Novidades

Dúvidas viagem China

Zukunft

Membro Ativo
Olá,

Estamos a planear uma viagem à China.
Precisamos de comprar viagem em breve para lá estarmos em Outubro. Para isso começamos por ver um plano beta.

Chengdu 3d
Datong 2d
Pequim 3d
Xangai 3d
Xian ou Pingyao 2d

Quem já lá esteve e poder ajudar agradeço muito.
Ainda não vi como se viaja entre eles, ou vários outros pormenores, mas era para ter uma ideia antes de comprar os bilhetes de avião.

Parece bem?
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá :)

Pelas cidades escolhidas penso que o roteiro seja mais ou menos este: Pequim» Datong» Xian ou Pingyao» Chengdu» Xangai
Se vais em Outubro é altamente aconselhável ir depois de dia 10 pois eles viajam em massa de 29 set a 10 Out na época do festival de Outono e feriado nacional.

Em termos de dias também fiquei 3 dias em Pequim e num deles fui à Muralha... vi muita coisa e outro tanto ficou por ver.
Para Datong penso que 2 dias seja o ideal caso pretendas visitar os Templos Suspensos e também as grutas lá perto.
Em Xian fiquei 2 dias e foi suficiente para ir a Terracota e passear pela cidade. Em Pingyao penso que baste 1 dia.
Em Chengdu fiquei 2 dias: num fui a Leshan e no outro à reserva do Panda e nas tardes passeei no centro.
Em Xangai 2 dias acho que chega e podes aproveitar o 3ª para ir de comboio a Suzhou ou outra cidade antiga na zona.

Vou dar uma opinião que vale o que vale pois cada um tem o seu gosto: olhando para o teu mapa Xangai está "meio perdido". No meu caso só inclui no roteiro pois queria muito ir às Montanhas Zhangjiajie (as do Avatar) e a Guilin pelo que Xangai ficava mais a jeito para regressar. Não sei se gostam muito de natureza e caminhadas, mas perto de Chengdu tens o Parque Jiuzhaigou que deve ser 5* e de Chengdu também existem voos internacionais.

Caso pretendas uma versão mais low-cost aconselho o comboio entre cidades. Podes optar por um comboio nocturno ou diurno.
Fiz 2 viagens nocturnas em compartimento para 6, deu para descansar bem, poupei noites de hotel e fiquei com o dia para passear.
Entre Chengdu e Xangai iria de avião pois o comboio demora entre 15h a mais de 1 dia! O voo ronda os 200 dólares e pelo que "estudei" quando comprei os meus, os melhores preços conseguem-se mais ou menos nas 2 semanas antes. Como existem muitos por dia não haverá problema em esperares para comprar.
Os bilhetes de comboio tens de comprar através de uma agência e são colocados à venda 1 mês antes por isso tens tempo.
Neste tópico deixei o nome de algumas agências que podes ir pesquisando: Comboio "Bala"

Espero estar a ajudar e não a baralhar mais :rolleyes:

P.S. Tenho mesmo de começar a fazer o meu report da China, mas ando sobrecarregada no trabalho e o tempo não estica! ;)
 

Zukunft

Membro Ativo
Muito obrigado pela resposta rápida e completa. Sim, vamos no final de outubro. Em casa irei analisar o indicado, mas força para fazer o report que assim vou usá-lo :p
 

Zukunft

Membro Ativo
Plano com ordem:
Pequim 3d
Datong 2d
Pingyao 1d
Xian 2d
Chengdu 3d

Certo, também estávamos a pensar cortar Shangai. O parque Jiuzhaigou parece muito bonito (mas numa pesquisa rápida as viagens de avião são muito caras, aquilo ainda é bem longe).
As viagens entre cidades vamos ter que analisar, para ver como compensa esforço/tempo/dinheiro.
O comboio nocturno tem compartimento para 2 pessoas? Se for de 6, como funciona? Onde fica as malas ou a porta do compartimento.. por causa da segurança. Nunca fiz uma viagem dessas.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Consoante o preço e horário dos voos dá sempre para fazeres esse trajecto nessa ordem ou na ordem inversa ;)

Pois... com muita pena minha também desisti do Parque Jiuzhaigou por sair caro, falta de dias e distância.
A hipótese mais barata que pesquisei era ir de autocarro mas acho que demorava umas 12 horas pelo que chegaríamos lá super cansadas!
Cortando Shanghai e caso vos apeteça explorar um pouco uma das montanhas da China dá para ir de Xian ao Monte Hua ou ir de Chengdu ao Monte Emei, pernoitar lá e no regresso passar por Leshan pois fica na mesma linha de comboio rápido... é só uma ideia :rolleyes:

