Novidades

Dúvidas passaporte, dinheiro e escala em Madrid

yara

Membro Conhecido
Eu no meu caso já tenho tudo planeado, vamos no dia 13 ao 17, depois conto como foi a aventura.

Obrigado
Deste mês?
Sim, agora depois de ter tudo comprado não ha mais a fazer, a não ser esperar que corra tudo bem...

Depois conte como foi... ;)
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Oi ;)
Só hoje vi este post!
Estive em Marrocos em 2015 e na altura não havia hipótese de levar ou trazer Dirham do país.
O mais prático e barato é levar euros e trocar no aeroporto pois as taxas são (eram) boas.
Caso sejam várias pessoas, troquem tudo junto pois dão-vos um valor melhor. Nós éramos 4 e cada uma trocou 200€ para 15 dias.
Nas cidades alguns menus tinham preços em dirham e euros. O euro é bem aceite mas tens sempre de regatear tudo pois arredondam os valores e ficas a perder!
Para entrar em locais turísticos estatais (museus, palácios, jardins...) tem de ser mesmo em dirham.

Caso não consigas fazer o check-in ou imprimir cartão de embarque do regresso não stresses muito: quando tentei fazer check-in 2 dias antes apareceu no ecrã que estava feito mas depois não nunca dava para imprimir. Quando cheguei ao aeroporto de Marrakech fui ao balcão, imprimiram o cartão de embarque e disseram que lá era assim! Fui directo com uma promoção da TAP, por isso, não sei se é assim para todas as companhias.

Fiz um report da minha viagem, caso queiras espreitar ;)
 

LEODAN

Membro Ativo
Olá,
Vou responder relativamente ao que sei, nunca fiz essa viagem. Mas controlo de passaportes é normalmente rápido, a única diferença das outras viagens é que tem de se passar por outra área no aeroporto e um a um vai mostrar o passaporte às autoridades - que verificam a identidade da pessoa e siga. Nos aeroportos está sempre tudo bem assinalado, por isso não haverá confusão. Fazer estas coisas a primeira vez pode ser assustador, bem sei :)

Quantos aos voos Ryanair não posso ajudar porque nunca sequer voei Ryanair, mas normalmente quando se faz escala e se segue com a mesma companhia a bagagem vai directa ao destino final. Ou seja, em teoria não tem que sair da área internacional do aeroporto e voltar a passar pela segurança. Mas essas questões é sempre melhor fazer à companhia aérea.

Em relação ao dinheiro, eu sempre uso o meu cartão de debito e normalmente levanto no destino, mas volto a dizer que nunca fui a Marrocos por isso há de aparecer aqui mais gente com ajudas mais valiosas!

Boa viagem
Em relação às malas seguirem para o destino final neste caso não se aplica .
Só segue para o destino final quando compras um bilhete porto- Marraquexe por exemplo e que o voo faz escala em Madrid (ou noutro aeroporto qualquer) neste caso comprou com certeza 2 voos .
1 Porto-madrid
2 Madrid- Marraquexe
Então tem de sair, apanhar a mala e depois subir ao primeiro andar e faturar a mala e voltar a entrar no aeroporto e seguir para as partidas internacionais e ai sim vai ter de mostrar o passaporte .

Olá Yara.

Sim comprei os bilhetes independentes, e apenas viajo com bagagem de mão.
Seguem os horários dos voos:
Ida
POR (06:30) -> MAD (8:45)
MAD (10:40) -> RAK (11:40)

Volta
RAK (15:15) -> MAD (18:20)
MAD (19:45) -> POR (20:05)

Obrigado
Como o voo que vais sai do porto e é o primeiro da manhã o avião já se encontra na pista vai sair a hora com certeza .
Chegas a Madrid antes da hora prevista e terás tempo mais que suficiente pois como vais só com malas de mão não precisas de sair do terminal .
Quando chegares a madrid só tens de ir ao painel das partidas e ver qual é a letra e o número da porta e seguir as indicações e terás tempo mais que suficiente.

