Novidades

Croácia - Roteiro 14 dias

Joana André

Membro Novo
Boa tarde a todos,

Estou a planear um roteiro para conhecer a Croácia em 12 dias (entre 29/08/2020 e 11/09/2020), sendo que o que tenho pensado inicialmente é:

Zagreb >> 1 dia
Rastoke >> de passagem
Plitvice >> 1 dia
Zadar >> 1 dia
Trogir >> de passagem
Split >> 1 dia
Ilha de Brac >> 3 dias
Ilha de Hvar >> 3 dias
Dubrovnik 2 dias.

Quero muito aproveitar as praias da Croácia, sem deixar de conhecer os principais pontos históricos, pelo que aceito todos os conselhos que tenham para me dar quanto a este roteiro e até sugestões quanto a alterações. Tenho também algumas dúvidas que pode ser que alguém me consiga ajudar:

1. O voo de ida é Lisboa >> Zagreb, pelo que estou a pensar ir de transportes até ao centro da cidade (já alguém o fez? é fácil/barato?), e alugar o carro no centro apenas no dia seguinte quando sair de Zagreb para os lagos de Plitvice. É fazível?

2. Em relação aos lagos, estou indecisa entre fazer os lagos superiores numa tarde, pernoitar no parque e fazer o lagos inferiores no dia seguinte de manhã, ou fazer tudo num dia (temo que se torne cansativo), pernoitar e na manhã seguinte seguir para Zadar. Li algures que no caso de pernoitas dentro do parque, o bilhete diário pago é extensível para o dia seguinte. Alguém sabe se é verdade e/ou onde posso confirmar isso?

3. De seguida, a ideia é passar uma noite em Split e no dia seguinte seguir para uma ilha: ou Hvar ou Brac. Na verdade quero ir às duas, mas não sei como fazer em termos de logística com o carro. Sei que existe ferry de Split para Hvar onde posso levar o carro (a ideia seria depois seguir para Dubrovnik saíndo da ilha de ferry com o carro por Sućuraj até Drevnik, já alguém fez?), mas não sei como encaixar Brac na viagem, pois não existem ferrys que levem carro entre Hvar e Brac (pelo que percebi), pelo que teria que voltar a Split para trocar de ilha. Alguma sugestão?

Toda a ajuda é bem-vinda!

Boas viagens!
 
Última edição por um moderador:

André Graça

Membro Novo
Olá boa noite,

O ano passado fizemos um roteiro parecido, incluiu Bósnia e Montenegro, de carro alugado,

1ª Noite - Lisboa - Zagreb, ficamos numa zona nos arredores do Aeroporto antigo (desativado), o centro de Zagreb é a 17km do Aeroporto, os Transportes Públicos escassos e o taxi tens de ter sorte para não ser enganada, no entanto existe um shuttle de hora/hora das 08h às 20h (se não estou em erro) a um preço acessivel por pessoa (aprox 4€) que nos leva a vários pontos de Zagreb;

2ª Dia - Levantámos carro no Aeroporto e seguimos em direção a Sarajevo, onde pernoitámos, no caminho fizemos uma maravilhosa estrada que atravessa a Bósnia de Norte a Sul;

3º Dia - Após passarmos a manha a passear por Sarajevo seguimos para Mostar, passeando, aproveitando um pouco do rio e desfrutando da noite, pernoitando lá;

4º Dia - Seguimos para as cascatas de Kravice, onde durante a parte da manhã mergulhamos. Após o almoço seguimos para Kotor (Montenegro), onde pernoitamos;

5ª Dia - A parte da manhã foi passada a conhecer Kotor, após um mergulho na baía seguimos para Dubrovnik no inicio da tarde (atenção ao transito na fronteira principal, existe uma fronteira secundária);

6º e 7º Dia - Conhecer e desfrutar de Dubrovnik, fazer alguma praia e aproveitar o ambiente noturno, seguimos para Split.

8º Dia - Passeamos por Split e fizemos praia da parte da manhã, seguimos para Zadar (passeamos por Zadar mas optámos por pernoitar numa aldeia maravilhosa chamada de Rovanjska a cerca de 30km a norte

9º Dia - Mergulho matinal na baía de Rovanjska e seguimos para o Lagos Plitvice (desperdício de tempo e dinheiro), à noite seguimos para Zagreb, onde jantámos e aproveitámos a noite.

10º Dia - Passear por Zagreb de manhã. No fim do dia regresso a Lisboa


Relativamente a outras dúvidas:
2- Os lagos são lindos sim, mas são altamente turísticos, pouco organizados e no período de agosto-setembro são exponencialmente inflacionados. Não aconselhamos. Em agosto com a quantidade de pessoas que lá estão não se consegue desfrutar da beleza dos lagos...

3- Atenção que as empresas rent-a-car, aplicam uma caução para andar de ferry.

Esperamos ter ajudado!

André e Carla
 

joaovieira85

Membro Novo
Bom dia. Tentando ajudar um pouco:

1 - Não sei aqui consigo ser muito útil mas cheguei a Zagreb de carro e entreguei o carro no centro da cidade. Estive 1 tarde em Zagreb e no dia seguinte saí mas de autocarro.

