Novidades

(dúvida) Suiça - tomadas eléctricas?

jma

Membro Novo
Boa tarde.
Vou viajar durante 10 dias à Suiça em Dezembro (geneve, zermatt, chur, berna, etc) . Estive a pesquisar sobre se as tomadas elétricas da suiça seriam compatíveis com as nossas e encontrei alguma informação contraditória.
Alguém que já tenha visitado a Suiça me poderia esclarecer se vou precisar de algum adaptador para as tomadas eléctricas ou assim...?

Cumprimentos
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Quando lá estive as tomadas eram iguais às portuguesas, no entanto numa pesquisa rápida pelo Google encontrei isto: "A voltagem é de 230 volts, a frequência é de 50 Hz.Na Suíça são utilizados plugues de dois pinos (tipo C) e de três pinos (tipo J)." o que leva a crer que existem sitios com tomadas diferentes...

Se calhar o melhor era enviares um e-mail par ao Hotel a questionar assim já ficavas descansado...
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
O normal é as tomadas serem iguais às nossas mas uma das vezes que fui à Suiça fiquei num apartamento que tinha tomadas de 3 pinos, convém confirmares ou então podes sempre comprar um adaptador.
 

rum

Membro Conhecido
Sim pode ligar nas de 3 pinos desde que a ficha seja fisicamente compatível.

Nós temos 2 tipos de fichas uma mais larga do que a outra, a mais pequena que é a do tipo c tem menos amperes que a maior que é do tipo f e que tem mais amperagem.

O que difere é a amperagem a voltagem é a mesma, as nossas fichas maiores (normalmente redondas) não serão fisicamente com compatíveis com essas de 3 pinos (que são achatadas).
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Eu estive na Suiça, e dormi em vários locais diferentes, inclusive alguns hotéis bem velhinhos e era sempre compatível...

Mas se tiver uma transformador universal não custa levar... E leve também uma ficha tripla, dá sempre jeito!
 
Top