Cuidado tens de ter é na hora de chegada ao aeroporto do Porto pois a essa hora da manhã está montes de fila para passar o control e as vezes demora bastante a passar, chega ao aeropurto pelo menos 1 hora antes da saída do voo .
Atenção às malas de mão as medidas e os líquidos que podes levar .
Podes levar 1 mala de mão e mais uma bolsa pequena tipo mala computador/fotografica/mochila .
Os líquidos não podem ter mais de 100ml cada embalagem e no máximo 10 embalagem por mala e te em de estar dentro de um saco plástico com fecho ( na entrada do controlo tem esses sacos ).
Documentos no Porto tens de mostrar no controlo o bilhete em papel ou no telemóvel e depois na porta de embarque o bilhete e o C.U. ou Passaporte .
 
Última edição por um moderador:
Como o voo que vais sair do porto é o primeiro da manhã o avião já se encontra na pista vai sair a hora com certeza .
Chegas a Madrid antes da hora prevista e terás tempo mais que suficiente pois como vais só com malas de mão não precisas de sair do terminal .
Quando chegares a madrid só tens de ir ao painel das partidas e ver qual é a letra e o número da porta e seguir as indicações e terás tempo mais que suficiente.

Cuidado tens de ter é na hora de chegada ao aeroporto do Porto pois a essa hora da manhã está montes de fila para passar o control e as vezes demora bastante a passar, chega ao aeropurto pelo menos 1 hora antes da saída do voo .
Atenção às malas de mão as medidas e os líquidos que podes levar .
Podes levar 1 mala de mão e mais uma bolsa pequena tipo mala computador/fotografica/mochila .
Os líquidos não podem ter mais de 100ml cada embalagem e no máximo 10 embalagem por mala e te em de estar dentro de um saco plástico com fecho ( na entrada do controlo tem esses sacos ).
Documentos no Porto tens de mostrar no controlo o bilhete em papel ou no telemóvel e depois na porta de embarque o bilhete e o C.U. ou Passaporte .
Muito obrigado pelas dicas. Em relação aos voos de regresso, Marrakech - Madrid / Madrid - Porto, apenas tenho 1h25 para sair do avião, e embarcar no outro. Por ordem cronológica sabe os sítios onde terei de passar entre voos? Não conheço o aeroporto e nunca voei para fora da UE.

Desde já agradeço a ajuda
 

rosinha

Membro Ativo
Boa tarde
Tente ser um dos primeiros a entrar no avião, pois por vezes quando o avião vai cheio,mesmo com mala de mão eles poem uma braçadeira na mesma para colocarem no porão. Isto faz com que atrase no fim da viagem.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Atenção que no regresso Marraquexe - Madrid vai ter de passar pelo controlo de passaportes porque está a entrar em zona da União Europeia. Pode ser um pouco demorado. Quando vim de Tânger para Madrid passei no controlo de passaportes e foi necessário passar pelo rx para controlo de bagagem.
Não sei se tem tempo suficiente...
 

yara

Membro Conhecido
Atenção que no regresso Marraquexe - Madrid vai ter de passar pelo controlo de passaportes porque está a entrar em zona da União Europeia. Pode ser um pouco demorado. Quando vim de Tânger para Madrid passei no controlo de passaportes e foi necessário passar pelo rx para controlo de bagagem.
Não sei se tem tempo suficiente...
Pois... quando falei do tempo poder não ser suficiente foi no regresso...
Uma vez que vem de Marraquexe tem de passar controlo e se houver um atraso....
 

LEODAN

Membro Ativo
Muito obrigado pelas dicas. Em relação aos voos de regresso, Marrakech - Madrid / Madrid - Porto, apenas tenho 1h25 para sair do avião, e embarcar no outro. Por ordem cronológica sabe os sítios onde terei de passar entre voos? Não conheço o aeroporto e nunca voei para fora da UE.

