Playa del carmen ou, no sentido contrário, para tulum?
E é seguro?
Para quem já foi no coletivo para Tulum, é necessário apanhar mais algum transporte de Tulum centro para as ruínas/praia? Ou o coletivo passa nas ruinas?
Desculpem tanta questão, mas queria poupar uns euritos e ao mesmo tempo fazer alguns passeios de forma autónoma :)
Obrigada
 

Nando Parente

Membro Conhecido
RJC disse:
Olá a todos!
Vou em Abril para a Riviera Maya e apesar de já ter feito algumas pesquisas, continuo com dúvidas em relação ao "coletivo".
Vou para o Catalonia Playa Maroma que pelo que já sei fica a cerca de 3km da Carretera Federal, pelo que até lá ou se faz uma bela caminhada :) ou se vai de taxi até lá - cerca de 7€, pelo que li.
A questão é: O taxi deixa-nos na carretera e aí é mesmo fácil apanhar o coletivo para Playa del carmen ou, no sentido contrário, para tulum?
E é seguro?
Para quem já foi no coletivo para Tulum, é necessário apanhar mais algum transporte de Tulum centro para as ruínas/praia? Ou o coletivo passa nas ruinas?
Desculpem tanta questão, mas queria poupar uns euritos e ao mesmo tempo fazer alguns passeios de forma autónoma :)
Obrigada
Olá
Tens dois tipos de van: as que circulam entre Cancun - Playa del Carmen e as que ligam Playa del carmen - Tulum.

Logo, tens que apanhar uma até Playa del Carmen e depois outra para Tulum,

Em Tulum, fica na entrada da estrada que vai para as ruínas, que fica a uns 800 mt da entrada das mesmas.

Eu apenas andei uma vez, para fazer Playa del Carmen - Hotel Palladium, e foi à noite. Posso dizer-te que não senti qualquer receio...o pior mesmo foi o atravessar a estrada, algo que também te vai acontecer a ti, seja na ida ou na vinda.

Cumps.
 

rum

Membro Conhecido
RJC disse:
Olá a todos!
Vou em Abril para a Riviera Maya e apesar de já ter feito algumas pesquisas, continuo com dúvidas em relação ao "coletivo".
Vou para o Catalonia Playa Maroma que pelo que já sei fica a cerca de 3km da Carretera Federal, pelo que até lá ou se faz uma bela caminhada :) ou se vai de taxi até lá - cerca de 7€, pelo que li.
A questão é: O taxi deixa-nos na carretera e aí é mesmo fácil apanhar o coletivo para Playa del carmen ou, no sentido contrário, para tulum?
E é seguro?
Para quem já foi no coletivo para Tulum, é necessário apanhar mais algum transporte de Tulum centro para as ruínas/praia? Ou o coletivo passa nas ruinas?
Desculpem tanta questão, mas queria poupar uns euritos e ao mesmo tempo fazer alguns passeios de forma autónoma :)
Obrigada
O taxi deixa-te onde tu pedires. Podem é nao querer levar-te, quando o percurso é curto nenhum taxita gosta de o fazer. Sim, é facil apanhar um coletivo, circulam com frequência. Só um pormenor, Tulum e Playa del Carmen ficam na mesma direção, não são em sentidos contrários. Porém
não é possível fazer desde Maroma a Tulum num só coletivo.

Sim, é seguro.

O coletivo circula apenas na carretera federal faz uns pequenos desvios para alguns aglomerados populacionais. No caso de Tulum julgo que fica mesmo na carretera. O resto do percurso terá se ser feito a pé mas é curto.
 

RJC

Membro Novo
rum disse:
O taxi deixa-te onde tu pedires. Podem é nao querer levar-te, quando o percurso é curto nenhum taxita gosta de o fazer. Sim, é facil apanhar um coletivo, circulam com frequência. Só um pormenor, Tulum e Playa del Carmen ficam na mesma direção, não são em sentidos contrários. Porém
não é possível fazer desde Maroma a Tulum num só coletivo.

Sim, é seguro.

O coletivo circula apenas na carretera federal faz uns pequenos desvios para alguns aglomerados populacionais. No caso de Tulum julgo que fica mesmo na carretera. O resto do percurso terá se ser feito a pé mas é curto.
Rum,
Tens toda a razão quanto às direcções...ups...ainda estou toda trocada :p
Então tenho sempre que apanhar um coletivo para Playa del Carmen e depois outro para Tulum, é isso?
Alguem já fez a caminhada do hotel catalonia playa maroma até à estrada principal? Custa muito? :p
 

rum

Membro Conhecido
RJC disse:
Rum,
Tens toda a razão quanto às direcções...ups...ainda estou toda trocada :p
Então tenho sempre que apanhar um coletivo para Playa del Carmen e depois outro para Tulum, é isso?
Alguem já fez a caminhada do hotel catalonia playa maroma até à estrada principal? Custa muito? :p
Em relação aos coletivos é isso.

A caminhada pode ter vários graus de dificuldade, e depende de vários fatores... pó ou lama se chover, calor, mosquitos e falta de visibilidade de for à noite.

Em conclusão fazer a pé não é boa solução. Se decidirem sair por conta própria a melhor opção é um taxi, mas digam aos individuos que chamam os taxis que é só para ir até à carretera.

De qualquer forma os preços dos taxis são tabelados e na entrada do hotel há uma placa com os vários destinos e os preços. Não é negociavel.
 

Susana Alves

Membro Novo
Olá pessoal!

É a primeira vez que escrevo, apesar de andar sempre por cá a tentar saber sempre mais sobre o maravilhoso México. Vou de lua de mel de 7 a 14 de Julho para o Grand Palladium Kantenah/Colonial.
Estou a ponderar ir até Tulum, Akumal, Cenote dos Ojos, Playa Paraiso, Playa del Carmen e Park Xcaret de Van. Não faço ideia se é possível ir até estes destinos todos sem ser em excursão e apanhar o colectivo, que penso ficar mais barato. O que me aconselham?
 

rum

Membro Conhecido
Susana Alves disse:
Olá pessoal!

É a primeira vez que escrevo, apesar de andar sempre por cá a tentar saber sempre mais sobre o maravilhoso México. Vou de lua de mel de 7 a 14 de Julho para o Grand Palladium Kantenah/Colonial.
Estou a ponderar ir até Tulum, Akumal, Cenote dos Ojos, Playa Paraiso, Playa del Carmen e Park Xcaret de Van. Não faço ideia se é possível ir até estes destinos todos sem ser em excursão e apanhar o colectivo, que penso ficar mais barato. O que me aconselham?
Sim é, os colectivos correm a carretera federal e todos esses locais são mais ou menos ao longo da carretera. Porém a Playa Paraíso ficará a uns 2 km de Tulum onde fica o colectivo.
 
Top