Novidades

Dúvidas passaporte, dinheiro e escala em Madrid

Olá a todos.

Peço desde já desculpa se estou a escrever algo que já se encontra esclarecido no fórum.

Então seguem as minhas dúvidas, informo desde já que nunca viajei para fora da união europeia.

1 - Vou viajar em Março para Marrocos, sei que preciso de passaporte. Como funciona no aeroporto? Tenho que mostrar o passaporte cá e depois lá? Onde me dirijo?

2 - Vou fazer escala em Madrid de 2 horas. A companhia aérea é a Ryanair, em ambos os voos (Porto - Madrid/ Madrid - Marraquexe). Sei que a Ryanair em Madrid opera no terminal 1. Dá tempo suficiente? Não conheço o aeroporto, lá tenho de mostrar o passaporte nas duas vezes que por lá passar? Ou só quando vier de Marrocos para Madrid?

3 - Em relação ao dinheiro, qual a forma mais prática e económica? Levar de cá, ou levantar lá?
Para levantar lá, o cartão de débito funciona? Não tenho cartão de crédito (precisarei?).

Fico a aguardar as vossas dicas.

Obrigado e boas viagens!
 
Última edição por um moderador:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá,
Vou responder relativamente ao que sei, nunca fiz essa viagem. Mas controlo de passaportes é normalmente rápido, a única diferença das outras viagens é que tem de se passar por outra área no aeroporto e um a um vai mostrar o passaporte às autoridades - que verificam a identidade da pessoa e siga. Nos aeroportos está sempre tudo bem assinalado, por isso não haverá confusão. Fazer estas coisas a primeira vez pode ser assustador, bem sei :)

Quantos aos voos Ryanair não posso ajudar porque nunca sequer voei Ryanair, mas normalmente quando se faz escala e se segue com a mesma companhia a bagagem vai directa ao destino final. Ou seja, em teoria não tem que sair da área internacional do aeroporto e voltar a passar pela segurança. Mas essas questões é sempre melhor fazer à companhia aérea.

Em relação ao dinheiro, eu sempre uso o meu cartão de debito e normalmente levanto no destino, mas volto a dizer que nunca fui a Marrocos por isso há de aparecer aqui mais gente com ajudas mais valiosas!

Boa viagem
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá :)
Há cerca de 2 anos fiz Porto-Madrid-Tanger pela Ryanair. Em Madrid foi necessário passar pelo controlo de passaportes.
No regresso temos de mostrar o passaporte à entrada e passar novamente pelo Rx para entrar na zona de embarque.
Relativamente ao dinheiro, sempre achei mais fácil levar euros daqui e trocar no aeroporto, em Marrocos.
 

VERA BARROS

Membro Novo
Boa tarde,

1 - não se preocupe onde ir mostrar, porque no decorrer das formalidades dentro do aeroporto vão lhe pedir os documentos e passagens aéreas diversas vezes. Tire cópia dos seus documentos todos e coloque noutra mala ou carteira.
2 - a escala tem que ser de pelo menos 1,5h / 2h, mesmo que tenha tempo para mudar, se o voo sair do Porto atrasado pode perder a ligação para Marrocos.
3 - não levanta cá pois as moedas de áfrica sao poucas as que há cá disponíveis.
aconselho a leitura de Embaixada do Reino de Marrocos em Portugal

Boa viagem
 

yara

Membro Conhecido
Olá a todos.

Peço desde já desculpa se estou a escrever algo que já se encontra esclarecido no fórum.

Então seguem as minhas dúvidas, informo desde já que nunca viajei para fora da união europeia.

1 - Vou viajar em Março para Marrocos, sei que preciso de passaporte. Como funciona no aeroporto? Tenho que mostrar o passaporte cá e depois lá? Onde me dirijo?

2 - Vou fazer escala em Madrid de 2 horas. A companhia aérea é a RyanAir, em ambos os voos (Porto - Madrid/ Madrid - Marraquexe). Sei que a RyanAir em Madrid opera no terminal 1. Dá tempo suficiente? Não conheço o aeroporto, lá tenho de mostrar o passaporte nas duas vezes que por lá passar? Ou só quando vier de Marrocos para Madrid?

3 - Em relação ao dinheiro, qual a forma mais prática e económica? Levar de cá, ou levantar lá?
Para levantar lá, o cartão de débito funciona? Não tenho cartão de crédito (precisarei?).

