Novidades

CUBA - Havana e Varadero - FEV 2018

Victor Melo

Membro Novo
Saudações a todos.

Na medida em que este excelente Portal nos foi muito útil, em termos de informação para o planeamento da nossa recente viagem a Cuba, não queremos deixar de contribuir com um breve relato da nossa experiência.

Antes de viajarmos, fizemos o um estudo de mercado, tendo recebido diversas propostas/orçamentos, quer online quer presencialmente em várias agências.
Optámos pela rotamitica.airmet.pt da Srª Paula Martins, de uma simpatia e profissionalismo irrepreensíveis. Obviamente, também o melhor preço para o período de 10 dias e para os hotéis que elegemos como preferenciais. Por tudo isto, recomendamos vivamente esta agência.

Mas vamos aos hotéis:

em Havana ficámos no Melia Habana (4 noites) e gostámos.
Este hotel fica um pouco afastado do centro turístico de Havana, mas tem à disposição dos clientes um serviço de transporte regular (mini-bus) gratuito, de ida e volta até ao centro. O facto de estar afastado do centro significa, por outro lado, maior silêncio e sossego.
Os quartos são bons, sem problemas, com tomadas de 220v iguais às nossas e wi-fi grátis.
O pequeno almoço é de qualidade e muito diversificado.
Tem também 2 bons Restaurantes e bares. Gostámos particularmente do Restaurante Italiano onde jantámos duas vezes.... com música ao vivo.
O pessoal é atencioso e eficiente. Tem uma enorme piscina exterior, um belo lobby, uma pequena galeria para compras de lembranças e serviço de câmbio de moeda na recepção, com taxas muito razoáveis.

em Varadero ficámos no Blau Varadero (5 noites/tudo incluído) e também gostámos.
Excelente hotel! Logo à chegada, o espaço interior central impressiona pela sua beleza e dimensão.
Somos recebidos com um "welcome drink" e simpatia... pedimos para entrar no quarto umas duas horas antes do horário previsto e foi-nos concedido, sem problemas ou custos adicionais.
Excelentes quartos, excelentes instalações.
Vários bares no interior e exterior, designadamente junto à belíssima piscina e junto à praia, com todo o tipo de bebidas e snacks, bem como fruta fresca preparada no momento!
Restaurantes (junto à piscina e interior) de grande qualidade e diversidade, quer ao pequeno almoço, quer nas restantes refeições.
Música ao vivo: sempre! Durante o almoço, no restaurante junto à piscina, habitualmente com o fantástico grupo de música cubana Septeto Carisma.
À noite, junto ao excelente bar interior, música variada ao vivo e animação diversa.

Durante todo o dia, sobretudo nas áreas exteriores, sempre muita animação incluindo jogos (com prémios), workshops, tiro, aulas de ginástica na piscina... muito bom!
Durante a noite, continua a animação com espectáculos diários de música, dança, circo e... concursos/jogos (com prémios).
A equipa de animação do Blau é fantástica. Recordamos nomes como o Adolfo (animador mor / professor de ginástica e dança), o Elvis, a Ana... todos muito simpáticos e empenhados em proporcionar uma estadia de luxo!
Também as equipas de apoio e restauração se revelaram extraordinárias.

A praia junto ao hotel, numa palavra: maravilhosa!
Aproveitem os passeios de pequenos veleiros, gratuitos para clientes do hotel. Se puderem, não deixem de fazer um mergulho para ver e nadar com peixes (pago) pois vale cada euro!

Não deixem também de visitar (duas ou três horas) a povoação de Varadero, até para comprar artesanato. Existe um Bus (grátis para clientes do hotel) que passa na estrada frente ao Blau.

Provavelmente estou a esquecer-me de pormenores interessantes, mas não hesitem a colocar as vossas questões e responderei logo que possível.

É também minha intenção, fazer um relato sobre Havana: onde comer, o que visitar, como se fazer transportar, preços e diversas curiosidades.

Por fim, publicarei aqui algumas fotografias que ilustrarão melhor o que as palavras não conseguirem.

