Novidades

Documentos necessários

rsfgouveia

Membro Ativo
Boa tarde,
Muito brevemente irei fazer um itinerário no Mediterrâneo no Grandiosa, visitando apenas países europeus (Espaço Schengen).
Na minha humilde visão apenas preciso de cartão de cidadão para embarcar, certo?
A MSC diz me por telefone e por email que recomenda o passaporte mas que o passageiro pode embarcar com cartão de cidadão ficando à sua inteira responsabilidade.
Perguntei num dos grupos do facebook e muitas pessoas disseram que era obrigatório o passaporte (não faz sentido).
Que têm a dizer sobre este assunto?
Obg
 

ladym

Membro Conhecido
Eu viajo sempre com passaporte, mas por preferência minha, porque tenho sempre passaporte em dia e por facilidade nos aeroportos, mesmo na Europa, passando nas filas de passaportes eletrónicos. O que me dizem há anos é que se tiveres que ser içado através de helicóptero por motivos médicos, tens que ter o passaporte, porque estás em águas internacionais, mas nunca confirmei esta versão. Há companhias que exigem passaporte por esse motivo ;) Mas é um assunto muito debatido... Conheço pessoas que viajaram pela MSC só com cartão de cidadão sem problemas.
 
Última edição por um moderador:

ALTF4

Membro Conhecido
Pela MSC Pode viajar apenas com cartão de cidadão sem qualquer problema... agora em caso de emergência e tenha que sair num porto fora do espaço Shengen poderá ter problemas...
 

rsfgouveia

Membro Ativo
Boa tarde,

@ALTF4 , certo entendi, faz todo o sentido.
@ladym , entendo e também faz todo o sentido se algo correr mal. Em caso de emergência, digo eu, ninguém deixará de ser içado por não ter passaporte. Na mesma linha de pensamento os passageiros do Costa Concordia não deixaram de ser içados / resgatados por terem ou não passaporte; E os refugiados, deixam de ser resgatados por não terem passaporte? Se viajamos de Lisboa para Itália, todos nós pensamos (e assim o fazemos) que o cartão de cidadão permite-nos embarcar; E se por algum motivo o avião tiver de ser desviado para a Sérvia?

Este assunto já deu muito que falar, e muito honestamente não entendo porque é que algumas agências dizem que é obrigatório o passaporte para cruzeiro em países Schengen. Porque não dizem o mesmo quando compramos voos para países Schengen?!

Cpts
 
Última edição por um moderador:

DaisyP

Membro Conhecido
Olá @rsfgouveia tecnicamente o documento para viajar dentro ou fora da Europa é o passaporte e tendo é sempre uma mais valia para qualquer que seja a viagem que façam.
A agência não o obriga a ter porque dentro do espaço schengen o cartão de cidadão basta mas aconselha-o justamente por poder haver hipóteses de precisar dele...
 

ladym

Membro Conhecido
Boa tarde,

@ALTF4 , certo entendi, faz todo o sentido.
@ladym , entendo e também faz todo o sentido se algo correr mal. Em caso de emergência, digo eu, ninguém deixará de ser içado por não ter passaporte. Na mesma linha de pensamento os passageiros do Costa Concordia não deixaram de ser içados / resgatados por terem ou não passaporte; E os refugiados, deixam de ser resgatados por não terem passaporte? Se viajamos de Lisboa para Itália, todos nós pensamos (e assim o fazemos) que o cartão de cidadão permite-nos embarcar; E se por algum motivo o avião tiver de ser desviado para a Sérvia?

Este assunto já deu muito que falar, e muito honestamente não entendo porque é que algumas agências dizem que é obrigatório o passaporte para cruzeiro em países Schengen. Porque não dizem o mesmo quando compramos voos para países Schengen?!

Cpts
Posso dar um exemplo do que acontece nos cruzeiros nos EUA. Os cidadãos americanos não precisam de passaporte numa closed loop, ou seja, inicio e fim nos EUA.
Se a rota mudar e em vez de começar e terminar num porto dos EUA, é uma carga de trabalhos. Já me aconteceu mudar a rota, o ultimo porto era Port Canaveral e passou para terceiro, os americanos que não tinha passaporte passaram a maior parte do dia a prestar declarações junto das autoridades portuárias. Seguiram viagem? Sim, seguiram, mas esse dia foi perdido para eles e nem sequer tiveram direito a qualquer reembolso porque é decisão deles viajar ou não com passaporte. Se por qualquer motivo tiverem que ser atendidos num hospital, por exemplo, na Jamaica, e o barco tiver que sair sem eles, é outra chatice, têm que pedir passaporte de urgência porque não podem sair do país sem ele. Na Europa é semelhante, não é negada ajuda a ninguém, mas podemos facilitar muito o processo. É mais ou menos como o seguro, não é obrigatório, mas ajuda. ;)
 
Última edição por um moderador:
Top