Fico a aguardar as vossas dicas.

Obrigado e boas viagens!
Olá!
1- O controlo de passaportes está sempre muito bem assinalado por isso certamente não terá problemas.

2- Sendo a companhia a Ryanair, deduzo que tenha comprado bilhetes independentes...
São 2h de escala.
Viaja só com mala de mão?

3- Eu também levo sempre dinheiro de cá e troco uma quantia básica no aeroporto de destino (o câmbio dos aeroportos é sempre pior).
Uma das últimas vezes (Budapeste) levei de uma casa de câmbios daqui uma quantia minima (20€) e quando cheguei por curiosidade fui espreitar o câmbio e mesmo o câmbio de aeroporto sendo mau, teria ficado a ganhar dinheiro se trocasse lá (0,40€ ou 0,50€) mas continua a ser preferível o mau câmbio dos aeroportos às casas de câmbio no nosso país.

Espero ter ajudado. ;)
 
Última edição:

rum

Membro Conhecido
1 - Vou viajar em Março para Marrocos, sei que preciso de passaporte. Como funciona no aeroporto? Tenho que mostrar o passaporte cá e depois lá? Onde me dirijo?
Basicamente mostras o passaporte quando te pedirem, e como já disseram como é tudo bem indicado vais perceber quando o terás de mostrar. São processos fáceis e rápidos.

2 - Vou fazer escala em Madrid de 2 horas. A companhia aérea é a RyanAir, em ambos os voos (Porto - Madrid/ Madrid - Marraquexe). Sei que a RyanAir em Madrid opera no terminal 1. Dá tempo suficiente? Não conheço o aeroporto, lá tenho de mostrar o passaporte nas duas vezes que por lá passar? Ou só quando vier de Marrocos para Madrid?
Em principio e se tudo correr dentro da normalidade dá tempo mas não podes facilitar e fazer a transição como se estivesses a passear.

3 - Em relação ao dinheiro, qual a forma mais prática e económica? Levar de cá, ou levantar lá?
Para levantar lá, o cartão de débito funciona? Não tenho cartão de crédito (precisarei?).
Obrigado e boas viagens!
Para mim a maneira mais prática é levantar lá. Não vai ter dificuldade nenhuma em usar um cartão de débito. Pode tentar no aeroporto comprar dirhams (onde o cambio é pior), se tiverem é uma sorte ou então com algum tempo de antecedência. Também podes comprar à chegada no aeroporto. Mas podes usar o cartão, só tens de ter atenção que pagas uma taxa por cada transação... quanto mais usares mais pagas.
 
Olá!
1- O controlo de passaportes está sempre muito bem assinalado por isso certamente não terá problemas.

2- Sendo a companhia a Ryanair, deduzo que tenha comprado bilhetes independentes...
Quais são os horários?
A que horas chega a Madrid?
A que horas é o avião para Marraquexe?
Viaja só com mala de mão?

3- Eu também levo sempre dinheiro de cá e troco uma quantia básica no aeroporto de destino (o câmbio dos aeroportos é sempre pior).
Uma das últimas vezes (Budapeste) levei de uma casa de câmbios daqui uma quantia minima (20€) e quando cheguei por curiosidade fui espreitar o câmbio e mesmo o câmbio de aeroporto sendo mau, teria ficado a ganhar dinheiro se trocasse lá (0,40€ ou 0,50€) mas continua a ser preferível o mau câmbio dos aeroportos às casas de câmbio no nosso país.

Espero ter ajudado. ;)
Olá Yara.

Sim comprei os bilhetes independentes, e apenas viajo com bagagem de mão.
Seguem os horários dos voos:
Ida
POR (06:30) -> MAD (8:45)
MAD (10:40) -> RAK (11:40)

Volta
RAK (15:15) -> MAD (18:20)
MAD (19:45) -> POR (20:05)

Obrigado
 

yara

Membro Conhecido
Olá Yara.