Desde já agradeço a ajuda
Penso que o vosso voo é o FR7729 ...pelo site flightawe.com esse voo tem aterrado por volta das 18:00/18:10 .
Parece me que os voos de Porto-Madrid-Porto são no terminal 1C e os de Madrid-Marrocos-Madrid saem do terminal 1 -B por isso se não houver atraso na saída em Marrocos terão tempo suficiente para mudar de porta .
Terão de passar no controlo de passaportes mas à chegada a Madrid podem passar no controlo automático.
São umas máquinas onde põem o passaporte e olham para o ecrã para reconhecimento facial (sem oculos) e assim não tem de estar na fila à espera pelo controle tradicional .
Devem ser dos primeiros a embarcar para que não lhes ponham a fita nas malas para irem para o porão.
Se por acaso isso acontecer é facil de solucionar.
Deixam por às fitas e depois no trajeto até ao avião tiram as fitas disfarçadamente e guardam no bolso e assim já os deixam levar convosco as malas para dentro.
Já o fiz e sem problemas.

aeroporto adolfo - Pesquisa Google
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Sim isso de ter as malas conosco é importante para desembarcar e poder ir logo para a porta de embarque...
Mas há que ter atenção se já passaram muitas pessoas com mala de mão senão no fim poderá atrasar muito mais o voo...
 
Última edição por um moderador:
Penso que o vosso voo é o FR7729 ...pelo site flightawe.com esse voo tem aterrado por volta das 18:00/18:10 .
Parece me que os voos de Porto-Madrid-Porto são no terminal 1C e os de Madrid-Marrocos-Madrid saem do terminal 1 -B por isso se não houver atraso na saída em Marrocos terão tempo suficiente para mudar de porta .
Terão de passar no controlo de passaportes mas à chegada a Madrid podem passar no controlo automático.
São umas máquinas onde põem o passaporte e olham para o ecrã para reconhecimento facial (sem oculos) e assim não tem de estar na fila à espera pelo controle tradicional .
Devem ser dos primeiros a embarcar para que não lhes ponham a fita nas malas para irem para o porão.
Se por acaso isso acontecer é facil de solucionar.
Deixam por às fitas e depois no trajeto até ao avião tiram as fitas disfarçadamente e guardam no bolso e assim já os deixam levar convosco as malas para dentro.
Já o fiz e sem problemas.

aeroporto adolfo - Pesquisa Google
Sim o voo é esse mesmo. Agradeço-lhe pela partilha das dicas.
 

CBessa

Membro Novo
Olá Maltinha,
Por esta hora, já o nosso colega viajante aterrou em Marrocos e está a usufruir desta experiência maravilhosa. :)

Tinha algumas dúvidas similares ao deste tópico: se poderia trocar a moeda cá ou se deveria ser lá; locais a visistar; conselhos gerais.

Pelo que li, já a grande maioria das dúvidas ficou sanada. No entanto, ainda me resta esta:

- Trocar o dinheiro, só poderá ser em Marrocos, certo? Quantos € aconselham a levar (para lá trocar) ? Vou estar 4 dias inteiros. (Chego lá dia 13 de Abril pelas 23h; Saio no dia 17 de Abril pelas 12h). Em relação a gastos, considero-me um meio termo: não vou para esbanjar dinheiro, mas também não vou para gastar 40€ para jantar.

Em relação a locais, vou andar por aqui à procura de Reports que me possam ajudar. :) Mas se me quiserem fornecer alguns, estão à vontade também :p

Obrigado desde já,
 
Olá Maltinha,
Por esta hora, já o nosso colega viajante aterrou em Marrocos e está a usufruir desta experiência maravilhosa. :)

Tinha algumas dúvidas similares ao deste tópico: se poderia trocar a moeda cá ou se deveria ser lá; locais a visistar; conselhos gerais.

Pelo que li, já a grande maioria das dúvidas ficou sanada. No entanto, ainda me resta esta:

- Trocar o dinheiro, só poderá ser em Marrocos, certo? Quantos € aconselham a levar (para lá trocar) ? Vou estar 4 dias inteiros. (Chego lá dia 13 de Abril pelas 23h; Saio no dia 17 de Abril pelas 12h). Em relação a gastos, considero-me um meio termo: não vou para esbanjar dinheiro, mas também não vou para gastar 40€ para jantar.

