Novidades

Cobrança "irregular" da Taxa de Saída da Jamaica - Orbest

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Apesar de não perceber muito de leis, para saber se tem pernas ou não para andar, mas que tal uma queixa contra o(s) operadore(s)?
 

basapistas

Membro Conhecido
@PauloNev
Primeiro estou a espera que me respondam!

Já exigi à Orbest a devolução de 61 dólares por passageiro!
 
Última edição por um moderador:

Enio Ferreira

Membro Novo
Caro basapistas
Não me parece que vá obter resposta favorável, você não é cliente da Orbest, é cliente da agência de viagens, e os acordos que existem entre o transportador, operador turístico e agência de viagens não lhe dizem respeito. O único contrato que celebrou neste caso foi com a agência de viagens, pelo que só a esta entidade pode exigir o cumprimento do contrato, e se o quer fazer atenção ao prazo, julgo que é só 20 ou 30 dias após o regresso. Por outro lado, por mais fiáveis sejam os sites na Internet que indicam o valor de 35 USD como taxa de saída, e parece não haver dúvida nenhuma que seja esse o valor, para fazer prevalecer esse montante é preciso que venha de fonte oficial.

Eu irei apresentar reclamação contra a Abreu no Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, logo se vê o que vai dar. Não aceito pagar em duplicado as taxas aeroportuárias, e do valor das taxas de saída não fui informado.
 

basapistas

Membro Conhecido
Eu já reclamei directamente para a agência de viagem e para a Orbest!
Concordo, mas como o pagamento é realizado e feito directamente à Orbest, não sei até que ponto a agência de viagens é responsável!

O valor de 35 Dolares é real e foi até atualizado em 2016 pelo Estado Jamaicano! Não consigui de facto encontrar a legislação especifica onde venha esse valor, mas todos as outras companhia áreas aplicam este mesmo tarifário e todos os sites referem sempre o mesmo valor!

Vá dando noticias! pois já tenho algumas pessoas também a reclamar da mesma situação!
 

Sílvia78

Membro Ativo
Bom dia,
Tenho seguido este tópico pois talvez seja o o meu próximo destino de férias e como se tem falado muito nas taxas, ontem enviei um mail ao consulado e eis a resposta:

Paul Issa <[email protected]>
seg, 06/01/2020 17:43


Approximately US$90 per person, if it is not included in the price of the ticket.

Em relação ao método de como fazem essa cobrança, isso tb não sei :(
 

basapistas

Membro Conhecido
Acrescento a resposta que recebi da Orbest, à minha reclamação:

"Estimado cliente,
Vimos por este meio, dar a devida resposta à reclamação apresentada por vós, perante esta Companhia, em relação ao voo OBS890 com rota Lisboa-Montego Bay, do passado dia 1 de
Agosto. Após analisar a informação que nos reportam, indicamos que a informação sobre o valor a pagar na saída do país, figura no folheto que vos é facilitado pelo Operador Turístico, ao qual pertence o seu pacote de viagem, onde se especifica:

TAXAS DE AEROPORTO:
Existe uma taxa de 85 dólares americanos (80 euros) para sair do país. Não se incluem no preço da viagem e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. "


O problema é que não paguei 80 euros mas sim.... 87 Euros!
Logo, nem a Orbest sabe bem qual é valor !


Questao de câmbio? Desconheço!

Seria mais facil prever este valor no valor do bilhete como as outras companhias fazem e acabar esta situação "estranha"!
 

ploferreira

Administrador
Staff
@basapistas parece-me claro que tem a ver com o Câmbio! 85 USD hoje são 76 Eur, amanhã podem ser 80 ou 85 Eur...

Alías o operador nem devia apresentar o valor em Euros ou então devia mencionar 80 eur à taxa de câmbio de xx/xx/xxxx
 

Sílvia78

Membro Ativo
Boa tarde,
pelos vistos ninguém sabe o valor ao certo:confused::confused:

Esta foi a resposta do Consulado aqui em Portugal:




"Bom dia
Agradecemos o seu contacto.

Em resposta à questão colocada queira notar que é prática comum cobrar a taxa turística, normalmente à saída da Jamaica, no aeroporto.

As agências de viagem estão informadas desta prática e pensamos que também sobre os valores.

Sobre a possibilidade do valor ser cobrado através da agência, somente a agência poderá informar o motivo por que não é ou se é!!


De qualquer modo, a informação de que dispomos, aponta para um valor na ordem dos Eur. 80/90/100.


Taxas em aeroportos Jamaicanos:

Existe uma taxa de 85$(80Eur) para sair,(não se incluem no preço da viagem e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio)

++++

Devemos ainda informar que o valor da taxa não é fixa nem é comum/igual a/em todos os pontos de cobrança, na saída do país.

++++

Estamos ao dispor para qualquer informação adicional,


Best regards/M.Cumpts.



Inline image 1


JAMAICAN CONSULATE FOR PORTUGAL

Rosa Rodrigues

Dir.Line: +351 265 529172

Mobile: +351 91 7883447

Fax: +351 265 238595

Email: [email protected]
 
Top