As viagens de comboio fazem-se muito bem pois os comboios são bons e baratos e não precisas ir 2h antes como no aeroporto (em Pequim ir com tempo pois as filas são maiores).
Além disso os comboios raramente falham ou se atrasam e os voos na China têm fama de atrasar muitas vezes ou até serem cancelados.
Fiz 10 viagens de comboio e só um atrasou 10 minutos e fiz 2 de avião e um deles atrasou mais de 2h.
Para mim fazer pelo menos uma viagem nocturna vale nem que seja pela nova experiência :D

Os compartimentos para 2 só existem em algumas viagens entre cidades principais. Geralmente são para 4 ou 6 pessoas e não podes marcar lugares a mais para ficar com o compartimento todo pois o bilhete de comboio fica registado com o nosso nome e número de passaporte. Os de 4 têm porta e os de 6 são abertos.
Passei 2 noites no de 6 pessoas e dormi bem (coloquei tampões nos ouvidos pelo sim pelo não!). Podemos dormir descansados pois as revisoras levam o nosso bilhete para saberem quando saímos e trocam por um plástico e de manhã vão lá acordar-nos uns 40 minutos antes e trocar o bilhete.
Fiquei com a carteira do dinheiro na almofada e a mochila/mala pode ficar por baixo da cama inferior ou na grelha junto ao tecto. Não senti qualquer tipo de insegurança e os meus vizinhos chineses eram sempre muito sorridentes... nem uma palavra de inglês mas sempre simpáticos. Falam e comem muito mas às 22h desligam as luzes e aquieta tudo.
Podes ler sobre as várias opções de comboio aqui (as fotos correspondem à realidade que vivi) China Train Ticket Types: D, G, Z, T, K Trains, Seat Classes

Tenho um ficheiro muito desarrumado com um monte de dicas que fui tirando de blogs... vou organizar isso e tentar colocar um tópico ainda esta semana...
 

Zukunft

Membro Ativo
Mais uma vez muito obrigado pela resposta rápida e completa. :)
Em casa iremos analisar mas deixo já uma questão: são várias viagens (transporte, hotéis, transfers..), a língua não vai ser um problema, ou seja, se não falam inglês como vamos conseguir perguntar onde se apanha o comboio X ou se vai para o hotel Y?
 

rum

Membro Conhecido
Vais ter que andar sempre com um mapa atrás. Eu tinha uma mapa no smartphone e chegava ao metro e mostrava o mapa e apontava para a estação que queria ir e indicava com os dedos o número de bilhetes. Nas viagens que já tinha programadas tinha escrito em Chinês o destino que queria tomar caso fosse de táxi e mostrava o papel ao taxista quando não tinha pedia na receção do hotel para escreverem. Se quiseres falar com alguém na rua tens mais sorte com o adolescentes e adultos jovens. Eles mesmo que não consigam comunicar esforçam-se para ajudar.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
O pessoal lá é simpático e tenta ajudar... vai treinando a mímica pois é muito útil :p

Das principais estações de comboio para a cidade/centro é muito simples pois geralmente tens metro no mesmo edifício ou perto.
Do aeroporto pode existir comboio, autocarro ou táxi. De/para aeroporto fui 3 vezes de comboio, uma de autocarro e em 2 pedi transfer ao hotel quando fiz a reserva.
Quando compras os bilhetes de avião/comboio à agência eles enviam um papel em chinês para mostrar ao taxista a dizer para onde queres ir.
Convém também ter o nome e morada dos hotéis em chinês (imprimi o papel da reserva do Booking em chinês) para mostrar a alguém.

As aplicações offline para telemóvel facilitam-nos imenso a vida e nas cidades safamo-nos praticamente sem ajuda.
O que mais usei foi a aplicação Maps.me » fiz download dos mapas das províncias a que fui e aquilo não errou nada.
Usei para descobrir os hotéis, algumas atracções e também para saber se o autocarro estava a ir para o sítio certo e onde teria de sair!

A rede de metro nas cidades é muito boa, simples de usar e muito barata.
Podes baixar a aplicação Metrô de China (aparece um M em amarelo) que é excelente: colocas o ponto de partida e de chegada e ela dá-te o trajecto mais rápido ou com menos conexões conforme escolheres. Quando chegas às máquinas só tens de escolher inglês e colocar a estação para onde queres ir e aparece o valor a pagar.

