Novidades

Condições para entrada de turistas brasileiros em Portugal

PauloBR

Membro Ativo
Olá a todos!

Eu tenho umas dúvidas sobre a questão dos documentos exigidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para a entrada em Portugal. Dei uma olhada no site www.sef.pt e sei quais são os documentos e condições exigidas.

Eu sou funcionário público estadual, tenho um bom salário e dois cartões de crédito (VISA e Mastercard) com um alto limite de crédito. Minha esposa não tem emprego e trabalha de forma independente com artesanato. Nós temos (ou vamos ter) os seguintes documentos:

- passaportes (que vão ser renovados no mês que vem);

- cópia dos bilhetes eletrônicos das passagens da TAP, impressas em loja da TAP;

- extratos dos cartões de crédito que comprovam limites de crédito bem superiores ao montante exigido pelo SEF (75 € + 40 € por dia, por pessoa);

- vouchers das reservas de hotéis para todos os 22 dias de estadia em Portugal;

- comprovante da reserva de carro por 16 dias numa rent-a-car;

- comprovante do seguro de saúde;

- documento de identidade funcional da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul;

Com relação ao valor exigido em dinheiro, pretendo comprovar com os extratos dos cartões de crédito. Não costumo viajar carregando dinheiro em espécie.

A maior dúvida que tenho é com relação à minha esposa, que não tem comprovante de rendimentos. Eu acho que se levarmos uma cópia autenticada em cartório, da certidão de casamento, não vai haver problema, pois estará comprovado que somos um casal, uma família e portanto os meus rendimentos cobrem o sustento da minha esposa.

O que podem me dizer sobre este assunto? Acho que temos tudo para entrar em Portugal sem problemas e sem grandes interrogatórios no aeroporto.

P.S.: eu tenho 55 anos de idade, cabelos meio grisalhos; minha esposa terá, na época da viagem, 56 anos de idade. Nossa viagem será no mês de Maio e entraremos em Portugal pelo Porto.

Abraços!
 

Asae

Membro Conhecido
O afilhado da minha mãe é brasileiro e vinha com a autorização dela, á sua responsabilidade e para a nossa casa e á meia dúzia de anos teve de trazer dinheiro vivo e não em cartões, agora não sei como está.

Nós somos portuguesas.
 

Teologo

Membro Novo
Boas PauloBR,

Até me assustei quando li o teu post! Acho que entrar (e sair) de Portugal é canja... mas não tenho a certeza. Para te ser sincero nunca me preocupei muito com isso... :p

Contudo compreendo a tua atenção.

Lamento não te poder ajudar mais.

Cumprimentos,
Daniel Correia

PS - Sou de Espinho (perto do Porto). Se quiserem posso dar-vos umas dicas sobre a cidade e arredores.
 

PauloBR

Membro Ativo
Teologo disse:
Boas PauloBR,

Até me assustei quando li o teu post! Acho que entrar (e sair) de Portugal é canja... mas não tenho a certeza. Para te ser sincero nunca me preocupei muito com isso... :p

Contudo compreendo a tua atenção.

Lamento não te poder ajudar mais.

Cumprimentos,
Daniel Correia

PS - Sou de Espinho (perto do Porto). Se quiserem posso dar-vos umas dicas sobre a cidade e arredores.
Deve ser canja para ti, se és português. Para um brasileiro, não é assim tão fácil, mas não é nenhum "bicho de sete cabeças". Por isto mesmo, estou verificando tudo o que é preciso, para não ter surpresas desagradáveis na entrada em Portugal.

Abraço!
 

Asae

Membro Conhecido
Perguntei á minha "mãe" brasileira e ela disse que turista tem de trazer em dinheiro, pelo menos é esse o conhecimento que ela tem que acontece com os turistas que têm vindo a Portugal.

É melhor confirmares junto de uma agência, no aeroporto da tua zona ou mesmo na embaixada porque está questão é extremamente importante e influência a entrada no país.

Ela diz que ele podem ser extremamente rigorosos nisso devido a entradas constantes de "turistas" brasileiros em Portugal.
 

PauloBR

Membro Ativo
sls disse:
Perguntei á minha "mãe" brasileira e ela disse que turista tem de trazer em dinheiro, pelo menos é esse o conhecimento que ela tem que acontece com os turistas que têm vindo a Portugal.

É melhor confirmares junto de uma agência, no aeroporto da tua zona ou mesmo na embaixada porque está questão é extremamente importante e influência a entrada no país.

Ela diz que ele podem ser extremamente rigorosos nisso devido a entradas constantes de "turistas" brasileiros em Portugal.
Olá, Sandra. Obrigado pela informação. No site da Embaixada de Portugal no Brasil, consta a seguinte informação:

"A comprovação do valor diário (40 Euros, em dinheiro, “Travelers cheques”, ou cartões de crédito internacionalmente aceites)..."
 

PauloBR

Membro Ativo
PauloBR disse:
Olá, Sandra. Obrigado pela informação. No site da Embaixada de Portugal no Brasil, consta a seguinte informação:

"A comprovação do valor diário (40 Euros, em dinheiro, “Travelers cheques”, ou cartões de crédito internacionalmente aceites)..."
Quem tiver curiosidade jurídica, pode confirmar esta informação no link abaixo. Ver os comentários sobre a lei, no final da página.

Artigo 11.º - Meios de subsistência (LEGISPÉDIA SEF )

P.S.: às vezes é bom ser funcionário público, pois aprende-se a pesquisar e interpretar as leis :D
 

Flecha

Membro Conhecido
acho que nao vais ter nem metade desses problemas......vai ser mostrar passaporte e sair!
 

PauloBR

Membro Ativo
Flecha disse:
acho que nao vais ter nem metade desses problemas......vai ser mostrar passaporte e sair!
Eu também acho, Tiago, mas como dizemos aqui no Brasil "seguro morreu de velho"... Não custa nada levar os documentos que podem ser exigidos conforme a lei.

Um abraço!
 
Top