2 - Acho que 1 dia é o suficiente para os lagos. Como o André disse antes aquilo é muito turistico e com alguma confusão.

3 - Em relação ás ilhas: estive em Brac, mas fui e vim no mesmo dia. Apanhei um barco ida e volta em Split. Não achei nada de especial. Mas também não tive oportunidade de ver muito. Pareceu-me muito turistico, estilo resort. Como não é o meu estilo não serei a melhor pessoa para te aconselhar nisso. Em relação a Hvar, também é muito virada para festas e resort´s, mas a zona de Stari Grad é mais calma e muito engraçada. Aconselho a passar por lá. Entrei e saí na ilha por "Sucuraj". Cuidado é com a estrada. Vi pelo menos 2 carros a ficarem sem os espelhos retrovisores, uma vez que a estrada tem zonas muito estreitas. Se fores de carro para as ilhas a rent-a-car vai-te cobrar um seguro extra, mas do que me lembro nada de especial (10 euros talvez).

Espero ter ajudado.
 
Última edição:

Sofia Monteiro

Membro Novo
Olá,
fui em Agosto e fui aos lagos. Fomos logo de manhã que tem muito menos gente. Quando saímos pelas 16h estavam filas para tudo. Não deixem de visitar os lagos!! 1 dia chega.
Em Hvar ficamos na parte oposta ao centro, um paraíso para quem não quer a confusão de Agosto! E muito mais barato.
Quando chegamos a Zagreb ficamos num hotel perto do aeroporto ( chegamos de noite), com direito a transporte para o hotel, no dia seguinte levaram-nos ao aeroporto para levantar a viatura de rent a car.
Fomos de carro por Sućuraj até Drevnik, é lindo!!!! Só aconselho ir o mais cedo possível pois as filas com o carro são muito longas, barcos mais pequenos, o que pode levar umas horas à espera. Contudo, pode-se ir dando uns mergulhos mesmo ao lado do carro!!!

Cumprimentos
Sofia
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Olá!
Estive em Setembro na Croácia mas fiz o percurso ao contrário.
Cheguei por Dubrovnik, estive lá 2 dias, depois segui para Split 2 dias, fomos a Trogir de passagem, Zadar 1 dia, Lagos 1 dia e Zagreb 1 dia.
A ideia era ir a Hvar em tour a partir de Split mas no dia estava o céu muito nublado e optámos por não ir.

Quanto às questões, vou tentar ajudar...

1. Eu cheguei a Zagreb para apanhar o voo de volta e como entreguei o carro lá não posso ajudar muito.
Sei que cheguei a ver o preço para entregar o carro num stand no centro e não pagar mais um dia de aluguer e no dia seguinte ir para o aeroporto de transportes e cheguei à conclusão que ficava mais barato entregar o carro no aeroporto, mesmo pagando mais um dia de aluguer...

2. Em relação aos lagos, um dia chega perfeitamente para os Lagos. São lindos mas realmente em Agosto devem ser muito turísticos por isso tentar ir o mais cedo possível!


3. Passar uma noite em Split e no dia seguinte seguir para uma ilha é boa ideia mas aqui o custo do transporte do carro no ferry deve ser alto, além da taxa que terias de pagar a uma ren-t-a-car para levar o carro no ferry por isso aconselhava-te a entregar o carro em Split e apanhares barco para Hvar sem carro e depois passas os dias que quiseres em Hvar e depois de Hvar apanhas barco para Dubrovnik...

Espero ter ajudado!

Boas viagens! ;)
 

Joana André

Membro Novo
Olá,
fui em Agosto e fui aos lagos. Fomos logo de manhã que tem muito menos gente. Quando saímos pelas 16h estavam filas para tudo. Não deixem de visitar os lagos!! 1 dia chega.
Em Hvar ficamos na parte oposta ao centro, um paraíso para quem não quer a confusão de Agosto! E muito mais barato.
Quando chegamos a Zagreb ficamos num hotel perto do aeroporto ( chegamos de noite), com direito a transporte para o hotel, no dia seguinte levaram-nos ao aeroporto para levantar a viatura de rent a car.
Fomos de carro por Sućuraj até Drevnik, é lindo!!!! Só aconselho ir o mais cedo possível pois as filas com o carro são muito longas, barcos mais pequenos, o que pode levar umas horas à espera. Contudo, pode-se ir dando uns mergulhos mesmo ao lado do carro!!!

Cumprimentos
Sofia
Olá Sofia!

Muito obrigada pela resposta.

Em relação aos lagos, estava a planear chegar por volta das 12h-13h e fazer os lagos superiores nessa tarde, pernoitar no parque e fazer os inferiores na manhã (bem cedo) seguinte... Mas não sei se assim pago 2 bilhetes diários, tem alguma ideia?

Em relação às ilhas estou mesmo indecisa em levar o carro comigo... Parece-me demasiado complicado. Será que é possível explorar as ilhas de transportes, com que ideia ficou?

