Novidades

Croátia/Bósnia - passaporte? BI?

jma

Membro Novo
Olá amigos! Este é o meu 1º post!
No início de setembro vou fazer uma viagem de 12 dias pela eslovénia/croacia, e passarei um pouco pela Bosnia na viagem de autocarro split-dubrovnik. Julgo que neste troço específico (uns 20km) há um controlo fronteiriço.
Ora, eu não tenho passaporte, apenas bilhete de identidade. Acham que não terei "stresses" ao passar pela bosnia apenas apresentando BI? Ou será melhor fazer passaporte (65€)?

Agradecia o vosso auxílio.

Cumprimentos
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Bom dia :)

Retirado do Portal das comunidades:

Regime de entrada e estada

Não é exigido visto para períodos de curta duração (3 meses), apenas sendo necessária a apresentação de passaporte ou bilhete de identidade válidos.

Apesar da entrada na Croácia ser possível mediante a mera apresentação do Cartão do Cidadão / Bilhete de Identidade, aconselha-se que os visitantes sejam igualmente portadores do respectivo Passaporte, principalmente se tencionam deslocar-se por viatura em direcção a Dubrovnik (o que poderá implicar a passagem pelo posto fronteiriço da Bósnia-Herzegovina em Neum) e igualmente no caso de pretenderem visitar países vizinhos como a Sérvia, o Montenegro e a Bósnia-Herzegovina.

É obrigatório o registo junto da polícia local de todos os cidadãos estrangeiros 24 horas após a sua entrada na Croácia. Caso estejam alojados num hotel ou estabelecimento oficial de turismo, o registo é efectuado directamente por aquelas entidades, não havendo necessidade de apresentação na esquadra da polícia. Nas outras situações, o registo em Zagrebe é efectuado na esquadra situada em Petrinjska 30 e fora da capital no posto policial mais próximo. A ausência de registo pode acarretar multas ou a possibilidade de saída do território croata.

Nos termos da lei local é obrigatória a declaração à entrada na Croácia de todos os bens pessoais cujo valor seja igual ou superior a 130€, bem como a posse de quantias em dinheiro que excedam os 10 mil euros.

Assinala-se ainda que, sobretudo durante o período estival, as formalidades nas fronteiras rodoviárias da Croácia são muito morosas o que pode implicar esperas significativas na passagem daquelas fronteiras. Não há restrições sanitárias.
 

Nika

Membro Conhecido
Olá,
Eu por acaso usei passaporte ao sair da Croácia e entrar na Bósnia e Herzegovina por Slavonski Brod, mas também não tentei sequer usar o Cartão do Cidadão.
Iamos num circuito organizado (bus); ao passar a zona do Neum nunca nos foi solicitado passaporte. Não tenho a certeza absoluta do motivo, mas julgo que percebi ao guia que existia um acordo de circulação entre os 2 países nessa zona intermédia.

Cumprimentos
 

roller

Membro Conhecido
Eu usei somente Cartão do cidadão e podes andar a vontade na Bosnia e Croácia!
 

jma

Membro Novo
o meu obrigado pelas respostas! :)
Não vejo a hora de partir para a Eslovénia/Croácia! Faltam apenas 22 dias =D
 

jma

Membro Novo
Estou quase quase a partir. Já agora, na croácia, recomendam que levante a moeda local (kuna) no multibanco lá, ou leve euros e troque numa casa de cambio quando lá chegar? O que é que sairá mais barato a nivel de taxas e assim?
Cumprimentos
 

Nika

Membro Conhecido
Eu troquei euros por kunas no aeroporto de Zagreb. Mas o que fica mas barato não sei ...
 

roller

Membro Conhecido
Eu levantei num MB porque andei por vários países as taxas fora uns 3/4€ nada de mais...
 

sergiosil

Membro
trocar dinheiro nãooo! levanta lá, pagas 3,25 de taxas por cada levantamento. ao cambiares perdes muito mais em cada cambio, à umas 2ou3 semanas tive de cambiar dinheiro na rep.checa e limparam-me perto de 5eur ao cambiar o equivalente a 27eur (recebi 22)...
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Sergiosil,

