Novidades

Cruzeiro de 1 dia no Douro: subir ou descer o rio?

PauloBR

Membro Ativo
Olá! Sou brasileiro e quero viajar a Portugal na próxima Primavera, acho que em Maio.

Sobre os cruzeiros de um dia no Douro, Porto-Régua-Porto ou Porto-Régua-Pinhão, o que é mais interessante: subir ou descer o Douro de barco?

Gostaria também se há diferenças entres os cruzeiros que partem do Cais da Ribeira e os que partem do Cais de Gaia.

Abraços!
 

tezita

Membro
Olá Paulo. Antes de mais bem vindo ao "clube" :blush:

Quanto aos passeios... Se fosse eu, e num dia de Maio, em que o tempo começa a ficar quentinho e já apetece sentir os raios de sol a reconfortar, optava por ir até à Régua (ou Pinhão - mais a montante) e desceria o Rio, durante a tarde (para apanhar o pôr do sol :)).

No que diz respeito aos cais, a diferença está na margem direita ou esquerda do rio e nas cidades. Não tens problema em qualquer uma delas, pois em dez minutos a pé passas de um cais para o outro. Acho que a oferta é melhor e/ou maior em Gaia.

Espero ter ajudado. Qualquer duvida, dispõe!
Boas Viagens!
 

PauloBR

Membro Ativo
tezita disse:
Olá Paulo. Antes de mais bem vindo ao "clube" :blush:

Quanto aos passeios... Se fosse eu, e num dia de Maio, em que o tempo começa a ficar quentinho e já apetece sentir os raios de sol a reconfortar, optava por ir até à Régua (ou Pinhão - mais a montante) e desceria o Rio, durante a tarde (para apanhar o pôr do sol :)).

No que diz respeito aos cais, a diferença está na margem direita ou esquerda do rio e nas cidades. Não tens problema em qualquer uma delas, pois em dez minutos a pé passas de um cais para o outro. Acho que a oferta é melhor e/ou maior em Gaia.

Espero ter ajudado. Qualquer duvida, dispõe!
Boas Viagens!
Muito obrigado por tua ajuda, tezita! A idéia de descer o Douro durante a tarde parece boa. Quanto ao cais de Gaia, uma companhia sobre a qual tenho lido mais referências, a Douro Azul, utiliza o Cais de Gaia.

Me ajude numa coisa com relação ao clima: pelo que pesquisei, Maio não é um mes que já não faz frio no Porto. Como sou calorento, acho que no Porto posso andar durante o dia de bermuda e sandálias, inclusive para o cruzeiro no Douro. A minha esposa é um pouco friorenta, então acho que para ela pode ser também bermuda, mas com um casaquinho para a manhã. O que achas? É que estou tentando calcular a quantidade de roupas que temos de levar a Portugal. Depois de ficar uns cinco dias no Porto, vamos alugar um carro e passar uns dias na região do Alto Douro, Serra da Estrela (Guarda ou Covilhã), Coimbra, Évora, Alentejo e Lisboa, nesta ordem.
 

tezita

Membro
Olá Paulo!! É um pouco difícil ajudar-te em relação à indumentária, pois o clima pode variar muito e quanto mais a norte do país mais isso se nota. Eu usaria umas calças de ganga ou uma daquelas calças em que podes, em dois segundos, transformar em calção :D, uma blusinha de manga curta e um casaco, quer para a manhã como para o entardecer. Se vieres mesmo no final do mês melhores dias de calor virão, mas depende dos anos. Lembro-me de, no dia 28 de Maio estarem 30 graus num ano e no ano a seguir estar a chover e 17 graus.. por isso o melhor é optarem pela versatilidade da roupa :blush:

Quanto ao Douro Azul não te posso dizer grande coisa, pois pessoalmente não conheço os serviços, mas se quiseres informo-me :)

Desistiram da ideia de ir ao Algarve?

Quanto ao itinerário parece-me bem, pois penso que, por uma questão de logística, os vossos últimos dias serão em Lisboa :)

Quando descerem do Alto Douro para a Serra da Estrela aproveitem para conhecer as aldeias históricas, pois vale a pena :eek:

Na Região da Serra vão também à Torre e a Belmonte.

No Alentejo toda a cidade de Évora (património da humanidade) é muito bonita. Podem aproveitar para ir a Vila Viçosa, Elvas e Estremoz.

Em Lisboa, além de todas as cidades, não deixem por visitar a vila de Sintra.

Qualquer coisa estamos à dsposição :p
 

PauloBR

Membro Ativo
Oi, Tezita,

Pelo que dizes o clima no Porto em Maio é tão variável quanto o clima da minha cidade, Porto Alegre, agora na nossa Primavera. Há duas semanas atrás tivemos uma onda de calor, 5 dias com temperaturas máximas de 35º C, para logo em seguida mudar para uma semana inteira com mínimas de 13º C e máximas de 23º C. Haja saúde!

Como vamos estar no Porto a partir do dia 10 de Maio, vou optar por roupas leves, já que sou calorento.

Sobre o passeio no Douro, não te preocupes, obtive boas informações num tópico que poste num outro fórum: Volta ao Mundo • Vendo Tópico - Cruzeiro de 1 dia no Douro: subir ou descer o rio?

Não desistimos do Algarve, não! Eu não me perdoaria visitar Portugal sem ir ao Algarve. Aqui no Brasil dizem que as praias do Algarve são tão ou mais lindas do que as praias do Nordeste do Brasil, com uma grande vantagem: sem o calor do Nordeste, que eu odeio! Além disto, como disseste, já que vamos passar pelo Alentejo, nada mais lógico do que descansar uns dias antes de ir a Lisboa...

Sobre Lisboa, Sintra está nos planos, é claro, assim como Cascais, Estoril e Óbidos.

P.S.: dois sites que estão me ajudando muito na minha pesquisa sobre Portugal, além do Portal das Viagens, é claro, são o Guia da Cidade, (super organizado, com informações e fotos de praticamente todas as cidades de Portugal) e é claro, o Booking.com (que eu considero o melhor site de pesquisa e reserva de hotéis para a Europa).

Um abraço!
 

BRibeiro

Membro Novo
Olá PauloBR,

Em termos de empresas posso recomendar a DouroAzul por ser a empresa que utilizei. Como não conheço as restantes empresas que fazem o percurso. A DouroAzul, segundo dados recentes lançados em Portugal, é a líder de mercado.

Quanto a subir ou descer o rio, é mais uma questão de gosto pessoal. Se calhar descer é mais interessante porque a zona ribeirinha do Porto é fantástica ao final do dia. Se possível aproveite para ir até ao Pinhão.

Quanto ao clima: é preciso ter em conta que, apesar da proximidade, o Porto e o Douro não partilham o mesmo clima. Aliás, é o seu micro-clima que permitiu ao Douro tornar-se uma região de excelência na produção de vinhos. Como se costuma dizer, no Douro há 3 meses de Inverno, e 9 de Inferno devido às temperaturas elevadas que se costumam fazer sentir na região.
 
Top