Sim comprei os bilhetes independentes, e apenas viajo com bagagem de mão.
Seguem os horários dos voos:
Ida
POR (06:30) -> MAD (8:45)
MAD (10:40) -> RAK (11:40)

Volta
RAK (15:15) -> MAD (18:20)
MAD (19:45) -> POR (20:05)

Obrigado
Digo-te já que são bons horários.
Se tudo correr bem, e se tens só mala de mão não esperas quase nada e deve dar para apanhar os voos em Madrid.
Tens é de tentar ser das primeiras a sair do avião e veres logo em que terminal é...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Acho que já foi tudo dito, só deixar duas notas:

Controlo de passaportes será ao sair de Madrid e ao entrar novamente, isto porque o voo Porto - Madrid é um voo europeu e como tal não existe controlo de fronteira.

Sendo os dois voos Ryanair sairão os dois do T1 em Madrid, pelo que viajando apenas com bagagem de mão terá tempo de sobra
 

AMSA

Membro Novo
Pessoal, em relação a dinheiro, convém usar somente Dirhams? E a forma mais indicada será levantar, por débito ou crédito, nos ATM's?
 

rum

Membro Conhecido
O euro é bem aceite em quase todo o lado e com certeza que podes usá-los para pagar em alguns locais porém o cambio vai ser sempre desfavorável para o teu lado. Quanto ao tipo de cartão é usar aquele que te cobrar menos dinheiro em cada transacção.
 
Pessoal agradeço a todos pelas vossas dicas e esclarecimento de dúvidas. Só mais uma questão:

Vou chegar a Marraquexe por volta das 12:00h, o que recomendam visitar na tarde desse dia?

Obrigado
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Sugeria almoçar na zona da praça, e visitar os jardins da Kutoubia e o hotel Mamounia (eles são simpáticos, deixam entrar para visitar) e mais para meio da tarde ir até à zona da Menara. Tem uns jardins giros e pode ver o por do sol junto ao lago. Pode também aproveitar e andar de camelo, tem muitos nessa zona - embora seja mais engraçado fazer esse passeio na zona da Palmerie.
Tem alguns reports de Marraquexe aqui no portal, pode dar uma vista de olhos e tirar umas ideias. ;)
 

yara

Membro Conhecido
Olá Yara.

Sim comprei os bilhetes independentes, e apenas viajo com bagagem de mão.
Seguem os horários dos voos:
Ida
POR (06:30) -> MAD (8:45)
MAD (10:40) -> RAK (11:40)

Volta
RAK (15:15) -> MAD (18:20)
MAD (19:45) -> POR (20:05)

Obrigado
Na volta so tens 1h25 entre a chegada do voo de Marraquexe e a partida do outro?
1h25 será suficiente??
 
Na volta so tens 1h25 entre a chegada do voo de Marraquexe e a partida do outro?
1h25 será suficiente??
Espero que dê tempo. Como viajo só com bagagem de mão e não vou mudar de terminal. Mas sim, vai ser uma corrida contra o tempo e os voos não podem atrasar. Pela sua experiência, que dicas me pode dar para me apressar no aeroporto?

Obrigado
 

yara

Membro Conhecido
Espero que dê tempo. Como viajo só com bagagem de mão e não vou mudar de terminal. Mas sim, vai ser uma corrida contra o tempo e os voos não podem atrasar. Pela sua experiência, que dicas me pode dar para me apressar no aeroporto?

Obrigado
Perguntei isto porque um casal meu amigo que também vai fazer escala perguntou-me se eu achava suficiente, e na verdade disse-lhe que não, se os voos não atrasarem sim, mas se atrasam 30mns, por exemplo, e como as portas de embarque fecham 30mns antes é uma corrida contra o tempo.
Acho que os meus amigos ainda não decidiram se arriscam...

Para se apressar no aeroporto, é ser das primeiras a sair do avião, ver logo a porta de embarque do outro voo e correr para lá... ;)
 
Perguntei isto porque um casal meu amigo que também vai fazer escala perguntou-me se eu achava suficiente, e na verdade disse-lhe que não, se os voos não atrasarem sim, mas se atrasam 30mns, por exemplo, e como as portas de embarque fecham 30mns antes é uma corrida contra o tempo.
Acho que os meus amigos ainda não decidiram se arriscam...

Para se apressar no aeroporto, é ser das primeiras a sair do avião, ver logo a porta de embarque do outro voo e correr para lá... ;)
Eu nunca voei para fora de união europeia, nem conheço o aeroporto de Madrid, vou um pouco à descoberta, mas vou fazer os possíveis para tudo correr bem. A questão do passaporte é que me mete confusão (como nunca passei por isso, é novidade). O check in vou fazer antecipadamente pela net.