Isso não é bem assim. Eu trabalho com 3 bancos diferentes e as taxas de levantamento fora da zona euro têm valores completamente diferentes em cada um deles, sendo que entre BES, Santander e CGD, o que cobra menos é a CGD.
Cada pessoa deve informar-se com o seu banco sobre essa questão, porque as taxas não são iguais para todos.
 

sergiosil

Membro
Não sabia Inês, como apenas trabalho com a cgd foi nisso que me baseei, mas penso que nunca vai compensar cambiar dinheiro fora do país...
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Compensa se comprares moeda local diretamente num banco.
Eu e o meu namorado no mês passado trocámos 500 euros num banco em Praga e para esse total só nos foi cobrado 316 coroas checas, isto com a taxa de câmbio corretíssima de acordo com a informação em vigor no site do banco de Portugal.
Nas casas de câmbio fica-se quase sempre a perder, isto porque é disso que o negócio vive. Mas o roubo começa logo em Portugal. Eu no ano passado troquei 25 euros para florins na unicâmbio e quase 7 euros foram taxa. Um roubo.
Uma boa opção para os clientes CGD é encomendar a quantia que se quer umas boas semanas antes da viagem e depois ir levantar no balcão. Eu fiz isso para Londres há dois anos e paguei 3 euros e este valor era independente da quantia.
 

jma

Membro Novo
inesaldeia disse:
Sergiosil,

Isso não é bem assim. Eu trabalho com 3 bancos diferentes e as taxas de levantamento fora da zona euro têm valores completamente diferentes em cada um deles, sendo que entre BES, Santander e CGD, o que cobra menos é a CGD.
Cada pessoa deve informar-se com o seu banco sobre essa questão, porque as taxas não são iguais para todos.
Desde já obrigado por todas as respostas!
Estive a comparar a taxa de levantamento nesses 3 bancos e cheguei às seguintes conclusões:

Santander: 2,5€+1,63%
CGD: 2,8€+1,7%+1%
BES: 3,50€ + 0,33% + 1,00%


Ora, à primeira vista, e tendo cartão multibanco nestes 3 bancos, parece-me que a melhor opção será Santander!

Já agora, estive a procurar informações sobre o montante máximo que se poderá levantar numa ATM na croácia e li que eram 2000 kunas (aprox 260€). Alguém sabe se esta informação está correcta?

Cumprimentos,

JMA
 

FiDani

Membro Ativo
jma disse:
Desde já obrigado por todas as respostas!
Estive a comparar a taxa de levantamento nesses 3 bancos e cheguei às seguintes conclusões:

Santander: 2,5€+1,63%
CGD: 2,8€+1,7%+1%
BES: 3,50€ + 0,33% + 1,00%


Ora, à primeira vista, e tendo cartão multibanco nestes 3 bancos, parece-me que a melhor opção será Santander!

Já agora, estive a procurar informações sobre o montante máximo que se poderá levantar numa ATM na croácia e li que eram 2000 kunas (aprox 260€). Alguém sabe se esta informação está correcta?

Cumprimentos,

JMA
Eu fui à Croácia no mês passado com mais dois amigos e todos nós pagamos taxas diferentes...
E atenção que dentro do mesmo banco dependendo do cartão a taxa é diferente! Por exemplo eu levei um cartão maestro da CGD e paguei quase 23€ em taxas, um dos meus amigos levou um cartão maestro do Santander e pagou pouco mais de 8€ e outro levou um visa do Santander e nem 5€ pagou...

Para além da taxa de levantamento no estrangeiro também é cobrada uma de imposto de selo...

Quanto ao montante máximo que se pode levantar já não me lembro pois nunca levantei mais do que 1000 Kn, mas vou tentar saber e depois digo alguma coisa ;)

Cumprimentos
 

sergiosil

Membro
Estive na croacia à umas 2 semanas e a verdade é que as maquinas sao meias manhosas, isto é, umas dão pa levantar os montantes que quiseres (inclusive o "other amounts" e outras restringem-te às quantias que aparecem, mas quanto a máximos não sei, penso que também n levantei mais de 1K kunas.
 
Top