Novidades

Circuito Roménia-Bulgária

Bruno_Pires

Membro Novo
Bom dia companheiros

Este ano decidi aventurar-me num circuito pela Europa de Leste, contudo as duvidas são algumas e gostava de saber se já alguém esteve por estas bandas nesta modalidade (circuito) que me possa dar uma ajudinha. O período é logo no inicio de Julho, não sei muito bem como serão as temperaturas e tenho algum receio da alimentação. Por outro lado também não sei como fazer com os câmbios, é perferível levar algum dinheiro já cambiado, faço-o por lá ou aceitam euros? Depois como vai haver algum tempo livre por Sófia e Bucareste também gostava de saber se acham que é possivel andar por lá a explorar sem qualquer tipo de receio. Desde já um grande bem haja a todos

Abreijos :bye1:

Bruno Pires
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Olá Bruno!
Nós estivemos lá em 2012 e adoramos. Na Bulgária só estivemos em Plovdiv e Sófia, depois apanhamos o comboio nocturno para Belgrado e daí seguimos para Timisoara na Roménia, tendo prosseguido daí para a Transilvânia (Sibiu - Sighisoara - Biertan - Brasov - Rasnov - Bran -Sinaia) e por fim Bucareste, antes de darmos um salto a Chisinau (Moldávia) e Tiraspol (Transnístria).

Podes trocar lá dinheiro, usar euros (já em 2012 aceitavam sem problemas, para pagar alojamentos achei que era o melhor) ou mesmo levantar que as taxas não são muito elevadas (isto já depende do banco também).
A comida é boa, embora muito diferente entre ambos. Na Bulgária tens comida mais típica dos Balcãs, de influência Otomana e Mediterrânea (carnes picadas com especiarias, queijos, saladas, azeitonas, bureks, baklava, etc). Na Roménia a coisa já foge um bocadinho mais para a Saxónica e Italiana, usam muito a polenta e carnes fumadas. Em ambos países comes bem e barato e tens boas pizzas um pouco por todo lado (na Roménia são loucos por comida italiana).

Nós achamos Sófia e Bucareste seguras de dia e de noite embora não tenhamos saído muito das zonas centrais pois não estivemos assim tanto tempo em cada uma delas. Ambas são cidades imponentes mas com um aspecto algo decadente (o que se torna belo à sua maneira se não for em exagero). Sófia tinha as (largas) avenidas quase todas em obras e Bucareste os jardins (e grande parte do prédios) abandalhados. Não precisas de muitos dias para nenhuma delas, Sófia consegues conhecer bem a cidade em 1 ou 2 dias, Bucareste um dia mais. Se puderes, foca-te na Transilvânia e vai a Timisoara que também vale muito a pena.

Se quiseres tens o relato no nosso blog, que está na assinatura.

Boa viagem!
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Boas,

Em relação ao clima em Julho na Roménia é quente e monções, chuvadas de 15/30 min que inundam tudo...

A alimentação é normal, tem os pratos deles e cozinha internacional, em Bucareste recomendo um restaurante tradicional Caru Cu Bere e como prato o pernil.

Bucareste considero seguro, muitas vezes ia para casa sozinho de madrugada e sempre tranquilo...
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Nuno Breia disse:
Boas,

Em relação ao clima em Julho na Roménia é quente e monções, chuvadas de 15/30 min que inundam tudo...

A alimentação é normal, tem os pratos deles e cozinha internacional, em Bucareste recomendo um restaurante tradicional Caru Cu Bere e como prato o pernil.

Bucareste considero seguro, muitas vezes ia para casa sozinho de madrugada e sempre tranquilo...
O Caru cu Bere foi provavelmente o restaurante com melhor relação qualidade/preço que encontrei até hoje:)
Já não me lembrava ao certo em que mês fomos mas fui confirmar às fotos e fomos na primeira quinzena de Julho, chuva só apanhei no dia em que fui a Bran e pouca, isto em 9 ou dias lá. O mês de Junho é quando as chuvadas são mais intensas, de resto de Maio a Setembro/Outubro a precipitação é relativamente parecida.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Apanhei muitas chuvadas (molhas) em Maio , Junho e Julho... Lol

Também recomendo o Charme na Lipscani, é uma zona antiga com bares, restaurantes...

Os preços neste momento não sei, vivi lá quase 1 ano em 2009...
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Nós também devemos ter tido sorte, segundo as tabelas de precipitação chovem em média 10/11 dias em Julho, dependendo da região.
Na Lipscani também posso recomendar o libanês "Sindbad" mas se ficares na esplanada tem cuidado com a escolha da mesa, nas que estão juntas ao prédio corres o risco de "conviver" com as baratas que saem das gretas:p
Os preços em 2012 eram bastante acessíveis, no Caru cu Bere o menu de almoço (sopa, entrada, prato, salada e sobremesa) custava cerca de 5 euros por pessoa, fora do menu um prato custava entre 4 a 6 euros. O "Lord's Dish" também era fabuloso.
No site deles tem o menu e se fizeres download tem os preços, o menu continua a 5 euros

http://www.carucubere.ro/citygrill.ro/en/assets/carucubere.ro/pdf/Caru%27%20cu%20bere.pdf?m=1421653919