Obrigada!

Joana André
 

Joana André

Membro Novo
Olá @Joana André
Estivemos o ano passado na Croácia, pode espreitar aqui o que fizemos:

[Report] - Road trip pelos Balcãs - Parte II: Magnífica Croácia
Muito obrigada!
Olá!
Estive em Setembro na Croácia mas fiz o percurso ao contrário.
Cheguei por Dubrovnik, estive lá 2 dias, depois segui para Split 2 dias, fomos a Trogir de passagem, Zadar 1 dia, Lagos 1 dia e Zagreb 1 dia.
A ideia era ir a Hvar em tour a partir de Split mas no dia estava o céu muito nublado e optámos por não ir.

Quanto às questões, vou tentar ajudar...

1. Eu cheguei a Zagreb para apanhar o voo de volta e como entreguei o carro lá não posso ajudar muito.
Sei que cheguei a ver o preço para entregar o carro num stand no centro e não pagar mais um dia de aluguer e no dia seguinte ir para o aeroporto de transportes e cheguei à conclusão que ficava mais barato entregar o carro no aeroporto, mesmo pagando mais um dia de aluguer...

2. Em relação aos lagos, um dia chega perfeitamente para os Lagos. São lindos mas realmente em Agosto devem ser muito turísticos por isso tentar ir o mais cedo possível!


3. Passar uma noite em Split e no dia seguinte seguir para uma ilha é boa ideia mas aqui o custo do transporte do carro no ferry deve ser alto, além da taxa que terias de pagar a uma ren-t-a-car para levar o carro no ferry por isso aconselhava-te a entregar o carro em Split e apanhares barco para Hvar sem carro e depois passas os dias que quiseres em Hvar e depois de Hvar apanhas barco para Dubrovnik...

Espero ter ajudado!

Boas viagens! ;)
Olá Yara!

Muito obrigada pela resposta.

Em relação a Hvar, caso não leve carro, acha possível explorar as praias?

Obrigada!

Joana André
 

Copas

Membro Ativo
Olá,
O ano passado fizemos algo parecido mas incluímos Mostar (Bósnia) que valeu muito.
Em relação às ilhas, fomos a uma que será um pouco menos turista, diferente das outras, com mais vegetação, com mais história e que gostamos muito: Korcula. Aqui, um dos dias, alugamos um pequeno barco a motor e foi mesmo 5*, valeu todos os €€€!!! Para as praias aconselho a levarem sapatos de borracha e a comprarem uns pequenos colchões em espuma que se vendem por lá (as pedras são duras ;))
Também fomos aos lagos Plitvice, gostamos (mas muita gente, agosto), 1 dia chega e tentem fazer de forma a dormirem lá na véspera para entrarem logo pela manhã.
Tenha em atenção que as estradas não são fantásticas (só têm uma autoestrada) e por isso as viagens demoram bastante.
 

Sofia Monteiro

Membro Novo
Olá Sofia!

Muito obrigada pela resposta.

Em relação aos lagos, estava a planear chegar por volta das 12h-13h e fazer os lagos superiores nessa tarde, pernoitar no parque e fazer os inferiores na manhã (bem cedo) seguinte... Mas não sei se assim pago 2 bilhetes diários, tem alguma ideia?

Em relação às ilhas estou mesmo indecisa em levar o carro comigo... Parece-me demasiado complicado. Será que é possível explorar as ilhas de transportes, com que ideia ficou?

Obrigada!

Joana André
Olá Joana,

Eu dei a volta aos lagos das 10h às 16h, penso que chega um dia, é realmente lindo. De tarde é muito mais confusão e com filas para ver as cascatas e afins. Chegamos no dia anterior e logo de manhã fomos para os lagos. Tem hora marcada para entrar, deves ter de pagar 2 bilhetes sem necessidade, podes fazer num dia.

Fomos de carro para Hvar sem complicações, no barco, já levamos tudo reservado de cá. Em Hvar fomos para uma zona mais calma. Penso que para verem as várias prainhas é melhor de carro, pois podem parar onde quiserem sem horários, nem stress. O centro é muito caro em tudo, os bares em cima do mar à noite são caríssimos.

Espero ter sido útil.
Bjs
Sofia
 

JoãoVLF

Membro Novo
Muito obrigada!


Olá Yara!

Muito obrigada pela resposta.

Em relação a Hvar, caso não leve carro, acha possível explorar as praias?

Obrigada!

Joana André
Olá Joana.

Levei carro para Hvar e acho a melhor opção. Para conhecer a ilha toda e ir a todas as praiazinhas escondidas o melhor é levar o carro até porque a taxa a pagar ao rent a car não é assim tão grande.
Em relação aos lagos também fiz entre as 10h até às 16h +-. Com calma faz-se tudo bem num dia e evitas de pagar a entrada em dois dias diferentes.
Aproveita porque lá é tudo muito muito muito bonito! Se tiveres tempo dá uma saltada a Mostar na Bósnia. Não te vais arrepender :)

Espero ter ajudado !
 
Top