Novidades

Cuba em Agosto

TAP

Membro Novo
Boa tarde a todos!

Peço desculpa pela insistência, mas como deixei a presente mensagem no fórum «Boas Vindas», tenho algum receio que ali não tenha visibilidade e gostaria mesmo de obter algumas opiniões quanto às questões que coloquei. Assim sendo, passo a repetir o teor daquela mensagem:

Descobri este portal quando pesquisava opiniões sobre alguns destinos e hotéis e quero dar-vos os parabéns!

Já tinha andado a pesquisar no TripAdvisor opiniões sobre os hotéis a escolher para a próxima viagem (Cuba), mas foi através das v/ opiniões, aqui, que me decidi.

De facto, apesar de o m/ namorado já ter ido num combinado Havana-Varadero, como tal sucedeu já há 8 anos, estávamos com dúvidas quanto ao hotel a escolher em Varadero, mas, depois de tantas opiniões entusiastas (bom, tirando algumas excepções) quanto ao Sol Palmeras, foi nesse que recaíu a escolha.

Assim, faremos um pacote de 3 noites em Havana + 4 noites em Varadero, sendo os hotéis o Tryp Habana Libre e o Sol Palmeras.

Já agora, aproveitando esta primeira mensagem, queria colocar três questões quanto à estadia em Cuba:

Em primeiro lugar, qual o valor normal para se dar como gorjeta? Confesso que é algo que me assusta sempre um pouco quando vou para locais onde o valor do dinheiro é diferente, alguém pode dar-me uma opinião? E, já agora, em Varadero, convém dar uma gorjeta final mais simpática ou ir oferecendo pequenas gratificações ao longo da estadia?
Perdoem se a questão vos parece muito pueril, mas é uma coisa que, francamente, me preocupa.:s

A segunda questão tem a ver com a estadia em Havana, uma vez que, ali, terei regime APA, pelo que gostaria de saber se alguém recomenda algum restaurante/paladar espacial, nomeadamente, se alguém conhece «El Rancho», que me foi recomendado por um cubano radicado em Portugal, cuja irmã trabalha no restaurante.

Por último, gostaria de saber se a opção «bungallow» ou edifício principal no Sol Palmeras é algo que tenha de referenciar já junto da agência de viagens ou se, pelo contrário, é algo que apenas no check-in se decide.

Agradeço todas as contribuições que possam dar, pois já estou em contagem decrescente para a viagem: parto no próximo dia 7 de Agosto!!! :D

Obrigada!

ps: aproveito ainda para acrescentar uma última questão: alguém esteve em Cuba por esta altura do ano? Sentiram os efeitos de ser época de furacões/tempestades tropicais? Obrigada, uma vez mais
 

ladym

Membro Conhecido
Olá
Muito rapidamente...a gorjeta é um assunto amplamente debatido e cada um tem a sua opinião.Por mim, depende da vontade de cada um; eu por exemplo não dei porque não fiquei satisfeita com o serviço, a não ser a um dos bagageiros (Senor Armando, procura por ele pq ele adora portugueses, é mt porreiro e tem familia em Portugal) e ao serviço das senhoras q limpam o quarto.
Qt a bungallows, normalmente em outros hoteis paga-se mais por essa opção...sendo os valores de agencia para quartos standard...verifica isso junto da tua agencia, pq aqui pode ser diferente

Qt a furacões, confesso q nas duas xx q fiz ferias no fim de agosto apanhei tempestades...mas hj em dia o tempo é tao instavel, que nem vale a pena preocupares-te com isso :D

Boa Viagem
 

TAP

Membro Novo
Obrigada, Ladym, bem sei que quanto a gorjetas, as opiniões divergem, eu também não concordo com gratificar um serviço que não me satisfaça.

A questão é, quando se gosta, quando se quer de facto agradecer a simpatia de alguém que, bem sabemos, aufere um valor irrisório a título de ordenado, qual o montante certo? Qual o valor que nem ofende quem o recebe, nem ofusca outras gorjetas?

Eu confesso estar um pouco apreensiva, até porque este ano prometem uma época de furacões bastante «animada», mas quero confiar em que, mesmo que o pior aconteça, um país com tanto turismo há-de ter soluções seguras para os turistas enfrentarem as intempérides.

Obrigada pelas dicas ;)
 

jfreitas

Membro Conhecido
TAP disse:
Obrigada, Ladym, bem sei que quanto a gorjetas, as opiniões divergem, eu também não concordo com gratificar um serviço que não me satisfaça.

A questão é, quando se gosta, quando se quer de facto agradecer a simpatia de alguém que, bem sabemos, aufere um valor irrisório a título de ordenado, qual o montante certo? Qual o valor que nem ofende quem o recebe, nem ofusca outras gorjetas?

Eu confesso estar um pouco apreensiva, até porque este ano prometem uma época de furacões bastante «animada», mas quero confiar em que, mesmo que o pior aconteça, um país com tanto turismo há-de ter soluções seguras para os turistas enfrentarem as intempérides.

Obrigada pelas dicas :p
Como eu costumo dizer... os furacões são perigosos para quem lá vive.. não para os turistas, que são imediatamente protegidos... a Alda disse e com toda a razão... o clima está tão instável que não adianta pensar nisso... é ir e gozar ao máximo!!

As gorgetas são um dos temas em que não há, nem haverá consenso.. e nem deve haver "standards". Quando assim for passam a fazer parte do preço...

Eu, em Cuba, não dei dinheiro a ninguém. Deixei o que não me fazia falta aos pessoal que não lida directamante com os turistas (como tal não tem acesso aos dolars das gorgetas). Os jardineiros, por exemplo...
 
Top