Novidades

Dúvida.. RD ou Cuba?

Marta_Alves

Membro
Boa Tarde,,,

Bom é o meu primeiro post aqui :)

Estou a pensar viajar para as Caraíbas no inicio de Abril, e estou indecisa entre Cuba ou Rep. Dominicana! Sei que em termos de cultura, Cuba oferece muito mais... no entanto, falaram-me que os empregados / pessoas em Cuba funcionam muito em termos de grojeta... mesmo ques e vá em TI, que se dás grojeta, és optimamente atendido e são muito simpáticos... caso contrário, tenho uma amiga que chegou a esperar 30minutos para que fosse atendida porque foi pedir uma primeira bebida e não deu nada ao empregado! Alguém que tenha passado pelo mesmo??

Em termos de água e praias, qual é mais quentinha e tem as praias mais bonitas?

Na rep dominicada para além da Ilha Saona, o que se pode visitar mais?

Aguardo os vossos comentários!! obrigada desde já!
 

badbones

Membro Conhecido
Infelizmente isso é um bocado verdade. Eu fui a Varadero em 2002 e nunca mais lá volto, apesar de já ter regressado a Cuba. E só não volto mais vezes porque o desejo de conhecer outros sitios se sobrepõe. Se houvesse tempo e dinheiro ia lá todos os anos.

Isto tudo para te dizer que se optares por algo mais que Varadero não hesites e vai para Cuba. Se a ideia for praia, bom serviço de hotel...penso que a RD tem melhores ofertas.

Nota: Essa situação das gorjetas e do tempo de espera aparentemente acontece sempre com empregados de bar. Eu tive o mesmo problema e basicamente levantei o rabinho da cadeira, diregi-me ao serviço de apoio ao cliente (ou algo do genero), apresentei uma reclamação por escrito.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Marta,

Antes de mais Bem vinda ao Portal das Viagens,

Pessoamente gosto mais da praia de Varadero do que de Punta Cana, no que diz respeito a serviços, sem dúvida que os hoteis da Républica sao muito melhores....

No que diz respeito a "gorjetas"....acho que nem é o 8 nem o 80... claro está que se der eles vao atender muito melhor e se calhar ao fim do 2º dia ja sabem o que vai beber..... e já nem precisa de pedir

Mas isso tanto acontece na Dominicana como em Cuba....

Eu sempre dei gorjetas no fim da estadia e só as pessoas que me atenderam bem....

Nunca tive problemas (nao estou a dizer que nao existam)

Ja me aconteceu num dos hoteis em Cuba dizerem me que nao tinham rum!!!!!!

Claro está que falei com quem de direito..... pois podem me dizer que nao existe, queijo ou fiambre.... agora rum?????

espero ter ajudado....

paulo
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Boa tarde, já estive nos dois destinos por mais que uma vez, e pela minha experiencia prefiro Cuba, melhores praias, agua mais transparente(azul turqueza) e mais quente. Em termos culturais a oferta tambem é superior. Em relação a gorjeta nunca tive problemas mas na Republica vi mais essa situação. Mas claro que se dermos gorjeta seremos melhor atendidos, mas isso é um "problema" mundial, e tambem uma questão de mentalidade.
 

basapistas

Membro Conhecido
Ola...
A minha opinião é na mesma linha das anteriores, se fores a Cuba só para ires para Varadero.... mais vale ires pa a RD, pois em termos de parais e hoteis a RD tem melhor oferta e qualidade. Em termos culturais Cuba é bem melhor que a RD se passares por havana.
O misto das duas.. é o México, excelentes Hoteis, praias e muito para ver e descobrir... mesmo mto!!
 

hydra

Membro Conhecido
Oi :)

Eu tb já estive em Cuba e na RD, e prefiro Cuba.

Como já disseram em Cuba sentes a história, existe uma identidade, não encontrei isso na RD e para mim é importante, mas tudo depende do que pretendes ;) se for apenas para descansar e aproveitar o calor e o mar espectacular são as duas óptimas opções.

Em relação à qualidade dos hotéis sei que em Cuba a qualidade é genericamente menor, mas por exemplo eu optei por ficar no Iberostar Varadero, e comparando com o hotel em Punta Cana (Punta Cana Princess All Suites Resort & Spa) não achei inferior.

Sobre a gorjeta, quando estive em Punta Cana senti isso, aliás quem não dava gorjeta era posto um pouco de parte.

Em Cuba talvez por sorte não senti nada disso, os funcionários do hotel eram simplesmente 5 estrelas, a camareira dos quartos pediu-nos no último dia para em vez da gorjeta preenchermos o questionário de avaliação do hotel e referirmos que gostamos do trabalho dela, se essa fosse a nossa opinião claro. Explicou-nos que eram reconhecidos e promovidos consoante as opiniões dos turistas.

É claro que podes encontrar esse tipo de situação em todos os sítios.
 

Gonçalo Martins

Membro Ativo
Olá!

Aqui tens mais uma opinião (que pode não servir de muito, mas mal não faz :) )

Eu nunca estive em Cuba (infelizmente), mas já estive na República Dominicana e acho uma viagem totalmente dispensável... o que se aproveita são as óptimas praias, que tens em muitos mais locais, como no México. Estive em Cancun e na Riviera Maia, e não tem comparação.

Se quiseres estar 7 dias num resort razoável, com perspectiva de ir dar um ou outro passeio, com guias e segurança, sem mais nada, escolhe a República Dominicana. Se quiseres efectivamente conhecer uma cultura, um país, alugar um carro e conhecer a zona, não vás. Não te vou dizer para ires para Cuba, pois não conheço.

Ah, gorjetas. Na República simplesmente não dei, pois ninguém o mereceu. Nunca tive problemas nenhuns.

No México dei algumas vezes, curiosamente sempre fora do resort ;) Sempre sem qualquer problema.
 

Sun2003

Membro Novo
Eu vou no Principio de Abril para A RD pela primeira vez. Vou para Punta Cana para o Hotel Catalonia resort. Espero ser bom, vamos um casal com uma criança de 5 anos, espero que goste.
se alguém tiver alguma opinião a dar é bem vinda.
obrigado
 

goncalo82

Membro Ativo
Bem, devemos ter estado em "CUBAS" diferentes.
Na Cuba onde eu estive, acho que nunca dei nem nunca me pediram uma gorgeta, alias odeio sitios assim (senti muito isso no México).
Varadero admito que talvez seja assim, dada a massificação que se tornou o local nos ultimos tempos, mas Havana e Cayos é totalmente diferente.

Respondendo à questão, como foi dito antes, entre ambos os destinos nao hesitaria em escolher Cuba.
Se for Varadero ou RD, vai dar tudo um bocado ao mesmo, apesar de que mesmo assim ainda tens alguma cultura noutros locais nao muito longe de Varadero.

Boas viagens :=)
 

MMargarida

Membro Novo
Cuba, sem qualquer dúvida! Recomendo vivamente!

É o meu destino de eleição...só não voltarei lá brevemente porque o mundo é muito grande e tenho tanto para conhecer....

A minha viagem a Cuba (Varadero+Havana) foi extraordinária...pela cultura, pelas pessoas, pela praia, por tudo!!!

O único ponto menos bom é mesmo as horas que dura a viagem...
 
Top