Se alguém puder dar mais umas dicas agradeço imenso.

Quando for do Porto para Madrid, tenho 1h55 para trocar de voo, ou seja, vai dar para ver +/- como é o aeroporto e quando vier de Marraquexe já vou encaminhado. Sei que é apertado e não posso ir "ver as montras". Tenho acompanhado os voos que vou fazer e não têm tido atrasos (mas nunca se sabe nesse dia). Já pensei também em pagar um pouco mais e escolher os lugares perto da porta de saída, acham que vale a pena?

Obrigado por todas as vossas dicas
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

O controle de passaportes vai atrasar o processo e realmente fica um pouco "em cima".

Se tudo correr bem, e neste caso a Ryanair costuma a cumprir os horarios ao minuto, é so dar corda aos sapatos e não haverá problema. Sinceramente não sei se pagaria mais para ficar nos lugares mais à frente, o tempo ganho é marginal e provavelmente não será por isso que deixa de apanhar o próximo voo.

Boa sorte ;)
 

yara

Membro Conhecido
Eu nunca voei para fora de união europeia, nem conheço o aeroporto de Madrid, vou um pouco à descoberta, mas vou fazer os possíveis para tudo correr bem. A questão do passaporte é que me mete confusão (como nunca passei por isso, é novidade). O check in vou fazer antecipadamente pela net.

Se alguém puder dar mais umas dicas agradeço imenso.

Quando for do Porto para Madrid, tenho 1h55 para trocar de voo, ou seja, vai dar para ver +/- como é o aeroporto e quando vier de Marraquexe já vou encaminhado. Sei que é apertado e não posso ir "ver as montras". Tenho acompanhado os voos que vou fazer e não têm tido atrasos (mas nunca se sabe nesse dia). Já pensei também em pagar um pouco mais e escolher os lugares perto da porta de saída, acham que vale a pena?

Obrigado por todas as vossas dicas
Quando vier de Marraquexe também tem de passar controlo de passaporte, não é?
é mais porque nos voos lowcost geralmente as portas de embarque fecham 30 minutos antes da partida e se houver um atraso pode ser complicado.
tenho um casal amigo que está com o mesmo dilema, eu aconselhei a não fazer mas eles acho que vão arriscar...

Acho que não vale a pena pagar pelos lugares, sinceramente acho que não são esses 5 minutos que fazem diferença...

Boa sorte!

Depois diga como correu... ;)

Olá,

O controle de passaportes vai atrasar o processo e realmente fica um pouco "em cima".

Se tudo correr bem, e neste caso a Ryanair costuma a cumprir os horarios ao minuto, é so dar corda aos sapatos e não haverá problema. Sinceramente não sei se pagaria mais para ficar nos lugares mais à frente, o tempo ganho é marginal e provavelmente não será por isso que deixa de apanhar o próximo voo.

Boa sorte ;)
Também acho que a Ryanair costuma cumprir ao minuto mas por exemplo fui buscar uns familiares ao aeroporto este fim-de-semana e um dos voos atrasou 21 minutos...
21 minutos com voo de ligação faz diferença...

Não sei... no caso do user @danielestrada75 já está comprado e decidido, agora é arriscar.
Para quem ainda vai comprar tem de analisar bem...
 
Quando vier de Marraquexe também tem de passar controlo de passaporte, não é?
é mais porque nos voos lowcost geralmente as portas de embarque fecham 30 minutos antes da partida e se houver um atraso pode ser complicado.
tenho um casal amigo que está com o mesmo dilema, eu aconselhei a não fazer mas eles acho que vão arriscar...

Acho que não vale a pena pagar pelos lugares, sinceramente acho que não são esses 5 minutos que fazem diferença...

Boa sorte!

Depois diga como correu... ;)



Também acho que a Ryanair costuma cumprir ao minuto mas por exemplo fui buscar uns familiares ao aeroporto este fim-de-semana e um dos voos atrasou 21 minutos...
21 minutos com voo de ligação faz diferença...

Não sei... no caso do user @danielestrada75 já está comprado e decidido, agora é arriscar.
Para quem ainda vai comprar tem de analisar bem...
Eu no meu caso já tenho tudo planeado, vamos no dia 13 ao 17, depois conto como foi a aventura.

Obrigado
 
Top