Novidades

Dinheiro para Turquia

Airpirex

Membro
Olá pessoal,

Com base na minha recente experiência, deixo-vos a minha opinião acerca do "dinheiro para a turquia".

Vim na 6ªfeira da Turquia e antes de ir para lá tentei perceber (sem sucesso) se era mais vantajoso trocar os € por liras aqui, ou se seria melhor trocar lá.

Troquei uma parte do dinheiro que levei antes de ir e depois troquei o resto por lá (onde estive, tanto na Capadoccia como em Istanbul, está minado de locais onde trocar dinheiro, por isso Liras não vos vão faltar).

Em Portugal:
- Orçamento Real Transfer 467€ para 1250Liras
- Orçamento Unicâmbio 480€ para 1250Liras
(acabei por escolher a 2ª opção visto que quando fui levantar as Liras à Real Transfer pediram-me 600€, obviamente virei-lhes as costas e fui à concorrência)

Das opções portuguesas, por cada euro trocado obter-se-ia 2.67 ou 2.60Liras/Euro, respectivamente.

Só para terem uma ideia, na Turquia nunca vi esse valor (que é o que é exibido para os câmbios lá) a menos de 2.70, cheguei inclusivamente a trocar a 2.90.

Ou seja, se tivesse optado trocar por lá os tais 480€ à taxa de 2.90, teria ficado com (480*2.90=) 1392 Liras. Concluindo, o resultado que obtive de ter trocado esse dinheiro em Portugal foi de me terem "roubado" cerca de 142Liras ou seja quase 50€.

Comparando as taxas portuguesas e as turcas com as taxas do mercado cambial (quando em viagem costumo consultar em app XE), as agências de câmbios turcas cobram uma comissão reduzidíssima (apenas na 3ª casa decimal), enquanto que as portuguesas cobram 100 vezes mais de comissão.

Espero ter ajudado qualquer coisinha :)
 

Condestavel

Membro
Obrigado por partilhares a tua experiencia.
Este verão tambem vou dar uma voltinha à turquia e estava com essa duvida!
 
Top