Os autocarros achei mais chato pois colocam muitas vezes os nomes por sílabas» por exemplo Dongzhimen aparece Dong-zhi-men, o que nos baralhava um pouco de início.
Em alguns locais mais pequenos (felizmente poucos) só aparecia os caracteres... é um filme tentar encontrar o que queremos mas acaba por ter piada :D
Há sempre a hipótese do táxi que é bastante barato mas se souberes que o metro/bus custa 1 ou 2 Yuan não vais querer pagar 20 ou 30 pelo táxi!!
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Penso que já disseram quase tudo. Eu acrescentava apenas o tradutor do Google descarregado para o smartphone e eventualmente comprar as viagens de comboio antes de ir pelo Ctrip. A comissão é pequena e assim tens a garantia que tens comboio no dia e na classe desejada, pois alguns comboios esgotam com antecedência. Aliás acho que todos os comboios em que andei iam cheios excepto o de Guilin para Zuhai.
 

Zukunft

Membro Ativo
Tenho um ficheiro muito desarrumado com um monte de dicas que fui tirando de blogs... vou organizar isso e tentar colocar um tópico ainda esta semana...
Fizeste? Senão podes enviar o ficheiro mesmo assim.. :)



Estamos de volta ao planeamento, com a pouca pesquisa surgiram 2 dúvidas:
1 - Já alguém foi a Datong? Parece muito difícil de ficar (hospedagem) e de chegar aos locais de interesse. Seria mais fácil Luoyang? Não queremos algo muito difícil.
2 - Chengdu, 2 ou 3 dias?
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Oi! O ficheiro está praticamente organizado mas esta semana tem sido quase só trabalho e o fim de semana vai ser os 2 dias a trabalhar de manhã à noite... o mais tardar colocarei aqui um tópico na 2ªF... prometido ;)

Quanto a Datong, se bem me lembro quando pesquisei há autocarro ou podes alugar um táxi para o dia inteiro que te leva aos templos suspensos e grutas. Provavelmente tenho na pasta algum link com dicas... vou tentar descobrir e depois aviso.

Estive 2 noites e 2 dias em Chengdu e o meu roteiro foi este:
- Chegada de comboio ao fim do dia» hotel e jantar
- Dia 1: Ida de comboio + autocarro a Leshan» regresso a Chengdu à tarde e passeio pela zona da Praça Tianfu
- Dia 2: Ida a Research Base of Giant Panda Breeding» caminhada na zona do Parque do Povo» Passeio pela zona da rua pedestre Jinli e Templo Wu Hou
Caso não vás a Leshan acho que 2 dias dá para ver o principal na cidade, caso contrário 3 dias seria melhor.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
:) Vinha responder sobre Datong e reparei que também tinhas perguntado sobre Luoyang!
Fiz Pequim» Luoyang (Longmen Grottoes)» Xian de comboio e bus e é fácil... se decidires ir lá, explico-te como fiz.

Quanto a Datong, eis o que li no site da Travel China Guide que é bastante útil pois tem imensa informação sobre os transportes entre locais.
* De Pequim a Datong é possível ir de avião (voo às 6h50 ou às 14h35, dura 1 hora e custa cerca de 47$ comprado duas ou três semanas antes) ou de comboio nocturno ou diurno (cerca de 6h de viagem, 24 dólares no compartimento de quatro e 16$ no de seis).
* Para ir de Datong ao Mosteiro Suspenso vai-se até à estação Datong Coach Station na Rua Yantong e apanha-se o autocarro para Hunyuan County. Depois apanha-se o autocarro 8 ou um táxi até ao Mosteiro. No entanto, aconselham a contratar um táxi para todo o trajecto e segundo eles fazer Datong» Mosteiro» Datong de táxi fica por cerca de 150 Yuans. A visita custa 130 Yuan, abre das 9-17h e o tempo de visita são cerca de 2h.
* No final da página existe um espaço para questões onde também se encontram informações úteis. Por exemplo, para ir de Datong às Grutas escavadas Yungdang existe o autocarro 3 que é directo. Datong Hanging Monastery, Xuankong Si, Shanxi

* O casal do blog Viajar Entre Viagens alugou táxi ao pé da estação para o dia e foram ao Mosteiro e às Grutas, não referem o hostel onde ficaram. Explorando Datong | China
* Podes ver algumas sugestões de hotel no site da Ctrip, Booking ou aqui The Best Hotels in Datong, the City of the Hanging Temple
* Um quarto com WC privada num hostel poderá ser uma excelente opção pois é barato, confortável e geralmente há quem fale inglês.
* Também é possível pedir uma cotação do passeio ao hotel pois quase todos promovem passeios.
* Seja qual for a forma de acesso, convém levar o nome dos locais em chinês ou ter umas fotos no telemóvel para mostrar.