Obrigado
 
Última edição por um moderador:

Rosita

Membro Ativo
Antes de mais, eu é que agradeço por ter cá vindo fazer a sua partilha.
Eu vou estar em Maio 3 dias completos em Havana. Vamos lá dormir uma noite em hotel (já marcado) e depois passamos a utilizar o navio da MSC pois seguiremos (no fim dos 3 dias ) em cruzeiro. Temos muitas dúvidas quanto a Havana, nomeadamente como fazer em relação à moeda, sobretudo na hora de chegada ( o voo chega à noite) para comprar o transfer do aeroporto para o hotel. Vale a pena fazer o cambio cá, ou será fácil, àquela hora, levantar CUCs no aeroporto?
Depois, como distribuir o tempo nesses 3 dias para visita. Essa agência de que fala, da Srª Paula Martins, organiza excursões em Havana? Se puder contar pormenores (tipo de carro, valores, locais, etc.), ficaria muito grata.
Fico a aguardar essas belas fotos.
Obrigada
 

Victor Melo

Membro Novo
Olá Rosita.
Muito bem, vou tentar responder às suas questões e a várias outras, através de um GUIA BREVE SOBRE HAVANA que elaborei e que aborda vários aspectos básicos, mas bastante importantes para um turista português, na pátria de Fidel.

Não sei se a Rotamítica da Srª Paula Martins, organiza excursões em Havana, pois não contratámos esse serviço, mas não custa enviar-lhe um e-mail com essa questão, bem como a do transfer entre o aeroporto e o hotel, que no nosso caso estava incluída.

então cá vão umas dicas que te podem facilitar a vida em Cuba.

1 . leva euros e troca por CUC. Se puderes trocar no aeroporto à chegada, a taxa é melhor. Senão, calma e comodamente, no teu Hotel.

Normalmente as filas na CADECA (loja de câmbio) do aeroporto (chegadas) são longas... experimenta no piso superior (partidas), provavelmente a fila é bem menor.

2 . ainda no aeroporto, no piso superior (partidas - sim, não faz muito sentido mas é assim) verifica se o balcão (quiosque) de Turismo está aberto para te darem um bom mapa de Havana, pois o que te vão dar no Hotel é fraquinho.

3 . locais de visita (quase) obrigatória:

- Plaza de la Catedral, na igreja há uma porta para um pátio que pode passar despercebida. Provavelmente estará lá uma velha cadeira de ferro verde com almofada vermelha, sem ninguém. Chama alguém e diz que queres subir. Esse é o acesso às torres onde estão os sinos (belíssimos) com uma excelente vista sobre Havana. Pagas 1 CUC por pessoa, mas penso que vale a pena.

- Paseo del Prado (também conhecido por Paseo de Martí), é muito interessante. Uma avenida de 1772, com um largo passeio central onde podes apreciar a fabulosa arquitectura colonial, hoje muito degradada, infelizmente.

- El Malecón, é óbrigatório e praticamente inevitável! Passeio na orla de Havana com 7Km. É muito agradável apreciar o pôr-do-sol desde o Malecón e durante a noite, assistir a pequenas festas com grupos de amigos que se juntam à volta de uma garrafa de Rum e tocam os mais diversos instrumentos.

- La Bodeguita del Medio (rua Empedrado, em Havana Velha), onde estava sempre Ernest Hemingway a beber o seu mojito... tens que beber um! É um bar pequeno, mas cheio de carisma e história. Habitualmente tem música ao vivo, com o excelente grupo de estilo tradicional cubano, TradiSon.

- perde-te pelas ruas de Havana Velha, é mesmo assim, deixa-te levar e vais adorar... vais passar pelas ruas O Reilly, Villegas, Cuba, de los Mercaderes, Obispo, Plaza de Armas, Monserrate, Habana, Aguiar, Aguacate, Damas, Acosta, Agramonte...

(repara nas belas placas toponímicas de algumas praças importantes... foram feitas em Portugal, Viúva Lamego)

- se quiseres comprar artesanato, existe um mercado num pavilhão junto ao Porto de Havana. Só por si, esta zona já é interessante.

- Capitólio, zona interessante não só pelo monumento.

- Palacio de la Artesania, onde também vendem artesanato, está numa praça interessante onde vais encontrar um parque de Taxis clássicos. Foi aqui que negociámos e iniciámos o passeio num belo Chevrolet azul de 1957. Atenção, negoceia sempre, vale para isto e para tudo o resto. Pediram inicialmente 40 CUC e paguei 25 CUC. Não pagues mais do que 25.

- no Parque Central, onde fica o Hotel Iberostar, podes apanhar o Habana Bus Tour, típico autocarro de dois andares com o piso superior descoberto. Acho que vale bem a pena fazer a Rota T1 (apenas esta, T2 e T3 não são interessantes), pois vais conhecer locais mais distantes do Centro, tais como a Plaza de La Revolución.

