Regressámos esta 3ªF (11/Agosto/2009) do México e só posso dizer para não se preocuparem com o tempo. A temperaturas são altas e as da água também. Às vezes até vão querer que chova um pouco
, principalmente quando andam nas exercursões.
Deixo aqui algumas ideias / sugestões:
1) Gripe A- Não ouvimos referências nem vimos qualquer receio relacionado com a gripe A.
2) Viagem - Embora cansativa (9 horas de avião) vale pelo destino. No regresso, cada pessoa (inclusivé crianças) tem de pagar uma taxa para sair do país (pode ser em euros (41), dolares (52) ou pesos (655). Atenção que no regresso pesam toda a bagagem, inclusivé a que levam junto do vosso lugar no avião.
3) Moeda - Não levámos qualquer moeda (dolares ou pesos) e não houve problema. Há ATM's que fucionam com cartões multibanco normais. O banco cobre uma taxa (+/- 3€) por cada levantamento (seja pesos ou dolares). Logo, convém ter uma noção do dinheiro a levantar. O vosso banco é sempre quem faz o câmbio menos desfavorável. Há cambios para todos os gostos. Em algumas zonas 1€ equivale a 16 pesos e outras a 18 pesos. Parece que é mais favorável o pagamento em pesos, mas é uma questão de fazerem contas.
4) Energia - não levámos qualquer conversor de corrente e não tivemos problemas, tanto com o telemóvel como com a máquina fotográfica.
5) Resort - Se escolherem o resort da cadeia Bahia Príncipe (tem 3 hotéis - Tulum, Akumal e Coba), ficam bem instalados em qualquer um destes. Além disso, podem frequentar e usufruir dos serviços destes 3 hotéis. Têm transporte interno gratuito, de 15 em 15 minutos. Aconselho também a aproveitarem os restaurantes temáticos. Podem fazer uma série de actividades sem pagarem nada. informem-se.
6) Excursões - Há uma grande diversidade. A visita a Chitchen Itza é obrigatória e recomendamos com guia. É claro que, com os operadores sai sempre mais caro. Porém, fica a 200km do Bahía Príncipe e ainda mais longe da Praia del Carmen o que se torna um pouco desconfortável para quem quer alugar carro e não conhece o país. No entanto, há outras excursões que podem perfeitamente ir por vossa conta usando os "colectivos". São carrinhas de 14 lugares, que funcionam como autocarros. Estão nas entradas dos hotéis e levam-vos aos principais pontos turísticos mais próximos, com um preço que ronda os 3 dolares ou 30 pesos por pessoa. Fomos assim à Praia del Carmen (muito massificada) e às ruínas de Tulum (tem uma praia magnífica, paradisíaca, a cerca de 1km das ruínas). Não usem os táxis, porque são caros, embora o preço dos combustíveis seja muito barato.
7) Tempo - Não se preocupem com as previsões metereológicas. Pode chover ou trovejar durante alguns minutos, mas está sempre muito calor e também sabe bem uma chuvinha de vez em quando. Não se esqueçam de protector (tem de ser biológico para poderem entrar nos parques temáticos) e do repelente de insectos.
Aproveitem que este ano os preços estão muito baixos e deixem por cá as preocupações, Durante uma semana, só voltámos a ver referências à gripe A, no vôo de regresso, quando liamos os jornais portugueses. Se pudessemos, embarcavamos outra vez já amanhã.
Carpe diem.