Novidades

Cuidados de saúde / segurança em viagem

Olá a todos,

Após ler esta notícia, decidi investigar um bocadinho mais e parecem haver algum relatos de experiências semelhantes pela internet. Os sites em questão servem apenas de exemplo.
Não estou a tentar armar histería nem nada do género, até porque eu próprio já lá fui quatro vezes e planeio ir a quinta ainda este ano independentemente das respostas :D
Mas fiquei curioso para saber a vossa experiência, dado que eu felizmente também nunca necessitei de qualquer tipo de cuidado de saúde durante as férias, nem conheço histórias.
 

Dsanto

Membro Conhecido
Isto é no mínimo preocupante...
Mas vou relatar o meu testemunho relativamente à única vez em que precisei de assistência médica em viagem.
Numa viagem com a minha mãe à Turquia fomos fazer um passeio de balão na Capadócia, já o tinha feito noutra altura e era algo para ela não perder!
O nosso balão levantou estranhamente tarde. Por exemplo na outra vez levantamos às 7 horas e naquele dia eram tipo 10 horas... Todos os outros balões já estavam a aterrar. Era um balão de 10 pessoas, poucas falavam inglês e portanto o piloto pediu-me que passasse a mensagem de que a aterragem devido aos ventos poderia ser turbulenta e as pessoas se deviam baixar. Fiquei um bocado apreensiva, da outra vez mal se tinha sentido o aterrar... Mas pronto passei a mensagem.
A viagem foi linda claro... Por mais que a descrevesse não faria jus. E o mesmo acontece com a aterragem. Por mais que a descreva nunca conseguirão ter noção do pânico da situação, cá vai:
Então quando começamos a descer o piloto começou a gritar: DOWN! DOWN! DOWN! Mas gritava e pulava e as pessoas atónitas lá se baixaram enquanto começavam a sentir a força da gravidade e a rapidez com que o balão descia. Eu só me lembrei de dizer à minha mãe para se baixar e tentar prender a cabeça entre os joelhos, e foi o que também tentei fazer.
O balão caíu num estrondo enorme... ressaltou umas vezes e o vento ainda arrastou o cesto uns bons metros. Nestes segundos só me conseguia lembrar de que estávamos perto de uma ravina e se o cesto não parasse íamos cair ravina abaixo. Nunca me vi no semelhante. Quando por fim parou as pessoas começaram a saír... Muitas cabeças rachadas, muitos cortes e arranhões... um senhor inanimado e uma rapariga com as duas pernas partidas. Eu e a minha mãe não tivemos nada... foi uma sorte descomunal. Passemos ao auxílio.
O balão ao ser avistado de longe foram logo chamados bombeiros mas não vinham em 4x4 e não podiam chegar ao local que era de terra lavrada. Então o que fizeram: pegaram no senhor e na rapariga a peso! Sim a peso... Nada de maca ou colar cervical... Anos de atraso em relação ao esperado. O resultado foi a rapariga ter partido as duas pernas e ter que andar temporariamente de cadeira de rodas, o senhor ficou internado. Do que fui sabendo, muito embora os primeiros socorros tenham sido coisa péssima relativamente à hospitalização as coisas eram bem mais à vanguarda... Apesar do azar não se pode dizer que acabou mal. Na mesma viagem tive uma gastroenterite e chamei o médico ao hotel, fui muito bem atendida e o seguro cobriu a consulta e os medicamentos.
São situações imprevisíveis e quanto mais "atrasado" é o país pior deve ser a resolução...
 
Top