Novidades

Dublin e Edimburgo em Outubro

RicardoGil

Membro Conhecido
Olá a todos :)
Em início de Outubro, irei fazer um périplo por Dublin e Edimburgo. A ideia passa pelo seguinte: ir num sábado para a capital irlandesa e ficar 2 noites (tenho amigos que trabalham e vivem em Dublin pelo que terei alojamento gratuito). Depois, na 2.ª feira de manhã voar para Edimburgo e regressar na 6.ª feira (4 noites).
Este é o plano ;)
Ora bem, como não poderia deixar de ser, já li algumas publicações por aqui (irei analisar com maior detalhe) e queria aproveitar para colocar algumas perguntas e solicitar opiniões.
Em relação à estadia na capital escocesa ainda terei de investigar com maior profundidade (checkar o Booking, por exemplo), mas pretendia ficar o mais central possível (Royal Mile and Grassmarket, Princess Street, etc). Alguma sugestão? Onde posso pesquisar promoções e oportunidades?
Outro assunto que me irá ocupar um pouco será o roteiro, o qual irá incluir 1-2 excursões. É neste ponto que peço, desde já, algum auxílio: quem já visitou Edimburgo, que excursões achou imperdíveis e onde compraram as mesmas? O site mais óbvio é o https://www.visitscotland.com/ mas, de certeza, haverá outras alternativas. Acrescentem o que entenderem.
Por fim, sem contar com a parte histórica que já tenho pensada, o que é que não posso perder relativamente a outro tipo de actividades (compras/gastronomia/lazer)? Ou seja, algum "segredo" do género: um pub com ambiente especial, um restaurante interessante, uma loja com artigos originais (desporto, música, outros).
Obrigado :)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Bom dia,
No link "parte III" aqui na assinatura podes encontrar o relato da minha visita a Edimburgo.
Posso recomendar para alojamento o Cityroomz Edinburgh, pela sua excelente localização, mas é básico.
Camera Obscura, à entrada da Royal Mile, pareceu interessante... tem ilusões e coisas do género, fui a uma parecida em Praga e gostei, mas em Edimburgo não tive tempo. Se pesquisares a hashtag/localização no Instagram ficas com umas noções.
Em termos de pubs há muitos que são brutais, mas lembro-me de o nome de um... The Voyage of Buck, onde passei um bom bocado, e a decoração/menu são bons. Boa onda mas com um toque de classe. Penso que também o cheguei a referir no report.

Boa viagem! Depois vem contar que tal Dublin, porque tenho imensa curiosidade.
Edinburgh é brutal :)
 

RicardoGil

Membro Conhecido
Olá Maria :)
Obrigado pela resposta. Vou ler o teu report, principalmente a parte III e, depois, se tiver mais alguma questão irei colocar. Já fui pesquisar sobre o 'The Voyage of Buck' e, de facto, tem boa pinta: sou capaz de seguir a dica ;)
Mais alguém quer deixar comentários?
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá
Eu já estive em Dublin e em final de Maio deste ano em Edimburgo :)
Mas em anos diferentes, gostei bastante dos dois, em Edimburgo aluguei carro e conheci várias zonas da Escócia, é o que eu aconselho, tem 4 noites tal como eu, dá perfeitamente.
Na dormida em Edimburgo fiquei no Ibis perto do aeroporto com um bom pequeno-almoço, e sem barulhos :)
A noite/ bares de Dublin não tem nada a ver com a de Edimburgo, Dublin muito mais animação, quase todos os bares têm musica ao vivo e muito variada, para todos os gostos, e nada de confusões, fiquei muito surpreendida pela positiva; Edimburgo muito mais calmo, também era dia de semana.... mas não tinha nada a ver, nem 1 com música ao vivo:rolleyes:... que eu tivesse visto.
Depois da experiência positiva na Escócia em alugar carro, hoje digo que devia ter feito também na Irlanda. ;)

Boa viagem :D
 
Última edição por um moderador:

RicardoGil

Membro Conhecido
Olá @CristinaBF :)
Obrigado pela participação neste tópico. Tal como a @Maria B. informou, uma Road trip é capaz de ser uma boa solução, mas ainda terá que ser avaliada. Irei, nos próximos dias (semanas) analisar e investigar mais sobre o destino e, o mais provável, voltarei com mais perguntinhas :D
Boas viagens!!!
 

