Novidades

Covid19 México 2022

abasilio

Banidos
Olá a td@s
No próximo mês de julho irei para o México (5.ª vez) - Iberostar Paraíso Maya.
Tendo em atenção que Portugal apresenta, ainda, uma das taxas mais elevadas de Covid19, basta apresentar o certificado de vacinação, ou é necessário teste à partida ou na chegada?
Comprei a viagem na @breu e não me souberam dizer se teremos de pagar a taxa de saída (em euros ou USD) nem qual o montante.
No avião é obrigatório o uso de máscara?
Fico grato a quem tenha ido lá recentemente e me (nos) possa elucidar.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
No próximo mês de julho irei para o México (5.ª vez) - Iberostar Paraíso Maya.
Tendo em atenção que Portugal apresenta, ainda, uma das taxas mais elevadas de Covid19, basta apresentar o certificado de vacinação, ou é necessário teste à partida ou na chegada?
Basta o certificado. Não é preciso teste.

Comprei a viagem na @breu e não me souberam dizer se teremos de pagar a taxa de saída (em euros ou USD) nem qual o montante.
A taxa de saída já esta incluída no bilhete de avião. Não vais pagar mais nada.

No avião é obrigatório o uso de máscara?
Sim, é obrigatório em transportes públicos.
 
Última edição por um moderador:

fransilva

Membro Ativo
Taxas de saída, depende da companhia aérea, a que tenho conhecimento de causa Iberojet (Evelop) a taxa está incluída.
No momento do check-in no hotel tem de se pagar 1,50USD/quarto/noite. É o que tenho pago no Barceló.
Existe igualmente a Taxa Visitax que é cerca de 10 Usd por viajante que deverá ser paga no site VISITAX (atenção que em outros sites podem cobrar até 80Usd por pessoa)
 

Drachen

Membro Novo
Olá a todos.

Cheguei ontem ao México e tivemos hoje a reunião com o operador que nos informou que já não existe a taxa de saída. Por um lado parece-me lógico, já eram taxas a mais. Por outro estranho nunca ter lido essa informação em lado nenhum.

Fica aqui a informação sem ter 100% de certeza da mesma.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
A taxa de saída ainda existe sim, está é incluída na tarifa da companhia aérea. Deixas de ser tu a pagar (já a pagaste no bilhete do voo/pacote) e passa a pagar a companhia aérea.
 

fransilva

Membro Ativo
Cheguei ontem ao México e tivemos hoje a reunião com o operador que nos informou que já não existe a taxa de saída. Por um lado parece-me lógico, já eram taxas a mais. Por outro estranho nunca ter lido essa informação em lado nenhum.
Eles na reunião de "vendas" não falaram no Visitax?
 

Drachen

Membro Novo
Sim, falaram. Dizem que são obrigados pelas autoridades mexicanas a informar sobre a mesma mas que era da nossa responsabilidade efetuar (ou não) o pagamento.

Basicamente, deram a entender que ela existe e que podemos ter o "azar" de nos pedirem por isso é que falam dela.
 
Última edição por um moderador:
O visitax já está incluído no pacote que se adquire! Na reunião da agência falam na taxa, mas não é necessário pagar. Ouvi pessoas no aeroporto, à saída, a dizer que quem não tivesse pago tinha de pagar multa de 100€... ridículo! Não sei onde vão buscar estas ideias mirabolantes...

NÃO PAGUEM, pois já não existe!

Apenas se paga uma taxa ecológica no momento do check-in no hotel, com um valor valor residual.
 

fransilva

Membro Ativo
NÃO PAGUEM, pois já não existe!
Informação no site do Aeroporto de Cancun - VISITAX CANCUN | QUINTANA ROO TAX | CANCUN AIRPORT

Site para pagamento do Visitax - VISITAX

Estar a dizer que o imposto não existe e não se deve pagar, não será o melhor conselho.

Em Setembro de 2021, paguei e ninguém me pediu nada. Em Abril de 2022, ia na disposição de pagar no aeroporto.

Onde está o circulo verde é onde alguns funcionários deveriam fazer o controlo e onde habitualmente eles entregam uma panfletos a dizer da obrigação do pagamento.

Em Abril passado eu fui para a escadas rolantes e ninguém abordou qualquer pessoa do nosso grupo (7 pessoas), reparei que estavam todos no café da esquerda.

O que me parece que vai acontecer é que eles devem obrigar as pessoas a fazer o pagamento quando tiverem terminais a disposição dos turistas.

Em Setembro próximo irei passar novamente nesta zona, com a disposição de pagar no local. Depois conto como correu.



1658241797173.png
 
Última edição:

Drachen

Membro Novo
Olá. Cheguei agora mesmo a casa, vindo do México.

O user @Pedro.Ferreira estará a confundir a taxa de saída com o visitax. Eu arrisquei e não paguei e ninguém me perguntou pela mesma mas acredito que quando os terminais no aeroporto estiverem a funcionar não dará para fugir.
 
A taxa de saída é o visitax. Em 2007 quando lá estive também paguei. Agora está incluída no valor a pagar ao operador.

Esta informação foi transmitida por várias pessoas, inclusive por quem mora em Playa del Carmen. Pesquisem o grupo no FB sobre México.

Mas... cada um sabe de si, e o valor que se paga não é assim tão pouco para uma família de 4.
 

fransilva

Membro Ativo
A taxa de saída é o visitax. Em 2007 quando lá estive também paguei. Agora está incluída no valor a pagar ao operador.

Esta informação foi transmitida por várias pessoas, inclusive por quem mora em Playa del Carmen. Pesquisem o grupo no FB sobre México.

