Novidades

Coronavírus! O que fazer?

hydra

Membro Conhecido
Bom dia a todos, tenho para inicio de Julho 2020 viagem comemorativa de aniversário de casamento marcada para as Maldivas(voo pela Emirates com escala no Dubai e resort/transfer pela Guna Travel).
Foi uma viagem à muito planeada e pela 1ª vez marquei viagem no ano anterior à mesma e está a passar-se o que todos sabemos🙂
Sei neste momento as condições de cancelamento e alterações da viagem(que podem ser alteradas futuramente), mas a 3,5 meses da viagem ainda falta bastante tempo para tomar uma decisão final, estando constantemente em cima das noticias sobre o Covid-19.
Obviamente nunca colocarei em causa a saúde da família, ainda mais irei com uma criança e preferirei cancelar a viagem se não me sentir confortável, mesmo perdendo parte do valor, pois "vão-se os anéis ficam os dedos" e as Maldivas vão continuar a existir 😉
Alguém por aqui que vá em Julho para as Maldivas e esteja com o mesmo dilema?
Nós íamos no próximo sábado, adiamos para Setembro com a Guna, só posso dizer bem deles, fizeram de tudo para me ajudar mesmo antes de haver estas restrições todas.
Já em relação à Turkish não está a ser fácil 😕
Eu aguardaria para mais próximo da data para avaliar a situação, até porque se for necessário cancelar, provavelmente eles próprios tomarão a iniciativa e nesse caso não se perde o valor.
 

André Vieira

Membro Conhecido
Bom dia.

Estou na mesma situação @joker . Tenho viagem para as Maldivas a 3 de Julho e reservei também pela Guna Travel. A ilha para onde vou (Vilamendhoo) avisou hoje que estará encerrada até 30 de junho. Apesar de ter sido uma viagem bastante planeada, com bastante esforço financeiro da nossa parte, nós estamos cada vez mais cientes de que não se vai realizar e que vamos perder parte do dinheiro, até mesmo a totalidade. É verdade que ainda faltam alguns meses mas não acredito que a situação até lá volte à normalidade. É provável que comecem a abrir fronteiras, etc mas acho que nunca me iria sentir confortável.

A Guna Travel, há uns dias atrás, disse-me que já aconteceu terem de alterar uma reserva de um cliente e que tinha sido possível alterar até dia 31 de Outubro. Vamos ver...
 

joker

Membro Conhecido
Bom dia.

Estou na mesma situação @joker . Tenho viagem para as Maldivas a 3 de Julho e reservei também pela Guna Travel. A ilha para onde vou (Vilamendhoo) avisou hoje que estará encerrada até 30 de junho. Apesar de ter sido uma viagem bastante planeada, com bastante esforço financeiro da nossa parte, nós estamos cada vez mais cientes de que não se vai realizar e que vamos perder parte do dinheiro, até mesmo a totalidade. É verdade que ainda faltam alguns meses mas não acredito que a situação até lá volte à normalidade. É provável que comecem a abrir fronteiras, etc mas acho que nunca me iria sentir confortável.

A Guna Travel, há uns dias atrás, disse-me que já aconteceu terem de alterar uma reserva de um cliente e que tinha sido possível alterar até dia 31 de Outubro. Vamos ver...
Tenho viagem a 5 Julho com escala Dubai e irei para o Sun Island Resort que me parece que encerrou à poucos dias por precaução(sem casos covid-19) e não encontrei até quando.
Não tenho informação da Guna Travel ou do Sun Island sobre o encerramento temporário, mas em grupos do FB já saiu essa informação.
As Maldivas continuam à vários dias com 13 casos e aparentemente a situação está controlada por lá.
Eu irei aguardar até final de Maio para tomar uma decisão definitiva de cancelamento/alteração de datas, mas mantenho confiança que estarão reunidas as condições para que a partir de meados de Maio o turismo/economia/... retomem, obviamente com as suas condicionantes.