RicardoGil

Membro Conhecido
Volto a este tópico e "chamo" os indispensáveis conhecimentos das viajantes @Maria B., @CristinaBF e @PaulaCoelho :D
Após ter lido os vários reports (excelentes, diga-se), tenho mais umas perguntinhas para fazer. Vou contextualizar: como disse no tópico, se não houver nada em contrário, irei ficar 2 noites em Dublin porque tenho amigos que trabalham na capital. Assim, durante o fim-de-semana, não estarei preocupado com a logística (estadia, visitas, etc).
Em Edimburgo ficarei 4 noites, embora com as viagens de ida/regresso se contem 3 dias completos. Para já, não estou a pensar alugar carro por vários motivos: em primeiro lugar, porque quero dedicar algum tempo a Edimburgo; em segundo lugar, porque não estamos a pensar andar a "saltar" e ficarmos alojados noutra localidade.
Neste momento, já tenho os voos escolhidos (em 'stand-by') e estou a estudar o país, também com base no que escreveram. Muito provavelmente, irei optar por 1/2 tour(s) e é aqui que pretendo chegar: quais são, no vosso entender, os locais (actividades, experiências) que não devo mesmo perder?
Ou seja, daquilo que vivenciaram (sei que é difícil :rolleyes:), conseguem dar 2, 3 ou 4 locais por onde tenho mesmo que passar? Por exemplo: não faço muita questão do passeio no Loch Ness ou na experiência da destilaria de whisky. Agora, em termos de castelos, parques, paisagens, o que não posso mesmo perder?
Obrigado!
 
Última edição por um moderador:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Hmm... Em primeiro lugar, quem tem uma @PaulaCoelho a dar conselhos de viagem, tem tudo. :D Mas arriscarei dar o meu parecer! haha

Tours vai ser mais à base de Loch Ness, Glasgow e afins - pelo menos do que vi. Não é mau, mas eu não ia por aí. Volto a insistir :rolleyes: que 4 noites e 3 dias para Edimburgo chega e sobra, mesmo querendo dedicar-lhe tempo! Percebo a parte de não quereres dormir fora... E se quiseres ter carro nem que seja por um dia, darias uns belos passeios.

O que mais me marcou foi a Isle of Skye e Dornie, mas ambos estarão fora do teu alcance se não te queres meter com grandes viagens. Como alternativa podes visitar Cairngorms National Park ou então a zona de Loch Lomond e Trossachs. Acredita quando te digo, seja como for que o pretendes fazer, que ir à Escócia sem veres a parte da natureza... deveria ser crime... :D Faz pelo menos uma caminhada, se puderes. :)

Loch Ness, especialmente quando comparando com o resto, não é nada de especial. Fazes bem não estar muito para aí virado.

Em termos de localidades aconselho Pitlochry e St Andrews.
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá :)
Concordo inteiramente com a @Maria B. :D
Tive pena de não ir à Isle of Skye por falta de tempo e por nos termos perdido no Loch Lomond, mas por nos termos perdido conhecemos quase o Loch Lomond todo à volta :rolleyes::D e para mim foi uma das melhores partes sem dúvida, fiquei encantada com zonas lindíssimas.
O Loch Ness também não achei nada de especial, um pouco de desilusão.
Gostei de Inverness, quer dizer gostei de tudo.:D:D;)
 

RicardoGil

Membro Conhecido
Pois, imagino que tenham gostado de tudo (o que é bom sinal), embora não seja fácil fazer escolhas e prescindir de alguma coisa... :D
Inicialmente, a minha ideia passava (apenas) por uma escapadinha a Dublin. Como temos amigos que lá trabalham, a vantagem seria alojamento gratuito e companhia para o reconhecimento à capital (dicas, etc.), gastronomia (pubs :D), passeios, e por aí fora.
Mas, comecei a pensar: e porque não aproveitar a capital da República da Irlanda como "hub" para fazer conexão a outra capital europeia? Não demorei muito (quase nada) a chegar à conclusão de que Edimburgo seria a resposta certa (sempre tive um fascínio pela história do país). Ainda por cima, com voos a rondar os 30 €.
Portanto, Edimburgo funciona como um bónus. Porém, claro que ir à Escócia e não ver um bom bocado de natureza seria crime. A questão é que já vão ser 4 voos (ainda ficamos uma noite em Dublin no regresso) e, pelo facto de se tratar da primeira semana de Outubro, queremos evitar chatices e preocupações com horários e percursos.
Assim, pelo que já tenho pesquisado de tours, há estas hipóteses em vista:
- Loch Ness & Highlands: Edinburgh -> Stirling -> Glen Cloe -> Loch Ness (opção pelo "cruise" de 1 hora ou visita ao Urquhart Castle) -> Inverness -> Cairngorm National Park -> Perth -> Edinburgh.
- West Highland Lochs, Mountains and Castles: Edinburgh -> Stirling -> Doune -> Tyndrum -> Inveraray -> Loch Lomond -> Glasgow -> Edinburgh
Muito obrigado a ambas pela ajuda! :)
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Ricardo :)

Desculpa só responder hoje mas Maio e Junho foram non-stop entre férias e muito trabalho!
Em relação a Dublin certamente os teus amigos terão boas dicas, apenas aconselho uma ida à fábrica da Guiness... muito interessante até para quem não gosta de cerveja como eu.