Em relação a locais, vou andar por aqui à procura de Reports que me possam ajudar. :) Mas se me quiserem fornecer alguns, estão à vontade também :p

Obrigado desde já,
Olá, aproveito para dizer que já fomos e já voltámos. Na escala em Madrid deu tempo mais que suficiente, e atenção que o voo de Marrakech para Madrid atrasou 20min. Foi chegar passar no controlo de malas e passaporte e sobrou quase 1h até apanhar o voo para o Porto.

Respondendo às questões acima, a melhor solução em relação ao dinheiro é trocar na medina, nós trocámos no aeroporto e ficámos a perder dinheiro, pois vi que o câmbio era mais favorável se tivéssemos trocado na medina. Nós fomos 5 dias e ficou +- assim: 150€ alojamento, 120€ excursão ao deserto, 150€ comes e bebes, 40€ entradas nos locais que visitámos. Depois gastámos também em lembranças, taxis, etc. Na minha opinião, leve mais €uros que aquilo que planeia gastar. Depois na medina troque quanto já tem planeado gastar. Se precisar de mais Dh, é só ir trocar. No último dia não tínhamos Dh's suficientes para pagar o alojamento, então pagámos uma parte em Dh e o resto em €. A maioria dos locais lá aceita €.

Os locais a visitar: Museu de Marrakech e a Madarsa, Souks, Praça principal, tem o bairro judeu, menara gardens, Palácio da Bahia, Gare de Marrakech etc. Qualquer dúvida é só dizer.
 

yara

Membro Conhecido
Olá, aproveito para dizer que já fomos e já voltámos. Na escala em Madrid deu tempo mais que suficiente, e atenção que o voo de Marrakech para Madrid atrasou 20min. Foi chegar passar no controlo de malas e passaporte e sobrou quase 1h até apanhar o voo para o Porto.

Respondendo às questões acima, a melhor solução em relação ao dinheiro é trocar na medina, nós trocámos no aeroporto e ficámos a perder dinheiro, pois vi que o câmbio era mais favorável se tivéssemos trocado na medina. Nós fomos 5 dias e ficou +- assim: 150€ alojamento, 120€ excursão ao deserto, 150€ comes e bebes, 40€ entradas nos locais que visitámos. Depois gastámos também em lembranças, taxis, etc. Na minha opinião, leve mais €uros que aquilo que planeia gastar. Depois na medina troque quanto já tem planeado gastar. Se precisar de mais Dh, é só ir trocar. No último dia não tínhamos Dh's suficientes para pagar o alojamento, então pagámos uma parte em Dh e o resto em €. A maioria dos locais lá aceita €.

Os locais a visitar: Museu de Marrakech e a Madarsa, Souks, Praça principal, tem o bairro judeu, menara gardens, Palácio da Bahia, Gare de Marrakech etc. Qualquer dúvida é só dizer.

Era 1h25 de escala, não era?
Mesmo tendo chegado atrasado 20mn, 1h05 deu tempo para tudo?
 
Era 1h25 de escala, não era?
Mesmo tendo chegado atrasado 20mn, 1h05 deu tempo para tudo?
Olá yara. Sim deu tempo para tudo. O controlo de passaportes e de bagagem estava vazio, foi só seguir até à porta de embarque e esperar. Mas confesso que foi um pouco stressante estar a ver o voo Marraquexe - Madrid a atrasar-se. Correu bem felizmente, mas da próxima não irei comprar voos com escalas tão curtas.
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Ainda bem que correu bem! Mas era exactamente isso que ia dizer... Por acaso teve sorte, mas não é mesmo aconselhável tão pouco tempo para essas coisas. Mesmo correndo bem, é um stress desnecessário.
Vamos ter report? :p
 

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Olá, aproveito para dizer que já fomos e já voltámos. Na escala em Madrid deu tempo mais que suficiente, e atenção que o voo de Marrakech para Madrid atrasou 20min. Foi chegar passar no controlo de malas e passaporte e sobrou quase 1h até apanhar o voo para o Porto.