@hidra boa sorte com a alteração do voo.
 

hydra

Membro Conhecido
@joker obrigada 😊
Neste caso é mesmo só o reembolso, para alterar as datas tinha de pagar mais (um valor ridiculamente alto) e muito acima dos valores da emirates e outras. Mas eles não estão a facilitar, não se faz nada pela linha de atendimento geral, mandam ligar para o balcão do aeroporto (ninguém atende), mandar e-mail (sem resposta também) ou ir ao aeroporto, muito mau o serviço de apoio deles. Disseram me que tinha um ano para pedir a devolução, tenho esperança que entretanto respondam aos e-mails.
 

yara

Membro Conhecido
@joker obrigada 😊
Neste caso é mesmo só o reembolso, para alterar as datas tinha de pagar mais (um valor ridiculamente alto) e muito acima dos valores da emirates e outras. Mas eles não estão a facilitar, não se faz nada pela linha de atendimento geral, mandam ligar para o balcão do aeroporto (ninguém atende), mandar e-mail (sem resposta também) ou ir ao aeroporto, muito mau o serviço de apoio deles. Disseram me que tinha um ano para pedir a devolução, tenho esperança que entretanto respondam aos e-mails.
Por curiosidade... que taxas estão a aplicar para mudança de voo?
Estão a colocar a hipótese de reembolso ou tu é que colocaste?
 

joker

Membro Conhecido
Na minha tarifa Emirates para Lisboa-Dubai-Malé as condições actuais são:
PENALTIES :
CHANGES
ANY TIME
PER TICKET CHARGE EUR 100.00.
PER TICKET CHARGE EUR 200.00 FOR NO-SHOW

CANCELLATIONS
BEFORE DEPARTURE
PER TICKET CHARGE EUR 200.00 FOR CANCEL/REFUND
TICKET IS NON-REFUNDABLE IN CASE OF NO-SHOW
 

hydra

Membro Conhecido
Por curiosidade... que taxas estao a aplicar para mudança de voo?
Estão a colocar a hipótese de reembolso ou tu é que colocaste?
Os voos foram cancelados, acho que por regra têm que dar as duas opções, remarcar ou reembolsar.
O valor que queriam cobrar era apenas o bilhete de um bebé que passa a criança em junho, no entanto ficava apenas 1200 euros mais :rolleyes:
Estivemos a verificar as outras companhias que fazem estas rotas e o preço dos bilhetes é idêntico ao valor que pagamos pelos da Turkish, ou seja esta diferença não faz grande sentido, ainda por cima as outras companhias permitem comprar bilhetes que se quiseremos cancelar terão devolução completa, não sei se seria o caso da Turkish no caso da alteração.

Mas quase todas as companhias têm as condições para alteração dos voos até inicio ou meados de Maio online. Por exemplo tinhamos um voo pela Brussels Airlines e permitem cancelar com a devolução do valor ou alterar as datas até ao final do ano, neste caso acho que oferecem 50 euros mais para o caso de haver diferenças tarifárias.
 

hydra

Membro Conhecido
Na minha tarifa Emirates para Lisboa-Dubai-Malé as condições actuais são:
PENALTIES :
CHANGES
ANY TIME
PER TICKET CHARGE EUR 100.00.
PER TICKET CHARGE EUR 200.00 FOR NO-SHOW

CANCELLATIONS
BEFORE DEPARTURE
PER TICKET CHARGE EUR 200.00 FOR CANCEL/REFUND
TICKET IS NON-REFUNDABLE IN CASE OF NO-SHOW
Os nossos voos da Turkish nem eram alteráveis, a situação alterou porque cancelaram os voos.
Nos voos comprados a partir do início de março é que a maioria das companhias tem condições especiais (normalmente sem custos) para cancelar e alterar.

No teu caso eu aguardaria para ver a evolução da situação. Acho que só haverá duas possíveis, ou ainda estamos muito mal e cancelam os voos ou então a situação normalizou e podes viajar.
A maioria dos hoteis das Maldivas está a fechar até final de Maio e Junho, esperemos que a previsão deles esteja correta 🙏
 

joker

Membro Conhecido
Os nossos voos da Turkish nem eram alteráveis, a situação alterou porque cancelaram os voos.
Nos voos comprados a partir do início de março é que a maioria das companhias tem condições especiais (normalmente sem custos) para cancelar e alterar.

No teu caso eu aguardaria para ver a evolução da situação. Acho que só haverá duas possíveis, ou ainda estamos muito mal e cancelam os voos ou então a situação normalizou e podes viajar.
A maioria dos hoteis das Maldivas está a fechar até final de Maio e Junho, esperemos que a previsão deles esteja correta 🙏
Sou da mesma opinião. O meu vou foi comprado no final Out 2019 no site da Emirates e ainda não contactei a companhia porque não vejo necessidade por enquanto.
 

mlrg

Membro
Só uma nota para as pessoas que recorrentemente dizem "neste momento esse destino tem poucos casos", como é o caso das Maldivas, que tem 13 casos. Lembrem-se que antes de lá chegarem podem sair daqui infetados sem saberem, vão andar em aeroportos e aviões, podem infetar-se ou infetar outros, chegar ao destino, começar os sintomas, ficar de quarentena, etc.. Ou infetarem-se no regresso e iniciar uma cadeia por cá.