Mas... cada um sabe de si, e o valor que se paga não é assim tão pouco para uma família de 4.
Caro Pedro

São taxas diferentes

Antes pagava-se a taxa de saída na fila para o check-in, era 60€. Paguei essa taxa em 2016, 2017, 2018 e 2019. Em 2021 já estava incluída no preço do bilhete de avião.

O Visitax entrou em vigor em Abril de 2021 e tem um valor de $224 pesos mexicanos, cerca US$ 12.

Depois existe o “Impuesto de Saniamento Ambiental” de cerca de $27 pesos mexicanos* (cerca de US$1,30) que no Barceló Maya é pago no momento do check-in.
 
Última edição:
Ok, posso estar a fazer confusão sobre serem as mesmas taxas.
No entanto o feedback que tenho e o que presenciei em junho, é que de facto o visitax não é obrigatório.
 

fransilva

Membro Ativo
Ok, posso estar a fazer confusão sobre serem as mesmas taxas.
No entanto o feedback que tenho e o que presenciei em junho, é que de facto o visitax não é obrigatório.
The new payment is mandatory for all foreign tourists over 15 years old entering Quintana Roo state. Tourists can pay before their arrival, during their stay, or upon exiting the state via a new website called Visitax. There will be also an option to pay in cash at the Cancun Airport terminals.
 

tangerina79

Membro Conhecido
Ok, posso estar a fazer confusão sobre serem as mesmas taxas.
No entanto o feedback que tenho e o que presenciei em junho, é que de facto o visitax não é obrigatório.
O VISITAX é obrigatório e nada tem a ver com a taxa de saída, que sempre existiu (pelo menos desde que me lembro). Este é muito mais recente , e aplica-se apenas à região de Quintana Roo, que abrange Cancun e Playa del Carmen.
Eles não estão é a fiscalizar de forma sistemática o seu pagamento, mas isso não é o mesmo que não ser obrigatório. A qualquer momento podem decidir fiscalizar e pedir-lhe o comprovativo.
 

jvidia

Membro
Tanta taxa e taxinha no México. Pocha.
Para mim não há nada mais desagradável do que andar a pagar taxas/impostos quando se entra ou sai de um país.
Dá muito má imagem e deixa um sabor amargo pois a última imagem que se tem do país no final de uma férias devia ser algo positivo e não o feeling de ser "roubado" na saída do país.

Essa tal de VISITAX parece que é algo que ninguém sabe bem o que é e para que serve.

Mesmo lendo reports de quem vem de lá não há consenso.

Exemplo de uma pessoa que veio de lá agora a 13 de Julho:

I along with my husband returned from Cancun just yesterday. We paid Visitax 482 MXN pesos on their official site before leaving for Mexico. We were advised to do so to avoid line up at the Cancun airport on return. We took the print outs with the QR codes as the proof. To our surprise no body asked for it. I tried pushing it to officials before boarding and they were not even sure what it was? Shear waste of money. Our package definitely did not include the tax. No one showed any interest in it. Many of the travelers were not even aware of it. My suggestion would be to pay at he airport, if they ask for.

De momento parece ser opcional ma sirá mudar pelo que li neste post de 16 de Julho:

This isn't enforced right now.
And there's no penalty or repercussions if you don't.
The Governor Elect has said she will implement enforcement once she takes office as she sees it as a waste of resources for Quintana Roo as it is now but that's not until the end of September...around the 24th, I believe.


Mais uma facada no turismo do México.
 
Última edição:

Drachen

Membro Novo
Concordo, adoro o País e apesar de custar pagar a taxa de saída compreendia. Agora é a taxa de saneamento ambiental mais a visitax. Por isso é que quando a representante do operador disse que já não se pagava a taxa de saída em até acreditei uma vez que era um monte de taxas para pagar...

Já agora deixo aqui o papel que o representante nos entregou com as informações de saída onde se menciona o Visitax para não haver dúvidas.
IMG_20220711_094101.jpg
 

fransilva

Membro Ativo
É demais....
Quando se fala em pagar taxas, fica-se sempre aborrecido.
Mas antes pagava-se os €60 a saída. Agora isso está incluído no bilhete de avião e comparativamente com os preços praticados em 2017 ou 2018 até tenho pago menos.

Neste momento há a taxa ambiental que em 7 dias é menos de 10€ e o Visitax que também anda nesse valor.
Para quem gosta de tudo certinho pagar 20€ não me parece excessivo.
 

jvidia

Membro
Quando se fala em pagar taxas, fica-se sempre aborrecido.
Mas antes pagava-se os €60 a saída. Agora isso está incluído no bilhete de avião e comparativamente com os preços praticados em 2017 ou 2018 até tenho pago menos.

Neste momento há a taxa ambiental que em 7 dias é menos de 10€ e o Visitax que também anda nesse valor.
Para quem gosta de tudo certinho pagar 20€ não me parece excessivo.
Nem é pelo valor ... é pela atitude para com os turistas.

Se querem arrecadar mais dinheiro à custa do turismo que o façam com impostos directos às cadeias hoteleiras e operadores turísticos e não directamente ao turista.
Claro que no fim isso iria ser passado para o preço da estadia mas era outra imagem que passava.
Assim dá má imagem e "incomoda".

Por exemplo o terem posto a taxa de saída no preço do bilhete é o melhor que fizeram.
Tal como na RD colocaram as taxas de entrada e saída no bilhete e pronto.

Como se costuma dizer .... olhos que não vêem, coração que não sente. ;)
 
Top