Novidades

Comprar voos online - Ranking de agências e agregadores

andre.doc

Membro Ativo
Bom dia! Na altura de comprar um voo, muitos de nós já estivemos numa situação em que obtemos um preço supostamente melhor de uma agência online (Travelgenio, tripsta, tripair, cheapOair, expedia, priceline, logitravel, edreams, etc) do que no site da própria companhia aérea, muitas vezes redirecionados de sites de agregadores como o momondo, skyscanner, kayak, etc.

Especialmente quando os descontos são significativos, a tentação de optar por uma destas agências online é grande, mas também as dúvidas acerca da reputabilidade da mesma. Quando utilizamos uma destas agências, é com eles que celebramos um "contrato" e não com a companhia aérea. Há muitos relatos em que as coisas correm mal. Desde cancelamento do voo sem que o cliente seja informado, à cobrança de taxas exorbitantes para alterar os dados de passageiros. etc. E quando há algum problema, por norma o tratamento das reclamações é um processo moroso, desgastante e nem sempre bem sucedido.

Por mais de uma vez já utilizei a logitravel e a bravofly para comprar voos de longo curso tendo obtido descontos muito significativos. Até agora correu sempre tudo bem e pretendo continuar a usar os serviços destas agencias online. Mas a perspetiva de algum dia correr mal e poder ter umas férias arruinadas, faz com que a escolha não seja feita de ânimo leve.

Descobri um artigo online que faz o ranking não só das agências mas também dos sites agregadores utilizados para comprar voos. Podem consultar o artigo aqui:
Third Party Airfare Booking Sites: The Power Rankings - who to trust, who to avoid

Além da informação deste artigo, sempre que tiverem uma dúvida sobre um operador/agência podem recorrer ao site trustpilot que é basicamente um site de reviews sobre negócios online: trustpilot.com

Uma dica, válida para voos adquiridos diretamente à companhia aérea ou não:
Quando têm uma reserva efetuada, é disponibilizado um Código de Reserva (PNR) e/ou Código do Sistema de Reservas, com os quais (e com o nome dos passageiros) podem verificar o status do vosso voo no site da companhia ou nos sites checkmytrip.com, viewtrip.com e virtuallythere.com (não dá para ver o status do voo em todos, depende acho eu do software de reservas da companhia aérea). Desta forma, podem estar atualizados e de forma proativa antecipar qualquer alteração do voo.

Desejos de boas viagens... feitas com paz de espírito!
 

yara

Membro Conhecido
Na altura fiquei com receio de comprar a estes agregadores e por mais 25€/pessoa preferi comprar directamente à companhia aérea... :confused:
Por ler tantas coisas sobre esses agregadores senti-me mais segura assim...
 
Top