Pensem nisso. Este foi o principal motivo que me levou a desmarcar as Seychelles no inicio de Maio.
 

hydra

Membro Conhecido
Só uma nota para as pessoas que recorrentemente dizem "neste momento esse destino tem poucos casos", como é o caso das Maldivas, que tem 13 casos. Lembrem-se que antes de lá chegarem podem sair daqui infetados sem saberem, vão andar em aeroportos e aviões, podem infetar-se ou infetar outros, chegar ao destino, começar os sintomas, ficar de quarentena, etc.. Ou infetarem-se no regresso e iniciar uma cadeia por cá.

Pensem nisso. Este foi o principal motivo que me levou a desmarcar as Seychelles no inicio de Maio.
Mas não estamos a falar em viajar agora. As viagens estão todas canceladas nos próximos tempos, estamos a falar de Julho.
 

joker

Membro Conhecido
Mas não estamos a falar em viajar agora. As viagens estão todas canceladas nos próximos tempos, estamos a falar de Julho.
Exacto para Julho, se fosse para Maio já tinha cancelado ou então na "melhor" das hipóteses esperava que cancelassem ;)
 

roller

Membro Conhecido
Esta situação tomou proporções que nem eu expectava. Se fui defensor do manter viagens até a última... com o avançar das coisas e, racional que sou, agora digo para adiarem alterarem e cancelarem.

É tempo de travar algo que se propaga muito facilmente e em termos de saúde também evolui para estado graves facilmente.

Eu felizmente não tenho nenhuma viagem marcada (consegui esquiar em França sem qualquer restrição no inicio de Fev) mas estou a tentar reembolsos e alterações de pessoas amigas e está a ser um pesadelo. Os sites dão erros constantes nas alterações, os reembolsos são uma incógnita.

Com a Ryanair o pedido de reembolso só a tentativa 100 e já fora de horas é que consegui submeter o pedido e ainda sem qualquer informação que será processado.

Transavia também não consigo resolver situação pendente.

Destaco a minha surpresa com a LEVEL que com erro no site me atenderam o telefone rapidíssimo e em 5 min tinha a alteração de datas para Dezembro tratada.

Mas ressalvo um detalhe: a EU já disse que cancelamento de voo devidos a pandemia não terão qualquer reembolso ou pelo menos cobertura legal por parte das leis europeias. Assim como os seguros de viagens todos "lavam as mãos" com a exclusão por pandemias.
 

joker

Membro Conhecido
Esta situação tomou proporções que nem eu expectava. Se fui defensor do manter viagens até a última... com o avançar das coisas e, racional que sou, agora digo para adiarem alterarem e cancelarem.

É tempo de travar algo que se propaga muito facilmente e em termos de saúde também evolui para estado graves facilmente.

Eu felizmente não tenho nenhuma viagem marcada (consegui esquiar em França sem qualquer restrição no inicio de Fev) mas estou a tentar reembolsos e alterações de pessoas amigas e está a ser um pesadelo. Os sites dão erros constantes nas alterações, os reembolsos são uma incógnita.

Com a Ryanair o pedido de reembolso só a tentativa 100 e já fora de horas é que consegui submeter o pedido e ainda sem qualquer informação que será processado.

Transavia também não consigo resolver situação pendente.

Destaco a minha surpresa com a LEVEL que com erro no site me atenderam o telefone rapidíssimo e em 5 min tinha a alteração de datas para Dezembro tratada.

Mas ressalvo um detalhe: a EU já disse que cancelamento de voo devidos a pandemia não terão qualquer reembolso ou pelo menos cobertura legal por parte das leis europeias. Assim como os seguros de viagens todos "lavam as mãos" com a exclusão por pandemias.
...cancelar se a viajem for antes do mês?
 

ANOBRE

Membro Ativo
Esta situação tomou proporções que nem eu expectava. Se fui defensor do manter viagens até a última... com o avançar das coisas e, racional que sou, agora digo para adiarem alterarem e cancelarem.