4 . Onde comer:

os restaurantes particulares (todos os outros são do Estado) são conhecidos por Paladares.

- O Paladar La Guarida é fabuloso! Não, não é nada barato, mas vale a pena, não só pela gastronomia de qualidade (algo difícil em Cuba), mas também pelo espaço em si. A arquitectura, a história... foi ali rodado um dos mais conhecidos filmes cubanos, Fresa y Chocolate.
Almoçamos lá duas vezes, foi sempre bom, sobretudo a lagosta... a sobremesa "três leches" é imperdível!
Ah, não deixem de ir à belíssima casa de banho ;)

É muito importante marcares mesa com alguma antecedência (ainda antes de viajares) através do site La Guarida | An emblem of Havana
Convém também, confirmares a reserva 24 horas antes, algo que a Consiergerie do teu hotel pode fazer por ti, via telefone.

- O Paladar San Cristobal também é bom e ficou famoso depois de o Obama lá ter almoçado :)

- no Malecón, há um Restaurante agradável, quer para uma refeição, quer para descansar e tomar um copo na esplanada - o Castropol.

Muita atenção à conta e ao troco (em qualquer restaurante... e não só) , pede sempre factura e confere... eles "enganam-se" muito ;)

Para te deslocares, podes e deves usar o BiciTaxi. É excelente para continuar a visitar Havana Velha quando já estamos cansados e muito bom para fazer fotografia em andamento. Não contrates dizendo que queres simplesmente passear, pois vão cobrar-te mais. Deves contratar entre dois pontos, por exemplo entre o Parque Central (zona do teu Hotel) e o Paladar La Guarida... provavelmente, vão pedir-te 10 CUC. Não pagues mais do que 5 CUC.

Também podes usar os Coco Taxi, triciclos motorizados amarelos, que poderão ser um pouco mais caros, mas obviamente mais rápidos.

Espero que esta informação vos seja útil e, qualquer dúvida, não hesitem em colocar as vossas questões e responderei logo que possível.

Boas viagens!
 

Rosita

Membro Ativo
Muito obrigada.
Foi uma ajuda preciosa. Já me estou a orientar. O nosso hotel fica mesmo no Centro de Havana Velha o que vai ser ótimo para percorrer essas tais ruas a pé no 1º dia. Já vi também que a tal Rota T1 do Bus passa junto do terminal de cruzeiros e fiquei a perceber o que fica mais distante. Agradeço também as dicas para troca de moeda e os restaurantes.
Um bem-haja. Se entretanto me ocorrerem mais dúvidas cá voltarei a importunar:)
 
Última edição por um moderador:

Rosita

Membro Ativo
Boa tarde Víctor:
Não querendo ser inoportuna, gostaria de lhe colocar uma questão:
É necessário fazer um seguro de saúde específico (li isso num tópico)?
E, já agora, uma curiosidade: O tal passeio no Chevrolet por 25 CUC que duração teve?
Obrigada
 

Victor Melo

Membro Novo
Boa tarde Víctor:
Não querendo ser inoportuna, gostaria de lhe colocar uma questão:
É necessário fazer um seguro de saúde específico (li isso num tópico)?
E, já agora, uma curiosidade: O tal passeio no Chevrolet por 25 CUC que duração teve?
Obrigada
Viva.
Todos os seguros necessários foram tratados pela agência de viagens e incluídos no preço final, ou seja, não foi algo com que tivéssemos que nos preocupar.

Quanto ao passeio em clássico (no nosso caso um Chevrolet), dura cerca de uma hora. Atenção que foram 25 CUC, após negociação, o que aconselho todos a fazerem, quer neste caso quer noutra compra qualquer... numa loja de artesanato, por exemplo.

Sempre ao dispor.
 

Rosita

Membro Ativo
Viva.
Todos os seguros necessários foram tratados pela agência de viagens e incluídos no preço final, ou seja, não foi algo com que tivéssemos que nos preocupar.

Quanto ao passeio em clássico (no nosso caso um Chevrolet), dura cerca de uma hora. Atenção que foram 25 CUC, após negociação, o que aconselho todos a fazerem, quer neste caso quer noutra compra qualquer... numa loja de artesanato, por exemplo.

Sempre ao dispor.
Muito obrigada pela prontidão na resposta.
 
Top