Em relação a Edimburgo, fiquei alojada na Praça Grassmarket mesmo por baixo do Castelo, no hostel Art Roch que entretanto fechou.
Estive a ver as fotos e almocei no The Royal Mile, comemos muito bem e penso que não foi caro (caso contrário acho que me lembraria!) e tive a oportunidade de provar o famoso haggis, não como prato principal mas como acompanhamento. A Rua Royal Mile tem imensos pubs, pelo que é fácil achar onde comer.

Em relação aos locais que mais gostei, concordo com a @Maria B. e a @CristinaBF : Isle of Skye e Dornie/Eilen Donan, Loch Lommond e Trossachs Park, St. Andrews, Culzean Castle, estradinha das ilhas entre Fort Williams e Mallaig.... basicamente adorei tudo e parei o carro imensas vezes para tirar fotos :D

Das 2 tours que falas, penso que optaria pela primeira pois "andas" mais pelas Highlands. A segunda vai a Glasgow que não achei nada demais.
Deixo aqui o link de umas agência que tenho na minha pasta da Escócia e que têm tours de 1 a 10 dias a partir de Edinburgh:
Budget Backpacker Tours of Scotland HAGGiS Adventures
Highland Experience Small Group Tours of Scotland
Tours from Edinburgh
;)
 

RicardoGil

Membro Conhecido
Olá @PaulaCoelho! Obrigado pela resposta, bem detalhada :)
Em relação à alimentação, já andei a dar uma olhadela pelo Tripadvisor e pelo Yelp. Por norma, gosto de elaborar um ficheirinho com alguma informação sobre os locais melhor classificados, divididos por categorias (pubs, italianos, outros). É natural que, na hora, arrisque algum que goste do aspecto. Mas, sempre fico com 2/3 nomes em mente.
Compreendo o que dizes sobre a 2.ª excursão: também não faço questão de ir a Glasgow (até porque deve ser de passagem, a correr), embora tenha surgido a idea 'West Highland' por contemplar Inveraray, Loch Lomond, etc. Ainda teremos de estudar bem o que queremos ver e decidir em conformidade.
No seguimento, talvez por ter lido o teu report, ou numa resposta aqui no fóum, já andei a pesquisar os tours de 1 dia nas agências que referiste. Uma vez mais, tenho já um ficheiro com 4 empresas de excursões (Haggis, Highland Experience, outras) onde inseri elementos como itinerário, preço, horários, e por aí fora.
Qualquer outro apontamento que te lembres, não hesites em vir aqui acrescentar.
Boas viagens! :)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Também tenho essas paisagens marcadas no meu roteiro para a Irlanda :D
Entre The Dark Hedges e Giant's Causeway tens a Carrick-a-rede que deve ser o máximo!! Infelizmente de momento está em obras mas pode ser que abra até Outubro e o tempo esteja bom para esses lados :rolleyes:
 

toly

Membro Ativo
Carrick está em obras, mas a ponte não está fechada.
A estrada na ilhota é que não está transitável.
Passa-se a ponte e volta-se logo para trás.
Quanto a The Dark Edges, a realidade é totalmente diferente das fotos.
Existem paisagens do género muito melhores noutros locais.
Giant's Causeway é imperdível!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@toly , é óptimo saber que a ponte não está fechada! :) A notícia que li na net dava a entender (ou eu entendi mal) que não dava para fazer a ponte.
É pena The Dark Hedges não ser assim tão bonito ao vivo pois as fotos são sempre 5*.
No caminho entre Belfast e Giant's Causeway também vi imagens bem giras do Glenariff Forest Park e de Glens of Antrim.

Planeio ir à Irlanda este ano e tenho o roteiro quase organizado.
Alguma sugestão de locais imperdíveis menos conhecidos, daqueles que não aparecem nos tours das agências? :rolleyes:
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
@PaulaCoelho Já andas com muitos e muito bons reports em atraso... de olho em ti... Se o da Irlanda falha és banida :rolleyes::rolleyes::D mau mauuu!

Que desfrutem muito da Irlanda :) vocês são perigosos, tinha este sonho adormecido e este tópico anda a puxar por ele...