É tempo de travar algo que se propaga muito facilmente e em termos de saúde também evolui para estado graves facilmente.

Eu felizmente não tenho nenhuma viagem marcada (consegui esquiar em França sem qualquer restrição no inicio de Fev) mas estou a tentar reembolsos e alterações de pessoas amigas e está a ser um pesadelo. Os sites dão erros constantes nas alterações, os reembolsos são uma incógnita.

Com a Ryanair o pedido de reembolso só a tentativa 100 e já fora de horas é que consegui submeter o pedido e ainda sem qualquer informação que será processado.

Transavia também não consigo resolver situação pendente.

Destaco a minha surpresa com a LEVEL que com erro no site me atenderam o telefone rapidíssimo e em 5 min tinha a alteração de datas para Dezembro tratada.

Mas ressalvo um detalhe: a EU já disse que cancelamento de voo devidos a pandemia não terão qualquer reembolso ou pelo menos cobertura legal por parte das leis europeias. Assim como os seguros de viagens todos "lavam as mãos" com a exclusão por pandemias.
Olá
Pelo que tenho lido, se for a companhia aérea a cancelar o voo, temos direito a reembolso ou alteração de data. Não temos é direito a indemnização em caso de pandemia . Penso que tenho interpretado bem a leitura.
 

roller

Membro Conhecido
Olá
Pelo que tenho lido, se for a companhia aérea a cancelar o voo, temos direito a reembolso ou alteração de data. Não temos é direito a indemnização em caso de pandemia . Penso que tenho interpretado bem a leitura.
Eu também pensei nisso mas os cancelamentos estão a acontecer por esse mesmo motivo.

Mas não quer dizer que as companhias não devolvam. Se o fizerem é por "boa vontade" não por obrigação legislativa. Vejam nos directos dos passageiros da EU a excepção Covid-19

...cancelar se a viajem for antes do mês?
Se fosse eu tentaria reembolso/alteração se viajasse até final de maio. Mais que isso aguardaria. Se a viagem é julho... Aguardaria sem dúvida.
 
Última edição por um moderador:

ANOBRE

Membro Ativo
Reembolso e indemnização são coisas diferentes, reembolso ( receber o valor pago), indemnização ( valor extra a receber além do valor pago), por isso referi que não há direito a indemnização em caso de pandemia. Estou certa?
 

roller

Membro Conhecido
Sim. Eu acredito que as companhias não sejam tão implacáveis... Mas qualquer reembolso neste momento a existir... poderá levar meses...

Eu de amigos pedi reembolso (ainda não tenho qualquer feedback) da Ryanair mas o valor não era muito alto e consegui o reembolso de hotel e carro.

A outra reserva era de mais de 2500€ em voos e consegui alterar datas porque a Level apenas me dava a hipótese de alterar data ou voucher para usar até ao final do ano.

Não sei agora qual é a melhor forma... Estamos a falar de milhares de lugares de avião cancelados... uma gestão quase impossível para companhias e agências
 
Última edição por um moderador:

ANOBRE

Membro Ativo
O reembolso do meu voo internacional no valor de 2200€, pode levar cerca de 3 meses para receber, mas prefiro esperar 3 meses do que remarcar até 31/12(penso que depois seria difícil agendar novas datas de modo a coincidir com férias escolares e sem certezas da duração desta pandemia), tenho situações em que o reembolso é em voucher, outras em crédito com validade de 365 dias a contar da data do voo (neste caso tenho tempo para planear novamente as férias para o próximo ano).
No meu caso as coisas estão a decorrer favoravelmente (também porque a maior parte dos cancelamentos têm sido da parte das companhias aéreas e da agência onde comprei o alojamento de praia), os únicos cancelados por mim dos quais já recebi o reembolso foi os alojamentos do Airbnb , outro vou receber 50% porque o hotel foi simpático quando o questionei sobre a flexibilidade em relação ao covid-19, uma vez que não tinha direito ao reembolso, deram-me 2 opções- 50% ou remarcar com custos. Tive sorte porque as férias enquadram-se no período abrangido pelo cancelamento das respectivas empresas aéreas e hoteleiras.
 

roller

Membro Conhecido
Eu espero também conseguir o reembolso da Ryanair mas não tenho qualquer confirmação e contactar a Ryanair e quase impossível.

Fico contente por teres conseguido já o reembolso 😀

Eu já só preciso de conseguir um voucher ou alterar data num outro voo da Transavia...

A ver vamos como corre 💪
 
Top