Agora vou tratar de colocar o meu tópico... vai ficar um pouco extenso mas espero que seja útil :rolleyes: :oops:
 

Zukunft

Membro Ativo
Novo plano:
Pequim 4d
Luoyang 2d
Xian 2d
Ping Yao 2d
Chengdu 3d

As viagens seriam em comboio nocturno. Os dias indicados inclui o tempo das viagens.

Alguma sugestão?
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Em Luoyang:
- De Pequim para Louyang podes apanhar o comboio Beijing West»Luoyang ou Beijing West»Guanlin.
- Eu optei pelo primeiro comboio pois fazia menos paragens que o segundo, mas fica a 13km das Grutas Longmen e o segundo fica a 9km.
- Fiz comboio nocturno para Luoyang, visitei as grutas e à tarde do mesmo dia fui de comboio rápido para Xian (1h30-2h).
- Se ficas 2 dias podes ir ao Templo Shaolin, perto da Montanha Songshan que fica a cerca de 1h30 e dá para ver um treino de artes marciais.
Em Luoyang também há o White Horse Temple.

Em Xian
- Quando pesquisares os comboios não escolhas a estação Xian South pois fica a quase 2h da cidade. Xian North e Xian (Xian East) são perto do centro e têm metro.

;)
 

Zukunft

Membro Ativo
Alguma recomendação de hospedagem? Pequim, Luoyang, Xian, Ping Yao e Chengdu.
Onde se compra os bilhetes de comboio nocturno? China DIY Travel.
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Não sei que tipo de alojamento pretendes mas estes são os que tenho no meu ficheiro tirados de alguns blogs:

Pequim: Leo Courtyard, Leo Hostel, Hyde Courtyard Beijing, Beijing 161 Wangfujing, Happy Dragon Hostel, Downtown Backpapers Hostel, Beijing Sunrise Youth Hostel, Beihai Branch, YHA Peking International Youth Hostel, Hotel Kapok, Hotel 161 Lama Temple Courtyard, Hotel Ron Yard, Paragon, DongFang, Days Inn Forbidden City, Park Plaza, King Parkview Hotel

Xian: Skytel 75, Grand New World, City Hotel, Ibis, Shuyuan Youth Hostel, Han Tang Inn Hostel, Citadines Apart Hotel, 7 Sages Youth Hostel, Bell Tower Youth Hostel, Melody, See Tang Hostel, Jano´s Backpackers, Zhongyu Century Grand Hotel, Zerg Backpapers, Shuyuan Hotel

Chengdu: Sim’s Cozy Garden Hostel, Hotel Skytel, Ziwei, Hello Chengdu Hostel, Traffic, Mishan Lhasa, Holiday Inn Gulou ou Wuhou, Minhang, Tibet, Jiulong Yijia, Xiyue International, Boutique Apartment, Baiyue Holiday Hostel, Lazybones Hostel Templeside, Flipflop lounge hostel

Na altura também passei por uns em Pingyao e Luoyang mas não guardei no ficheiro.
 

Zukunft

Membro Ativo
Em que hotéis ficaste? Se houver um hotel que alguém daqui recomende melhor.

Outra pergunta, a viagem nocturna (de muitas horas) nos comboios de cabine de 4 será desconfortável? Não somos pessoas esquisitas, mas gostamos do nosso espaço e descanso :\

Vimos que há a hipótese luxury soft sleeper, que custa o dobro do soft sleeper mas tem wc e quarto privado.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Fiquei nestes: Hyde Courtyard em Pequim, Jano´s Backpacker em Xian e FlipFlop Lounge em Chengdu e voltaria a ficar em qualquer deles.
Em Pequim tanto aquele em que fiquei como o que o Rum recomenda ficam em zonas de Hutongs, o que aconselho vivamente!
O Hyde Courtyard tem WC pequena e o chuveiro não tem porta nem cortina pelo que molhamos o chão. O 161 Lama Temple é melhor mas na altura custava quase o dobro.

Eu fiz as 2 viagens nocturnas nas cabines de 6 que não têm porta e dormi bem. Coloquei tampões mas as luzes desligam por volta das 22h e toda a gente vai dormir.
A cabine de 4 tem porta pelo que ainda vão mais descansados... parece-me desperdício gastar o dobro em luxury soft sleeper! A WC de manhã é de evitar :rolleyes:
 

rum

Membro Conhecido
@Zukunft não tenho experiências de comboios nocturnos na China, só na Rússia e Mongólia mas não é muito diferente. É uma experiência positiva, o desconforto é relativo (existe para quem é esquisito) há respeito pelos restantes passageiros, o descanso é garantido. É nestes momentos e partilhas que se fazem as histórias das viagens, não é fechado numa redoma luxury soft sleeper (escolhe este regime quando fores mais sénior).
 
Top