O que disseram de The Dark Hedges fez-me lembrar uma experiência em Edimburgo, andei à procura de The Meadows para ver as ruas com cerejeiras em flor, e chegando lá... nhe... Bonito, mas as fotografias davam outra dimensão à coisa. :p
 

RicardoGil

Membro Conhecido
A sério que querem atravessar a ponte? Assim de repente, só se for a fazer o pino :D
acdn_image.travelandleisure.com_sites_default_files_styles_tnl6f16b67cbcaa5bc5572b52e6bf119851.jpg


@toly, obrigado pela participação :)

@PaulaCoelho, quando planeias fazer a tua visita à Irlanda do Norte? Pelo que já pesquisei, Glens of Antrim apresenta lindas paisagens com cascatas. Muito provavelmente, The Dark Hedges poderá não ter o mesmo efeito ao vivo. Daqui por 2 semanas já poderei adiantar mais locais imperdíveis (menos conhecidos) porque o meu amigo que vive em Dublin vai fazer uma road trip com passagem por Giant's Causeway. No meu caso, quando for em Outubro, vou ficar instalado em Dublin e a ideia é só fazer um tour de 1 dia com breve passagem por Belfast. Vamos ver... :)

@Maria B., mais um destino para a lista das viagens. Continua a acompanhar o tópico :D
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Maria B., no tópico das viagens para 2017 escrevi que uma das possibilidades era a Irlanda... parece que vou concretizar esse sonho :D
P.S. -quanto aos reports, não quero ser banida :p mas entre planear e ter férias e trabalhar horas a mais o tempo tem sido muito curto... não estão esquecidos!

@RicardoGil, a fazer o pino não sei não, mas de frente, de costas ou de gatas quero atravessar essa ponte :p e essa foto só me deixa com mais vontade!!!
Planeio ir a meio de Outubro pois é quando tenho férias... devemos apanhar alguma chuvita mas já estou habituada!
A minha ideia é aterrar em Dublin às 13h e seguir de carro para Belfast, pernoitar por lá e no dia seguinte passear pelo norte. Tenho estes locais marcados no meu mapa: Giant's Causeway, Glenariff Park, Glens of Antrim, Dark Hedges, Carrick-a-rede, Ballintoy, Dunluce Castle... logo se vê o que o tempo permite ;) Depois pernoitar talvez na zona de Londonderry para seguir para sul pela costa.

Já agora, os teus amigos conseguem aconselhar algum hotel, hostel ou apartamento com preços "decentes" em Dublin?
Fiz uma pesquisa rápida e os preços estão escandalosamente elevados... o hotel onde fiquei em 2014 quase duplicou.
 

RicardoGil

Membro Conhecido
@PaulaCoelho, o meu "circuito" vai ser menos ambicioso porque não irei fazer road trip: a ideia passa por conhecer bem Dublin, aproveitando o facto de ter pessoas amigas que vivem e trabalham na capital da Rep. Irlanda e juntar a hipótese de conhecer Belfast e realizar um tour - Giant's Causeway - por alguns locais da Irlanda do Norte.

Inicialmente, o plano seria uma escapadinha a Edimburgo, mas isso implicaria mais deslocações aéreas e um esforço financeiro maior para visitar sítios imperdíveis na Escócia. Para além disso, à partida, não será possível ficar alojado em casa do meu amigo (vive a sul de Dublin), pelo que terei de encontrar estadia para 4 noites.

Assim, pegando no que disseste no último parágrafo, também já andei a estudar hotel/hostel no booking e, de facto, não está fácil encontrar algo simpático e bem localizado a preços decentes: o custo médio por noite é elevado. Inclusive, andei a ver na Airbnb e os locais mais centrais mostram preços médios por noite entre os 85€ e os 115€.

Já troquei impressões com o meu amigo e, naturalmente, ele aconselhou-me ficar o mais central possível (zona Temple Bar) onde se inclui o seguinte: Ballsbridge, Saint Stephen's Green, Parnell Square e Rathmines (por outras palavras, ver, igualmente, The Liberties, Portobello e /ou Docklands).

Ou seja, sei que faltam 3 meses, mas já começo a ficar com "formigueiro" para decidir os voos e escolher a estadia (mesmo que escolha cancelamento gratuito e possa, posteriormente, alterar). Mesmo a viagem já está a ficar mais cara para aquilo que vi inicialmente, embora tenha alguma flexibilidade nas datas.

Em relação ao que poderás visitar na Irlanda do Norte, vejo que já tens o assunto bem estudado. Daqui por umas 2 semanas posso dar o feed-back do que o meu amigo mais gostou na road trip que irá fazer. Apenas acrescentaria o seguinte (pelo que li em roteiros): falésias de Moher, torre O'Brien, fiorde de Killary.

Aliás, Galway (a cerca de 200km de Dublin) seria um local a visitar - dificilmente terei oportunidade, veremos - porque é bastante elogiado. A este propósito, deixo aqui um artigo
que li em tempos: Galway, O Delírio da Cor | Irlanda
 
Top