Respondendo às questões acima, a melhor solução em relação ao dinheiro é trocar na medina, nós trocámos no aeroporto e ficámos a perder dinheiro, pois vi que o câmbio era mais favorável se tivéssemos trocado na medina. Nós fomos 5 dias e ficou +- assim: 150€ alojamento, 120€ excursão ao deserto, 150€ comes e bebes, 40€ entradas nos locais que visitámos. Depois gastámos também em lembranças, taxis, etc. Na minha opinião, leve mais €uros que aquilo que planeia gastar. Depois na medina troque quanto já tem planeado gastar. Se precisar de mais Dh, é só ir trocar. No último dia não tínhamos Dh's suficientes para pagar o alojamento, então pagámos uma parte em Dh e o resto em €. A maioria dos locais lá aceita €.

Os locais a visitar: Museu de Marrakech e a Madarsa, Souks, Praça principal, tem o bairro judeu, menara gardens, Palácio da Bahia, Gare de Marrakech etc. Qualquer dúvida é só dizer.
Boa noite,

Fiquei com algumas duvidas em relação ao tour do deserto :D
1) O tour foi marcado lá ou cá?
2) Foi uma viagem de um ou mais dias?
3) o Valor foi por pessoa ou para os 2?

Obrigado desde já;)
 

yara

Membro Conhecido
Olá yara. Sim deu tempo para tudo. O controlo de passaportes e de bagagem estava vazio, foi só seguir até à porta de embarque e esperar. Mas confesso que foi um pouco stressante estar a ver o voo Marraquexe - Madrid a atrasar-se. Correu bem felizmente, mas da próxima não irei comprar voos com escalas tão curtas.
Pois... também nunca arrisco.
Tinha um casal que ia fazer escala em Beauvais para vir para o Porto, tinha 1h25 e eu aconselhei a não arriscar.
Não sei se chegaram a comprar...
 
Boa noite,

Fiquei com algumas duvidas em relação ao tour do deserto :D
1) O tour foi marcado lá ou cá?
2) Foi uma viagem de um ou mais dias?
3) o Valor foi por pessoa ou para os 2?

Obrigado desde já;)
Olá, relativamente às questões:

1 - o tour foi marcado cá, deram-me um contacto, pedi preço e achei barato. O preço foi para 2 pessoas (60€ por pessoa). Recomendo a comprar lá, há muitos sítios que vendem, basta negociar e consegue-se melhor preço, conheci vários casais que pagaram 85€ pelos 2 (42,5€ por pessoa).

2 - a viagem foi 2 dias, partimos as 7 da manhã e chegámos no outro dia às 18h

Atenção que há vários tipos de excursões ao deserto, eu só soube isso poucos dias antes da viagem. Há 1 excursão de 2 dias e outra de 3. Nós fomos na excursão de 2 dias, em que vamos até à entrada do deserto, já dá para ver umas pequenas dunas e andamos 1h de camelo. Só que é muito turística essa excursão, mas já dá para ter uma pequena ideia. A outra excursão de 3 dias, andamos mais 120km e vamos até às grandes dunas do sahara. Se soubesse tinha ido mais uns dias de férias e aproveitado a excursão de 3 dias. Facilmente se consegue comprar a excursão de 3 dias por 80€.

Outra questão é o meio de transporte até ao deserto. Os preços que tenho falado são os mais em conta que há, porque o transporte é feito em mini bus de 20 lugares. Vi pessoas que iam de 4x4, mas fica muito mais cara a excursão, pois é privada.

Qualquer dúvida disponha

Ainda bem que correu bem! Mas era exactamente isso que ia dizer... Por acaso teve sorte, mas não é mesmo aconselhável tão pouco tempo para essas coisas. Mesmo correndo bem, é um stress desnecessário.
Vamos ter report? :p
Vou fazer os possíveis :)
 
Última edição por um moderador:
Top