Novidades

Dubrovnik - Dicas de última Hora :)

ploferreira

Administrador
Staff
Olá!

Estou prestes a partir para Dubrovnik, tendo em vista a visita à Bósnia (Mostar) e Montenegro (Kotor) também.

Estou ainda com dúvidas em relação aos câmbios, o que me aconselham trocar cá? Ou lá quando chegar? Se for lá, onde é melhor para trocar em Dubrovnik

Para Mostar e Kotor, só vou estar um dia em cada, será melhor trocar ou pagar despesas com o cartão?

Dicas de última hora são benvindas :)

Obrigado
 

pafer

Membro Ativo
Na Croácia eu acho que é melhor levantar por lá, fazer 1 levantamento logo do valor que pensa vai precisar. Convém antes, dá uma vista de olhos no preçário do Banco, em alguns casos variam bastante (no meu caso penso que o BPI foi o que cobrou mais caro, penso que 8€, a CGD 4€). Ou pagar com cartão (nalguns casos tem taxas mais baixas).
Em Dubrovnik em muitos locais também aceitam euros, no meu caso até o hotel/casa que aluguei paguei em euros. Mas convém ver o cambio em cada caso. A grande parte dos locais como restaurantes e hotéis aceita euros.

Em Mostar aceitavam euros mesmo nas lembranças, e na altura até compensava pagar em euros, o cambio estava favorável. Provavelmente indo só um dia se calhar nem precisas de trocar moeda. (na altura troquei porque ainda fui a Sarajevo)
O melhor é, acho eu, levar euros, e depois se for necessário levantas lá, dependendo do que achas que vais precisar. É chato ás vezes pagar as taxas dos cartões, mas andar com muito dinheiro também não é grande solução.
Kotor não faço ideia.
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Regressado da viagem deixo aqui as respostas às minhas duvidas que poderão ajudar os futuros viajantes para este destino:

Croácia, levei dinheiro para trocar por Kunas, paguei com o cartão e levantei dinheiro, de todas as opções pareceu-me que a que mais compensou foi levantar no multibanco (diferença minima)

Montenegro, a moeda oficial é o Euro (desconhecia) apesar de não pertencer à Zona Euro o pais teve autorização para utilizar o euro e é a moeda oficial. Convém levarem euros pois como não pertence à zona Euro o levantamento esta sujeito a custos.

Bósnia, a Moeda oficial é o Marco convertido, no entanto aceitam em todo o lado Euros e Kunas com taxas de câmbio justas, pelo que Euros é uma boa moeda para pagar.
 
Última edição por um moderador:

Tinker Bell

Membro Conhecido
@ploferreira
Já agora... :)
Estamos muito inclinados a ir passar um dia a Montenegro. Nesse caso, quantos € consideras que seriam necessários? Como aqui uso NOK, vou precisar de trocar... ou será que mais vale ir à um MB?:oops:
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Obrigada :)
Não sei mesmo o que esperar em termos de alimentação, etc. Mas que não sejam gastos significativos parece-me bem :D
 

ploferreira

Administrador
Staff
@Maria B. desculpa mas li mal e pensava que estavas a falar da Bósnia, no caso de Montenegro a moeda oficial é o Euro, pelo que podes pagar com cartão sem custos ou levar Euros e pagar.

Levantar no multibanco creio que já tem custos.

A nível de custo de vida (alimentação etc.) mesmo nas zonas turísticas é inferior ao de Portugal.
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Ah então por exemplo em Montenegro mais vale usar o meu cartão português para fazer pagamentos, nem tinha pensado nisso. Se tiver dinheiro na conta de PT :oops::D
Porque estar a comprar € não me dá jeito mesmo nenhum, já chega as Kunas :eek:
 

ploferreira

Administrador
Staff
@Maria B. pois não me tinha lembrado que usas outra moeda :)

Sim o ideal é mesmo usar o cartão, ai é como se estivesses em Portugal ou noutro pais da zona euro a fazer um pagamento.
 
Top