Se fores a Timisoara e se gostares de cerveja, prova a Timisoreana que é para mim uma das melhores que bebi até hoje :cheers:
 

Bruno_Pires

Membro Novo
Boa Tarde pessoal

Em primeiro lugar um muito obrigado pelas dicas. O circuito será o seguinte:

1º dia: Lisboa - Sofia / 2º dia: Sofia - Mosteiro de Rila - Sofia / 3º dia: Sofia - Boyana - Plovdiv / 4º dia: Plovdiv - Kazanluk - Veliko Turnovo - Bucareste / 5º dia: Bucareste - Mosteiro de Cozia - Sibiu / 6º dia: Sibiu - Sighisoara - Brasov / 7ª dia: Brasov - Bran - Sinaia - Bucareste / 8º dia: Bucareste - Lisboa

E mediante estes locais alguma dica extra? :) O circuito já possui as refeições incluidas, a minha questão era relativamente à própria alimentação...muito picante? muitos molhos? é que nesse caso tenho de me precaver antes pois o meu estômago é um atrofio! ;) Espero bem acertar nos dias de Julho sem chuva...eh eh! Uma vez mais nem sei como agradecer a vossa atenção.

Bruno Pires
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Não sei se tencionas alugar carro ou fazer isso de transportes públicos mas esses 4º, 6º e 7º dias estão demasiado corridos. De carro talvez sejam fazíveis (pelo menos 7º é) mas não te vai sobrar tempo para ver nada. Uma noite em Sibiu não chega, muito menos com viagens longas nos 2 dias. Em Brasov passa-se o mesmo e em Bucareste acabas por ter o dia do regresso e pouco mais. Sibiu no mínimo 2 dias, Brasov outros 2 (um para a cidade e outro para Bran e Sinaia). Sighisoara um dia chega, se quiseres ir às aldeias saxónicas fortificadas precisas de pelo menos mais uma manhã (para ires a uma das mais próximas).
De Plovdiv a Bucareste num dia consegue-se (mas vai ser cansativo), duvido é que tenhas tempo para ver o que quer que seja pelo meio.
Se a ideia for andar de transportes públicos, aí podes esquecer a coisa.

Quanto à comida, não é muito picante (a menos que a procures). Molhos consegues evitar com alguma facilidade. Em Brasov também o Festival '39 na Strada Republicii. Mais uma vez, um espaço bonito, com um ambiente engraçado e boa comida.
 

Bruno_Pires

Membro Novo
Viagens Mochileta disse:
Não sei se tencionas alugar carro ou fazer isso de transportes públicos mas esses 4º, 6º e 7º dias estão demasiado corridos. De carro talvez sejam fazíveis (pelo menos 7º é) mas não te vai sobrar tempo para ver nada. Uma noite em Sibiu não chega, muito menos com viagens longas nos 2 dias. Em Brasov passa-se o mesmo e em Bucareste acabas por ter o dia do regresso e pouco mais. Sibiu no mínimo 2 dias, Brasov outros 2 (um para a cidade e outro para Bran e Sinaia). Sighisoara um dia chega, se quiseres ir às aldeias saxónicas fortificadas precisas de pelo menos mais uma manhã (para ires a uma das mais próximas).
De Plovdiv a Bucareste num dia consegue-se (mas vai ser cansativo), duvido é que tenhas tempo para ver o que quer que seja pelo meio.
Se a ideia for andar de transportes públicos, aí podes esquecer a coisa.

Quanto à comida, não é muito picante (a menos que a procures). Molhos consegues evitar com alguma facilidade. Em Brasov também o Festival '39 na Strada Republicii. Mais uma vez, um espaço bonito, com um ambiente engraçado e boa comida.
Pois acredito mesmo que vá ser cansativo mas é o circuito que já vem preparado da agência e como é com guia a acompanhar durante todo o percurso, ainda que se perca muito, penso que o essencial nos será mostrado. Eu preferia fazer as coisas à minha maneira, mas como é para levar os meus pais alinho sempre em algo programado!

Muito muito obrigado uma vez mais! Ah, a proposito...adorei o blog... ;) Eu tb sou um fanático das viagens, escrita e fotografia, falta-me é a coragem de passar as dezenas de textos para um blog!
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Em circuito é possível que dê pra isso tudo vendo o essencial, como dizes. Ainda assim tenho alguma dificuldade em entender como vão conseguir mostrar-te decentemente Sibiu. Se tiveres tempo (pode ser que até esteja incluído no circuito) vai ao ASTRA National Museum Complex.
Obrigado pela passagem pelo Mochileta e pelo feedback;)
 

Qrita

Membro Novo
Pois acredito mesmo que vá ser cansativo mas é o circuito que já vem preparado da agência e como é com guia a acompanhar durante todo o percurso, ainda que se perca muito, penso que o essencial nos será mostrado. Eu preferia fazer as coisas à minha maneira, mas como é para levar os meus pais alinho sempre em algo programado!

Muito muito obrigado uma vez mais! Ah, a proposito...adorei o blog... ;) Eu tb sou um fanático das viagens, escrita e fotografia, falta-me é a coragem de passar as dezenas de textos para um blog!
Estava a pensar fazer esse circuito! Qual foi a sua opinião? Obrigada
 
Top